Apenas Um Garoto

Apenas Um Garoto Bill Konigsberg

Resenhas - Apenas um garoto

laura 17/08/2020

Sobre descobrir quem você é
Mais do que uma história de amor, uma história sobre entender melhor a sua vida.
Rafe não tem dúvidas sobre ser gay e em sua cidade natal também não tem vergonha de admitir quem ele é, desde que teve a conversa com sua mãe ela fez de tudo para fazê-lo se sentir aceito, coisas até demais de acordo com Rafe.
Ele se sente sufocado por tudo isso, por ser sempre definido como o garoto gay por todos na cidade, ele quer uma pausa de ser gay e esse é o motivo dele ir para uma escola interna só para garotos longe para terminar o ensino médio.
Tudo vai bem por algum tempo, Rafe é aceito no grupo de atletas e a vida na escola é ótima. Só que esconder quem você é por muito tempo começa a afetar suas amizades, inclusive a sua relação com a melhor amiga Claire Olivia que não gosta de Rafe escondendo quem ele é.
É através de textos para sua aula de escrita que nós vamos entendendo mais o Rafe, entendendo porque ele nunca gostou de toda a extravagância de seus pais, entendendo toda a pressão que ele vive por não ser só o Rafe, mas sim gay Rafe.
As coisas também vão se complicando quando Rafe vai se apaixonando pelo seu melhor amigo Ben.
O livro é muito interessante, é legal ver todo o dilema de Rafe e os seus pensamentos, ele se apaixonando e se descobrindo novamente.
Eu como fã de um romance senti muita falta, mas eu entendo que o livro é bem mais que isso. É um livro gostoso para pensar sobre rótulos e sobre como escolhamos ser vistos pelo mundo.
Infelizmente não foi algo que me atingiu e me fez me apaixonar pelo livro, mas dependente da pessoa pode ser um livro incrível.

Andressa.Silvino 08/08/2020

Profundamente decepcionada
Eu tinha lido uma resenha sobre esse livro antes de iniciar minha leitura e minhas expectativas não eram lá muito altas, mas ainda estas conseguiram ser frustradas.

As melhores partes são as que o professor de escrita criativa aparece com suas sugestões e dicas literárias. Também curti o fato do livro ter um pequeno livro do próprio personagem principal dentro de si.

Fora isso, a trama, os personagens, a profundidade das emoções e o próprio enredo são fracos e até mesmo pouco racionais. Dá pra refletir em alguns momentos? Sim, mas, no geral, a história não é lá muito envolvente.

Esse é um belo exemplo de como não ser um personagem principal, galera.

Roberto594 02/08/2020

Quero que as pessoas me enxerguem como eu sou
Rafe é um garoto que saiu do armário com apenas 13 anos e que os pais super dão apoio, ele nunca sofreu bullying, porém ele era rotulado como "O garoto gay" e ele está cansado disso, então ele decide ir para uma escola só para meninos em outro estado e manter sua sexualidade em segredo, não com a intenção de voltar para o armário e sim tentar um novo recomeço sem rótulos, e o plano funciona por um tempo ele até faz parte do grupo dos atletas e do time de futebol. Mas tudo complica quando ele percebe que está apaixonado por um dos seus novos amigos héteros.

Eu achei a escrita do livro super fluida e achei super informativo sobre o que se passa na vida de um LGBT, se puder de uma chance ao livro.

Citações:

"Seja forte. Nunca deixe a luz dentro de você se apagar, porque não vai ser fácil, e provavelmente vai piorar antes de melhorar."

"Nada que venha do amor jamais poderá estar errado."

"É difícil quando você abre seu coração e deixa alguém entrar e então, de repente, a pessoa não está mais lá."

Leticia 01/08/2020

Esperava mais
Ele ta buscando algo sem sentido, ele é gay assumido, todos da família o amam,todos os amigos... e ele decide que não quer mais aquela vida ;-;
Muda de cidade para fingir ser alguém que não é (indo para uma escola só de homens e ainda finge ter uma namorada que não tem). Dei 3 estrelas pq não foi nada clichê (não que clichê seja ruim, eu amo livro clichê), e ainda por cima o final, eu criei muita expectativas e tentei entender os dois lados, mas olha, é difícil ficar do lado do protagonista.
Para ser sincera, quero muito ler o segundo, para ver se isso vai melhorar kskskskskks, até pq, quero saber como isso vai terminar.
Andressa.Silvino 08/08/2020minha estante
Tem segundo livro?

Denis 07/09/2020minha estante
Andy, a continuação do livro é "Honestly Ben". Inclusive, há um conto narrando os acontecimentos entre os dois livros chamado "Openly, Honestly". Mas, até onde sei, a sequência ainda não foi publicada por nenhuma editora no Brasil.

Daniella 01/08/2020

Somos mais que rótulos
Um livro que aqueceu meu coração, é isso.
Primeiro livro LGBT que li e gostei muito de mergulhar nesse assunto, principalmente porque ele traz questionamentos que eu mesma já fiz, e que acredito que quase todos já tenham feito. Rótulos! Rótulos é algo que vemos desde pequenos e que acabamos por levar isso conosco e esse livro nos mostra que uma pessoa não se baseia por sua opção sexual, por sua religião, por seu partido político, por seu time de futebol.
Somos mais que rótulos, somos pessoas com sentimentos e quase a todo o momento o sentimento que nos engole é o medo de descobrirmos quem nós mesmos somos. Vai além de ser honesto com os outros, é ser honesto consigo mesmo sobre quem você é.
hevs 26/11/2020minha estante
amg ngm te avisou sobre esse termo errado q vc usou de "opção sexual" já faz 4 meses espero q vc tenha percebido o uso inadequado dessa palavra

Daniella 26/11/2020minha estante
Percebi agora que você mencionou, não sabia que o termo agora é errado. Obrigada por informar.

Gean40 22/06/2021minha estante
Recomendo Quinze dias de férias , é um livro maravilhoso

Daniella 23/06/2021minha estante
Anotado. Obrigada ??

Gean40 24/06/2021minha estante
O Nome do livro é "Quinze dias" me desculpa pelo erro

Daniella 29/06/2021minha estante
Imagina, preocupa não ?

Lorenzo2 24/03/2023minha estante
É muito bom , apesar de achar o personagem principal insuportável e um pouco mal construído eu amei toda a história e construção de personagens secundários. Deu depressão o final ??

@hdocinhostyles 23/07/2020

Eu li esse livro em 2018 e não tinha colocado aqui. Quando eu li não fazia outra coisa e nem pensava em nada além do livro, lia no intervalo da escola, em casa, TODO LUGAR até acabar, li até na aula de educação física ksksksksks

Evandro 21/07/2020

Personagem privilegiado
O que me deu mais raiva nesse personagem foi ver o quanto ele era privilegiado por ter pais que o apoiam e do nada ele achar que ta ruim. Foi preciso levar um pé na bunda de um hetero para se ligar na vida.

Cris 17/06/2020

Rafe eu te entendo.
Rafe é um garoto GAY. Ele está cansado de rótulos, de ser o garoto gay. Rafe vai se encontra e se entender.

"Eu não queria mentir; só não queria ser o garoto cuja característica principal era gostar de garotos."

Essa história vai nos render muitos momentos de reflexão e cenas hilárias rsrs.

"... ? Uma conversa ? disse Mickey. ? Heterossexuais não precisam pensar se estão saindo do armário cada vez que falam. A gente precisa. Pode ser difícil, mas também é por isso que temos que nos assumir. Se a gente não fizer isso, é praticamente impossível ter uma conversa sobre qualquer coisa sem mentir. Não temos escolha, temos?"

Neylane Naually 07/06/2020

leitura super válida para o Pride Month
Rafe é um garoto assumidamente gay na sua cidade, e isso não é um problema, pelo contrário, ele é bem aceito e sempre lhe dão lugar de fala em assuntos que dizem respeito à agenda lgbtq+, o que acontece é que ele não quer mais ser visto como o garoto gay da escola, ou da cidade, ele não aguenta mais esse rótulo e decide ir para um internato só para garotos onde ninguém saberia sobre sua sexualidade e ele poderia enfim ser apenas um garoto (ahah olha só o trocadilho). Acontece que a sexualidade dele não é um acessório, ele não pode esconder quem é, e acaba descobrindo isso de um jeito muito doloroso, o que envolve muita mágoa, lágrimas e corações partidos.

Essa uma leitura super válida nesse Pride Month, tenho certeza que ele pode ajudar muita gente que sente que a própria sexualidade limita suas outras características, diminui suas outras faces. Ninguém pode ser rotulado, todos somos mais do que nossa sexualidade, existem vários nós dentro de cada um, e cada "nós" desse constroem a pessoa que somos, são essenciais. Quero deixar claro que este não é meu lugar de fala, apenas estou descrevendo o que senti através da leitura.

É uma leitura bem rápida, uma escrita fluída e ótimos personagens. O livro tem uma continuação chamada Honestly Ben que eu também já li e gostei bastante, mas ainda não tem em português.

site: https://www.instagram.com/p/CBIzGrlD_N6/

Raphael 18/05/2020

Meu nome também é Raphael
O título da resenha pode parecer desconexo com o livro, mas o que quero dizer é que entendo como o Rafe se sentia. Não tenho pai e mãe, tenho mãe e avó, e não tive referências masculinas dentro da minha casa. Cresci dentro de uma casa em que as duas eram superprotetoras, e qualquer menção à homossexualidade vinda do mundo de fora era tratada com desdém e perjúrio. Passei o ensino médio e a primeira faculdade escondido, só me abrindo oficialmente aos 22 anos. Porém, durante todo esse tempo eu não precisava abrir minha boca para ninguém que eu era gay, todo mundo simplesmente sabia. O rótulo e as atitudes diferenciadas vieram com o tempo. Até hoje, com 26 anos, eu me perguntava como seria minha vida se eu tivesse me comportado de maneira diferente. Sempre tive dentro de mim a vontade de saber como poderia ser amigo dos héteros, fazer o que eles fazem, praticar os esportes que eles praticam. Como começar de novo.

Eu não esperava ler exatamente a vida como eu imaginava nesse livro. Foi como grandes tapas na cara, página após página. Nem todos os gays tem noções sobre militância e consciência coletiva, às vezes, você sequer se sentir """"normal"""". Digo que sou alguém em construção e esse livro me ajudou em um grande conflito que eu tinha com meu passado na minha mente. Só agradeço ao autor por ter feito essa história, e principalmente ter levado Rafe ao caminho que o livro traça em seu final.

John87 03/05/2020

Não é pra tanto, mas não é pouco também
Me sinto relativamente estranho quanto a esse livro. A história é bem clichê, não tenho dúvidas, o personagem principal me deu certos ataques de raiva também, mas existem alguns diferenciais que me cativaram. Não sei explicar, mas li em dois dias, sendo um deles uma madrugada inteira, então... algo de bom eu devo ter tirado dali pra me fisgar, certo?

Enfim, recomendo que leiam e tirem suas próprias conclusões. Não é o melhor livro LGBT, mas não chega a ser o pior.

Ticinha 15/04/2020

Trágico ou Adorável?
Me recordo de ter começado a leitura com muita animação, estava ansiosa, a leitura é fácil e o humor no começo nos deixa mais a vontade. Entretanto, é conflituoso. Não consegui me identificar com o personagem, ele não quer mais ser taxado, ser definido por um título, mas é exatamente isso que ele parece buscar ao decorrer das páginas.

Não sei definir minha insatisfação, mas senti que o final deixou a desejar, talvez este "buraco" pudesse ser corrigido com uma continuação.

oraculws 14/04/2020minha estante
EU ADORO DEMAIS E FIZ O MESMO QUE VOCÊ! É FÁCIL DE LER.

Paulo.Danyel 15/04/2020minha estante
eu refiz a resenha com um pouco mais de calma depois de ler o segundo livro kkkkk E caraca, fazia tempo que não lia algo tão bom e profundo sobre ser quem você é e não viver com medo do que os outros pensarão, porque todo mundo pensa várias coisas o tempo todo, e na maioria das vezes não tem a ver com a gente. Consegui ler o outro livro em inglês mesmo pq eu não ia conseguir dormir sem saber o que acontece.

jadewest 16/03/2020

gostei bastante, porém sinto que faltou um pouco de representação lgbt, fora isso achei ele bom com vários personagens carismáticos