Eram os Deuses Astronautas?

Eram os Deuses Astronautas? Erich von Däniken

Resenhas - Eram os Deuses Astronautas?

CinthiaVilaca 10/03/2021

Tema interessante para quem curte o assunto
Para quem gosta do tema este livro é muito interessante! Uma abordagem não convencional sobre nosso possível passado que de fato levou-me a uma reflexão sobre o assunto.

JP_Felix 04/03/2021

Cara, eu fui ler esperando algo minimamente interessante. Pensava que seriam questionamentos talvez curiosos, teorias da conspiração interessantes, mas é só um cara dizendo que tudo é alien. Não sabemos como foi feito isso? Aliens. Não sabemos a função daquilo? Aliens. Descrições bíblicas sobre manifestações divinas? Aliens.
O autor descarta a ciência desdenhando da forma ortodoxa de pensar científica, mas quando lhe convém, usa a ciência ortodoxa para corroborar com seu pensamento, tipo falar da relatividade ao se viajar na velocidade da luz pra justificar coisas. Basicamente ele escolhe os fatos que lhe convém e chama o resto de ridículo.
Não é um livro divertido, não é sequer engraçado. Se eu não soubesse, pensaria que seria um livro paródia ou uma piada, mas a seriedade que ele insiste em ter é bem patética. Dá pra ver a empolgação e o amor do autor falando dos deuses aliens, mas no fim é só um cara falando asneiras com mais esperanças que fatos. Um fã de aliens torcendo para existirem. Li 35% do livro, estou roubando marcando como lido, mas eu queria comentar sobre o livro. Não é uma obra ofensiva e não vejo polêmica, é só um fã de ficção científica acreditando que vivemos mesmo na matrix"
caio.lobo. 27/06/2021minha estante
Acho triste esses ufologistas acharem que o humano da antiguidade era um incapaz, que não poderia criar pirâmides e histórias incríveis sem ajuda de supostos seres de outros planetas. Mas o fato é que os homens da antiguidade eram tão inteligentes e capazes como os de hoje em dia.

JP_Felix 27/06/2021minha estante
Sim, era capazes, só eram limitados aos recursos da época. Eu esperava q o livro fosse pelo menos ridículo de engraçado, mas ele só fala como se tudo fosse alien por falta de explicação melhor.

Erick Simões 02/02/2021

No mínimo, interessante!
O livro levanta vários questionamentos válidos, dá vários exemplos de pontos na Antiguidade que nos deixam em dúvidas a respeito das origens do Homo Sapiens e do planeta no geral. É no mínimo, interessante.

Raquel 25/01/2021

É válido
Eram os Deuses Astronautas? foi o primeiro livro "não-romance" e "não-didático" que eu li na minha vida. De início estranhei. Tinha um cara se dirigindo a mim em termos antigos, tentando me convencer de que muita coisa que eu acreditava estava errada.

Explicando: neste livro, o autor expõe os fatos que ele acredita serem evidências de que a raça humana vem sendo visitada por extraterrestres desde os tempos mais remotos. Para ele, a nossa própria noção de divindade viria de seres mais evoluídos que periodicamente davam um pulinho por aqui e introduziam conhecimento e tecnologia totalmente anacrônicos então.
Erich utiliza como exemplos monumentos orientados pela astronomia, inscrições em pedra datadas de 10 mil AC, passagens da própria Bíblia, e outros "mistérios" que hoje já foram parcialmente explicados (a primeira edição data de 1968).
Mas eu sou cética até pra desacreditar em Deus e uma coisa que eu não faço é tomar como verdade algo que eu não posso pesquisar mais a fundo. Nosso querido Erich tira algumas conclusões da cartola, sobre coisas que são difíceis de se averiguar, como a origem e fim de uma civilização num local quase totalmente inacessível no Peru chamada de Tiahuanaco.
Mas o livro foi, sim, muito válido. Não conseguiu me fazer acreditar em muita coisa, mas me abriu os olhos para como o que nós chamamos de "Método Científico" hoje em dia é falho. Fazemos uma pesquisa buscando que os resultados se enquadrem no esperado. Quando não se enquadram, nós descartamos o resultado ao invés de abrirmos nossas mentes para algo que possa vir a ser uma descoberta fantástica.

Sarja 28/11/2020

Conteúdo Incrível
Apesar de não ser uma leitura tão fácil, ou tão pontuada levando o leitor a se perder em alguns momentos. O conteúdo e a ideia que o livro passa são incríveis e para os leitores atentos eu poderia dizer até inquestionáveis.
As perguntas que são levantadas e as evidências mostradas trazem a tona um passado incoveniente para alguns e um futuro cheio de possibilidades para outros.
Ótimo livro. Continua sendo tão atual quanto foi à época e por muito tempo creio que assim será

Nando Borges 20/11/2020

Livro de perguntas
O livro não afirma nem responde nada, apenas faz perguntas. É bem isso.

Bebella Barbosa 08/11/2020

Muito importante
Comecei a lê-lo depois que o nome apareceu em uma HQ de Arquivo X, óbvio que o Agente Fox Mulder já teria lido esse livro. No começo você fica muito perdido, procurando tudo na internet para ter uma base do que estão falando, mas no meio do livro tem umas 7 páginas (mais ou menos) com as referências.

O Ciclista 19/10/2020

Uma fantasia real
Há 14 anos eu o lia e ficava maravilhado com os relatos e hipoteses levantada no livro. Oras, o máximo de informação que tinha eram os documentários da Discovery e os Livros. Com o acesso a internet anos mais tarde descobri que o autor ja foi acusado de fraude em seus livros e pesquisas, e também que muito das fantasias explicativas, tem um sentido logico real e objetivo. Enfim, minha imaginação era muito boa antes da internet.

Ketlintaina 08/09/2020

Interessante
Esse é um daqueles livros que não se importa em ser provocante e irreverente.
O autor aborda vários temas de maneira ampla e provocante, questiona as explicações pobres e pouco aprofundadas que os historiadores dão a vários eventos e locais e principalmente, nos leva a questioná-los também.
Gosto da abordagem, em não deixar nenhuma hipótese de fora por ser fantasiosa de mais, mas em alguns aspectos o livro parece ser um pouco falacioso com suas teorias conspiratórias.
A leitura é válida a título de curiosidade para o público leigo, assim como eu. Acredito que as informações estão um pouco ultrapassadas, mas já esperamos isso de um livro que foi lançado a tanto tempo.

Diego 30/08/2020

Ficção ou Não Ficção?
Tenho carinho especial por esse livro. Foi dado pela minha mãe. Ela gosta e eu gosto. O livro trás uma forma diferente de ver as coisas. Faz pensar que nem sempre, aliás quase sempre, sabemos das coisas. A capacidade humana é extraordinária ou recebemos ajuda externa? O livro é instrutivo e divertido. Com a devida mente aberta trará bons momentos.

Luiz.Machado 28/08/2020

Um obra interessante, mas que deve ser lida com muitas ressalvas, pelo seu baixo nível de provas comprovadas por métodos científicos.

Francisco.RoberlAnio 16/08/2020

Infelizmente trás mais questionamentos que comprovações.

Diego 30/07/2020

Para questionar
É inegável que os argumentos do autor são anticientíficos, em alguns momentos você fica descrente: será que o autor está afirmando isso mesmo ou eu estou interpretando errado? Entretanto, gostaria de fazer o papel de advogado do diabo: o livro é um bom passo para o questionamento, isto é, levando em consideração a temática abordada: estamos sozinhos na imensidão do universo, de onde viemos e para onde vamos? Perguntas diretivas e fundantes no curso da história da humanidade e que em outros âmbitos foram respondidas dogmaticamente. Por essa razão, gostaria de ter tido contato com esta obra quando ainda era adolescente. Vale a leitura ainda como desmistificação da ufologia, ao contrário do que propõe o autor. Realmente, com os avanços tecnológicos, coincidentemente (ou não), cada vez menos visitas extraterrenas têm sido registradas. Por ser um livro curto, vale a leitura, mais pelo viés histórico do que científico.

Caroline 30/07/2020

Pra quem gosta de teorizar, é uma boa pedida ..............

Dani 29/07/2020

"O positivo no cético é que ele julga tudo possível."
Através desse livro Erich Von Daniken questiona tudo na história de nossos antepassados que fora tido como fato. O livro escrito em 1968 traz questionamentos que ainda na década de 20, dos anos 2000, são pertinentes pois não temos resposta. E se continuarmos não nos perguntando, em mil anos não saberemos.