Fábrica de Vespas

Fábrica de Vespas Iain M. Banks

Resenhas - Fábrica de vespas

Kevin 22/08/2021

Escatológico, BEM descritivo e previsível
Primeiro devemos dizer que esse é um livro pretensioso, seu ano de publicação é 1984 e tratar de assuntos relacionados a pessoas que não são neurotípicas de uma forma tão crua teria sido massacrado se fosse publicado hoje... Porém particularmente acredito que se não fosse toda essa pretensão, todo esse choque causado pelo livro, ele não faria o sucesso que fez. As relações entre os personagens não são bem desenvolvidas, Frank tem uma apego inexplicado pelo irmão, Eric, o irmão, tem um trauma completamente estúpido pra um estudante da área da saúde (fiz enfermagem e vemos coisas bem piores em aulas do que o que foi visto por ele no hospital), o pai é apresentado como um homem excêntrico aficionado por medidas e quantidades, toda essa fixação dura três ou quatro capítulos e é relembrada no final do livro, a "misteriosa" Fábrica aparece uma vez e é confusa e porcamente descrita e por fim o plot relacionado a Frank, vocês realmente não perceberam isso associando o que é dito que o pai fazia com Eric e a cena do "xixi" pós bebedeira no posto? Porém, preciso admitir que minha primeira suposição, logo no começo do livro era de que os irmãos tinham um relacionamento incestuoso.
Esperava mais, ele falha em explicar por que Frank age como age, ou a motivação para que o pai faça o que fez e pra mim o pior é a motivação para a problemática envolvendo Eric.

marcuswco 19/08/2021

Esse livro é nojento! Parece uma versão muito piorada de Precisamos Falar Sobre Kevin. Chega a ser injusto mencionar esse último para comparar com essa atrocidade literária. O livro só não merece nota zero porque é fácil de ler. São poucos personagens e é fluido, exceto nas partes nojentas. O protagonista é detestável desde o começo. Acho que o autor forçou muito nas cenas de assassinato, bem como no plot twist no final. Muitas coisas que acontecem não são tangíveis, beirando a fantasia por vezes. Aliviado em ter terminado porque agora posso começar algo melhor.
booksgioh 19/08/2021minha estante
Esse livro é horrível, chato e repetitivo. Todas as explicações sem sentido, bem como, o plot final forçado. Concordo com você.

Denise.Marreiros 18/08/2021

Esse livro foi uma daquelas viagens que a gente vai do nada para lugar nenhum e se pergunta: O que eu tô fazendo com a minha vida?

Achei o personagem interessante em alguns momentos e isso justifica as estrelas que dei, isso e somente isso.

Não valeu a leitura e não passou nem perto de ser crível para fazer algum sentido.

Rosana.Oliveira 09/08/2021

Perturbador
Um livro de terror escrito pela visão da pessoa que comete atrocidades. Difícil de ler em alguns momentos. Gostei da história, mas eu esperava mais do final.

Isabel 31/07/2021

Difícil de largar
É meio estranho dizer que eu me senti preso a história, mas é a verdade. Perto do final vão surgindo várias reviravoltas, o que coroou a leitura muito bem para mim.

anterique 29/07/2021

Complicado...
Bem, o livro foi uma verdadeira montanha russa, tem alguns ponto bons (mas que precisavam terem sido melhor trabalhados), existem muitas pontas soltas. As justificativas para as mortes eram tão???????? O final foi interessante, mas não foi algo inovador para apagar os erros cometidos. Um livro para quem tem estômago (pq tem cada coisa...) tudo é bem louco.

Thiago.Moreira 12/07/2021

Final ridículo
Livro sem pé nem cabeça, família maluca e desestruturada, tortura, maldade excessiva, criança egocêntrica e que se acha esperta. A revelação no último capítulo foi bem original mas ainda assim não justifica o "final feliz" da historia.

Alle_Marques 01/07/2021

“...a Fábrica me contara.”
...
A impressão que tive após terminar a leitura foi que o autor almejava tanto, mas tanto, mas tanto, fazer um plot twist surpreendente do qual ninguém conseguisse prever que por causa disso abriu mão de escrever uma história coerente e completa, ele se perdeu e acabou por prejudicar um livro com tudo para ser excelente, no final é entregue uma história confusa, muitas vezes sem sentido, sem logica e explicações quando são mais necessárias, além das várias pontas soltas que o livro contém. Outra impressão forte que me veio foi a de que são duas histórias em uma, o plot twist é sem sentido e não funciona, é desconexo com o restante da obra e NÃO JUSTIFICA a psicopatia do Frank, ou pelo menos não foi trabalhado o suficiente para isso, além de ser extremamente problemático, e a “grande verdade por trás de Frank” ser revelado apenas no último capitulo não ajuda em nada a obra, não teve tempo suficiente para ser desenvolvido e pareceu algo jogado gratuitamente, apenas para causas polemica e choque os leitores, foi uma péssima ideia do autor, e quanto aos personagens, suas atitudes e decisões não fazem sentido nenhum na maior parte da história, principalmente do pai, e os coadjuvantes poderiam terem sido melhor desenvolvidos.

A capa, a sinopse e os primeiros capítulos foram feitos para cegar e atrair, o livro é sedutor e até o final eu estava gostando bastante, tinha problemas, claro, mas eu estava disposta a relevar eles, mas com esse final isso se mostrou impossível, se o livro fosse desde o começo levado por esse caminho ou até se o plot twist tivesse sido revelado antes ou tivessem mais capítulos para explicar e desenvolver o que faltou, aí sim teríamos um livro incrível, corajoso e inesquecível, mas na realidade, temos um livro feito apenas com a intenção de enganar, mas nem se deu ao trabalho de fazer isso direito.
...
“Uma morte é sempre excitante, sempre faz com que você perceba quão vivo e vulnerável está, mas quão sortudo é. Mas a morte de alguém próximo dá uma boa desculpa para que você fique um pouco doido por um tempo, e faça coisas que de outro modo seriam indesculpáveis. Que maravilha seria agir feito um alucinado e ainda assim ganhar a simpatia de todos!”
18° de 2021
Desafio Skoob 2021

Ana:) 30/06/2021

Foi aquela coisa né, gostei da história? porém a escrita ficou muito sem sal aff! Os fatos deveriam ser melhores organizados e as personagens deviam ser descritas de uma maneira melhor

AlessandraD. 26/06/2021

Terminei o livro recentemente e chegou uma parte que não aguentava mais. Pensei diversas vezes em abandonar a leitura.
A família do personagem principal é desequilibrada (pai, mãe e irmão) e o próprio personagem principal, se bem, que toda visão do livro é sobre seu ponto de vista. Não acontece nada durante 150 páginas só lembranças de atitudes cometidas pelo protagonista. O final é bom mas acaba ficando morno como todo o resto.

Vivi 23/06/2021

Francis amava torturar insetos e também cometeu assassinatos por motivos tão besta . Sim ele tinha um desvio de conduta assustador um psicopata mesmo. Depois que li Anatomia do Mal sei que é possível. Não se conformava com a fraqueza do irmão pós um trauma. Odiava mulheres e crianças e com apenas 16 anos bebia e não era pouco. Não tinha documentos ou seja para o mundo ele não existia. Suas reflexões sobre o mundo até que eram plausíveis até para o momento atual.
Eu confesso esperava algo diferente desse livro mas isso não o torna ruim ele é bom. E as revelações me deixaram de queixo caído. E tudo começou a fazer um certo sentido deixando claro que nada de suas más ações.

" Acreditando na minha grande ferida, minha mutilação literal da sociedade do continente, eu parecia ter levado a minha vida sério demais - e a vida dos outros, pelos mesmos motivos, com muitos descasos."
" Os assassinatos eram a minha própria concepção, meu sexo. A fábrica era minha tentativa de construir a vida, de substituir o envolvimento que, de outra forma, eu não desejaria. "

OS-LIVROS-NA-VIDA 13/06/2021

O livro e muito doido, toda hora uma coisa diferente .
Só tem gente perturba, e o final meu pai amado é muita loucura para um livro só.

Maria.Printes 04/06/2021

O livro em poucos momentos me causou repulsa, acho que nem mesmo é a palavra certa.
O final de certo modo me surpreendeu.
No entanto, há pontas soltas.

Rom$ 24/05/2021

Surreal e inovador
O livro conta a história de Frank, um jovem de 16 anos com tendências psicopatas, ele vive isolado em uma ilha, mora apenas com o pai.
Sua mãe abandonou a casa e seu irmão mais velho estava detido.

O livro mostra o viés da mente, Frank mata animais por prazer, da pior forma possível, e para ele e como se fosse troféus, e não satisfeito, mata também pessoas, de maneira criativa.
Algumas cenas tem requinte de crueldade, o que torna o livro visceral, prepare-se.

O livro em si divide opiniões, mas pra mim foi incrível, nada clichê, conturbado e tem um final marcante e avassalador, nada visto antes.

Até que ponto um trauma pode afetar a sua vida?
Descubra em Fábrica de Vespas