O pintor de memórias

O pintor de memórias Gwendolyn Womack

Resenhas -

Felipe @quarta.capa 01/04/2021

Fui influenciado pela Bela (@oquetenhopracontar) a ler essa obra, a qual ela me “vendeu” como semelhante a “Recursão”, do Blake Crouch, um livro de ficção científica que envolve viagens no tempo e que amei.

E “O Pintor de Memórias” tem mesmo essa pegada. Eu definiria como um romance com abordagens históricas, espirituais e científicas. Então compartimentarei o que eu mais gostei dentro desses três tópicos (e o que me fez tirar uma estrela):

- História: o carro chefe (e melhor coisa) do livro. Ao trabalhar os sonhos realistas dos protagonistas, a autora recria fatos históricos, passando pelo Egito Antigo (10.000 a.C.), pelo Império Romano (250 d.C.), e pelo descobrimento das Américas (986 d.C). Ao mesmo tempo que nos entretemos, aprendemos sobre marcos históricos de vikings, violinistas famosos, personalidades importantes na criação da filosofia budista, entre outros. Uma sacada genial;

- Ciência: a abordagem que mais me deixou instigado, a princípio. Com protagonistas geneticistas (como eu rs), farmacêuticos e pesquisadores (como eu de novo rs), fiquei na torcida para que a obra aprofundasse nas bases fisiológicas e químicas do composto que serve de gatilho para os episódios históricos, mas ela preferiu seguir por outro caminho, o terceiro tópico;

- Espiritualidade: a parte que menos me interessou e que acabou sendo a mais relevante para explicar o enredo. Mas isso é algo pessoal. Fez sentidodo para a narrativa e, caso você se interesse por assuntos relacionados a reencarnação, por exemplo, com certeza irá se identificar;

Em resumo, a história é incrível, tem um desenrolar satisfatório e escrita inteligente, apesar de não ter a mesma grandiosidade de “Recursão”. Recomendo, de toda forma, a leitura (de ambas as obras).

site: https://www.instagram.com/p/CMk2RarjB8x/
Lydiarq 10/09/2021minha estante
Oi! Td bem? Este livro é indicado para adolescentes de 14 anos? Achei muito legal sua resenha!

Carla 21/06/2022minha estante
A idéia central da história é legal, mas é desenrolada de forma meio forçada, o que decepcionou um pouco. Mas pra distrair, vale a pena.

Felipe @quarta.capa 26/06/2022minha estante
Oi, Lydiarq, me desculpe pela demora em responder. Não vejo nenhum problema em o livro ser lido por um adolescente nessa idade. Talvez só não seja totalmente compreendido por alguns temas que aborda, principalmente os científicos.

Felipe @quarta.capa 26/06/2022minha estante
Oi, Carla. Eu entendo seu ponto de vista. Tem uma parte do roteiro que me soou bem forçada também, que foi a dos "poderes" de força do monge (acho que é isso, já não tenho tanta certeza pois minha memória é fraca rs). Mas no geral, eu gostei muito. Como mencionei, só preferiria que seguisse pelo caminho mais científico que espiritual, mas valeu de toda forma.

hiniamaria 08/02/2022

Panfletei em todo canto mas esqueci de comentar aq.
É um livro realmente mt mt bom, tudo nele é bem construído e tem alguma base. P mim o único problema foi a criação de muitos personagens quando já estava na metade da história (mesmo que todos tenham sido bem desenvolvidos) e o final meio corrido.
Gaby.Santos 08/02/2022minha estante
comprei esse livro esses dias, tava nem animada pra ler mas agora fiquei doida hahaha

Suh 08/02/2022minha estante
Sim simm, adorei demais ele. Mas senti exatamente isso no final, deixou um gostinho de continuação, até

liviaxr 08/02/2022minha estante
esperava nada e entregou tudo

Kelly.Christinne 12/01/2023

Excelente!!
Quantas vidas são necessárias pra encontrar o verdadeiro amor? Será que o amor supera tudo? Nesse livro, vemos o pintor de memórias, relembrando de outras vidas e encontrando o seu verdadeiro amor!!
catarina 12/01/2023minha estante

Iara 12/01/2023minha estante

Iara 12/01/2023minha estante

Mille Reis 25/02/2022

Ainda sem opinião sobre os acontecimentos.
Vai e vem? vai e vem? Egito? Deusa brilhante?
A ideia é bem bacana, mas é muita doideira nesse livro.
Acho que daria um bom filme.
Danny.Ricky 05/03/2022minha estante
Enquanto eu lia o livro pensei a mesma coisa, porém, pensei em uma mini série, pois são muitos acontecimentos pra por em um filme.

Mille Reis 05/03/2022minha estante
Realmente, uma série faria mais sentido. ??????

Jaque 30/03/2024

Ciência, história, arte e misticismo
Eu não fazia ideia do que esperar desse livro, mas fiquei fascinada em como essa história me surpreendeu positivamente.
O enredo foi algo totalmente inédito pra mim, com abordagens científicas, históricas e espirituais, a trama ainda é regada de suspense, aventura, misticismo, ficção científica e muito mistério. Fui fisgada pela leitura já nas primeiras páginas. A escrita da autora é bastante dinâmica e fluída, conseguindo instigar o leitor o cada capítulo à medida em que vamos descobrindo que os sonhos do pintor Bryan e da neurogeneticista Linz, são na verdade visões de vidas passadas de ambos, em diferentes culturas e contextos da história da humanidade e que podem mudar os rumos do futuro. Como peças de um quebra-cabeça, os sonhos do casal nos conduzem numa viagem a diversos lugares e épocas, entre eles o Império Romano, o Japão Feldal e o Antigo Egito 10.000a.c.
A narrativa em terceira pessoa se alterna de acordo com a perspectiva dos protagonistas ou do retorno ao passado nas visões de cada um. Essa alternância pode ser um tanto cansativa e até confusa inicialmente, porém, vai se mostrando essencial na construção da trama. Um dos pontos altos, é a maneira com que a autora conseguiu inserir personagens não-fictícios deixando o enredo ainda mais envolvente.
A poucas páginas do fim somos pegos de surpresa por um plot twist que muda toda a dinâmica e percepção da história. Uma pena que após essas revelações, um final com tanto potencial não tenha sido bem trabalhado. Os pontos chaves são bem amarrados e solucionados, no entanto, restantam alguns mistérios que ficam por conta da imaginação do leitor ou que poderão servirem como gancho numa futura continuação (que não se faz necessária).
De modo geral, foi uma leitura bastante agradável. Gwendoly Womack mostrou em seu livro de estréia que sabe escrever enredos originais e cativantes.
liaentrelivros 31/03/2024minha estante
Jaque, amei de um tanto esse livro! Obrigada por me lembrar que ele tava na fila! ?

Jaque 01/04/2024minha estante
Ah que legal Lia! Eu também gostei muito ?

duda 30/01/2022

nossa mano, que livro bom!!!!
eu não conhecia essa autora então não sabia o que esperar, além de que eu nem li a sinopse e admito que só comprei pq tava na promoção por 10 reais kskaksksjajakak

mas eu adorei!!! adorei os personagens, suas presentes vidas e também suas vidas passadas, a forma como a autora interligou todas essas narrativas, o contexto do livro, as referências históricas, tudo. adorei tudo! recomendo!
Vivi 30/01/2022minha estante
ESSE LIVRO É PERFEITO. EU AMO.

Anna Pascoal 03/02/2022minha estante
eu também comprei pq vi q tava por 10 reais e nem vi sobre oq era e simplesmente me apaixonei KAHSKAJAKWJ

bru 09/01/2022

SURPREENDENTE
Encontrei esse livro enquanto vagava pela biblioteca do KU, iniciei a leitura sem nem imaginar o nível da viagem o qual embarcaria. Nas primeiras páginas senti que esse poderia ser minha história favorita do ano.

Esse livro me consumiu por 4 dias e me trouxe uma série de questionamentos, levantei várias hipóteses, discuti com alguns colegas e peguei alguns outros materiais para que possa entender as pautas que a autora quis abordar.
A história gira em torno de quatro amigos recém formados em medicina que são contratados para desenvolver um estudo, um deles segue a ideia de uma medicação para a cura do Alzheimer, como não há tempo para buscar cobaias, ele mesmo se coloca a prova e é a partir dessa experiência que tudo começa a desenrolar.

Um dos comentários na capa do livro "quantas vidas são necessárias para se encontrar o amor verdadeiro?" e, arrisco a dizer que não se enganem imaginando que é aquele romance clichê que estamos acostumados, inclusive ainda pontuo que nem deveria ser classificado como romance.

A pauta que mais me intrigou foi a questão de vidas passadas - reencarnação. Com o uso da medicação, Bryan - Michael, começa a ter contato com suas vidas pregressas e isso vai fazendo com que ele adquira dons e talentos, porém também causa problemas. Não entendi bem, onde isso ajudaria no alzhaimer, mas Bruna, a doença não afeta diretamente a memória? Sim, mas onde saber do que foi no passado mudaria o que pode vir acontecer no hoje? Outro ponto que me deixou completamente LOUCA, é o fato de não entender como o ódio pode ser ressignificado dentro do processo de reencarnação, o final até dá uma brecha que pode ser utilizada como argumento, mas, pra mim não foi suficiente, por isso comentei no início que procurei outros materiais.

A autora brinca entre passado e presente o tempo inteiro e faz de uma forma tão doce e brilhante que não nos deixa perdido. Traz também uma riqueza de fatos históricos, mas não discorre de uma forma chata.
Womack, te considero brilhante.

Mais dois pontos que me ganharam facilmente, o livro possui um diário, e eu simplesmente sou a louca do diário e também há um plot que me deixou: QQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQQ?????

Quem busca uma completa viagem, pode preparar o passaporte para embarcar nessa aventura. Super recomendo.
Marcos 09/01/2022minha estante
A resenha ficou perfeita ??????????????

bru 10/01/2022minha estante
aiiiiii ??

Nay 30/04/2023

?O pintor de memórias? ???
O pintor de memórias, foi uma leitura que desde as primeiras páginas eu já sabia que seria um dos meus livros favoritos. Se você é que nem eu que ama ler porquê te faz viver uma ?realidade? diferente, então aperte os cintos. O livro vai contar várias histórias diferentes, em épocas e nacionalidades diferentes. A leitura foi bem fluida e maravilhosa, foi literalmente o livro que me resgatou de volta ao mundo da leitura ( cheguei a ler 50 páginas por dia, o que pra mim era bizarro, que lia 15). Como uma pessoa que amou esse livro, se você quiser um conselho.. Dê uma chance a ele.???
Ps: Eu não sei descrever o quão esse livro é maravilhoso sem dar spoiler.
JORGE387 05/05/2023minha estante
Estou lendo e realmente, que livro bom!! cheguei a ler 70 páginas em uma sentada. Perdi até a noção do tempo, rs

Leia.o.livro! 16/10/2022

Desconhecido , mas bom.
Esse livro eu comprei pelo preço. Eu olho a sinopse, quantidade de páginas, autor, capa... Mas sempre o valor é predominante. Acho que por isso leio livros de pessoas desconhecidas.
E esse livro é mais que interessante. A história não é óbvia. Tem suspense, romance em várias épocas. Não termina nem de longe como você pensa. Totalmente surpresa e apesar de ter muito drama também, ainda tem um final feliz. Pelo menos eu achei, pois a desgraceira foi foi grande.

É irmãos, tem que ler mesmo.

A estória de Lys e Bryan que se encontram nesta vida , mas tem sempre sonhos repetidos onde eles participam. Sinistro.
O resto, se eu contar vai perder a graça.

No final, sem contar spoiler, ele mostra o que acontece quando uma pessoa quer manipular uma massa inteira que não faz a menos ideia do que acontece. Eu fiquei pensando no nosso caso: de qual geração está vindo nossa desventura. Lá foi bem de longe.

Nada! Leitura leve. Você vai ler é rápido!
Beijos.
Leia o livro!
Gabriela.Maia 03/02/2023minha estante
Tbm comprei ele pelo valor kkkkk e valeu MT a pena pq eu amei DMS!?

San 29/12/2017

Irregular
A premissa do livro é interessante e gostei bastante no início, me empolguei e achei que ia ser um daqueles livros que te fazem perder o sono, ledo engano... A autora perde o ritmo. Começa a colocar várias histórias e não conseguiu despertar meu interesse por elas, não me emocionei pelas diversas vidas relatadas e a sensação que fica é de terem aparecido ali para encher linguiça. Essa incapacidade de despertar meus sentimentos foi o maior defeito. O final é interessante porém apressado, vai se criando um clímax que não é trabalhado. A sensação que fiquei foi de um livro pouco envolvente, com uma premissa interessante mas que poderia ter sido muito melhor.
PS - para completar tem problemas de tradução...
Heloisa 21/02/2018minha estante
Concordo muito! O inicio parece fascinante... depois é uma enrolação danada!

Ana Luiza 02/08/2016

O pintor de memórias - Gwendolyn Womack
história começa em um cenário perturbador, onde quadros estão espalhados pelas paredes? Aparentemente eles não possuem relação alguma com o pintor ou mesmo uns com os outros. Exceto pelo fato de que todos eles retratam momentos muito íntimos da vida ou da morte de alguém.

Bryan Pierce acorda no meio da noite sujo de tinta e de frente a uma nova obra a qual, aparentemente, ele acabara de pintar. No entanto, ele não se lembra de ter se dirigido ao ?estúdio de pintura?, muito menos de ter pintado, mas é capaz de se lembrar de uma vida inteira que não a dele, ele estava lá.

?Eu sou Bryan Pierce, estou aqui e agora. Eu sou Bryan Pierce, estou aqui e agora.?

A verdade é que Bryan é capaz de reviver as memórias de outras vidas, de outras pessoas. Ele não podia dizer como, simplesmente acontecia. Quando era apenas um garotinho as visões começaram. Os pais o levaram a médicos e psicólogos na esperança de que alguém pudesse explicar o que estava acontecendo. Aos poucos ele conseguiu convencê-los de que as visões haviam cessado, mas, aparentemente, elas o acompanhariam por toda a vida.

Em Boston, sua cidade natal, Bryan teve sua cabeça ?invadida? por Orígenes Adamantius, um sacerdote da Roma Antiga, sobre o qual acabara de retratar. Sua exposição era na noite seguinte e ele simplesmente sabia, não importava o motivo, mas aquele novo quadro deveria fazer parte dela.

O que Bryan não poderia imaginar era que alguém além dele já tivesse ?vivido? aquela lembrança. O fato de Bryan ter, por acaso, selecionado sua nova obra para a exposição fez com que ele se aproximasse de alguém diferente, assim com ele.. Seu nome é Linz, e ela também, estava lá.

MINHA OPINIÃO:

Imagine-se viajando sem sair do lugar, ou melhor, conhecendo histórias de vidas passadas, descobrir como era estar em cada uma delas, e tudo isso, sem poder dividir com outra pessoa, simplesmente pelo fato de você ser diferente. Essa é a vida de nosso protagonista. Desafiador, certamente.

Sempre que acorda, Bryan adquire novas habilidades, como por exemplo, falar outras línguas e ser um hábil jogador de xadrez. Durante toda a vida Bryan se perguntou se seriam apenas isso: sonhos, ou se seriam memórias.

Por muitas vezes durante a leitura fiquei me perguntando como seria. Primeiramente poderia parecer um sonho para qualquer um de nós possuir tal ?poder?, mas até que ponto as lembranças podem ser boas? Ou o quanto poderia ser agoniante receber memórias que não fazem parte de você, ou pior, aquelas que fizeram parte de você em outro tempo, sem poder mudá-las, por piores que fossem. Qual seria o final desta vida? Sem dúvida alguma, todas essas questões me fizeram me interessar cada vez mais pela leitura e me prenderam até o início de um novo capítulo.

Lino Jacobs é uma jovem neurocientista que dedica a vida a decifrar genes que ajudam o cérebro a criar memórias, mas isso não a ajuda em nada quando se trata de ter o mesmo sonho que o de um estranho. Ou talvez, isso significasse que ele não fosse realmente um estranho.

Todas as questões impostas aos protagonistas com relação a si mesmos e suas próprias lembranças fazem das descobertas uma surpresa tanto para eles quanto para o leitor que acompanha, memória à memória, a história da vida, ou melhor dizendo: ?das vidas? dos dois personagens.

Athilo Joseric 15/09/2016

Embora não Sea nenhuma obra de arte, é um livro diferente
O livro `"O Pintor de Memórias" (de Gwendolyn Womack) é uma obra de entrada que se trata de um mistério envolvendo um artista (Bryan), uma mulher (Lins), memorias e um grupo de pessoas que, de alguma forma, estão unida através do tempo.

Como sugere o próprio título da obra, o livro vai retratar o drama e o mistério envolvido ao fato de que Bryan é tomado (involuntariamente) pela capacidade de pintar quadros relacionado à algum episódio da história da humanidade, com perfeita proximidade com a realidade. Outro fato espantoso é que as diversas habilidades do artista (não apenas a pintura) são adquiridas através dos sonhos, tais como falar diversa línguas, jogar xadrez, etc;

Ao passear pela galeria de exposição dos quadros de Bryan, Linz reconhece que um dos quadros pintados pelo artista retrata com perfeição um sonho específico que ela tinha constantemente enquanto criança. Dessa forma, tomada pela curiosidade de saber como o "artista misterioso" conseguiu criar aquele quadro, Lins busca informações para o encontrá-lo e desvendar o mistério.

Durante o desenvolvimento do livro, o que vai ficar claro é que o encontro de Linz com Bryan, na verdade, se trata de uma história escrita pelo próprio destino, para que eles pudessem cumprir uma "missão" que foi confiada a ambos (e a outras pessoas que compõem o grupo) a séculos atrás.

NOTA: o livro traz um forte apelo á algum "plano maior"; algum plano espiritual; e à reencarnação da alma. Como Linz é uma cientista, a obra traz uma união antes impossível: a ciência e a espiritualidade.

Eu, pessoalmente, achei meio fraco o enrolar e o desenrolar da história. Daria apenas 2 estrelas, mas o Plot Twist no final (mesmo fraquinho) consegue recuperar mais uma estrela. Enfim, vale a pena conferir.

Gabi 03/10/2016

Superou e muito as minhas expectativas! <3
O Pintor de Memórias nos trás a história de dois personagens, Bryan e Linz. Bryan é um pintor renomado no mundo inteiro, com obras de tirar o fôlego de tão realistas, mas o que ninguém sabe é que essas pinturas são uma válvula de escape para os sonhos que o atormentam a anos. Ao longo do tempo esses sonhos têm ficados mais frequentes e ele começa a perceber que eles não são apenas sonhos, e que sim podem ser lembranças de vidas que ele não se lembra. Linz é um cientista que, quando criança, teve um sonho recorrente que a deixou espantada. Ao longo dos anos o sonho ficou mais espaçado até que parou de acontecer, mas um dia, quando foi visitar uma exposição na galeria de arte de seus amigos, fica perplexa ao encontrar uma pintura com a descrição perfeita daquele sonho que a atormentara. Ela, então, entra em contato com o autor, para desvendar o porque deles terem tido o mesmo sonho, e porque eles parecem ser tão real. Com isso, eles vão se aproximando e percebendo que talvez, essa atração e afinidade que sentem um pelo outro já acontece a vários séculos.

"Cada imagem capturava um momento diferente da história, um lugar diferente do mundo. As pinturas tinham algo em comum, no entanto: todas retratavam os momentos mais íntimos da vida ou da morte de uma pessoa." (p. 09)

Eu tenho sentimentos fortes por esse livro, porque ele foi além do que eu esperava. Apesar da sinopse simples que eu fiz, a história vai muito além de duas pessoas que tiveram o mesmo sonho e que se sentem íntimos um do outro mesmo tendo se conhecido a pouquíssimo tempo.

O livro fala sobre história, perdas, reencarnação, amor e ódio que transcendem vidas e qual a importância de cada um no mundo. Gwendolyn conseguiu criar uma obra fabulosa, transitando por todos esses assuntos com maestria, nos deixando fascinado por cada vida sentida por Bryan e pelo mistério que isso está envolvido.

Bryan é um personagem que eu amei logo de cara. Ele passou a vida pintando esses sonhos que lhe assaltam, com o intuito de não perder a sanidade. A partir desses sonhos ele vai adquirindo conhecimento em línguas estrangeiras e outros fatos da vida. Ele vive recluso, pois tem medo que essas memórias lhe assaltem na frente de outras pessoas. Me senti muito triste pela vida fechada que ele levava, porque quando ele tentava socializar, alguma memória o tomava e ele tinha que fugir, antes de perder os sentidos. A forma como ele vai adquirindo informações e desvendando o mistério por trás daquilo que o assombra é muito legal, ao mesmo tempo em que seus sentimentos por Linz aumentam.

Linz é outra personagem incrível! Cientista, criada apenas pelo pai, desde cedo se apaixonou por esse ramo. Ama quebra-cabeças e desde criança sempre foi a mais cult da sala. Na faculdade aprendeu a aceitar o seu jeito, e tem vivido uma vida mais solitária desde então, até conhecer Bryan. Ela não entende do porque estar com ele é tão intenso, mas sabe que é importante que estejam juntos. Ao contrário dele, ela só tem a memória de um sonho, e se sente retraída quando vai descobrindo mais sobre esse mistério. Ela é sincera, amorosa e determinada, impossível não gostar dela.

OPINIÃO || O PINTOR DE MEMÓRIAS - GWENDOLYN WOMACK || @EDITORARECORD
Resenhas
3 DE OUT DE 2016

O Pintor de Memórias - Gwendolyn Womack

Original: The Memory Painter
Páginas: 378
Ano: 2016
Editora: Record
Encontre Aqui: Skoob, Amazon, Saraiva, Submarino.

"Acabara descobrindo, da maneira mais difícil, que a única forma de conservar a sanidade era pintar e levar uma vida solitária."

Olá madies! A resenha de hoje é bem especial, porque fazia muuuuuuito tempo que eu não gostava tanto de um livro a ponto de favoritá-lo. Foram tantas emoções, que olha, já digo que vocês precisam ler.

"Ao encontrá-la naquele momento, soube, sem sombra de dúvida, que as visões que o assaltavam desde a infância eram, na verdade, memórias. Era algo que vinha tentando se convencer havia muito tempo: que, de alguma forma, seus sonhos eram peças de um passado que pertencia à sua alma." (p. 23)

Outros personagens também são bem importantes para o enredo, como o pai de Linz, Conrad e seus antigos colegas de projeto, Michael, Diana e Finn. Esse foi um dos pontos mais bacanas do livro, e a autora conseguiu me enganar direitinho sobre a índole de alguns deles. Todos são cientistas e um experimento que realizaram tem total importância ao mistério apresentado.

O livro é narrado entre os dois personagens, Bryan e Linz, o que dá um panorama geral de tudo que está acontecendo. Por um lado, Bryan é o pintor que acredita que essas memórias são suas vidas passadas e que existe um motivo para ele estar se lembrando de tudo, por outro, temos uma Linz que é cientista e cética a esse tipo de conclusão, mas que não deixa de sentir que realmente tem algo de importante nessa memória. Esse contraste trás algumas discussões bem legais entre os dois, e nos faz entender um pouco mais até onde esse ceticismo pode chegar.

Eu nem sei mais o que dizer desse livro, apenas que vocês DEVEM lê-lo. Tenho certeza de que vai agradar pessoas variadas. O Pintor de Memórias é um livro muito bem escrito, com uma premissa intrigante e que cumpre tudo aquilo que promete. Por mais que você vai criando suas teorias do porque dessas memórias e sobre quem é o "vilão" da história, quando tudo se revolve você fica de boa aberta, porque não é nada do que imaginou. Gwendolyn me cativou de tal forma, que eu não vejo a hora de ler outras obras suas. O livro teve um desfecho bem bacana, mas deixou um gancho para uma continuação. Pela primeira vez, eu me senti completa com o final em aberto. Sinto que a autora cumpriu o seu propósito e que não precisa dar continuidade à história, mas é claro que se ela escrever uma, vou estar aqui para ler.

Beijos, e não deixem de conferir a resenha na íntegra lá no blog :D

site: www.reinodaloucura.com

ViagensdePapel 21/06/2017

O pintor de memórias está entre uma das minhas melhores leituras de 2016. Embora seja um livro com apenas 378 páginas e volume único, a escritora texana Gwendolyn Womack me fisgou com sua escrita criativa. Em outras palavras, o livro é completo, não falta absolutamente nada, ao menos para mim o livro preenche todos elementos necessários de uma boa leitura.

Inicialmente conhecemos Bryan Pierce, um pintor renomeado com fama internacional. Suas telas são realistas nos mínimos detalhes, ele costuma pintar acontecimentos de épocas passadas, como por exemplo, visualizamos a pintura de um padre da Roma Antiga, onde uma misteriosa mulher é queimada viva presa a um palanque de uma praça e um padre tenta supostamente libertá-la, dentre outros fatos desconhecidos para nós, conhecimento este que requer muita pesquisa de Bryan.

Mas, é aí que a história ganha vida. Bryan possui um estado de espírito totalmente confuso, faz meses que ele não dorme direito, seu sono é conturbado e seus sonhos perturbadores. Quando acorda, seus sonhos estão transpostos para as telas, ele não recorda de tê-las pintado. Confuso, ele começa a gravar vídeos de si enquanto dorme, no dia seguinte descobre que pintou a mais recente tela no estado de sono.

Seria sonambulismo? Não, a autora propôs uma narrativa rica e mesmo fantasiosa, o estado de Bryan vai além, o que só podemos entender com o desenvolvimento da trama. No entanto, contamos com outro personagem central, uma neurogeneticista brilhante – Linz Jacobs. O trabalho de Linz consiste em descodificar os genes que guardam as memórias, destas e de outras vidas. É neste contexto que as vidas de Bryan e Linz acabam se conectando de diversos modos.

Acredito que a maioria dos leitores que gosta de leituras mais complexas vão amar O pintor de memórias. O livro mescla mistério, aventura e romance na dose certa. Como já mencionei em outras resenhas, curto leituras com fatos históricos envolvidos, claro que neste livro a autora não se aprofunda muito, pois um dos elementos da história é o regresso de outras vidas, ao longo dos capítulos passamos por variados períodos – décadas, séculos ou mesmo milênios, o que achei muito interessante e enigmático.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2017/01/04/resenha-o-pintor-de-memorias-de-gwendolyn-womack/