Apenas Um Garoto

Apenas Um Garoto Bill Konigsberg

Resenhas - Apenas um garoto

And 23/12/2020

Sobre rótulos e aceitação.
Bom para se fazer uma leitura rápida, trata de assuntos como aceitação, descoberta, escolhas. O autor desenvolve os temas de uma forma bem leve.

Álan 14/12/2020

Amei
Confesso ter ficado um pouco confuso em alguns pontos do livro, especialmente no começo, por causa das partes sobre esportes. Eles não são necessariamente o meu "forte".
Conforme avancei na leitura, compreendi cada vez mais o raciocínio de Rafe, e me vi compartilhando algumas ideias com ele (o que o "Vale" não faz com a gente?). E acompanhar seu questionamento sobre si mesmo e tanto mais foi uma experiência excepcional.
Para mim, as relações que Rafe mantém e desenvolve se dividem entre fofas, curiosas, questionáveis e apaixonantes, sem citar tudo. Acho que não fui o único a se sentir derretido ? de uma forma boa ? toda vez que os pais dele apareciam, e Claire Olivia me pareceu uma amiga simplesmente perfeita.
O final não foi exatamente como eu esperava. Na verdade, não sei se muitas coisas nesse livro foram. O que sei é que gostei bastante disso, até por ter achado bem conveniente um livro que tanto fala sobre rótulos não ir de acordo com as "espectativas" (não necessariamente sempre boas) que, de uma forma um tanto involuntária, acabei criando sobre ele.
Em um resumo bem simples: quero ler todos os livros de Bill Konigsberg que eu puder. E isso provavelmente inclui reler Apenas Um Garoto, quem sabe até mais de uma vez.

kote 22/11/2020

agagay
hmm o livro é interessante, mas em alguns pontos deixa a desejar. o relacionamento dos dois era muito fofo e tinha tudo pra ser queer platônico mas não rolou

Ash 18/11/2020

uau
gente, confesso que logo de início eu li meio arrastando pq eu estava em uma ressaca literária, mas que livro gente, eu simplesmente amei. Os personagens, a escrita, tudo. Estou um pouco triste por ter terminado.

Esse livro me trouxe várias reflexões e eu super recomendo vocês lerem. Queria falar mais, mas eu não sei colocar meus sentimentos por esse livro em um pequeno texto KSKSKSKS
Wendell 18/11/2020minha estante
Muito bom mesmo. Já li e recomendo tbm.

Evellyn 03/11/2020

Apenas Um Garoto
Bom este livro foi um verdadeiro conflito de sentimentos, no começo não simpatizei muito com os pensamentos do protagonista, mas depois consegui o compreender melhor. Foi uma boa evolução, mas não a melhor.
Foi uma leitura muito agradável, alguns momentos de raiva kkkk, mas foi divertido acompanhar a jornada do personagem.

Luh 01/11/2020

Bom!
Interessante como nos trás a emblemática é difícil situação que é ?sair do armário? em vários aspectos, perspectivas e situações.

Mas o mais importante, esteja bem com sigo mesmo e seja feliz por ser você!

Fábbio @omeninoquele 17/10/2020

O Rafe me irritou de um jeito que nenhum outro personagem foi capaz!
#OMeninoResenhando

"A culpa é sobre algo que você faz. A vergonha é sobre quem você é."

Rafe desde os treze anos se assumiu gay para sua família que o aceita super bem inclusive. Mas cansado de carregar o "estigma" que sua sexualidade parece trazer, ele decide que precisa mudar de colégio e cidade para poder começar de novo e as pessoas o verem antes de verem sua sexualidade.
⠀⠀
Então ele vai estudar num colégio interno só para meninos onde de cara se envolve com os garotos atletas, jogadores de futebol e o entrosamento deles é super de boas, e por um momento Rafe parece que está sendo o que ele desejava, alguém conhecido não por ser o garoto gay, mas apenas um garoto tentando levar a vida do ensino médio normalmente, até que ele se apaixona por seu amigo Ben e as coisas desandam.
⠀⠀
É difícil manter a farsa quando se está apaixonado pelo melhor amigo, e mesmo que as pessoas o tentem alertar sobre esconder sua sexualidade ele ainda insiste naquilo e acaba envolvendo outras pessoas na sua mentirinha, que vai virando cada dia mais uma bola de neve e que quando estourar não vai sobrar muita coisa.
⠀⠀
Preciso dizer que o Rafe me irritou muito durante uma boa parte da história. Acho que é bem insensato querer entrar de novo no armário, quando ele já era bem aceito por todo mundo que gostava dele, mas só ele não notava isso. O livro toca na questão de que não é preciso se assumir pra ninguém, uma vez que as pessoas heterossexuais não precisam disso, mas a atitude de Rafe foi bem errada, visto que se assumir gay ainda hoje é algo complicado e que muita das vezes é visto de forma negativa pela família de uma pessoa LGBT.
⠀⠀
Os pais de Rafe são uns amores e tratam muito bem o filho até demais, esse é mais um sonho pra qualquer pessoa, e parece que Rafe nem se dá muito conta disso. O Ben é um cara super legal e de boas quanto a tudo, e eu acho que se o Rafe tivesse sido mais verdadeiro desde o início, as coisas teriam ido por outro lado. Esses personagens secundários foram os únicos motivos que fizeram o livro valer a pena pra mim.

Apenas um garoto é um livro que conversa muito sobre o autoconhecer, sobre identidade, amizades e amores que é algo super normal nessa fase do Rafe de estar se descobrindo e começando a tornar-se adulto, daí acho que o livro cumpre bem a promessa nesse sentido, mesmo que a atitude do personagem não seja a mais correta, a reflexão fica como exemplo pra todos que passam ou vão passar por isso. Eu ainda consigo recomendar o livro só por conta disso, mas se for ler, já espere passar raiva com o Rafe.

#ApenasUmGaroto #BillKonigsberg #EditoraArqueiro

site: https://www.instagram.com/p/CGa0LJRj8GE/

Duda.Silveira 11/10/2020

Foi o primeiro livro gay que li, eu achei incrível!

A história de Rafe e como ele lida com a sua sexualidade, tudo que ele passa, os autos e baixos, eu simplesmente amei!

Recomendo!

amandaeunice 25/08/2020

Apenas um garoto - Bill Konigsberg
Acredito que esse livro seja ótimo pra ler, quando se encontra na ressaca ou preguiça literária. Contém uma narrativa muito leve, rápida e descontraida, além de ter um tema ótimo que é a questão da orientação sexual e os rótulos que são postos nas pessoas em geral. Muitas emoções lendo ele, dei boas risadas, passei raiva e teve aqueles de apreensão. Recomendo muito!
Louia 22/09/2020minha estante
Por favor, eu te imploro, ele vai ficar com O colega de quarto no final?

laura 17/08/2020

Sobre descobrir quem você é
Mais do que uma história de amor, uma história sobre entender melhor a sua vida.
Rafe não tem dúvidas sobre ser gay e em sua cidade natal também não tem vergonha de admitir quem ele é, desde que teve a conversa com sua mãe ela fez de tudo para fazê-lo se sentir aceito, coisas até demais de acordo com Rafe.
Ele se sente sufocado por tudo isso, por ser sempre definido como o garoto gay por todos na cidade, ele quer uma pausa de ser gay e esse é o motivo dele ir para uma escola interna só para garotos longe para terminar o ensino médio.
Tudo vai bem por algum tempo, Rafe é aceito no grupo de atletas e a vida na escola é ótima. Só que esconder quem você é por muito tempo começa a afetar suas amizades, inclusive a sua relação com a melhor amiga Claire Olivia que não gosta de Rafe escondendo quem ele é.
É através de textos para sua aula de escrita que nós vamos entendendo mais o Rafe, entendendo porque ele nunca gostou de toda a extravagância de seus pais, entendendo toda a pressão que ele vive por não ser só o Rafe, mas sim gay Rafe.
As coisas também vão se complicando quando Rafe vai se apaixonando pelo seu melhor amigo Ben.
O livro é muito interessante, é legal ver todo o dilema de Rafe e os seus pensamentos, ele se apaixonando e se descobrindo novamente.
Eu como fã de um romance senti muita falta, mas eu entendo que o livro é bem mais que isso. É um livro gostoso para pensar sobre rótulos e sobre como escolhamos ser vistos pelo mundo.
Infelizmente não foi algo que me atingiu e me fez me apaixonar pelo livro, mas dependente da pessoa pode ser um livro incrível.