Cenas londrinas

Cenas londrinas Virginia Woolf

Resenhas - Cenas Londrinas

Marcia 19/07/2021

Você conhece e mergulha no dia-a-dia da cidade de Londres, ciceroneado por Virginia Woolf. Muito chic!
São 5 crônicas escritas entre os anos 1931 e 1932, a maioria descritiva, em que a autora nos apresenta as paisagens, a arquitetura...
Quem já esteve e conhece Londres certamente amará o livro. Como não é o meu caso, apenas achei interessante.
Foi meu primeiro Woolf; quem sabe o próximo me conquistará.
@pedacosdeu

Cris01 07/08/2020

Contos
Vários contos referente a Londres, de todos os contos apenas gostei de um

Khrys 21/11/2021

Diferente
Um livro diferente de tudo que já li. Quero ler outros livros da autora, achei a forma em que ela detalha essas cenas cotidianas de Londres (daquela época) fantásticas.

Julinho 03/05/2021

Uma visão panorâmica da Londres Vitoriana
Virginia Woolf sempre bem humorada e com seu estilo irreverente e único - faz especial a experiência de ler sobre a paisagem londrina - como um flash de una câmara capturando alguns quadros eternizando um pedacinho de uma época que não existe mais.

lauren 23/12/2021

Woolf transporta o leitor pela Londres do início da década de 30 e desperta fortemente uma vontade de andar pelas ruelas da metrópole, procurando por esses pequenos tesouros cotidianos como ela faz.

Malu 16/02/2024

Eu amo a escrita dessa mulher! E a forma como ela fala e descreve alguns espaços de Londres me deu vontade de fazer novamente trabalhos acadêmicos (tomara que essa vontade passe ??

Poli 26/05/2022

O que achei de ?Cenas Londrinas??
Cenas Londrinas é um livro de não ficção, com exceção do último ensaio.
Eu não sabia exatamente o que esperar, mas Virginia Woolf nunca decepciona.

Meus ensaios prefeitos foram:
? Casa de Grandes Homens
? Abadias e Catedrais
? Retrato de uma Londrina (ficção)

Os demais ensaios eu acabei lendo de forma um picou arrastada, principalmente o primeiro que fala sobre barcos, e o lixo boiando no rio, não gostei. Mas, entendo a ideia da autora de mostrar o belo e o feio e devanear sobre tudo. A escrita de Woolf e maravilhosa.

Eu super indico a leitura para quem também ama a autora já que dessa forma ficamos um cadinho mais próximos dela, porque passeamos por onde passeou e temos ela como guia ?

Vivi 28/01/2022

Cenas londrinas compila seis crônicas nas quais Virginia Woolf confirma sua paixão por sua cidade natal. Virginia faz um retrato da década de 1930 ao observar o encanto da moderna Londres. Ao se deslocar para a perspectiva tanto de grandes homens quanto de cidadãos comuns, a autora oferece uma visão original, clara e atraente do movimento orgânico das ruas. Inicialmente publicado com cinco narrativas - produzidas entre 1931 e 1932 -, a este volume se soma a crônica descoberta na biblioteca da Universidade de Sussex, em 2005. É como se Virginia estivesse conduzindo o leitor por um passeio, começa nas docas de Londres, depois migra para o tumultuado comércio ambulante da Oxford Street, prossegue com um curioso giro por endereços de grandes homens - em busca de escritores ilustres. Há a contemplação das catedrais de St. Paul e de Westminster, e a visita à casa de Keats, em Hampstead. Por fim, o olhar se fixa na figura típica da mulher de classe média inglesa, para Ivo Barroso, ?a visão de um microcosmo representativo de toda uma nacionalidade?.

? Uma forma incrível de conhecer uma Londres de 1930 sobre a ótica de Virginia toda a sua expansão , seus habitantes sejam os mais carentes ou em alto escalão mas que de certa forma se fundem num resultado final. Impossível não imaginar cada cena. Um livro bem curtinho e que vale á pena conhecer.

Isa 17/02/2023

Sou fã da virginia woolf mas esse não me pegou? talvez se eu tivesse alguma ligação com londres me fizesse sentido no entanto foi mais um pra cota de lidos da virginia :)

hibernarrd 27/06/2022

São crônicas muito interessantes sobre Londres, me senti visitando a cidade em seus anos 30. Aqui da pra notar o grande escopo de uma autora como Virginia Woolf, e me criou um grande interesse de ler outras de suas obras, principalmente Orlando.

Vanessa 29/04/2021

Decepção
Achei que cumpriu o papel descritivo de mostrar uma Londres pelos olhos da autora, porém o livro é chato e cansativo, não prende sua atenção em nenhum momento. Não teve um conto do qual gostei, achei todos insuportáveis de serem lidos.

Geovanna.Faleri 11/10/2020

Londres milenar
esse foi o meu primeiro contato com a virginia woolf. um livro basicamente composto por 6 crônicas que retratam o cotidiano na cidade de Londres, falando de aspectos como as residências, baías, avenidas e órgãos políticos. por meio da narração e constante uso de metáforas, Virgínia relaciona todos esses aspectos ao ser humano e como eles tornam a cidade de Londres tão especial ao ver dela.

uma excelente leitura para um sábado à noite, bem rápida e super leve. com certeza quero ler agora outros livros da autora ;)

Paulo1584 02/10/2021

Woolf ensaísta
As cenas londrinas são quase fotogrias escritas de lugares e pessoas, principalmente escritores, que passaram por alí.

Woolf tem uma sensibilidade aguçada e uma clareza de ideias que envolvem o leitor, mesmo sendo um tanto desinteressado quanto à cidade (falo por mim aqui). O último ensaio, se é que podemos chamá-lo assim, revela uma preocupação interessante: retratar de forma literária aquilo que pode passar muito despercebido, ser uma senhora numa cidade grande no século XX.

Virginia Woolf é sensacional, mesmo em textos menos interessantes, como são para mim estes ensaios. Eles valem mais pela forma como são escritos, com a destreza dos detalhes, dos retratos nas paredes, do que por qualquer outra coisa.

Adriana Scarpin 06/01/2019

Se você quiser aprender a fazer passagens descritivas de espaços e suas interações humanas, leia este livro, Woolf faz um tremendo exercício de estilo descritivo por Londres, são cinco pequenos ensaios por locais históricos e mais um conto ficcional. Um deleite.

FabAola 28/02/2021

"O encanto da Londres moderna é ser construída não para durar, é ser construída para passar."