Fábrica de Vespas

Fábrica de Vespas Iain M. Banks

Resenhas - Fábrica de vespas

sigma 02/02/2021

Insano, bizarro, louco
O que esperar de um livro com este título? Bem, logo nas primeiras páginas, o autor já chega mostrando claramente como será o teor da história. Mas onde se encaixa o insano, bizarro e louco?
A narrativa da obra é toda em torno de um único personagem (Frank). Você já consegue perceber o quão bizarra a história se torna já nas primeiras páginas devido às ações insanas do personagem que narra toda a história. O mais louco de tudo é que em toda ela você consegue perceber o quanto que alguém se desenvolve e cresce já fazendo coisas que não fazem dele uma pessoa normal, mas sim um psicopata em formação. Além do mais, a história deixa uma grande revelação para o final, que ao meu ver, vale muito a pena.

A leitura é boa, não é enfadonha e vale muito a pena.
A edição, em capa dura, é primorosa tal qual a darkside books sempre capricha.
O autor, Iain Banks, foi a primeira obra que li.
Recomendo.

jamis 20/01/2021

Desenvolvimento arrastado demais
O começo desse livro foi muito bom, mas com o passar da história o autor ficou muito focado em detalhar as torturas com os bichinhos e as bizarras coisas aleatórias que o Frank fazia na fábrica e acabou se esquecendo de se aprofundar mais sobre a relação dele com o pai e a volta de seu irmão. E o final...é um plot bom, porém, usar aquilo como "justificativa" para tudo que Frank fez não teve sentido algum ao meu ver.

Bruno 09/01/2021

Fui com muita sede ao pote.
Sinceramente esperava outra coisa neste livro. Ele parece uma mistura de as aventuras de Tom Sawyer do Mark Twain misturado com o psicopata americano. A ingenuidade do garoto me incomodou muito, pois apresenta uma visão bem infantil e ao mesmo tempo o lado "psicopata" dele soa um tanto forçado... Não sei, só não gostei.

Laíza 07/01/2021

Não sei se gostei ou não
A história em si não é desinteressante, mas o autor passa muitas páginas descrevendo a paisagem. Tipo, muitas mesmo. Descrições que no início ajudam a entender como é a ilha onde o menino mora, mas depois se tornam totalmente desnecessárias.
Há uma surpresa no final, mas que para mim não foi surpresa porque eu li o final antes. Não faça isso.

magerdulo 06/01/2021

livro bom, final fraco
o livro tem uma escrita única. humor ácido, sarcasmo, muita violência e tortura.

o livro é bom, mas entre a metade do mesmo, até mais ou menos a página 150, fica meio chato, porque os acontecimentos importantes demoram a acontecer e o autor parece esquecer que precisa-se de emoção, angústia e medo para se escrever um livro desse tipo.

o plot twist do final é incrível. você percebe que o autor deu dicas daquilo durante todo o livro ? a forma como Frank ficava bêbado mais rápido, por exemplo ?, mas só associa tudo na hora da descoberta. para finalizar um livro único como esse, só um final tão único quanto.

mesmo tendo gostado do livro, o final deixou várias coisas inacabadas. o que acontece com o Eric? como a Sra. Clamp e o homem do pub simplesmente não fizeram nada? como Eric não lembrava quem Frank realmente era? O Frank vai fazer algo contra o pai? Pra que servia a Fábrica, afinal de contas?

enfim, resumidamente, o livro todo é sim bom, mas o final é fraco, aberto demais e sem sentido. se não fosse por isso, teria cinco estrelas.

Dudu Menezes 04/01/2021

Uma paulada na mente!
Um pai excêntrico, com obsessão por medidas. Um irmão que foge do hospício e está voltando para a casa. Uma deficiência, devido a um acidente ocorrido na infância; uma rotina de desprezo pelas diferentes formas de vida, sem culpas, criando um mundo à parte, já que o pai sempre o manteve recluso, sem registro e com pouco convívio social. Um livro para mergulhar na mente, em formação, de um psicopata - o narrador dessa história, Francis Cauldhame (o Frank), de 16 anos.

A história é narrada em primeira pessoa e te dá uma porrada atrás da outra. Um livro que perpassa a discussão de gênero, considerando a influência das relações familiares para a determinação do "lugar" que homens e mulheres ocupam na sociedade. Uma baita reflexão sobre a maldade humana e as invenções macabras que uma mente, adoecida, pode criar. As reflexões do narrador causam um enorme incômodo, mas nos ajudam a enxergar a influência que a visão de mundo predominante, em uma determinada época (aqui, no caso, os anos 80), exerce sobre a formação das crianças e nos mostra o que todos nós temos a ver com isso.

flaviathaiss 22/12/2020

Achei demais
Li antes esse livro antes de criar a conta no skoob então vou falar do que me lembro. Eu achei a história muito sombria e obscura principalmente por se tratar da história de uma criança, entender a cabeça do personagem principal é realmente difícil o pq de seus atos, e a forma que a chegada de seu irmão vai deixando o ambiente muito mais tenso, você chega a imaginar mil coisas pra explicar sobre ele, seu irmão, seu pai, o final do livro, mas você não faz ideia é impossível você acertar, eu cheguei até pensar em coisas muito feias kkkkkk pretendo reler porque li muito rápido você fica desesperado pra saber o que acontece, como a maioria já diz é fato que não vai agradar a todos, é do tipo que ou você ama ou você odeia, e eu amei.

Maia 21/12/2020

Para mim o livro não desceu, a história é bastante pesada, o que não vejo como um defeito pois esta é a proposta dela, porém a história não levou a lugar algum. A história toda é elaborada através de uma tensão a respeito de um evento que vai acontecer, porém quando este acontece é extremamente desinteressante e corrido.

shamil.le 16/12/2020

Gostei muito do livro e do plot twist... Confesso que se eu soubesse de algumas coisas, não teria lido...
**Obs: Contém gatilho com animais**

Lili 12/12/2020

Incrível
Mostra a maldade no cerne desde a infância, as loucuras, insanidades na vicissitude dos fatos. As desculpas sem remorsos e a cumplicidade cruel no vínculo familiar, A Fábrica como resposta para a dúvida, planos ardilosos e impiedosos levariam sempre à morte como resultado às dúvidas da mente perversa. Final foi só a cereja do bolo. Cada detalhe, cada sugestão que fomenta a curiosidade do começo ao fim. Recomendo para quem gosta de ler sobre Serial Killers, pois já têm uma noção de mentes doentias.

Lucca 09/12/2020

Fábrica de vespas
Esse é o livro mais "Ame ou odeie" que eu vi no skoob. É uma leitura extremamente desagradável e difícil de ingerir, o que eu acredito fortemente ser proposital, e eu honestamente gosto do livro pelo final dele. Valeu a pena pela experiência degradante que é ler fábrica de vespas, a história de uma criança psicopata que desafia o leitor a encarar as páginas repletas de violência gratuita jogada na sua cara, com uma ironia na conclusão da história.

AIinne- 24/11/2020

Fábrica de vespas
Ouvi falar muito bem desse livro, que o final era de cair o queijo e tals... No decorrer do livro até achei interessante, te prende do íncio ao fim! Mas o final meus amigos... O final é simplesmente PODRE. Totalmente nada haver com a história, deixando muitos pontos em aberto, sem pé nem cabeça.

Murnyx 14/11/2020

Comecei a leitura com uma amiga e terminei na base da raiva. Foi um livro complicado de terminar, dificil de ler e engolir o que foi escrito. O final eu nem sei se é possível comentar.
Pretendo reler em algum momento pra ver se a opinião muda, mas por enquanto não foi uma experiencia legal.

Tabs 26/02/2021minha estante
O encaixe perfeito da frase: ?mulheres querem dar voz a seu poder e não tomar para si o poder problemático dos homens? é isso ??