Fábrica de Vespas

Fábrica de Vespas Iain M. Banks

Resenhas - Fábrica de vespas

Aldemir2 24/07/2022

Como já diria Demi Lovato, it's ok not to be ok!
*Fábrica de Vespas* é daquele tipo de livro que você começa sem entender direito o que está acontecendo, na metade você cria teorias que, levando em consideração o teor maluco da narrativa, podem muito bem estar incorretas e ao final você sai sem entender nada, mesmo recebendo respostas. E TÁ TUDO BEM!

Esse foi o primeiro livro publicado por Iain Banks e é narrado em primeira pessoa por Frank Cauldhame, um adolescente de dezesseis anos que desde o início o leitor já percebe que ele não bate bem da cabeça (no final, talvez o próprio leitor não bata bem da cabeça). Frank mora em uma ilhota em uma cidade interiorana da Escócia junto com seu pai e irá contar acerca do seu dia a dia e de acontecimentos muito importantes do seu passado, até que seu irmão escapa da instituição psiquiátrica em que estava preso e vai até sua cidade natal, portanto, Frank precisa se preparar para o que estava vindo.

Sendo bem direto, é uma história completamente perturbadora, ainda bem que ela é curta e o autor não pode escrever mais cenas de explodir a cabeça. Sendo narrado em primeira pessoa, os pensamentos de Frank são passados diretamente ao leitor, que não irá entender o que vai estar sendo dito, tudo não parece fazer o menor sentido, menos para Frank que fala tudo com um entendimento que só parece funcionar para o próprio. O início me lembrou muito o *Sempre Vivemos no Castelo*, de Shirley Jackson, com uma narradora-personagem estranha que já de início fala muito do passado sem explicar direito o que de fato aconteceu, além de todos os seus rituais, característica presente também no personagem de Frank. Suas ações não são despropositadas, as coisas às quais ele dá nome possuem uma história por trás que será contada posteriormente, tudo isso instiga o leitor a avançar mais na leitura, mesmo que em contrapartida as cenas chocantes (destaque especial para a cena do bebê sorridente que me abalou bastante, algo difícil de acontecer lendo um livro) fazem com que seja necessária uma pausa para respirar. Com certeza é um livro que vai ser bastante complicado de ganhar uma adaptação algum dia.

Não é necessário somente um estômago forte para ler esse livro, é preciso também uma mentalidade para sair da leitura bem. É um livro forte, pesado, com cenas de morte que podem mexer com o leitor, portanto não é um livro para qualquer um, tenha isso em mente. Caso tenha a coragem de ler, vá com calma e pegue uma leitura leve depois. Recomendo uma consulta no psicólogo também, sempre bom.

Leonardo Lemes 19/07/2022

FÁBRICA DE VESPAS
Fábrica de Vespas é uma história sobre a mente, o lugar psicótico, papéis de gênero, sexismo, política e poder. ?Nosso destino é o mesmo, no final, mas a viagem ? em parte escolhida por nós, em parte não ? é diferente para cada um, e se altera enquanto crescemos.?

Gr3gm4n 14/07/2022

Desconcertante
Fabrica de vespas é um livro perturbador
Com um final completamente desconcertante
Um dos melhores do ano até o momento!

Carolina.Filth 09/06/2022

Igual cult chato: Inteligente, mas monótono.
Começando pelos pontos positivos, é necessário pontuar sobre a genialidade do autor com a criação da personalidade do protagonista e narrador. O Frank é uma linha muito constante de decisões, a personalidade dele é a mesma do início ao fim, e isso faz com que o leitor se sinta seguro em prever as bizarrices antes de elas acontecerem. A narração entrega isso com maestria, nossa cabeça fica tão adoecida pelas bizarrices da rotina do protagonista que somos capazes de prever e nos prepararmos quando a narração está sendo direcionada para um caminho de desumanidade.

E o mais assustador é que isso se torna natural durante a leitura. Tão natural, nojento e absurdo que nos faz rir. É sério, e eu nem sou fã de humor negro, mas juro que me peguei rindo em alguns momentos ? e depois questionei minha sanidade.

E por isso o autor merece créditos, porque honestamente uma narração assim é inédita pra mim. O Ian Banks fez o dever de casa entrando na mente de um psicopata.

Bem, de resto o livro é bem ruim. Bem fraco mesmo. É literalmente a rotina de uma mente psicopata em formação. A gente acompanha o dia a dia de um babacão incel, e somente as memórias deles são interessantes, o que se passa no presente é bemmmmm chato. E mencionando que as lembranças são três ou quatro trechos do livro: acaba que não vale muito a pena não.

Tem muitas descrições desnecessárias de ambientação, e o mais irritante é que elas são colocadas justo antes das revelações. Então tu tá lá querendo que o protagonista desembuche mas ao invés disso ele tá descrevendo as aves voando no céu e as dunas de areia que ele enxerga pelo binóculo. E é basicamente isso livro todo. E o final não compensa, teve um personagem sem desfecho e um remendo no protagonista que... Sei lá. Parece ter sido colocado lá só pra chocar. Não precisava tlg?

Juro que quem faz resenha do livro como EMPOLGANTE é tão surtado quanto o protagonista. rs

Brincadeiras a parte, só recomendo pra quem curte muito a temática de psicopata. E de dunas de areia.

Milena 08/06/2022

Fábrica de Vespas
UOU.
Simplesmente não sei nem por onde começar a falar desse livro. À princípio achei que sabia no que estava me metendo, e por isso, de forma geral, cheguei a achar que a narrativa apenas correspondesse às minhas expectativas sem muito me surpreender. Ainda assim, não retiro os créditos do autor por ter construído um narrador tão lúcido quanto aos seus atos, ainda que diante de muitos contextos bizarros.
Posso dizer que, mesmo estando consciente do que estava à minha espera nessa leitura, consegui me intrigar, enojar, me chocar e até mesmo (pasmem) rir!

E QUE FINAL!!!!!!!!
gostei muito da leitura, só crítico a monotonia que foi gerada pela descrição
excessiva de alguns cenários ao longo do livro. Valendo lembrar que essa não é uma recomendação de leitura para qualquer pessoa.
4 ?

Caroline 26/04/2022

Razoável
Como uma boa leitora de livros chocantes e impactantes, depois de ler as resenhas desse estava esperando mais. Já li diversos livros de revirar o estômago é bem mais fortes que esse. Achei que o autor enrolou demais para não apresentar tanto. É razoável, mas não bom como eu imaginei.
Martony.Demes 28/07/2022minha estante
Pode indicar outros de revirar estômago que você gostou??

Caroline 30/07/2022minha estante
O Desfiladeiro do Medo - Clive Barker, esse realmente me deixou meio enjoada em algumas partes, é antigo mas gostei muito!

Caroline 30/07/2022minha estante
Se for ler, depois me conta o que achou ??

Tem algum pra indicar?!

Martony.Demes 30/07/2022minha estante
Obrigado por indicar! Eu te indico um: O livro Pssica, de Edyr Augusto. O curioso, é que esse autor é bem reconhecido na França! Já no Brasil nem tanto! L

Martony.Demes 30/07/2022minha estante
Esse da Fábrica de Vespa ainda não iniciei, mas já está ao lado do meu notebook! Será o próximo! Ao ler esse e o Desfiladeiro, farei uma resenha e te marco! Abraçs!

Caroline 30/07/2022minha estante
Vou olhar, obrigada! Estou aqui pesquisando e encontrei mais alguns do Clive que parecem bem promissores ?

Regis 26/04/2022

Fábrica de vespas mostra o dia a dia de Frank, um adolescente que vive com o pai em uma ilha próxima a cidade.
Enquanto ele segue sua assustadora rotina, vamos descobrindo sobre sua infância e sobre todas as atrocidades que um ser tão jovem é capaz de cometer.
É uma narrativa que prende e causa curiosidade, fiquei aguardando ansiosa pela resolução dos mistérios, que me abalaram e surpreenderam em sua maioria. Recomendo a leitura.
Ari 29/04/2022minha estante
Eu amei sua resenha. Parece muito bomm

Leonardo 23/04/2022

Interessante
O livro é bom, mas achei meio parado... O que acontece de mais relevante e impactante é relatado pelo protagonista em forma de memórias. O que acontece no presente não me chamou tanta atenção a não ser pelo final que foi bem inesperado. No geral vale a pena.

RobertaToussaint 30/03/2022

Muito nojento, repugnante, recomendo.
1. Bem escrito;
2. Personagens bem trabalhados;
3. Livro nojento e cheio de gatilhos, mas de uma forma positiva kkkkk; Na verdade não tem nada de positivo nesses gatilhos.
4. Plot incrível e super coerente com o que foi relatado ao longo do livro.
Gostei bastante, foi uma experiência incrível, NÃO quero repetir dose.

oazarf_ 06/03/2022

Loucura!
Quando coloquei esse livro na minha lista, há um ano e meio atrás, não dei muita importância comparado aos outros da mesma lista. Vi que estava sendo comentado entre youtubers que criam conteúdo sobre livros, etc. Mas, parte de mim, esqueceu do livro. No começo da leitura, fiquei confuso durante os primeiros capítulos. A história era de um rapaz psicopata? De uma criança atordoada pelo irmão e pela negligência do pai? Enfim, so many emotions. Então, finalmente a história desenrolou o fio e eu pude finalmente entender que o buraco era bem mais embaixo. Infelizmente, o leitor só vai captar o que está acontecendo nos últimos capítulos, quando vem uma avalanche de descobertas do próprio personagem e uma série de acontecimentos pitorescos.

Itamar ð 08/02/2022

Era um livro que estava a muito tempo atrás mas sempre acabava pondo outros na frente, até pela dificuldade que é achar ele hoje em dia por um bom preço. Achei uma leitura meio arrastada em alguns pontos mas frenética em outros, principalmente falando sobre o passado de frank e tudo que ele fez, achei muito interessante como o autor quis demonstrar sua mente perturbada com a forma que ele fala sobre como o irmão dele é louco, como se ele próprio estivesse muito acima disso ou que ele fosse completamente normal (uma característica base dos psicopatas). Um livro interessante mas acho que poderia ser bem melhor

Juliana 31/01/2022

Fábrica de Vespas - Iain Banks
Uma leitura desconcertante, aflitiva e de uma originalidade e quantidade de detalhes impecável. Surpreendente.

Raiane 21/01/2022

Chato
Um livro que não sobreviveu a releitura. Li ele em 2018 e decidi reler vários livros esse ano, incluindo ele e foi decepcionante. Eu tinha uma boa lembrança desse livro, mas ao reler só achei a leitura super maçante, cheia de detalhes que pra mim, foram muito chatos e o enredo em si muito fraco. Vou passar pra frente.

Lívia 14/01/2022

O desenvolvimento do livro é bastante bom, uma escrita fluída e pesada ao mesmo tempo, que ajuda a acompanhar a loucura do protagonista ao mesmo tempo em que sentimos certa angústia e repulsa por seus atos. Do final, porém, eu esperava mais, o que justifica as 3 estrelas. Precisava, talvez, de umas páginas a mais para amarrar mais algumas pontas soltas.