O problema dos três corpos

O problema dos três corpos Cixin Liu

Resenhas - O Problema dos Três Corpos

Luiz Namur 22/03/2024

A ausência do medo leva à extinção.
"O Problema dos Três Corpos" é um livro de ficção científica escrito por Liu Cixin. A história se desenrola em duas linhas temporais principais: uma ambientada na China durante a Revolução Cultural e outra no futuro, quando a humanidade enfrenta uma ameaça extraterrestre.

O livro aborda temas profundos como a natureza da realidade, as consequências imprevistas da tecnologia avançada e as incertezas morais diante de dilemas existenciais. A escrita de Liu Cixin é rica em detalhes científicos e filosóficos, criando um universo fascinante que desafia o leitor a questionar suas próprias concepções sobre o universo e o papel da humanidade nele.

"O Problema dos Três Corpos" é uma obra-prima da ficção científica que combina elementos de suspense, drama e reflexão intelectual de forma magistral, deixando uma marca indelével na mente dos leitores que buscam uma experiência literária profunda e estimulante.

andwarf2004 09/08/2020

Entendiante!
Em O Problema dos Três Corpos a humanidade descobre que existe uma vida alienígena a caminho da Terra. Com isso, surgem grupos que são a favor da invasão, acreditando que a mesma pode ser a salvação para a humanidade.
Não se engane com essa premissa que tinha tudo para dar certo. No lugar, você vai se entendiar com nomes chineses, explicações físicas, páginas e páginas falando de prótons e nada mais. É muito entediante. Não recomendo! Não irei ler os outros 2.

Regiane @agentejaleu 20/07/2023

Sci-fi bem interessante.
Não costumo ler o gênero mas eu gostei bastante dessa história. A parte técnica eu achei massante, talvez pudesse ser reduzida para deixar mais fluída a leitura. A parte mais legal pra mim é o jogo , que mistura personagens históricos reais com a ficção da história. É um misto de ciência, filosofia e valores. Os personagens são bem construídos e complexos. Em especial a professora Wenjie, que acompanhamos desde a juventude durante a Revolução até já uma cientista e professora de renome, que na sua jornada fez escolhas polêmicas com consequências drásticas.

Jeff_Araujo 24/02/2023

Grande obra, recheada de grandes temas
Há muito tempo não lia algo tão bom em ficção científica.
O interessante nessa obra é como ela trata de diversos temas importantes e contemporâneos da nossa sociedade como guerra, desigualdade, sofrimento, impacto ambiental e nos leva a refletir sobre eles ao mesmo tempo que desenvolve uma narrativa vivida e empolgante tendo a ciência como base e o misticismo da exploração do cosmos.
A pausa entre os momentos de leitura me renderam grandes reflexões, valeu cada minuto investido

Helô Kleine 21/04/2024

Altos e baixos
Eu adorei toda a idéia central do livro.
Gosto quando historias tem pano de fundo com eventos verdadeiros.
Pra mim, o problema do livro foi muita explicação técnica e alguns conceitos de fisica que me deixaram meio perdida. Com isso a leitura não fluiu.
Talvez, quem conheça melhor esses conceitos apresentados, não fique tão perdido e não ache a leitura tão massante em certos momentos.

Quero ler sim os outros livros, mesmo porque esse não concluiu absolutamente nada (o que me deixou bastante frustrada), mas vou dar um tempo antes de ler as sequencias.

ANA - @aspaceforbooks 13/03/2024

Troca o nome do livro para
"(qual) o problema das pessoas (?)" e tudo certo - porque foi tudo que me perguntei quando o plot foi revelado...

animada para série (ou filme não lembro) da netflix, parece ser BEM diferente do livro (amém) ?
Priscila 17/03/2024minha estante
O trailer da adaptação parece tão bom que me deu vontade de ler. Mas o medo que tenho de ler e me decepcionar é muito real!

ANA - @aspaceforbooks 17/03/2024minha estante
pela experiência que eu tive (e como sei que você lê sci-fi também), recomendo ver só a série kkk

etsilvio 01/04/2021

Adorei!
Releitura feita, inúmeras anotações e marcações feitas, pois esse livro é simplesmente SENSACIONAL!

Carol 19/06/2022

História interessante, escrita monótona
Esse livro tem uma premissa interessante, de alienígenas que virão pra Terra para livrá-la dos humanos, porém tem muito conteúdo de física mas descrições e eu fiquei muito perdida. Outro ponto é que a escrita é monótona justamente por isso. Eu não sei como termeinei esse livro, só força de vontade pq foi difícil.

Bruno 31/12/2023

O problema dos 3 corpos
Trama bem envolvente que mistura história cultural, ciência, tecnologia e explora vida inteligente fora da Terra. Eu cheguei no livro por conta do anúncio que a Netflix faria uma série e não me arrependi.

Primeiro livro que li na vida de um autor asiático, certamente lerei as sequências e procurarei por mais títulos similares.

Thayane Andrade 22/12/2022

Achei o início do livro cansativo, não tava prendendo a minha atenção, achei a leitura lenta em alguns momentos e faltou desenvolver mais alguns personagens, mas ao decorrer do livro fui achando a história mais interessante e foi me prendendo mais, achei a parte do jogo e do povo de trissolaris bem legal. Achei esse livro bem diferente, nunca tinha lido uma ficção científica chinesa e com certeza lerei os próximos livros.

Beto 21/07/2021

Alienígenas com mentes humanas
É um livro de ficção científica que vale a pena. Embora as maquinacões dos alienígenas sejam demasiadamente semelhantes as dos seres humanos, a estória é bem criativa e a parte que se passa na terra é na China em plena revolução cultural, o que torna a leitura bastante interessante do ponto de vista histórico, político e cultural.

Mssamuca 15/06/2023

Esse livro me despertou sentimentos conflitantes. Ao mesmo tempo que achei uma leitura difícil, por seu lado mais técnico, também achei uma história muito cativante.
Se você não tem muito contato com a física vai achar um pouco complicado em algumas partes, mas tem algo nessa história que não te dá vontade de largar.
Com certeza lerei as continuações!

Fabian 14/06/2020

Hard sci fi da melhor qualidade!
O Problema dos Três Corpos é considerado um dos mais importantes romances de ficção científica deste jovem século. O reconhecimento não é exagerado, aqui Cixin Liu apresenta uma obra que atravessa décadas e investiga os impactos do contato extraterrestre na humanidade. Isto já foi feito dezenas de vezes no gênero mas arrisco dizer que nunca com tanta criatividade e apuro científico.

Três Corpos é um representante da hard sci fi, então o autor se preocupa em embasar suas explicações em conceitos muito sólidos da física, astrofísica e fisica quântica. A transmissão de informações através de prótons é particularmente fascinante, usando a sua multidimensionalidade e entrelaçamento quântico para efeitos devastadores na narrativa.

Não é um livro para todo mundo, mas para fãs de ciência, é obrigatório.

Caio.Victor 13/02/2024

Livro absurdo de bom. Impecável!
Primeiro livro lido de um ator chinês: não deve nada para os autores clássicos (europeus). Livro entrega tudo: hard science, contexto histórico (China na época da Revolução Cultural), suspense... Muito, muito bom!

Antes mesmo de finalizar o livro já comprei o volume 2! Por sorte, chegou exatamente hoje! Ansioso de saber como será o confronto entre os Trissolarianos e nós, meros insetos.

livronaesquina 09/05/2023

Essa não foi uma leitura fácil

É um livro que tem como pano de fundo acontecimentos históricos da China, principalmente a Revolução Cultural que ocorreu entre os anos 1966 e 1976. Eu não conhecia nada sobre isso antes de iniciar esse livro e inocentemente eu achei que podia entender só através da leitura do livro em si, mas não foi o caso.

Só depois que eu li bastante sobre os acontecimentos históricos da China nessa época que eu consegui realmente entender os mais de 50% do livro que eu já tinha lido.

Além disso, esse livro tem uma física PESADA, bem difícil de entender. Difícil, porém não impossível. Eu afirmo sem medo de errar que esse livro não é pra qualquer um, se você já lê ficções científicas e está relativamente familiarizado com o gênero creio que vá gostar desse livro, porém se você está iniciando no gênero, não recomendo que leia o Problema dos Três Corpos.

Ele também é um livro lento, sem ler a sinopse, demora até entendermos o que está acontecendo na história. Isso porque a sinopse do livro explica o que tá rolando por trás de todos os acontecimentos iniciais do livro. Porém, eu não leio sinopses então comecei o livro sem saber nada, o que eu prefiro, mas também fez com que o livro demorasse para engatar.

Mas fiquem tranquilos que tudo é explicado.

No fim, foi uma leitura desafiadora mas que eu adorei, o desafio foi o que me manteve presa, eu queria provar para mim mesma que era capaz de entender o livro, e fui.

Esse livro também deixa reflexões muito profundas, ele toca em questões muito existenciais humanas principalmente no que diz respeito a nossa busca incessante por vida extraterrestre e o quão isso se contrasta com a forma como os próprios seres humanos tratam os seus semelhantes (nações em guerra, disputas políticas e etc).