Cenas londrinas

Cenas londrinas Virginia Woolf

Resenhas - Cenas Londrinas

Douglas.Bonin 11/07/2021

Nossas cidades
Sentado na janela de meu quarto posso ver grande parte do centro de uma cidade que passou a pouco tempo de seus 100mil habitantes. O barulho infernal de motos - rapazes que num domingo noturno e frio, se arriscam, levando comida para cada infeliz que sente fome - nesta cidade, percebo hoje que em dez anos passados nesta mesma janela, os barulhos, cheiros e luzes mudaram. Cidades vivas.

Virgínia Wolf é colossal, e neste livro somos captados por uma Londres em constante movimento, que saía do século XIX e entrava no XX, que substituía os cavalos para os primeiros exemplares do Sr.Ford. E toda esta narrativa é fenomenal por permitir que, nós, brasileiros do século XXI, sintamos os primeiros áres do pós revolução e afins.

O último texto, para mim o melhor, faz pensar sobre a temporalidade; a figura daquela senhora que sabe tudo, desde os casamentos, nascimentos, divórcios e desilusões, sem sair de casa, encontraria na modernidade um obstáculo na "experiência ×2", que não permite que uma pessoa qualquer tenha capacidade de saber sobre tudo de todos. E acabe mal acompanhando tudo sobre si mesmo.

Recomendo, mas para aqueles que cansaram de leituras de miojinho. Recomendo para aqueles que se incomodam com os espaços que habitam Virgínia é impecável em suas descrições!
dani 12/07/2021minha estante
Fiquei intrigada! Mas tenho que me recuperar do último livro da Virginia antes de encarar outro.

Douglas.Bonin 12/07/2021minha estante
Meu, qual que você leu? Sabe que comecei mrs.dalloway e parece que não fui alfabetizado kkkk

dani 12/07/2021minha estante
Exatamente o assustador Mrs. Dalloway! Kkk

Douglas.Bonin 12/07/2021minha estante
Jesus... Agora fiquei com medo kkkkk

Tito 16/01/2011

Um passeio reflexivo pela alma de Londres.

Tamires 07/09/2015

Cenas Londrinas
Cenas Londrinas é um conjunto de ensaios de Virginia Woolf publicados originalmente na revista Good Housekeeping nos anos de 1931 e 1932. No Brasil, o livro foi publicado pela José Olympio Editora, como integrante da coleção Sabor Literário, que contou com títulos de Antonio Calado, Nathaniel Hawthorne, Ferreira Gullar, dentre outros. Os ensaios de Woolf contam com a apresentação do poeta Ivo Barroso.

São seis ensaios em que a autora nos permite passear por Londres, seus costumes, seus habitantes. É um livro bem pequeno; são 84 páginas incluindo a apresentação e a história dos ensaios. Contudo, o olhar sempre perspicaz de Virginia Woolf nos transporta para a realidade londrina de sua época.

Retrato de uma londrina, o último ensaio, foi o que mais me encantou. Nele, conhecemos a rotina e a vida de mrs. Crowe, uma típica londrina retratada por uma autora que amava esta cidade.

“O delicioso de Londres era que sempre dava algo novo para observar, algo fresco sobre o que falar. Era preciso apenas manter os olhos abertos e sentar em sua própria poltrona das cinco às sete horas todos os dias da semana.” (pág. 77)

É um bom livro para aqueles que amam ou desejam conhecer um pouco mais da história e dos costumes de uma das mais importantes cidades do mundo. Não é um guia, mas um retrato inteligente e repleto de sentimento como só Virginia Woolf poderia escrever.

“Vê-se Londres como um todo – a Londres abarrotada, estriada e compacta, com suas cúpulas dominantes, suas catedrais-guardiães; suas chaminés e pináculos; seus guindastes, gasômetros; e a perpétua fumaça que nenhuma primavera ou outono consegue dissipar.” (contracapa)

site: http://escritorasinglesas.com/cenas-londrinas/

Ícaro 15/06/2017

Brilhante.
A controversa e múltipla Virginia Woolf (1882 – 1941) nos brinda com um autêntico retrato do cotidiano na sua Londres contemporânea, onde, de forma imparcial e por vezes até dissertativa, somos apresentados à realidade ambivalente da cidade.

Woolf nos apresenta, através de breves cenas, as diversas nuances da metrópole no início do século XX, tal qual uma cicerone pragmática, mas sem abdicar do estilo artístico que lhe foi tão peculiar, além de vaticinar, amiúde, o panorama progressista da capital inglesa.

Imergimos no mais tradicional cenário londrino, onde absorvemos as impressões de uma analista extremamente refinada, compreendendo detalhes da amálgama pós-industrial de uma das mais importantes cidades do Velho Mundo. Porém, mais do que uma jornada turística, depreende-se a sensibilidade aguçada da autora, que correlaciona as classes sociais aos veios comportamentais que as representam, como nota-se, por exemplo, no conflito da senhora de classe média, que não tem condições financeiras de adquirir o que deseja, mas que despende horas na admiração do objeto ambicionado.

Ao término da leitura, pude condensar uma série de fatores que consolidaram ainda mais minha perspectiva da vida cosmopolita de uma das maiores escritoras inglesas da história da literatura, que, mesmo de forma não biográfica, pincelou magistralmente os mais variados aspectos da sua cidade natal, finalizando de forma brilhante com um conto fictício mas repleto de verdades.

site: https://garimpoliterario.wordpress.com/2017/06/14/resenha-cenas-londrinas-virginia-woolf/

Rodrigo Coxta 03/07/2017

Virginia sendo Woolf <3
Cenas Londrinas é um compilado de seis crônicas escritas por Virginia Woolf. Contendo 96 páginas, a edição teve lançamento pela editora José Olympio em Maio de 2017.

Virgínia Woolf é com certeza uma das maiores e mais comentadas autoras da Literatura Moderna. Até hoje suas obras são estudadas e discutidas no mundo inteiro pelo fato de sua escrita ser tão brilhante. A autora tem romances, ensaios, contos e crônicas rodando nas mãos, nos corações e nas cabeças de milhares de leitores.

Cenas Londrinas traz seis crônicas com a visão de Virginia sobre sua cidade natal. É como se a autora estivesse nos acompanhando em um passeio pela cidade da década de 30. Com descrições minuciosas da nem sempre bela, porém atraente Londres, e claro, nos deixando à par de tudo o que é realmente, além do que apenas vê, de acordo com seus olhos.

Observamos durante a leitura, ruas, becos, avenidas, lojas, catedrais, clubes e pessoas. Sim, as cenas londrinas não é uma maquete de edifícios e endereços, as pessoas também dão a atmosfera ao ambiente que Virginia nos descreve.

O livro é essencial à colecionadores, admiradores e curiosos da escrita da Woolf. Nessa obra não há nada chocante, extremamente triste ou reflexivo demais, apenas a autora sendo um pouco de guia turística (mas com uma ótima escrita! rs). Uma leitura para explorar e viajar. Não recomendaria ler de uma vez só, aliás, quem gosta de passeios rápidos!?

site: https://estantelivrainos.blogspot.com.br/2017/06/resenha-livro-cenas-londrinas-de.html

Nay Moura 24/07/2017

[RESENHA: CENAS LONDRINDAS, VIRGINIA WOOLF]
Como uma autentica inglesa e apaixonada pela sua cidade natal, Virginia Woolf em Cenas Londrinas nos oferece um fiel retrato da Londres Contemporânea.

Incialmente esses ensaios ou crônicas foram publicados bimestralmente entre 1931 e 1932 na revista Good Housekeeping, que relatam em suma as vivências da Virginia na cidade e os encantos da vida moderna, ''uma visão clara e atraente do movimento orgânico das ruas''. ? ? ? ? ? ? ? ??
Originalmente Cenas Londrinas era composta apenas dos 5 primeiros ensaios, essa edição da José Olimpio inclui ''Retrato de uma Londrina'' trazendo as 6 cenas sobre a vida agitada da metrópole reunidas pela primeira vez. Com exceção deste ultimo, todos são relatos reais e mais próxima da perspectiva masculina e cosmopolita. O ensaio que finda a coletânea, por se tratar de uma personagem fictícia e feminina, funciona como um contraponto dessa visão masculina e "para conhecer Londres não apenas como um espetáculo deslumbrante, um mercado, uma torre, uma colmeia de industria, mas como lugar onde pessoas se encontram, conversam, riem, casam-se e morrem, pintam, escrevem e atuam, mandam e legislam(...)"? ? ? ? ? ? ? ?? ? ? ? ? ? ? ? ??
As cenas sao deliciosas de ler, embora a Virginia Woolf tenha estilo de escrita poética bem característico, esses ensaios são um pouco mais criticos, por isso acho que quem ainda não está familiarizado com a obra pode estranhar um pouco, por mais que esses cenários sejam representados em toda sua obra, em Cenas Londrinas ela é mais avaliativa e busca observar o estilo de vida nativo, com intuito de nos oferecer uma visão panorâmica e real da cidade, sobretudo da elite desta sociedade. ? ? ? ? ? ? ? ??
Essa nova edição alem de reunir todas as cenas, ela tem dois textos de apoio, bem resumidos na verdade, mas que dão aquela ajudada na compreensão da obra.

Sou uma entusiasta do trabalho da Virginia e fiquei muito feliz com a leitura, por me proporcionar conhecer um pouco mais dela. Acho que para todos que também a admiram a leitura é indispensável.

@chrisoliveira 03/08/2017

Nesta coletânea de crônicas da escritora inglesa Virgínia Woolf temos seis crônicas escritas entre os anos de 1931 e 1932, sendo que a última só foi descoberta posteriormente e acrescentada em 2005.

Nestas crônicas fazemos um verdadeiro passeio guiado por Londres, no qual a escritora nos fala sobre o comércio, sobre a arquitetura, as paisagens, dos artistas e suas artes, da política, da religião, da vida cotidiana dos moradores daquela cidade de modo geral.

Seja passeando pelo porto, pelas casas dos “ricos”, ou por igrejas, Virgínia pontua sobre o presente com um toque de nostalgia, apontando a vida moderna como reflexo da evolução da cidade.

Apesar de ser um livro curtinho, ele nos traz um panorama completo sobre a vida em Londres, não apenas do ponto de vista do observador, mas dos nativos daquela cidade, pois com sua narrativa ela deixa transbordar a essência londrina que carrega em suas veias.

Um leitura rápida, prazerosa e muito rica, que com certeza nos levará a conhecer um pouco da cultura londrina com o plus de desfrutar de uma excelente escrita.

PREÇO ACESSÍVEL 5/5
A HISTÓRIA PRENDE O LEITOR 4/5
CULTURA DE MUNDO PROPORCIONADA 5/5
A LINGUAGEM É DE FÁCIL ENTENDIMENTO 5/5

site: www.letrasextraordinarias.com.br

Poesia na Alma 09/08/2017

Rotina em Londres
Na rotina da vida moderna, cheiros, sons e pessoas passam despercebidas. Virgínia descreve uma cidade que só pode ser vista por quem viveu aquela época, não existe mais, seus personagens caricatos já morreram, a cidade de ontem não é a mesma cidade de hoje, assim como colocou o filósofo Heráclito “É impossível entrar no mesmo rio duas vezes”. É impossível viver essa Londres duas vezes “Embora Londres ainda exista, jamais será de novo a mesma cidade”. Então a autora imortaliza-a em palavras, fazendo um retrato falado de uma época que não fica no ostracismo.

continue lendo - http://www.poesianaalma.com.br/2017/08/resenha-cenas-londrinas.html

isa.dantas 15/09/2017

Que delícia percorrer a Londres de Virginia Woolf!

Fer Kaczynski 18/10/2017

Recebi este livro de ação do Grupo Editorial Record, com uma nova edição realizada pelo selo José Olympio, foi publicado originalmente em 1930 e agora ganha uma nova capa.

O livro registra as impressões de Woolf sobre a cidade por meio de passeios pelas docas do East Side, pelo comércio popular da Oxford Street, pela catedral St. Paul, pela imponente abadia de Westminster e pela Câmara dos Comuns. A autora percorre ainda ruas onde moraram escritores ilustres, como Thomas Carlyle e John Keats.

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2017/09/resenha-cenas-londrinas-virginia-woolf.html

Victoria Ogando 14/12/2017

Apesar de não ser fã...
Esse livro é uma descrição de alguns lugares no qual a autora passou, os 5 primeiros foram escritos para dar a entender que era um homem escrevendo (pelo menos foi o que eu achei... não sou muito fã de contos porém acho que para passar o tempo ele é bom.

Isabela1890 12/02/2018

Crônicas apenas descritivas sobre Londres não chamam minha atenção...

meriam lazaro 27/03/2018

Um pitaco sobre o livro "Cenas Londrinas"
"Por mais românticos, livres e caprichosos que possam parecer, dificilmente há um navio nos mares que cedo ou tarde não ancore no porto de Londres."
Sob o olhar de Virginia, somos apresentados a cidade em cinco textos: docas, ruas, casas de grandes homens, abadias e catedrais, Câmara dos Comuns. O brinde final, na forma de conto, em que Virginia retrata uma típica londina: mrs. Crowe. Publicações esparsas em revistas da época, de linguagem simples, visão externa em que quase não percebemos a marca da subjetividade da escrita de Virginia Woolf. Sobra um desejo de passeio no tempo, pela Londres, na primavera de 1931.
#Cenas Londrinas - Virginia Woolf
Tradução de Myriam Campello
Editora José Olympio

Rai 10/06/2018

Cenas londrinas
Virginia coloca em palavras sua leitura da cidade de Londres. Escolhe pontos interessantes para abordar e discorre como ninguém. Leitura que não se deve deixar para depois.

Sanoli 08/07/2018

site: http://surteipostei.blogspot.com/2018/07/cenas-londrinas.html