Histórias de Leves Enganos e Parecenças

Histórias de Leves Enganos e Parecenças Conceição Evaristo




Resenhas - Histórias de leves enganos e parecenças


37 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Luiza Pirajá (-) 07/01/2023

Poesia em prosa
Conceição consegue sempre.surpreender positivamente mesmo quem já conheça a qualidade de seus livros, sua escrita.

O livro é composto em sua maioria em contos curtos, de uma leveza, de uma boniteza singulares.

Lindo, poético, incrível.
comentários(0)comente



Messias 28/12/2022

Conceição Evaristo é completamente fora da curva. Tem uma característica visual nas suas imagens que só pode ser construída a partir de um forte apelo à oralidade, onde a imagem deve ser construída pela palavra. Sabela, além de tudo, é uma obra de arte metalinguística, refletindo sobre a própria questão da narrativa e do ponto de vista.
comentários(0)comente



[k] 12/12/2022

um milhão de formas
Sou suspeita em falar dos escritos de Conceição Evaristo, mas algumas coisas precisam ser ditas sobre Histórias de Leves Enganos e Parecenças. Desde que li tenho usado como referência para muitas coisas que faço, inclusive atividades pedagógicas, e tem me trazido muita felicidade. A escrevivência sensível da Conceição chega aqui em um milhão de formas através dos contos e ficam comigo durante muito tempo. Um dos meus preferidos
comentários(0)comente



Thais 02/08/2022

Escrevivência
Ler Conceição Evaristo é uma experiência, vc se envolve nas histórias de una maneira muito natural e sensível. Os contos vem com uma história imprevisível, um que de mistério, às vezes, algumas coisas escancaradas outras subentendidas. Conceição é sempre recomendável, enfim.
comentários(0)comente



Camila.Nunes 24/07/2022

Escrita poética
Quando li o livro, me pareceu tudo muito natural, como se a autora tivesse a poesia na ponta do lápis e fosse fluindo como uma pluma. Que histórias mais bonitas que eu li nesse livro de contos da Conceição. Totalmente poético e representativo. Maravilhoso!
comentários(0)comente



Rafaela 24/06/2022

Me perco à Luz de tanto!
Ela me surpreendeu imensamente. Ela é o sonho e a realidade. Eu não esperava tava leveza. Flutua entre beleza e força e potência. Acho que Conceição quebrou tantas coisas dentro de mim e reformou ao mesmo tempo que me perco à luz de tanto. Quase não sei mais o que digo. Este é o efeito do encanto das palavras de Conceição Evaristo!
comentários(0)comente



Aila Cristina 20/02/2022

Histórias não tão leves - enganos e parecenças
O livro é composto por 12 contos e uma novela. São leves histórias (de enganos), mas sempre com parecenças e semelhanças. Como tudo que a Conceição escreve, eu consigo me enxergar aqui. Sou parte dos amores, das celebrações, dos sonhos e das dores das (não) leves histórias. Os meus preferidos foram Teia de aranha, A moça do vestido amarelo, O sagrado pão dos filhos, Fios de ouro e claro, a novela Sabela é também entra na lista dos preferidos. Recomendo a leitura deste livro e de qualquer outro escrito da incrível autora que é a Conceição Evaristo.
comentários(0)comente



Cei 07/02/2022

Conceição com certeza é um fenômeno, um feliz acontecimento para a nossa literatura.

Ao ler um livro seu, eu não espero menos do que algo incrível e original, e por conta disso não seria diferente com "Histórias de leves enganos e parecenças", é um livro com 12 contos e 1 novela, que usa e abusa da sua "escrevivência".

De escrita poética, original e sensível, com protagonistas femininas, repleto de espiritualidade, cultura negra e afeto.
comentários(0)comente



Josi 23/01/2022

Um livro de eacrevivências, como bem nos ensina Conceição. Contos potentes, de vozes mulheres, que nos levam ao contato com nossa ancestralidade.
comentários(0)comente



Gisele 19/11/2021

Mais uma vez a escrita única de Conceição me envolvendo e me fazendo devorar seu conteúdo em pouco tempo
comentários(0)comente



Luana 12/10/2021

É um livro muito interessante, mas não fui tão tocada quanto em Olhos d'água e Ponciá. Acredito que para quem está começando a leitura de Conceição, talvez não seja o melhor livro.
Wesley.Barbosa 28/02/2022minha estante
É verdade...tem bons contos ali, mas a história da Sabela (se não me engano esse é nome da personagem ) é muito arrematada...gostei dos Olhos...O livro de contos. Ótima autora nacional.


Wesley.Barbosa 28/02/2022minha estante
*arrastada Eu quis dizer.




Pandora 14/09/2021

Conceição Evaristo é de uma sensibilidade e poética incríveis! Embora não seja a primeira vez que a leio, ainda me surpreendo. Nem sempre entendo suas simbologias, confesso, mas Evaristo tem um escrever único. Aquele a que se referiu Martha Batalha, numa entrevista à Companhia das Letras: “Todo escritor começa imitando os outros e tem uma hora em que a gente consegue encontrar uma coisa que é só nossa. Isso é prática.”. De uma forma ou de outra, Conceição encontrou aquilo que é somente seu.

Aqui temos 12 contos curtíssimos e uma novela e o que é incrível - e me parece bem difícil - é o quanto a autora consegue nos passar num conto de uma, duas páginas.

Estes são meus preferidos:
Teias de aranha
O sagrado pão dos filhos
Os guris de Dolores Feliciana
Mansões e puxadinhos

CONTOS NESTE LIVRO:
1. Rosa Maria Rosa
2. Inguitinha
3. Teias de aranha
4. A moça de vestido amarelo
5. A menina e a gravata
6. Grota funda
7. Nossa Senhora das Luminescências
8. O sagrado pão dos filhos
9. Os pés do dançarino
10. Os guris de Dolores Feliciana
11. Fios de ouro
12. Mansões e puxadinhos
13. Sabela (novela)
comentários(0)comente



Paloma 10/08/2021

"Outro dia me indagaram sobre a verdade das histórias que registro. Digo isto apenas: escrevo o que a vida me fala, o que capto de muitas vivências. Escrevivências."

Conceição Evaristo é poesia na sua forma mais celestial e sensível que existe... Ela é arte, cultura, sabedoria e beleza que transborda. É a beleza que transforma.

Deusa extraordinária! ?


Contos favoritos:

? Teias de aranha;
? O sagrado pão dos filhos;
? Os guris de Dolores Feliciana;
? Fios de Ouro;
? E a novela Sabela.
comentários(0)comente



Wilderlane Oliveira 05/06/2021

Um misto de elucidação de problemas sociais, com cultura e imaginário social. Belas histórias e exemplos de situações vividas pelos marginalizados e excluídos. A percepção das circunstâncias apresentam um outro significado quando a visão parte dos oprimidos e essas vozes são despretensiosamente silenciadas.
comentários(0)comente



tomperadinha 07/05/2021

Arte.
Conceição é arte do início ao fim. Na capa, nas palavras, na vida. A cada leitura tenho mais certeza: ela é a maior escritora brasileira que temos.
Que sorte é estar nesse mundo ao mesmo tempo que Conceição, acompanhar seus lançamentos, suas palavras, sua poesia.
Que sorte é acompanhar a revolução viva e nada sutil que ela é, tanto no movimento das mulheres quanto no movimento negro. Revolução, representatividade, realidade em sua forma mais artística.
Esse livro é poesia contada através de contos. É dor em forma de poesia. É a verdade da nossa sociedade contada da forma mais poética que poderia existir e ninguém poderia contar tantas dores e amores e vidas de maneira melhor do que ela.
Obrigada Conceição, por tanto. É sempre uma honra te encontrar.
comentários(0)comente



37 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR