Fábrica de Vespas

Resenhas - Fábrica de vespas

Como faz 19/05/2021

Gente
Credo que que isso
Tô bem traumatizada e perturbada
Qm me indicou que pague uma terapia agora

Carla Cristina 18/04/2021

Fábrica de vespas...
Um livro bem diferente do que eu esperava... Relações conflituosas, vc fica enjoada com a capacidade maldosa de uma criança onde os adultos fingem não ver... Em vários momentos fiquei em dúvida sobre a culpa de tanta violência ser apenas do abandono ou de algum tipo de psicopatia... Enfim, valeu a leitura, principalmente pelo final, que me deixou pensando no que eu perdi no meio do livro...

honeyfields 06/04/2021

Eu esperava muito, muito mais. Pelos vídeos que eu vi no youtube, era pra me deixar sem dormir, mas eu fiquei neutra praticamente o tempo todo. O plot twist do final ficou voando no meio de tudo, as pontas ficaram soltas e no fim não tem objetivo.

Renan 30/03/2021

Bizarríssimo
O livro nos apresenta a história de Frank, um jovem de 16 anos que mora numa ilha do interior da Escócia com seu pai. Frank nunca foi à escola, por não ser registrado, e a sua vida se resume à ilha, e às torturas e barbáries que pratica com animais. Ah, e claro, Frank é um sociopata em ascensão que já assassinou 3 crianças.

Nessa obra, Banks nos transporta para a mente doentia de Frank, e para o receio que o garoto tem de reencontrar seu irmão, Eric, que acabou de fugir de um sanatório, após ter enlouquecido completamente e se tornado um assassino em série de cachorros. Uma história bizarra, doentia e crua, com um plot twist incrível.

"A Fábrica foi ligada. É chegada a hora."

Le Romero 24/03/2021

bizarro e pertubador
o livro é bom, nunca acertaria o final, porém a vegana que habita em mim e ama bichinhos não permitiu dar 5 estrelas hahahahaha, mas esse final foi sem palavras e com certeza é o livro mais bizarro e perturbador que já li.

Kel 24/03/2021

Perturbador
Visceral e muito forte, o livro aborda um psicopata e assassino em formação. Francis não tem empatia por ninguém. Passa os dias como um inútil, o que lhe proporciona tempo de sobra para pensar em armadilhas mirabólicas para exterminar seus disabores. O maior porém é que os disabores são crianças, e pior, seus parentes próximos, o irmão mais novo e dois primos. O primo é outro ser desprezível e cruel, mas a ideia de se pagar violência com violência é o que incomoda no livro. Esse primo morre de picada de cobra, mas a passagem é narrada de um jeito que nos faz tremer de agonia e aflição, dá vontade de entrar no livro para tentar salvar o tal primo. A prima morre com balões, voando ao longe, confesso que achei um tanto engraçado apesar da maldade. Agora o irmão mais novo morre de bomba, e a crueldade atinge seu nível maior. Só que ao longo do livro somos apresentados a personalidade do assassino e seu perfil psicológico bizarro. A fabrica de vespas é nada mais que um cativeiro onde as vespas estão condenadas a morte, uma espécie de labirinto cruel. O "esconderijo" do assassino conta também cm ossos de animais mortos, dentre eles um crânio de cachorro, canino esse que o teria atacado em sua infância e portanto mutilado na sua condição de homem, o que justificaria em parte seus problemas psicológicos e tendências psicopatas, porém o livro tem uma reviravolta no final nos apresentando não a um assassino e sim a uma assassina, quando a personagem principal descobre sua verdadeira identidade confrontando um pai ainda mais perturbado do que ela que a criou como menino após a morte da mãe. Esse final vale muito, surpreendente e de cair o queixo, afinal Francis torna-se Frances, porém como não justifica a maldade como resultado de uma criação que ofende a identidade de gênero, foi o que desabonou um pouco a história. Ainda assim vale a leitura, para os fortes de estômago.

cafeína_ebórea 23/03/2021

Cruel e metódico
Frank o protagonista da história, é perfeccionista, e com um caráter totalmente questionável, narra sua história de vida cheia de peculiaridades e idiossincrasias. Quando finalmente descobrimos as razões do caráter tão peculiar do personagem, tudo passa a fazer mais sentido e o final foi totalmente impensável (para mim). Uma obra muito boa, e que merece ser lida com suspensão de valores e pra alguns, estômago.

O livro me surpreendeu positivamente e me fez repensar novamente a questão da crueldade humana/sociopatia e como essa se apresenta no indivíduo.
?????

wild at heart 13/03/2021

"uma morte é sempre excitante, sempre faz com que você perceba quão vivo e vulnerável está, mas quão sortudo é"

Esse livro me pegou de jeito, a atmosfera dele é estranha e desconfortável, tudo é TÃO estranho, a relação familiar, as histórias dos personagens, até (e principalmente) o próprio protagonista é estranho, mas apesar de tudo ele te prende de uma forma que você não consegue largar o livro, você so quer cada vez mais entender o que está acontecendo e quando você chega no final e entende o por que de TUDO, minha nossa...
Eu estou extremamente perplexa eu so consigo pensar na revelação final e pensar "minha nosa que filho da..."

Rafa 28/02/2021

Frank – um garoto de 16 anos bastante incomum – vive com seu pai em um vilarejo afastado, em uma ilha escocesa. A vida deles não é nada convencional. A mãe de Frank os abandonou anos atrás; Eric, seu irmão mais velho, está confinado em um hospital psiquiátrico; e seu pai é um excêntrico sem tamanho.Para aliviar suas angústias e frustrações, Frank começa a praticar estranhos atos de violência, criando bizarros rituais diários onde encontra algum alívio e consolo. Suas únicas tentativas de contato com o mundo exterior são Jamie, seu amigo anão e os animais que persegue ao redor da ilha. Frank desconhece a escola e o serviço social, já que seu pai acredita na educação “natural”. Quando descobre que Eric fugiu do hospital, Frank tem que preparar o terreno para o inevitável retorno de seu irmão – um acontecimento que implode os mistérios do passado e vai mudar a vida de Frank por completo.

Vou ser sucinto nas minha impressões sobre o livro: história bizarra, quase sem nexo e nem o plot final me surpreendeu a ponto de eu considerar o livro bom. Minha sensação foi de que só perdi tempo lendo o livro, infelizmente!!

Nicole Longhi 25/02/2021

Podia ser melhor
O livro é narrado em primeira pessoa por Frank, um adolescente inteligente que mora isolado em uma ilha com seu pai. Mas há́ um detalhe que ninguém sabe: ele é um psicopata em formação. Adora beber até́ cair nos pubs, torturar animais indefesos e construir armadilhas em torno da sua ilha. Frank nunca frequentou a escola, não tem carteira de identidade e nenhum registro que conte sua história, ou seja, para o mundo ele não existe.

Esse foi um livro que eu li super rápido, ele tem 233 páginas e fiquei bem curiosa pois era o livro de estreia de Iain Banks. É um gênero que eu adoro, porém, não foi um livro que me agradou muito. O livro é focado em narrar como funciona a mente de um psicopata em formação, suas ações e pensamentos. Não é um livro com ação ou que nos deixe apreensivo, e a única surpresa que ele fornece para leitor é a descoberta final no último capítulo.

Resenha completa no site She is a Bookaholic

site: https://www.sheisabookaholic.com/2021/01/resenha-fabrica-de-vespas-iain-banks.html

Andrea 15/02/2021

Livro completamente aleatório
Fazia muito tempo que não lia algo tão sem noção como Fábrica de Vespas
A história leva nada à lugar nenhum. É um compilado de pensamentos (bizarros) de Frank e lembranças (medonhas) de seu irmão Eric. A ideia de mostrar um psicopata em formação é bem interessante, mas foi mal conduzida. Existe um plot twist completamente inesperado, mas, mesmo assim, não valeu a leitura. Maus tratos detalhados de animais por todo lado.

iammoremylrds 14/02/2021

o início do livro é mt bom, mas dps, com o desenrolar do livro vai só ladeira abaixo, deixando pontas soltas e focando em coisas nd a ver, além do fato do livro ter um trecho claramente acefóbico...

sigma 02/02/2021

Insano, bizarro, louco
O que esperar de um livro com este título? Bem, logo nas primeiras páginas, o autor já chega mostrando claramente como será o teor da história. Mas onde se encaixa o insano, bizarro e louco?
A narrativa da obra é toda em torno de um único personagem (Frank). Você já consegue perceber o quão bizarra a história se torna já nas primeiras páginas devido às ações insanas do personagem que narra toda a história. O mais louco de tudo é que em toda ela você consegue perceber o quanto que alguém se desenvolve e cresce já fazendo coisas que não fazem dele uma pessoa normal, mas sim um psicopata em formação. Além do mais, a história deixa uma grande revelação para o final, que ao meu ver, vale muito a pena.

A leitura é boa, não é enfadonha e vale muito a pena.
A edição, em capa dura, é primorosa tal qual a darkside books sempre capricha.
O autor, Iain Banks, foi a primeira obra que li.
Recomendo.