Fábrica de Vespas

Fábrica de Vespas Iain M. Banks

Resenhas - Fábrica de vespas

Raiana 06/11/2020

Uma confusão que prende
O narrador personagem, que é protagonista desta história, nos leva pro seu mundo, contando a história do seu ponto de vista, deixando algumas lacunas incompreensíveis.
Longe de ser uma narração comum, o livro nos deixa com muitas dúvidas a respeito do futuro dos personagens.
Contém partes um tanto violentas, rica de detalhes, mas que na verdade só condiz com o pensamento do personagem.
Para quem busca uma experiência diferente, em termos de narrativa, é uma boa escolha.

Lilian.Ladeira 01/11/2020

O livro em si não tem muito a ver com a resenha disponibilizada. Mas não gostei do livro por isso. Leitura arrastada, detalhista em excesso com um final até razoável, mas não o suficiente para compensar o livro todo.

Hello_iza 27/10/2020

O QUE FOI A CENA DO BEBÊ?
Um livro MUITO incômodo, o personagem principal tem pensamentos que te deixam angustiado por o personagem ser tão frio e perturbado

Sinto que esse livro tem um toque de narrador não confiável assim como a menina submersa no sentido de ser uma pessoa psicologicamente instável e também como Lolita por ser um protagonista um tanto persuasivo e "natural" por assim dizer, por um segundo ele pode até te fazer acreditar na verdade dele devido ao seu tom natural

Lembrei muito do filme de precisamos falar sobre Kevin já que não li o livro, percebo toda a influência que tem nessa história, principalmente no paralelo de que ambos tem problemas familiares ou pessoas perturbadas na família então a gente até chega a questionar se o personagem nasceu assim ou teve alguma influência familiar, nós dois casos acho que os dois personagens são realmente perturbados e isso não tem nada haver com a família

Gostei bastante da releitura, me fez olhar o livro com outros olhos já que da outra vez tinha dado 2 estrelas e agora dei 4

Rick 20/10/2020minha estante
Foi a mesma sensação que tive com esse livro, o final não me convenceu, achei apressado demais terminar daquele jeito.

Libio 15/10/2020

Nem tudo que tu acha é. Histórias que tu ouve nem sempre são verdadeiras. Aqui nessa história mostra um adolescente/jovem muito chato (põe chato), um ser humano horrível. Nesse aspecto é legal o livro, porém senti que faltou algo mais no enredo, algo mais sabe? Mas de modo geral "aceitável". Recomendaria esse livro para pessoas chatas, para deixarem de serem chatas (risos).

betina 01/10/2020

Visceral e instigante
A Fábrica de Vespas é um livro difícil mas a leitura vale muito a pena! A maneira como o autor criou Frank e todas as nuances de sua personalidade é incrível. Apesar de ter vários gatilhos (é importante lembrar!) vou sempre tentar fazer uma releitura pra absorver algo novo. O desfecho é meio absurdo mas combina com toda a loucura do livro afinal.

Flavinha499 01/10/2020

Espantoso
Um livro q instiga pela
violência gratuita e pelo final meio absurdo.

Dani 30/09/2020

A loucura
Que livro insano. Achei a escrita do autor cansativa e a leitura transcorreu lentamente. Achei o enredo às vezes u. Pouco perdido, às vezes confuso. Mas, certamente nos traz mentes perturbadoras. Somente mais para o final do livro a leitura flui um pouco melhor, pois os assuntos em abertos começam a fechar e fazer um pouco de sentido, embora não justifique as ações cruéis relatadas ao longo do livro. O final acabou sendo uma revelação e tanto, pois eu já não esperava mais nada dele.

Dri - @leiturainsone 30/09/2020

Livro bom
Por ser um livro narrado em primeira pessoa, perdemos alguns fatos da história. Senti falta, por exemplo, de um maior desenvolvimento sobre a história de Eric, irmão do protagonista. Isso porque estamos totalmente a mercê do que Frank quer nos contar, assim, apenas nos capítulos finais é que descobrimos um pouco mais sobre o irmão e seus distúrbios mentais.

A narrativa é bem arrastada justamente por uma escolha do narrador: são páginas e páginas de descrições lentas sobre sua rotina meticulosa e seus planos diários para distração. Em contrapartida, poucas linhas são dedicadas às histórias sobre seus crimes e motivações. Nas primeiras linhas da obra têm menção às Estacas Sacrificiais e terminamos sem saber ao certo para que elas servem. Claro que temos algumas pistas ao longo da narrativa que nos permite criar uma interpretação sobre, mas nada muito certo.

Com o plot twist, no final do livro, acontece a mesma coisa: poucas linhas e um final abrupto. Entendo perfeitamente que essa foi uma tática do autor para nos fazer pensar, seu objetivo não era o de entregar as respostas, e sim gerar muitas discussões.

Afinal estamos na mente de um psicopata e a narrativa é inteiramente acompanhada pelo velho questionamento: o homem nasce bom ou a natureza o corrompe? E talvez essa seja a maior relação que o livro tem com o clássico ?Senhor das Moscas?. Como as crianças desse livro, Frank também mora numa ilha e, apesar de viver com o pai, ele tem total liberdade para criar seu mundo, suas regras e rotinas macabras para se distrair.

Frank tenta demonstrar sua superioridade, por conta de uma deficiência, ao maltratar outros seres humanos e animais. Porém, ele sente algum remorso em alguns momentos, mas apenas em relação aos animais.

Não é um livro fácil, tem muitas cenas violentas. Mas, no geral, gostei muito. Foi minha melhor leitura de setembro.

angel? 28/09/2020

É sempre mais fácil ter sucesso na morte
Diferente de várias pessoas que fizeram resenha aqui, não achei nem um pouco perturbador, mas é brilhante, com certeza. Que livro sensacional, honestamente, um dos melhores e mais pirados finais que eu já vi.

Bu 27/09/2020

Perturbador...
Você é guiado por uma história bem conturbada, cheia de segredos e atitudes duvidosas, mentes perturbadas e uma caralhada de outras coisas que te faz muito encômodo.
Não é uma leitura pra todo mundo, muitas partes de deixam ruim, mais tão ruim que você tem que parar de ler, fazer outras coisas e refletir sobre o que leu.
Um aviso, quem gosta muito de animais passe longe certo, gosto bastante, mas algumas vezes saio da minha caixa para ver coisas que me desmonte pra depôs me recompor e me sentir humano novamente.

charlie54 24/09/2020

Sentimentos conflitantes
Esse não é um livro fácil. Primeiro, não recomendo ler se você for sensível. O nosso protagonista machuca animais casualmente e já matou 3 pessoas (crianças pelo visto), e fala abertamente sobre isso.

O contexto do livro em geral não me deixou mal (provavelmente porque já me acostumei a ler coisas assim), mas o que mais me incomodou foi a lucidez do protagonista. Ele é claramente perturbado, mas é inteligente e consciente do que faz. Ele inclusive argumenta várias vezes sobre o como é "explicável" tudo o que ele faz. Acho que é isso que um livro desse tipo tem que fazer com o leitor. Nos deixar questionando sobre o quão certo e o quão errado ele está. Quer dizer, óbvio que ele tá errado, mas ele fala de um jeito tão natural, como se fosse uma coisa banal, que a gente meio que aceita. Frank também tem uma visão deturpada sobre mulheres, provavelmente devido a traumas, ou a influência seu pai, não tenho certeza. Mas isso também me deixou desconfortável.

Óbvio que a outra coisa que me perturbou mais foi o final. Acho que se você ver o final como uma "desculpa" pro resto do livro, vai acabar odiando.

Toda a família de Frank é bagunçada da cabeça, e a gente vê isso claramente durante a narrativa. Isso também é bem desconfortável de ver.

Achei muito interessante a explicação da Fábrica, não era o que eu esperava.

Não tenho certeza de como me sinto com relação a esse livro. As vezes sinto que odiei lê-lo e outras vezes sinto que amei. Enfim kkkkkk

Dany.Marques 15/09/2020

Sensacional
Apesar de ter visto algumas opiniões acerca do livro sobre como ele era pesado em descrever certas coisas, me interessei em ler e não me arrependi. Realmente ele é um pouco pesado em algumas partes mas isso não interferiu em nada na minha leitura. Me prendeu do início ao fim e me ganhou no final.