Fábrica de Vespas

Fábrica de Vespas Iain M. Banks

Resenhas - Fábrica de vespas

Ju 12/01/2022

Sinceramente???

Que livro blah! Tem algumas revelações bem fodas, mas 85% do livro é só o personagem fazendo coisas sem noção e falando coisas sem noção.
Só não dou 1 estrela pela criatividade.

Barbfxx 06/01/2022

Absurdamente caótico!!!
Sempre tive vontade de ler esse livro, e eu gostei MUITO. A trama é envolvente, e faz com que você não queira parar de ler para saber o que vai acontecer. Apesar de parecer um livro previsível ele não é nada disso, fiquei extremamente surpresa com o final e achei super interessante o desenvolvimento dos personagens. Uma leitura maluca e que recomendo para todos que tenham um estômago forte.

ER280652 06/01/2022

Um dos melhores.
Esse foi o melhor livro que já li até agora.
Muitas pessoas tem uma opinião bem dividida a respeito desse livro, mas definitivamente a minha experiência foi muito positiva. Gostei do fato de ser narrado em primeira pessoa. Acompanhar a rotina de Frank é uma experiência única, e o Plot Twist do final deixa o leitor ainda mais intrigado. Uma leitura difícil e perturbadora, mas um ótimo suspense psicológico sobre crianças psicopatas. Definitivamente recomendaria. 100/100.
Jeh New 03/08/2022minha estante
Concordo claramente contigo! Aliás acabei de fazer minhas crítica muito próximo a sua. Excelente demais !

Choi 22/12/2021

Um absurdo de bom
Pra começar, o livro atingiu sim minhas expectativas.
Eu não achei o livro pesado, mas isso varia muito de pessoa pra pessoa, eu amei o livro mas também ja pessoas falarem super mal.

O livro é bizarro, o Frank e a família dele é bizarra, o final é bizarro e te pega muito de surpresa.
E oq eu mais gostei nesse livro foi o jeito que primeiro ele coloca tal coisa ali e no decorrer da história ele explica oq é aquela coisa (não sei se deu pra entenderKKKKKKKKK)

Eu tive que fechar o livro umas 3 vezes e pensar noq eu tinha acabado de ler e falar "wow isso realmente conheceu?" e algumas poucas vezes eu senti agonia.
Eu também dei muitas risadas de algumas coisas desse livro, foi uma leitura muito boa.

Em momento algum eu senti a leitura arrastada, muito pelo contrário, eu queria ler mais e mais pra ver oq ia acontecer e também para entender coisas que ainda seriam explicadas.

Enfim, favoritei!

Jaqueline.Pinheiro 16/12/2021

Um livro nada agradável de ler, pois gera incômodo e repulsa. Esses sentimentos são despertados pelo comportamento perverso, doentio e intolerante de Frank, o personagem principal.

Desde o primeiro contato e possível perceber que a família inteira não é muito ajustada mentalmente. O pai tem mania de medir e catalogar TODOS os objetos de casa e ainda obriga que Frank conheça e decore essas medidas.

Frank não é filho único, tem um irmão chamado Eric, seu irmão mais velho. Eric está preso em um hospício e grande parte do livro vamos acompanhar esse possível retorno, já que o internado escapou do manicômio.

Mais adiante, descobrimos outros personagens importantes para trama, principalmente para desenhar o lado sombrio de Frank. Outro ponto importante é um acidente ocorrido com o personagem principal ainda durante a sua primeira infância.

P.S. A virada é muito boa e impactante. Infelizmente, acabei descobrindo, o que tirou um pouco do impacto.

Rafilds 16/12/2021

Digerindo tudo
Livro narrado em primeira pessoa, fluido e pesado. O final do livro consegue justificar os meios da trama. Não desgosto mas não indico. Sei lá?

Nana 14/12/2021

Incrível. Simplismente.
Li esse livro há alguns anos atrás, eu era bem nova e minha experiência lendo esta obra foi simplismente excepcional (tanto que fiz todos os meus amigos da época lerem também.) É um livro simples, com ambientação fácil e final surpreendente. Pra mim é um dos melhores livros que já li e uma ótima experiência de terror e psicopatia.
Recomendo mil vezes.

Larissa3225 02/12/2021

Não gostei
Esse livro não é o que eu esperava e não gosto do que ele é. Algumas poucas partes são boas, o restante é chato e o fim é esquisito.

De forma geral, a minha experiência de leitura foi extremamente arrastada, porém houve momentos em que ela fluiu melhor. Consigo separar esses momentos da leitura em três: o passado, o presente e os últimos três capítulos.
Acredito que os relatos do passado são o que eu esperava do livro e, por isso, me senti mais interessada pela leitura. Nesses momentos, Frank relembra sua infância e os crimes que cometeu, passando pelos motivos, métodos e como lidou com as possíveis consequências. É uma pena, no entanto, que isso seja uma parte muito pequena do livro. Já os momentos que se passam no presente, são a maior parte do livro e são extremamente desinteressantes. A príncipio a narração da rotina ajuda a entender esse ambiente estranho no qual Frank vive, além de seus hábitos e superstições. Mas depois de um tempo, fica chato ler a descrição das andanças do Frank. E confesso que, em alguns momentos, lia essas descrições de forma bem superficial. Por fim, os últimos três capítulos foram os mais ágeis de ler (talvez pela vontade de concluir logo a leitura). O capítulo que trata do irmão de Frank, Eric, é, sem dúvidas, o melhor. E, nesses três capítulos, temos alguns dos acontecimentos que foram construídos ao longo da narrativa, como a chegada de Eric (que é até interessante, mas esperava mais do reencontro dos irmãos) e a revelação do que há no escritório do pai.

E então temos o plot twist... E eu não sei o que pensar. (POSSÍVEIS SPOILERS ABAIXO)
Eu acho que entendi o que, para o autor, era a construção da psicopatia do Frank: o que ele via como papel do homem e da mulher na sociedade e como ele se via nesse contexto, levando em conta a sua "deficiência". Porém, eu achei que Frank aceitou o plot twist muito fácil, literalmente da noite pro dia.
E eu não sei como eu me sinto sobre essa reviravolta. Porque se ela não tem relação com as coisas que o Frank fez, então ela é gratuita e não acrescenta nada na estória. Mas, se ela tem relação, talvez seja um pouco problemático? (não sei se problemático é a palavra certa). Acho que o que mais me incomoda na conclusão foi a sensação de que a revelação, de alguma forma, "curou o Frank". Isso não é dito com todas as letras e é apenas a minha interpretação de tudo o que eu li. Porém, de uma forma ou de outra, eu não sei se eu gostei.

Eu tinha a vontade de ler Fábrica de Vespas há bastante tempo. E agora, depois de terminar, posso dizer que não é o que eu esperava. Por grande parte do livro, nada acontece. A sinopse faz um ótimo resumo do livro, mas a estória, infelizmente, não se expande para além disso.

Catita 29/11/2021

Protagonista louco, irmão louco, pai louco... Revelação surpreende no final... E todo mundo é louco. Amei!!! ^^

booksgioh 18/10/2021

que livro ruim
O que eu tenho para falar desse livro é: corram dele. Não sei se o pior dessa história é ela ter um começo ou ter tido um final pior ainda.
Honestamente, não passei momento algum gostando da escrita, história ou personagens. Tudo muito fraco, mal explorado e raso( tirando praticamente metade do livro onde o autor gastou descrevendo coisas fúteis)
Não tem história, a trama foi totalmente desnecessária e o ?plot twist? no final só adicionou ainda mais meu ódio.
Daria 5 estrelas apenas pela edição linda da darkside, infelizmente não é tão bonito quanto por fora, nesse caso minha nota é meia estrela.

Rodrigo (Loki) 10/10/2021

Esperava mais
O livro não é ruim, ele é bem fluído, porém deixou a desejar na trama, parece que rodou e rodou e não foi a lugar algum. É perturbador a descrição das perversidades do protagonista, principalmente em relação aos animais. E a trama em torno do irmão não teve sentido algum. Tem um plot já no final, porém não muda muita coisa ou talvez até nada. Tem uns capítulos que são até desnecessários e não agregam em nada. O bom dele é que ele foi fluído.

Micael 10/10/2021

Decepção
Esperei bastante tempo para ler esse livro, e resolvi encaixar elena maratona de Halloween achando que seria um livro super assustador e bizarro. ( TOTAL DECEPÇÃO )

Alguns acontecimentos são até chocantes e bizarros porém nada se encaixa a ponto de fazer sentido, e nem por qual motivo aquilo está acontecendo realmente.

Para não dizer que nada presta só um acontecimento com um dos personagens é realmente relevante ao ponto de explicar a loucura dele.

Vivi 06/10/2021

Perturbador! Apesar do livro ser contagiante, algumas cenas foram tão fortes que eu precisei parar pra "respirar". Os personagens são todos bizarros porém bem construídos e o final é surpreendente.

Mônica R. 20/09/2021

Fábrica de vespas
Esperava tanto desse livro, mas foi um enorme balde de água gelada. Sinceramente não recomendo a leitura.