Cenas londrinas

Cenas londrinas Virginia Woolf

Resenhas - Cenas Londrinas

Rê Lima 10/05/2022

Crônicas bem interessantes de Londres na época de Virgínia Woolf. Dos cais, das ruas, dos costumes, das pessoas famosas. Bem legal!

Leila de Carvalho e Gonçalves 30/04/2021

Seis Crônicas Mrs. Woolf
Tendo como cenário a década de 30, Cenas Londrinas apresenta seis crônicas de Virginia Woolf (1882-1941) que surpreendem pelo cunho incisivo e lógico, descartando a imagem lírica e fluida da ficcionista. Aliás, um conjunto bastante peculiar, pois enquanto as cinco primeiras primam pela ?visão objetiva, quase fotográfica; a última, acrescida posteriormente, abre um pequeno espaço para para introspeção e a crítica social?, segundo a crítica Lúcia Miguel Pereira.

Com um ?laivo elitista? e expressando a perspectiva do colonizador, esses textos ao mesmo tempo que enaltecem o capitalismo, também apresentam um certo desprezo pelo consumismo, que transformou uma Londres sólida e requintada, numa outra, ostensiva e frágil. Como afirma Virginia: uma cidade que ?não foi feita para durar, apenas para passar?.

Isenta da frivolidade dos guias turísticos, a escritora propõe um passeio pela capital, levando-o a conhecer ?o que ela tem de mais objetivo e ?inglês?: o comércio, a navegação , os edifícios públicos, os homens ilustres e as casas legislativas?, até bater à porta de Mrs. Crowe, a única personagem do livro. Uma espécie de arquivo ambulante da vida mundana londrina, ela distingue-se tanto pelo notável senso de observação como pela memória de elefante e pode ser entendida como um estratagema criado pela autora para demonstrar seu saudosismo em vir-te de sua mudança da capital para o interior da Inglaterra, fugindo dos frequentes bombardeios à Londres, durante a Segunda Guerra.

Cenas Londrinas é considerado um livro de menor importância de Mrs. Woolf, mas isso não significa que ele seja menos interessante. Sua leitura leva menos de 1 hora, mas abre uma pertinente reflexão acerca dos contrastes e transformações sócio-economicas que moldaram a cidade de Londres da Era Vitoriana ate os dias de hoje. Por outro, o livro também traz inúmeras revelações sobre como Woolf entendia sua época e que, se algumas não são abonadoras, não fogem à regra do meio onde viveu.

Nota: Seguindo a ordem de apresentação, as seis crônicas que fazem parte do livro são As Docas De Londres, Maré Da Oxford Street, Casas De Grandes Homens, Abadias e Catedrais, Esta É A Câmara dos Comuns e Retrato De Uma Londrina.

Dry 09/05/2021

"O encanto da Londres moderna é ser construída não para durar, é ser construída para passar.?

Bom dentro do que é proposto, uma visão nua e crua sobre Londres.
Porém devo admitir que o mais interessante foi o pequeno resumo sobre Virgínia Wolf, que antecede as crônicas.
Só me fez ter certeza que preciso explorar muito mais sobre esse grande autora.

xoxoanalu 22/07/2021

the lakes by taylor swift on repeat
Sinceramente adorei as crônicas e dá para perceber o carinho que Virginia tinha por Londres em cada um.
Não é uma obra de arte da literatura, mas é uma leitura prática, descontraída que te deixa com um quentinho no coração (e acho que todos precisamos desse quentinho nesse frio, jokes apart).

Karol Rodrigues 31/12/2021

Um conjunto de ensaios inteligentes e que transbordam sentimentos. Um livro curto que nos transporta pra outra realidade. Uma leitura muito gostosa e rápida.
“Um retrato da década de 1930 em Londres — e uma aula sobre como explorar a consciência da modernidade."

Vini 09/01/2022

Cenas Londrinas
Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Virginia Woolf, e não poderia estar mais satisfeito. Os ensaios desse livro descrevem Londres intrinsecamente pelos olhos de sua autora, e nos transporta ao cenário de forma vívida.

Arthur 29/10/2021

Adorei.
Os presentes ensaios escritos por Virgínia representam um ciclo de uma magistral observadora. Os relatos mesclados entre os olhos do londrino comum e a figura de importância social criam uma atmosfera convidativa, um almanaque da Londres que Woolf conheceu.

Este foi o meu segundo contato com os ensaios da autora e não me decepcionei, sua forma de escrever somado a sua forma de narrar é um convite para um universo que nenhum de nós viveu; e de alguma forma saímos dele pertencentes.

Amigos da Mrs. Crowe? Talvez?

Jess 16/10/2021

Cenas londrinas
Leitura bem fluida, gostei!! Me imaginei nesses lugares, fiquei com vontade de conhecer. Vale a pena ler. Marquei quase o livro inteiro rs

Maju Deolindo 22/08/2021

Cenas do cotidiano
Meu terceiro contato com a autora. Esse livro é uma coletânea de ensaios que a autora escreveu sobre lugares em Londres e o seu cotidiano. É incrível como uma cena considerada comum e simples, a autora consegue trazer muita profundidade. Uma boa opção para quem nunca leu Virginia Woolf.

Alanna. 28/04/2021

Londres pelos olhos de Virginia Woolf
"Parece que a mente gosta de se empoleirar em seu voo pelo espaço vazio, sobre um nariz notável, sobre uma mão trêmula; adora o olho lampejante, a sobrancelha arqueada, o ser humano anormal, o particular, o esplêndido. Portanto, esperemos que a democracia venha, mas somente daqui a um século, quando estivermos debaixo da terra; ou que por algum estupendo lance genial se combinem o vasto recinto e o ser humano pequeno, particular, individual." (Não sei página, mas foi em 77%)

Este livro esteve gratuito no Kindle, e achei uma boa oportunidade de ler mais de Virgínia Woolf. Não é meu primeiro contato com a autora, pois já li o ensaio "Um teto todo seu", então já tinha uma noção da escrita dela. Neste pequeno livro vemos reunidos 6 relatos sobre Londres, observações da autora sobre a cidade, sua sociedade urbana e as ruas (5 escritas como relato, e a 6ª escrita sob o ponto de vista de um personagem fictício). É possível perceber o apreço da autora pela paisagem da cidade, assim como é possível perceber seu "Q" elitista quando fala de certa cultura ou população, e seu toque sarcástico falando sobre algumas instituições sociais e religiosas. É uma leitura interessante mas não me prendeu tanto pois são basicamente descrições dessa paisagem e dessa visão de ruas londrinas.

Os textos de apoio presentes nessa edição são bons e complementam muito bem a leitura, expondo uma breve biografia e algumas observações sobre os relatos, e sobre referências sobre esses relatos feitas por Virgínia Woolf em seus diários. Vale a pena ler para conhecer um pouco mais sobre a autora.

Douglas.Bonin 11/07/2021

Nossas cidades
Sentado na janela de meu quarto posso ver grande parte do centro de uma cidade que passou a pouco tempo de seus 100mil habitantes. O barulho infernal de motos - rapazes que num domingo noturno e frio, se arriscam, levando comida para cada infeliz que sente fome - nesta cidade, percebo hoje que em dez anos passados nesta mesma janela, os barulhos, cheiros e luzes mudaram. Cidades vivas.

Virgínia Wolf é colossal, e neste livro somos captados por uma Londres em constante movimento, que saía do século XIX e entrava no XX, que substituía os cavalos para os primeiros exemplares do Sr.Ford. E toda esta narrativa é fenomenal por permitir que, nós, brasileiros do século XXI, sintamos os primeiros áres do pós revolução e afins.

O último texto, para mim o melhor, faz pensar sobre a temporalidade; a figura daquela senhora que sabe tudo, desde os casamentos, nascimentos, divórcios e desilusões, sem sair de casa, encontraria na modernidade um obstáculo na "experiência ×2", que não permite que uma pessoa qualquer tenha capacidade de saber sobre tudo de todos. E acabe mal acompanhando tudo sobre si mesmo.

Recomendo, mas para aqueles que cansaram de leituras de miojinho. Recomendo para aqueles que se incomodam com os espaços que habitam Virgínia é impecável em suas descrições!
dani 12/07/2021minha estante
Fiquei intrigada! Mas tenho que me recuperar do último livro da Virginia antes de encarar outro.

Douglas.Bonin 12/07/2021minha estante
Meu, qual que você leu? Sabe que comecei mrs.dalloway e parece que não fui alfabetizado kkkk

dani 12/07/2021minha estante
Exatamente o assustador Mrs. Dalloway! Kkk

Douglas.Bonin 12/07/2021minha estante
Jesus... Agora fiquei com medo kkkkk

Edna 10/03/2020

A nobreza x ralé
Mil dessas vozes estão sempre gritando pela Oxford Street. Todas tensas, todas reais...pela pressa de ganhar a vida...mesmo um moralista reconhecerá que essa rua espalhafatosa, alvoroçada e vulgar lembra-nos que a vida é uma luta; que toda construção é perecivel; que toda exibição é vaidade."

Os Seis Ensaios escritos na Primavera de 1931 e precedidos de uma Mini biografia "A outra face de Virgínia Woolf" por Ivo Barroso.

Todos os lugares descritos em Cenas Londrinas foram visitados com passeios minuciosos pela autora em _As docas de Londres existe uma inquietação que ela demonstra com a sordidez dos locais onde chegam as melhores especiarias, os vinhos que serão comercializados por uma fortuna exorbitante, e muito
questionamento nesse translate.

Em _A Casa de Grandes Homens o mais intrigante dos ensaios onde vimos com a casa de Carlyle, a rusticidade, a não adequação ao modernismo e se entende que cada ser é único em seus domínios, não da pra medir a intensidade ou a suavidade transportada em suas obras, apenas o encantamento que nos toma à Leitura só nos faz crer escrito por alguém muito especial independente de suas fraquezas humanas, quem ñ as tem?!
Só gostaria que Ela tivesse relatado a casa de Dickens pois ela visitou.

A comparação que Ela faz entre catedral de St. Paul que é imponente e ameaçadora onde homens ilustres ocupam paredes inteiras estão encerrados com suas "virtudes" duvidosas, enquanto que os vivos se acotovelam disputando um pequeno espaço nas ruas.

"O mero processo de nos manter vivos exige toda a nossa energia.

E a austeridade da Abadia de Westminster, longe de ser espaçosa, é estreita e pontiaguda, mas tb habitada por Poetas mortos outra realeza mais potente.

Com apenas 60 páginas e nos desperta um profundo fluxo de consciência, nos faz refletir, divagar por seus ensaios.

#Bagagemliteraria
#Lendomulheres
#Mulheresnaliteratura
#Coleçaofolha

Bianca 22/02/2023

Com "Cenas londrinas" agrego mais uma leitura concluída da lista de obras da Virginia Woolf, e assim, sigo amando a escrita da autora. Esse livro apresenta uma coletânea de crônicas, relatos simples e diretos sobre percursos - ou locais - na cidade de Londres.

Eu gostei, - mas me agrado facilmente com publicações que envolvem o espaço urbano, ainda mais quando trata-se de um outro contexto e outra realidade - é tão mágico poder enxergar através da leitura, como era a Londres do início do século XX perante os olhos da autora.

No entanto, não acho que essa seja a obra ideal para se ter o primeiro contato com a Woolf. Apesar de boa, não vejo como uma obra muito marcante.

Rosana 12/05/2021

Cenas londrinas, é um relato de lugares turísticos; algumas celebridades da época; casas de grandes escritores; mas tudo pelo olhar da Virginia Woolf, que deixa claro o quanto Londres a faz bem.

Eduardo.Arruda 18/05/2021

Virginia Woolf
O livro possui 6 crônicas, que mostram a Londres dos anos 30 na visão da grande Virginia Woolf. O melhor (minha humilde opinião), é Retrato de uma Londrina.