Como procurar um cachorro perdido

Como procurar um cachorro perdido Ann M. Martin

Resenhas - Como procurar um cachorro perdido

1 | 2 | 3 | 4

Michelle 06/04/2021

Como procurar um cachorro perdido?
Que história linda, triste, feliz, com boas reviravoltas e personagens vivos, mergulhados em suas histórias e limitações, alguns com dificuldades de entender ou se colocar no lugar alheio, outros, tão corajosos que confunde as emoções.
Narrado por uma menina de 12 anos, com diagnóstico de autismo de alto desempenho, com interesses fixos por homônimos, números primos e regras. E a cachorra tem história e se faz o centro do mundo e da vida da menina Rosa (Roza)!

De Olivato - @olivatobooks 29/03/2020

Como procurar um cachorro perdido
Esse livro foi uma indicação da Ali do @ousejalivros e conta a história da Rosa Howard que é uma garotinha autista de 12 anos que está tentando viver em uma casa com um pai que não a compreende. Rosa sempre pode contar com o apoio do seu tio que mora na mesma cidade para entendê-la, ela gosta muito de regras, principalmente regras voltadas para a linguagem e todas as outras crianças zombam dela por isso.

A vida da Rosa muda quando o seu pai traz para casa uma linda cachorrinha que acaba se tornando sua melhor amiga e as duas criam uma bolha de segurança e carinho dentro de casa. Nossa protagonista batiza a cachorrinha de Poça, pois ela estava toda molhada criando poças no chão de casa no dia que foi trazida.

Não era uma vida perfeita, mas era uma vida confortável, porém o anúncio de uma tempestade horrível surge, todos na cidade se prepararam para o pior e ele vem. Poça acaba sumindo após o pai de Rosa deixá-la sozinha.

Nossa protagonista fica desesperada, sua melhor amiga está desaparecida e a tempestade deixou muita destruição por onde passou. Ela cria então planos para tentar encontrar a Poça, tendo o seu tio como maior aliado nessa busca.

“Como procurar um cachorro perdido por Rosa Howard” é um livro que vai conquistando o leitor logo nas primeiras páginas, a Rosa é uma garotinha que ama as palavras e não entende porque os outros também não as amam. A leitura é emocionante e desperta muitas sensações, quando eu terminei de ler, abracei o livro ainda com lágrimas nos olhos.

💬 A tradução desse livro foi maravilhosa, meus parabéns Lavínia Fávero, pois a Rosa brinca com palavras e o livro perderia o sentido se não fosse seu trabalho maravilhoso.

No Skoob, eu dei 5 estrelas e favoritei.

site: https://www.instagram.com/p/B8L2skQjxHA/

Mariana - @escreve.mariana 10/02/2020

Um exercício à empatia [IG: @epifaniasliterarias_]
A partir dessa história, conheci e me encantei por Rosa Howard, uma criança inteligente, sensível, que adora palavras, principalmente homônimos, números primos e regras – as de trânsito, as de sala de aula e as gramaticais.

Assim, acompanhamos o desenvolvimento da protagonista, que aprende a conhecer a si mesma e aos outros que a cercam, assim como a conviver com alguns que, por vezes, não a compreendem e parecem não fazer questão. O relacionamento com seu pai é, no mínimo, conturbado. Isso porque, além de não ser capaz de lidar com a Rosa, creio que não era sua vontade ser pai, fosse de uma criança neurotípica ou atípica.

De outro modo, a relação entre Rosa e seu tio Weldon é aquela que dá um quentinho no coração. Juntamente com Poça, sua cachorrinha adotada, e que passou a ocupar um espaço significativo em sua vida e rotina, Rosa encontra um porto seguro e a afirmação de que, além de ser suficiente, é digna de amor e carinho.

O equilíbrio de sua vida é abalado no dia em que seu pai permite que a Poça saia durante uma tempestade.

"As tardes ficaram longas. Parecia que tinham muitos vazios: o vazio entre olhar a caixa da minha mãe e começar a fazer o dever de casa, o vazio entre terminar meu dever de casa e começar a fazer o jantar. Não sei o que fazer com esses vazios. A Poça costumava preenchê-los. Como se preenche um vazio?"

Rosa é autista. No entanto, um diagnóstico está longe de defini-la. Com muita delicadeza, Rosa nos ensina diferentes significados para o amor e a amizade, bem como nos dá uma lição sobre empatia, isto é, sobre a capacidade de sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. E é dessa forma que Rosa começa a conquistar a amizade de seus colegas da escola, que passam a enxergá-la como uma criança merecedora de respeito e afeto.

Essa é uma obra que me apresentou à Rosa, cuja história, apesar de única, compartilha diversas semelhanças com as de outras pessoas no espectro, que merecem ser ouvidas e ter suas individualidades respeitadas.

Nica 24/04/2022

Rosa Howard
O livro conta a história de uma menina chamada Rosa, que é diagnosticada com autismo. Rosa possue uma cachorrinha chamada poça que está com sua família há um ano, até que em um dia de tempestade, Rosa se perde.
O livro inteiro é emocionante, uma leitura simples "escrita" pela própria personagem e seu ponto de vista do mundo.

Mini Dory 31/07/2023

Representatividade das boas
Li esse livro sem lembrar sobre o que se tratava e que surpresa a minha quando vi que o livro era do ponto de vista de uma criança (virou meu pov favorito) e, melhor ainda, de uma criança autista sem todos aqueles estereótipos de genialidade, etc.

É realmente interessante, a escrita desperta sua curiosidade para saber o que a Rosa (nossa protagonista) vai fazer a seguir, sem contar que por estarmos no ponto de vista de uma criança autista, notamos a inocência na maneira de pensar dela, como ela as vezes não consegue ler nas entrelinhas (algo comum para os autista), o grande senso de justiça dela, a necessidade de se manter na rotina, entre muitas outras coisa características de crianças e crianças no TEA.

Uma leitura rápida e fofa que eu super recomendo, ainda mais se quiser entender melhor esse mundo.

Max. 21/04/2022

Meu coração não aguenta aaaaaaaaaa
QUE LIVRO MARAVILHOSO!!!
Não vou dar spoiler, mas o final desse livro--
Derreteu meu coração, a Rosa é um amor de pessoa, dá vontade de dar um abraço apertado nela, que amorzinho...
Virou favorito, junto com "Passarinha" e "Memórias de um amigo imaginário", meus queridinhos!
Super recomendo!!!

Suelen.Lelis 28/04/2022

Leitura leve e acolhedora.
Rosa é uma garotinha viciada em encontrar hormônimos, durante a leitura você vai descobrindo milhares! (ainda me pergunto como foi trabalhoso para a tradutora). É uma leitura rápida e emocionante, você se comove com tamanha coragem de Rosa.
Se você é daqueles que chora com filmes de cães, esse livro é pra você.

Cristiane 16/09/2022

Simplesmente devorei o livro! Não conseguia parar de ler!

Como a relação de uma menina autista de 12 anos com sua cachorra pode ser tão cativante.

A autora soube descrever fantasticamente a relação entre as duas, com sentimento e riqueza de detalhes.

Apaixonada!

Cherry Moon 18/05/2020

Eu jurei que não ia comprar mais livros , mas por causa da indicação da @diariosdeleitora e de tanto falar o quanto esse livro é maravilhoso eu acabei comprando.

Rosa é uma criança especial, viciada em regras principalmente da língua portuguesa, seu maior vício são os homônimos, palavras que apresentam significados diferentes mas que são pronunciados da mesma forma (ex: tráfego-trafico). Esse vício dela por palavras homônimas é um sintoma de sua condição especial, o autismo.

Na história percebemos que na escola, os alunos, professores e até mesmo o pai com quem convive diariamente tem muita dificuldade em entender e lidar com a Rosa, o que faz com que a gente (pelo menos eu) crie uma empatia muito grande pela personagem, dá vontade de entrar no livro e dar um abraço bem apertado. A única pessoa da família que compreende e tenta sempre ajudar Rosa principalmente em suas crises, é seu tio Weldon.

Um certo dia, quando Rosa estava concentrada fazendo suas coisas, seu pai aparece com uma cachorra que estava desaparecida, sem coleira e toda suja de lama e eles decidem dar o nome de Poça. E, dessa forma, cresce uma amizade muito bonita e emocionante.

Porém, quando uma terrível tempestade chega na cidade onde Rosa vive, a Poça desaparece. A menina entra em um desespero muito grande, questionando o pai o tempo todo de por que tinha deixado a cachorra sair, se perguntando o que poderia ter acontecido, para onde teria ido sua grande companheira.

Começa uma busca muito grande pela cachorra, ela e o tio ligam para todos os lugares possíveis para descobrir onde ela estava.

Quando eu pensei que o livro era só sobre procurar a Poça, eu me enganei, pois ele vai muito além disso e muitas outras coisas acontecem, que surpreendem e emociona por ser de uma forma totalmente inesperada.

Eu tive várias reações durante a história, fiquei com raiva, principalmente pela forma como tratavam Rosa, fiquei feliz, também fiquei emocionada, principalmente em ver que Rosa, que é apenas uma criança, tem um coração maior do que muita gente e uma inteligência absurda.

É um livro para ler em um dia, com uma caixa de lenço do lado e o seu cachorro no colo (ou qualquer animal que você tenha).

site: http://instagram.com/cherrymoonescritarelativa

Naara Janeri | @Diariosdeleitora 06/03/2019

Que livro!!
Que livro incrível!
O livro é contado do ponto de vista da nossa protagonista, Rosa, que é uma criança de 12 anos com sindrome de asperger.
Nele, Rosa descreve todos os acontecimentos que envolvem o desaparecimento de sua cachorrinha Poça durante uma tempestade. Rosa passa por diversas dificuldades no seu dia a dia devido ao autismo, incluindo um pai que não aceita sua condição e não sabe muito bem como lidar com a menina.
Esse é um livro leve, de facil leitura, super tocante e emocionante, desses que você não consegue largar e, ao mesmo tempo, uma leitura importantíssima. Enxergar o mundo pelos olhos de uma criança autista é uma experiência unica, e aqui a autora consegue passar esse ponto de vista de uma forma maravilhosa, sendo capaz de nos conscientizar e fazer compreender muito mais às pessoas que são como Rosa.
Nossa protagonista é uma criança incrivel! Super inteligente e corajosa e, apesar das adversidades, consegue encontrar nas menores coisas momentos de paz. Esse é um livro, também, sobre amizade, paciência e compreensão, e que transmite um sentimento de empatia muito grande, sendo capaz de nos transformar.
Recomendo demais essa leitura pra todas as idades, uma leitura que com certeza vai expandir seus horizontes.

site: www.instagram.com/diariosdeleitora

LígiaMiranda 06/06/2022

Apaixonante
Que livro lindo , e tão fofo vendo a personagem pela contando suas dificuldades , suas dores e a alegria de suas conquistas . Vale a pena ler .

Thaís @thanoslivros 12/06/2019

Leiam!
Rosa Howard é, acima de tudo uma criança. Uma criança inteligente e que adora encontrar homônimos. Ela é apenas uma criança. Independentemente do diagnóstico é uma criança. Uma criança que está em desenvolvimento, que está aprendendo. Aprendendo a se conhecer. Aprendendo a conhecer e a conviver com os outros. Outros que, muitas vezes, não a compreendem. E não se esforçam pra isso. A começar pelo seu pai que, sem paciência alguma, não a trata como deveria.
O que seria de Rosa sem o carinho de seu tio Weldon e da graciosa Poça, cachorrinha adotada e que se torna muito importante na vida da nossa pequena protagonista?
E é por causa de Poça que Rosa vai passar alguns dias angustiantes e aprender a reorganizar sua rotina.

Não é um livro sobre o autismo. Isso é um detalhe. Um detalhe importante, claro! Mas que não define a leitura. Assim como não define a Rosa. O que define essa história é o amor, é a relação de uma criança com seu animal de estimação, é o aprendizado e a compreensão do que é empatia. Não é somente sobre o que é certo e errado, e sim sobre respeito, aceitação e diversidade. Tudo que estamos precisando cada vez mais propagar, desenvolver. Essa história aborda esses assuntos tão bem, tão lindamente, que é uma pena ser um livro pouco divulgado.

Se não fosse pelo #TourDaEmpatia, talvez não teria tido o prazer de conhecer a Rosa e sua história. Uma história que tem muito em comum com milhões de pessoas dentro do espectro autista, que merecem mais visibilidade e voz. Obrigada, Aline @ousejalivros pelo convite.

Através da ação #AcrediteNoAfeto, podemos colocar nossa #EmpatiaEmMovimento, conhecendo mais sobre a individualidade e humanidade dessas pessoas que, assim como qualquer um de nós, merece ter sua existência respeitada.

site: www.instagram.com/thathemi_leitoravoraz

Val 22/11/2022

Li esse livro quando era menor e vou confessar que é um livro bem interessante e triste onde conta sobre a vida de uma garota autista que perde seu cachorro (sua metade), acredito que seja para um público alvo mais infantil mas não deixa de ser uma história muito legal!

CarinaBeatriz 10/02/2024

Delicadeza
O público alvo desse livro é muito mais jovem do que eu. Porém, me interessei pela história por ser mãe de uma menina autista e uma mãe talvez autista também (em processo).

Me encantei com a delicadeza, com a pureza e com a verdade de Rosa. É um livro simples, real, objetivo e extremamente profundo ao mesmo tempo. Vou guardar com carinho para ler com a minha flor aqui de casa no momento oportuno.

Recomendo muito pela reflexão de vida que ensina a muitos ?marmanjos? como eu!! Hehehe

1 | 2 | 3 | 4