Apenas Um Garoto

Apenas Um Garoto Bill Konigsberg

Resenhas - Apenas um garoto

jadewest 16/03/2020

gostei bastante, porém sinto que faltou um pouco de representação lgbt, fora isso achei ele bom com vários personagens carismáticos

Felipe.Lopes 11/06/2020minha estante
Há uma continuação... bom, não diretamente.
Dessa vez o autor buscou trazer o prosseguimento da história pelos olhos de Ben no livro Honestly Ben.
Pela resenha do livro, Ben seguiu em frente, se dedicou as atividades de Natick, ganhou uma bolsa de estudos e precisa se esforçar para manter essa bolsa. Ele conhece a Hanna, uma aluna do colégio vizinho, todavia tem Rafe, o cara que ele amou e que agr estava namorando com outra pessoa.
Esse livro não tem em português, não foi editado por nenhuma editora até agora. :(

brazunaa 09/12/2019

Terminei o livro sentindo que faltou algumas páginas. Espero que tenha continuação, um livro bem escrito, porém lento. Foi uma boa leitura, mas não sensacional

Alessandra825 26/07/2019

"Estou cansado disso. Estou cansado de ser o garoto gay. Não quero mais isso para mim. Eu só quero ser, tipo, um garoto normal."

Rafe é assumidamente gay desde seus 13 anos, nunca sofreu bullying e tem uma família que o apóia, porém ele é rotulado como o "garoto gay", e isso o incomoda diariamente. Sendo assim, Rafe decide se mudar para uma escola só de garotos, em outro estado, com o objetivo de manter sua orientação sexual em segredo e começar a vida do zero.
De início seu plano funciona perfeitamente; ele consegue se enturmar com os outros garotos do colégio e entra para o time de futebol. No entanto, Rafe não estava preparado para o que o futuro lhe preservara: se apaixonar por um de seus novos melhores amigos, hétero.

À princípio, vi claramente, que a história tem o seu maior foco na sexualidade do personagem. Mas, com o decorrer da leitura, ela também vai mostrando, a fundo, sobre a amizade e confiança. O romance também é importante aqui, -que por falar, é muito fofo!- porém, acredito que o grande destaque está nos dilemas e consequências de Rafe em se tornar uma nova pessoa.
Com uma leitura muito fácil e envolvente, este livro fez-me sorrir, chorar, abraçar alguns personagens, e ao mesmo tempo, matar outros, mas nunca deixando de torcer por um final feliz e claro, o favoritando.
Por fim, tive um acesso de raiva quando terminei um capítulo e li “agradecimentos”. Oi? Como assim, acabou dessa forma? Então eu dei uma pesquisada e descobri que tem uma continuação. Agora é só aguardar a editora Arqueiro trazer esse presentão para nós, né?

site: https://www.instagram.com/p/B0YegbdDmDt/

Robson.Silva 02/06/2019

Achei muito interessante esse enredo uma pejorativa rotularia, e a abordagem do personagem um pouco inusitada para se redescobrir. Mas questionei um pouco as atitudes do Rafe em relação a sua homossexualidade. O final foi inesperado mas enfim... foi um bom livro.

Zack 08/04/2019

Erros e acertos...
Olha, eu fui ler esse livro com uma certa intuição que me dizia que eu não iria gostar. E no começo eu realmente não gostei. Não pela narração, ou que o livro tivesse um enredo parado. Mas como gostar de um livro que fala sobre uma " Volta ao armário " de um jeito positivo? Mas, felizmente, eu me enganei. E acho que tudo isso foi sistemático.
Rafe é um garoto que olhando pela primeira vez nos parece egoísta por não dar valor a todo privilégio que tem no meio gay. Ainda assim, não é de todo errada a sua insatisfação com rótulos. Claro, não ao ponto de não querer ser honesto com o mundo e consigo, mas ser homossexual, muitas vezes, deixa de ser uma parte sua e passar a ser quem você é. O Amigo GAY, o aluno GAY, o vizinho GAY ou o primo GAY... O indivíduo se torna estigmatizado por sua sexualidade. O livro vem nos dar um alerta quanto a isso em vários pontos de vista, além da experiência individual do protagonista que lhe vai dá certas conclusões e mudanças de opiniões. Fora que o book nos faz lembrar que errar é algo que continuamente estamos sujeitos a fazer.
Eu até gostei dos personagens de apoio. E entendo a sua falta de desenvolvimento uma vez que o autor tenha focado muito mais no interesse amoroso do rafe, que adianto dizer não se sabe ao certo no que vai resultar, mas nos dá muuita ansiedade. Olha, eu prefiro não dar spoiler por aqui. Porém já antecipo que você pode morrer de raiva e cair de amores, tudo ao mesmo tempo.
Pra finalizar, quando eu terminei o livro, eu fiquei: " WFTT ??????? COMO ASSIM VAI TERMINAR DESSE JEITO ??? NÃO PODE CARAI "

Era como se o livro estivesse faltando páginas. Eu realmente estava inconformado com isso. Bom... O livro terminou mas parece que irá ter continuação, o que faz todo sentido. E embora ele tenha seus defeitos, acho que tem muito mais qualidade. Não é atoa que quero ler o segundo, né ?!

" Tenho que fazer minhas escolhas e aceitar as consequências. Sou livre para cometer meus próprios erros. " -Rafe

Thainná 02/04/2019

Gostoso, intrigante e inovador
O livro trata da história de Rafe, um menino assumidamente gay, que tem apoio dos amigos e da família.

Porter sido simples se abrir, ele também faz palestras em escolas no intuito de conscientizar outras pessoas e ajudar os LGBTs.

No entanto, ele acaba se cansando do rótulo de gay que, aos seus olhos, cria barreiras entre ele e as outras pessoas.

Decide, então, mudar de escola e "recomeçar", não assumindo que é gay.

A história então se desenrola a partir daí.

Gostei da forma como o personagem vai evoluindo seus sentimentos durante a trama. Amei a abordagem diferente sobre o tema!

Adorei o livro, tô realmente encantada!

isa 09/02/2019

CONTÉM SPOILERS

Adorei a escrita desse livro mas achei o principal objetivo do Rafe fraco, não dá omitir que você é (no final do livro graça a Deus ele percebe). amei o desenvolvimento do ben com Rafe amizade deles era linda.
Eu super entendi o lado do ben ele estava achando que os dois estavam passando por aqui juntos quando ele descobriu foi uma facada mas por fim eu queria os dois juntos

Bricio Cruz 31/01/2019

Cada coisa tem uma hora certa
Quando comecei a ler APENAS UM GAROTO pela primeira vez, o livro não me desceu bem, como aquela comida que você ama, mas naquele dia em especial seu estomago não estava preparado para digeri-lo. Na primeira vez eu achei a leitura arrastada, nada acontecia para que viesse prender minha atenção, e assim no capitulo 11 eu o abandonei, decepcionado com o livro e comigo por não ter insistido. Mas sabe quando te dá aquele estalo e você desperta para algo que estava adormecido dentro de si? então, foi assim, num "estalo" que me deu vontade de retornar a leitura, mas reiniciei do inicio e como por um milagre, parecia que estava lendo algo completamente novo, pois leitura me prendeu, me emocionou e e me fez rir em várias de suas passagens, segui lendo sem conseguir parar. APENAS UM GAROTO não é mais uma daqueles romances LGBT que trata sobre "sair do armário", mas de auto conhecimento, sair de sua zona de conforto para se encontrar. Rafe, protagonista dessa jornada, entra num jogo de auto conhecimento experimentando um universo completamente diferente onde ele não volta para o armário, mas se mantém "camuflado" e saber como é viver num mundo diferente, onde não será tachado como pertencendo a uma "tribo", mas quanto mais ele se envolve nesse "jogo", nessa busca de si, os sentimentos o confundem e o traem. Mentira, liberdade, amizade, confiança... que direção tomar, que consequências essa jornada trará?

Edu 12/12/2018

O que dizer?
Não consegui dar uma nota muito baixa por que o livro foi bem escrito, não é o pior nesse sentido. Mas a forma como a história acontece decepciona. Página 150 não ainda não tinha acontecido nada de tão interessante assim. Pra mim que amo ler drama, ainda não consigo me satisfazer na literatura LGBT. Nas orelhas do livro tem um comentário dizendo que ele é o melhor livro dessa temática em dez anos. UAHSUASHUAHSUAHSUAHS'
NÃO É! Não dá pra comparar esse livro com "A Garota Dinamarquesa" ou com "Me Chame Pelo seu Nome", pra não falar no "O Pacifista" do John Boyne. Mas a real é essa, num geral ainda é necessário garimpar muito até encontrar um livro nessa temática que realmente explore o potêncial do texto. Por que foi como disseram ali em cima, Ben e Rafe a melhor parte mas a forma como tudo aconteceu e se resolveu foi um vômito. Esperei mais e me ferrei.
Key 12/12/2018minha estante
Fora que aquele livro que ele trabalhou o tempo todo. Ficou esquecido no final

Edu 13/12/2018minha estante
Putz, nem lembrava mas é verdade. Mais isso ainda.

18/10/2018

Um amor quase impossível ( por mim mesmo ).
É bem diferente a ideia de pensar como seriamos sem aqueles rótulos que temos. No caso do Rafe, era por ser gay. Mas penso na ideia de coisas digamos " mais simples " como ser rotulado apenas por ser gordo, magro, com cabelo loiro ou porque tem uma mancha de nascença, enfim. Há tantos rótulos que levamos e carregamos desde o nosso nascimento que acabam se passando sem percebermos. Mas pra mim foi um espelho bem grande colocado na minha frente, por tantos rótulos que ja levei e levo e que me impedem de fazer diversas coisas que eu gosto ou deixo de fazer.
No caso do amor quase impossível do Rafe, não digo pela paixão que ele teve por seu melhor amigo hétero, mas o amor dele por ele mesmo. Esse amor que temos que ter por nós mesmos e no caso dele, teve que passar por diversas mini coisas e decepções para perceber que ele só é ele sendo como ele é. Que é dessa forma que as pessoas gostam dele, que é dessa forma que as pessoas tem interesse em conhecê-lo. E isso é lindo. Nos ver, nos reconhecermos como pessoas tão especiais quanto as que nós chamamos de especiais pra gente.
E vou falar que, mais uma vez, aquele finalzinho que eu não esperava aconteceu. E fico doidinha de amor quando o autor tira desse imprevisto e mostra pra gente que por mais que o caminho que estava sendo percorrido também levasse ao final que desejássemos, não é sempre que ele irá acontecer.

Thi 21/09/2018

Openly Straight
Rafe não teve muitos problemas ao assumir sua sexualidade, exceto que ser gay acabou indo além de um rótulo, mas uma definição de si. Para escapar do "Garoto gay" e aprofundar seus conhecimentos internos sobre si, resolveu mudar para uma escolar interna só para garotos, Natick. Conforme Rafe se situa em sua nova vida de descobertas, ele terá que tomar decisões que irá colocar em jogo não só sua sexualidade, mas também a verdade. Apenas um garoto é um livro incrível, muito bem desenvolvidos, com diálogos cativantes e que a cada página você se identifica com certas decisões que tomam o rumo errado devido a pressão social.

Tiago.Coelho 10/09/2018

Envolvente
Apenas um garoto traz uma reflexão acerca do conhecimento de si mesmo. Exatamente quando mentimos para nós mesmos e tentamos nos adequar as outras coisas e pessoas. A medida que mentimos ou omitimos afetamos tudo e todos a nossa volta, com isto, as consequências podem ser inevitaveis.
Rafe é um garoto que foge dos rótulos, da maneira como sua família trata sua orientação e como as pessoas o observam. Isto me incomodou muito, visto que sou oposto de Rafe. Muitos gays que desejariam ter a vida de Rafe, porém, o personagem simplesmente que fugir desse plano de aceitações e rótulos, e viver num outro mundo sem taxações. Como voltar ao armário novamente.
Rafe pode ter escolhido por um tempo se esconder, no entanto, a vida lhe pregou uma peça. Não estava nos planos se apaixonar, o problema que a mentira que Rafe se envolveu não teria uma boa conclusão. Isto acarreta a machucar e magoar outras pessoas.

Eu pude me observar em certas falas do personagem. Que mentir a minha sexualidade, que mentir quem eu sou (não quem eu tenha a necessidade de falar pros outros) estarei enganando a mim. Que voltar para o armário não poderia se tornar uma passagem para a liberdade, mas, para uma vida reclusa. Como se nunca tivesse saído do submundo.