As ondas

As ondas Virginia Woolf

Resenhas - As Ondas

taynna cavalcanti 20/08/2022

as ondas ?
?quanto a mim, porém, se estou na companhia de outras pessoas, as palavras logo começam a fazer anéis de fumaça - vejam como as frases logo começam a espiralar de meus lábios. parece que um palito de fósforo é riscado; alguma coisa arde.?

essa certamente foi a leitura mais incrível que já fiz na vida. teve som, cheiro, movimento, dor, consciência. virginia sentou ao meu lado e sussurrou ?disse Bernard? em meu ouvido.
eu me calei pra ouvir sua voz, fui tocada por suas palavras poéticas.

de forma nada simples, o livro retrata a vida de 6 - na verdade 7 - personagens. Bernard, Susan, Neville, Jinny, Louis e Rhoda (e Percival). desde a infância até a velhice, somos levados a conhecer a consciência de cada um dos personagens principais. cada um com seu traço característico, mas ditados pelo o que parece ser uma única voz.

o livro não pode ser chamado simplesmente de romance, pois como a própria virginia dizia, o romance é um canibal.
a narrativa em as ondas é poética, teatral, ritmada. os 9 episódios surgem através de interlúdios seguidos de solilóquios.
os personagens dizem:
?ouço um som?
?vejo um globo?
sussurram e gritam apenas em nossos ouvidos. há um trecho que os descreve bem:

?aproxima-se o tempo em que esses solilóquios serão partilhados. não iremos sempre emitir um som como um gongo percutido à medida que uma sensação golpeia e depois outra?

quem quiser se aventurar por essas páginas, aconselho antes de ler, assistir ao vídeo (no youtube) das meninas do @napagina99 (no instagram)
limpou completamente a minha visão e me preparou para uma leitura sem medos, com muito mais conhecimento pra absorver o enredo.

nana260 20/07/2022

As mariposas.
"Longe dos fatos; livre; contudo, concentrado; prosa, contudo poesia; um romance e uma peça." - V. Woolf.

A sensação de leitura deste livro é a de ser levado suavemente pelas águas do mar ou levar uma concha ao ouvido e fechar os olhos.
Também é ir a um bosque e ouvir rouxinóis chilreando ao longe, inalar o ar puro e se dar conta de como tudo ao seu redor está vivo.

"As Ondas" foi uma leitura difícil de adaptar, as primeiras 50 páginas foram desafiadoras pelo estilo único de narrativa que a V. criou, visto que nunca antes li algo sequer similar, mas logo me adaptei à espiral de sentimentos e pensamentos harmoniosamente desordenados. Certamente se tornou um dos meus prediletos. Uma leitura recomendável.

Marina 15/07/2022

Para mim foi muito cansativo ler esse livro, no começo eu mal conseguia diferenciar as falas dos personagens. No geral é um texto muito lindo e reflexivo, a Virgínia tem uma escrita muito poética.

Lua 13/05/2022

Um livro de fluxo da consciência que vai narrando a vida de 6 amigos, suas histórias, cotidiano e a passagem do tempo. É também um livro poético e muito bonito. Virgínia Woolf tem o dom das palavras.

ViviGreg. 09/05/2022

Livro muito bom, poético e reflexivo, mas a leitura é pesada, cansativa por conta das descrições. Mesmo assim, achei muito linda a escrita da Virgínia, sempre tive curiosidade para conhecer e estou realizada por ter completado essa leitura.
Depois que você consegue identificar cada personagem pela "fala" fica mais fácil de acompanhar, depois de um tempo dá pra captar rapidinho a essência de cada um e diferenciá-los.

Luardo 18/04/2022

Este foi o primeiro (de muitos) livros que me pus a ler da Virginia. Eu sabia que ia ser uma espécie de desafio, só não sabia que este, até então, se tornaria o livro mais difícil que eu já li.
Por mais que seja curto em número de páginas, é um livro que demora, por ter uma narrativa incomum, se é que da pra chamar os (re)fluxos de consciência dos personagens assim.
O que "funcionou" pra mim foi destacar o que os personagens estavam de dando, separar o que é de cada um, e ir juntando tudo como num mosaico.
"Funcionou" entre aspas. Sinto que, pra mim, só a Rhoda faz sentido.

urchon 22/02/2022

Uma confusão que você gosta de sentir
Provavelmente a obra mais experimental que já li, o que no início gerava certo desconforto, mas passou a ser acolhedor. É isto. Este livro acolhe.

Ao não entregar um "plot", o livro diz muito sobre seu próprio tema central: a vida, em todos seus variados e inconstantes períodos, formas. Acompanhar a jornada das personagens principais se torna algo envolvente, e você logo se vê refletido em cada uma delas.

Uma obra um tanto complexa, mas que no fim das contas nos ensina muito sobre nós mesmos.

Leo 11/02/2022

Poesia e sentimentos pulsantes nas vozes de seis personagens, melancólica e trivial, as etapas da vida se movendo como ondas.

@jaquepoesia 26/01/2022

▫️As Ondas (1931), tradução de #lyaluft

▫️Através do fluxo de consciência solilóquios revelam o crescimento e amadurecimento de seis personagens que são amigos desde a infância: Neville, Loius, Bernard, Susan, Rhoda e Jinny.
📖Cada monólogo pouco a pouco nos revela quem são e nos mostra também como mudam ao longo dos anos.
Temos também a personagem de Percival, que embora não possua voz no texto tem demasiado significado na vida dos demais.

▫️Além do próprio monólogo de cada uma das personagens, percebemos também a passagem do tempo que se dá através da narrativa da passagem do sol sobre o mar, representando manhã, tarde e noite como uma metáfora a infância, juventude e velhice.

▫️Ler fluxos de consciência por vezes pode ser muito mais complexo do que narrativas comuns, então acredito que a maioria das pessoas assim como eu necessitem de um pouco mais de atenção e tempo para ler as obras de Virgínia. Embora com apenas 184 páginas As Ondas exigiu de mim muito mais do que outras leituras com a mesma quantidade de páginas.
Mesmo assim devo dizer que a experiência foi muito agradável, pude desfrutar muito mais da escrita dessa obra do que de Mrs. Dalloway por exemplo, em parte por este livro nos apresentar quem é o personagem que fala no texto e também por ser um texto muito mais poético do que minha leitura anterior.
Sem dúvida alguma é um desses livros capazes de nos fazer pensar na vida (durante e depois da leitura), nos fazendo refletir sobre nossa existência e consequentemente nossas muitas mudanças.

▫️Pretendo reler a obra daqui algum tempo (aliás, acho que toda obra complexa é melhor absorvida com uma segunda leitura), pois realmente foi uma boa experiência!

Mel 29/12/2021

?As ondas quebraram na praia..?
Eu vivi 6 vidas inteiras enquanto li esse livro. Sofri e comemorei com as personagens como se estivesse realmente imersa no mar enorme que cada um deles é.

A profundidade e construção de cada personagem é perfeita, a intensidade desse livro é bizarra, as metáforas com a natureza me fizeram sentir absolutamente tudo que lia junto com eles, esse livro é simplesmente surreal.

Virou não só um favorito mas um livro que eu tenho certeza que vai me acompanhar pra vida toda, e ainda vou reler muitas vezes.

Muito obg Bernard, Neville, Louis, Jinny, Susan e Rhoda por me abraçarem com seus sentimentos e muito obg Virgínia por me permitir viver com eles

João Oliveira 24/11/2021

UM OUTRO NÍVEL DE FICÇÃO
Virginia Woolf é um dos maiores expoentes do Modernismo Inglês, um movimento que buscou expressar, por meio das palavras, todo o caos vivido em nossas mentes: o amor, ódio, a melancolia, ansiedade etc.. Em As Ondas não é diferente. Sob qualquer suspeita, digo que é um dos melhores livros que ela já escreveu, uma junção de prosa/poesia/teatro, algo completamente experimental que somente uma autora do seu calibre poderia entregar.

A narrativa nos apresenta a vida de seis personagens, que vão envelhecendo conforme a autora, entre uma cena e outra, descreve o nascer e pôr do sol sobre o mar. É um livro que exige atenção e, sobretudo, experiência para entender um pouco dos dramas ali narrados. Aqui, a autora trabalha, de forma magistral, 0 fluxo de consciência e o monólogo interior, entregando personagens complexas e tão humanos quanto a nós mesmo. Um novo nível de ficção.

Leiam!

dani 16/10/2021

então as ondas se quebraram?.
e então foi foi como se eu existisse e virginia woolf me dividisse em seis e contasse sobre mim através desses personagens. e é como se esse livro estivesse o tempo todo esperando por mim. e eu o peguei justamente quando posso finalmente sentir a vida. eu estou tão feliz por tê-lo lido aos 23, onde eu ainda consigo sentir a vida de fato, cada respiração, toque e dor. onde eu ainda não me perdi e a vida não seja vivida apenas inconscientemente através de hábitos e rotinas. eu senti as ondas, as ondas me derrubaram e eu me afundei em cada palavra, frase e monólogo do romance. totalizando uma poesia completa que é as ondas. que é a vida.
Amanda 22/11/2021minha estante
Que resenha linda!

Ana 14/10/2021

A maneira mais sucinta de descrever esse clássico é: ele é como as ondas do mar, vai e vem, às vezes o leitor pode se afogar nas ondas, por ser uma leitura difícil, mas logo você consegue retornar à areia da praia. Por ser uma escrita típica de Virginia Woolf e por ser um clássico do modernismo, é claro que seria uma leitura carregada de fluxo de consciência.
Esse é um monólogo sobre um grupo de amigos que conta sobre as ondas da vida (idas e vindas). Ao decorrer que o sol nasce a vida começa, com eles jovens, entusiasmados e cheios de vida, ao decorrer que o sol se põe fala sobre a solitude da vida e da velhice, esse livro, assim como a vida, fala sobre as fases da vida e as inseguranças.
Agora proponho-me a comentar sobre a técnica literária de Woolf, essa leitura promove a iconicidade entre o universo do que é narrado e as sequências das estruturas narrativas, a narrativa se desenvolve através de solilóquios. Assim como em ?Orlando: Uma Biografia? Woolf faz referência ao teatro, dessa vez não relacionando personagens a seres mitológicos, e sim, estruturando sua escrita semelhante a uma peça teatral, monólogos são feitos para audiência, o leitor, enquanto os personagens aparecem em cena apenas um personagem narra toda a história. A hora e o dia, desde o nascer do sol até a chegada da noite está ligado, metaforicamente, as diferentes fases da vida.
Siga meu Instagram de leituras onde posto resenhas dos livros que leio @classics_ana
Li 26/02/2022minha estante
Amei a sua resenha,obrigada?