O problema dos três corpos

O problema dos três corpos Cixin Liu

Resenhas - O Problema dos Três Corpos

biacstb 02/04/2024

Simplesmente não foi um livro pra mim.
Eu estava com muitas expectativas pra essa leitura, mas não rolou. No início eu não entendia nada, no meio parecia que tava no início e no fim eu já não aguentava mais. Foi um livro extenso e muuuito cansativo pra mim.

Eu diria que o grande problema foi o excesso de termos técnicos e científicos que o autor quis colocar pra enriquecer a narrativa, só que pra quem não é físico e não faz parte desse universo, é difícil de visualizar. Sem contar que demora muito pra desenvolver então você passa pelo menos os primeiros 50% do livro perdido e sem entender pra onde a história vai e no final das contas não vai pra lugar nenhum porque é uma trilogia, então esse livro acaba sem um final (e eu não tenho carisma nenhum pra ler a continuação).

Além do mais, eu fiz essa leitura compartilhada e a minha dupla também não conseguiu engatar, então talvez não seja realmente um livro pra todos (só pra quem se odeia muito - kkkkkk to brincando).

No maisss houve sim algumas partes interessantes, mas considerando todo o processo, que foi particularmente ruim pra mim, não consigo dar uma avaliação melhor. Essa é a minha honesta avaliação.

Rafael Hertel 07/04/2024

O problema dos três corpos é mesmo tudo isso?
No universo literário, é comum nos depararmos com aquela expectativa monumental antes de mergulharmos em uma nova obra. A empolgação cresce à medida que ouvimos elogios e testemunhamos um verdadeiro frenesi de opiniões positivas. Foi exatamente assim que eu encarei O Problema dos Três Corpos, de Cixin Liu, publicado no Brasil pela Editora Suma. O hype estava lá, evidente, até mesmo com a Netflix preparando uma adaptação. E é nessa atmosfera de altas expectativas que mergulhei na leitura.

Porém, como muitos já experimentaram, nem sempre a realidade corresponde às nossas esperanças. E aqui reside a minha grande decepção com esta obra. Não que haja algo intrinsecamente errado com o livro, entenda bem. O desapontamento vem do descompasso entre a grandiosidade imaginada e o que efetivamente foi entregue. Culpa minha, claro.

Então, o que esperar de O Problema dos Três Corpos? Para contextualizar, trata-se do primeiro livro de uma trilogia que mescla drama, ficção científica e suspense. A narrativa se desdobra em duas linhas temporais: uma na China dos anos 1960 e outra nos dias atuais. Na primeira, somos apresentados a Ye Wenjie, cuja vida é marcada pela Revolução Cultural e um encontro extraordinário com uma civilização alienígena em declínio. Enquanto isso, na contemporaneidade, cientistas aparecem misteriosamente mortos, desencadeando uma investigação governamental liderada por Wing Miao, que se envolve em um intrigante jogo de realidade virtual chamado "Três Corpos".

A conexão entre essas duas narrativas é onde reside a essência do enredo. Porém, o grande plot twist, o momento de clímax que eu tanto aguardava, revelou-se previsível. A construção do suspense não atingiu o ápice esperado, privando-me da emoção da surpresa.

Mas nem tudo são críticas. "O Problema dos Três Corpos" possui méritos inegáveis. A associação do complexo conceito físico com a trama de ficção científica é notável. Além disso, o retrato da China moderna, livre de estereótipos ocidentais, e a abordagem peculiar da relação entre humanos e alienígenas são aspectos que merecem reconhecimento.

Assim, apesar da minha nota de 3/5 estrelas no Skoob, continuo interessado na saga. Afinal, há personagens como Shi Qiang, cujo potencial promete desdobramentos instigantes. Se você está disposto a explorar essa obra, junte-se a mim nesta jornada. E lembre-se, ao adquirir qualquer livro mencionado, você contribui para o financiamento deste canal. Até a próxima viagem literária!

site: https://osmelhoreslivros.com.br/o-problema-dos-tres-corpos-resenha/

Jujubacoutinho 20/09/2023

O Problema dos Três Corpos
A Revolução Cultural da China em 1960, foi uma época de terror e violência para população chinesa, inclusive para os cientistas e acadêmicos. Contudo, os avanços científicos não deixaram de existir, apenas faziam parte de missões ultrassecretas conduzidas pelo governo chinês.

Na tentativa de achar outro sinal de vida inteligente no universo, a Base Vermelha finalmente recebe uma resposta, mas, talvez, os cientistas presentes, que sofreram inúmeras perdas e decepções durante a Revolução Cultural, não sejam o melhor canal de comunicação.

E agora, depois de uma cientista mandar uma mensagem que mudará para sempre o percurso da história da Terra, a humanidade terá que se organizar, e lutar contra a tecnologia avançada da inteligência desconhecida.

Beto 21/07/2021

Alienígenas com mentes humanas
É um livro de ficção científica que vale a pena. Embora as maquinacões dos alienígenas sejam demasiadamente semelhantes as dos seres humanos, a estória é bem criativa e a parte que se passa na terra é na China em plena revolução cultural, o que torna a leitura bastante interessante do ponto de vista histórico, político e cultural.

Thayane Andrade 22/12/2022

Achei o início do livro cansativo, não tava prendendo a minha atenção, achei a leitura lenta em alguns momentos e faltou desenvolver mais alguns personagens, mas ao decorrer do livro fui achando a história mais interessante e foi me prendendo mais, achei a parte do jogo e do povo de trissolaris bem legal. Achei esse livro bem diferente, nunca tinha lido uma ficção científica chinesa e com certeza lerei os próximos livros.

livronaesquina 09/05/2023

Essa não foi uma leitura fácil

É um livro que tem como pano de fundo acontecimentos históricos da China, principalmente a Revolução Cultural que ocorreu entre os anos 1966 e 1976. Eu não conhecia nada sobre isso antes de iniciar esse livro e inocentemente eu achei que podia entender só através da leitura do livro em si, mas não foi o caso.

Só depois que eu li bastante sobre os acontecimentos históricos da China nessa época que eu consegui realmente entender os mais de 50% do livro que eu já tinha lido.

Além disso, esse livro tem uma física PESADA, bem difícil de entender. Difícil, porém não impossível. Eu afirmo sem medo de errar que esse livro não é pra qualquer um, se você já lê ficções científicas e está relativamente familiarizado com o gênero creio que vá gostar desse livro, porém se você está iniciando no gênero, não recomendo que leia o Problema dos Três Corpos.

Ele também é um livro lento, sem ler a sinopse, demora até entendermos o que está acontecendo na história. Isso porque a sinopse do livro explica o que tá rolando por trás de todos os acontecimentos iniciais do livro. Porém, eu não leio sinopses então comecei o livro sem saber nada, o que eu prefiro, mas também fez com que o livro demorasse para engatar.

Mas fiquem tranquilos que tudo é explicado.

No fim, foi uma leitura desafiadora mas que eu adorei, o desafio foi o que me manteve presa, eu queria provar para mim mesma que era capaz de entender o livro, e fui.

Esse livro também deixa reflexões muito profundas, ele toca em questões muito existenciais humanas principalmente no que diz respeito a nossa busca incessante por vida extraterrestre e o quão isso se contrasta com a forma como os próprios seres humanos tratam os seus semelhantes (nações em guerra, disputas políticas e etc).

Anny Campos 13/12/2023

Sabe quando você começa um livro sem dar muito por ele? E no final fica 'Uau, minha mente se expandiu'! É esse tipo de livro.
Comecei por causa do clube do livro, não entendi muito no começo de como iria ter ficção científica nele, depois que aparece o jogo, eu fiquei igual o personagem, perdida, mas fascinada!
Me fez repensar muita coisa sobre ficção científica, literatura chinesa e até conceitos da ciência atual. Estou louca pra ler a sequência, mas ainda não terminei de ruminar todos os detalhes na minha cabeça.
Conclusão: Preciso pensar sobre esse livro e esperar um pouco antes de ler a sequência.

Ale Lima 22/12/2021

Complexo mas realista
Primeira vez que leio uma ficção científica e entre dizer que gostei ou não, prefiro afirmar que a experiência me fez pensar. Para quem não é muito fã de exatas como eu, pode achar alguns trechos cansativos e complexos uma vez que vai se deparar com muitas explicações astronômicas e filosóficas defendida pelos grandes pensadores da humanidade. Para mim, os motivos que levaram determinados personagens a agirem como tal tenham sido o ponto alto dessa leitura, motivos esses que, com certeza, ?conversarão? comigo por um bom tempo.

Luana 18/01/2024

Impactada
Eu terminei com a minha mente explodindo.

Curti demais a história, achei que seria "mais uma história de alienígena" mas a forma que o autor conduziu foi muito importante e criativa.

Um ponto bastante importante foi toda a explicação científica e contexto histórico que talvez para um leigo não faça tanto sentido logo de cara, mas no decorrer do livro as coisas vão se 'clareando'.

O único porém ao meu ver, é que como existe muito contexto, na metade do livro comecei a sentir a leitura um pouco arrastada, precisei focar para conseguir finalizar alguns capítulos.. Mas no final, esses pontos se conectam e o restante faz sentido.

Enfim, recomendo para quem curte e busca mais leituras de ficcção científica, vale muito a pena.

Caio.Victor 13/02/2024

Livro absurdo de bom. Impecável!
Primeiro livro lido de um ator chinês: não deve nada para os autores clássicos (europeus). Livro entrega tudo: hard science, contexto histórico (China na época da Revolução Cultural), suspense... Muito, muito bom!

Antes mesmo de finalizar o livro já comprei o volume 2! Por sorte, chegou exatamente hoje! Ansioso de saber como será o confronto entre os Trissolarianos e nós, meros insetos.

Jeferson.Alcantara 26/10/2023

Boa ficção!
A história começa durante a Revolução Cultural na China, onde um jovem cientista chamado Ye Wenjie testemunha a perseguição de seu pai por defender ideias científicas "burguesas". Essa experiência traumática a leva a um estado de desespero e descrença na humanidade.

Anos depois, Ye Wenjie é recrutada para trabalhar em uma instalação secreta de pesquisa na China, conhecida como a "Base Observacional Trisolaris". Essa base tem a missão de enviar mensagens para o espaço, na esperança de fazer contato com uma civilização alienígena que orbita o sistema estelar de Trisolaris. No entanto, a humanidade logo descobre que os Trisolarianos vivem em um planeta com instabilidade orbital devido às três estrelas do sistema, o que leva a ciclos caóticos de condições climáticas.

À medida que a história avança, "O Problema dos Três Corpos" explora uma série de temas, incluindo ciência, política, filosofia e a natureza da humanidade. A trama se desdobra em dois cenários diferentes: o presente, onde a humanidade lida com a ameaça dos Trisolarianos, e um jogo de realidade virtual chamado "Três Corpos", que desvenda a história de Ye Wenjie e a Base Observacional Trisolaris.

O livro é conhecido por sua abordagem única da ficção científica, que combina elementos da história chinesa e cultura com conceitos científicos complexos, como a física de corpos celestes em órbita múltipla. Também explora questões filosóficas profundas sobre a natureza da humanidade e o impacto da ciência e da tecnologia.

Carol 19/06/2022

História interessante, escrita monótona
Esse livro tem uma premissa interessante, de alienígenas que virão pra Terra para livrá-la dos humanos, porém tem muito conteúdo de física mas descrições e eu fiquei muito perdida. Outro ponto é que a escrita é monótona justamente por isso. Eu não sei como termeinei esse livro, só força de vontade pq foi difícil.

Lily 03/08/2022

O medo do desconhecido e a humanidade de Cixin Liu
Este livro compõe uma das ideias mais interessantes que eu já tinha visto com uma noção extraordinária no quesito científico moral e filosófico, o real medo de ao ter contato com seres desconhecidos outros lugares do espaço e eles serem exatamente muitos piores que nós e se a nossa não união seria ainda mais vantajoso pra o nosso derradeiro fim; esse livro é muito impressionante mas decai muitl em desenvolvimento de personagem e por mais de ser incrível nas areas que mencionei acima muitas vezes os personagens parecem caricaturas do que você realmente espera qur sejam tomando decisões bem estranhas e miitas vezes você não tem muito no que se conectar com o personagrm ele está ali só para ter uma função básica, tirando isso o livro é mágnifico e espero muitas boas coisas na leitura do segundo .

kenhimura 01/10/2022

Um dos melhores livros de sci-fi que existem
O livro é maravilhoso para quem gosta de ciências. Liu conseguiu unir boa ficção a princípios científicos reais de ponta. Praticamente toda a parte de ciência, história da ciência e da China no livro são reais; muitos desses ramos (nanomateriais, inteligência artificial, teoria das supercordas etc) estão sendo desenvolvidos e pesquisados neste exato momento. Só por envolver a teoria das cordas numa trama coerente e boa e por usar de título o nome de um problema clássico de mecânica/gravitação, o livro já merece cinco estrelas.

Leitura rápida e fluida pra quem conhece os termos e as ideias abordados. Quem não conhece, pode ter alguma dificuldade para entender pesquisando no Google (acredito que todos que tentem aprender sobre mecânica quântica assim entendam o que digo), mas sugiro que dêem um salto de fé, acreditem no que o autor conta, e continuem o fluxo da leitura sem desvios. anotando para pesquisas futuras as palavras, ideias e termos desconhecidos.

Já comprei os outros dois da trilogia, pretendo lê-los em breve. Para quem curte ficção científica com subtramas políticas, ao estilo de Arthur C. Clarke e H. G. Wells, é imperdível.

Osmar 25/10/2022

Surpreendente
Amo o gênero de ficção científica e fazia tempo que não lia nada desse gênero. Numa conversa informal com uma pessoa que também gosta desse gênero surgiu "O Problema dos Três Corpos". Pesquisei sobre a obra e decidi lhe dar uma chance. Posso dizer que me fez voltar a ler vorazmente esse gênero porque me lembrou a quantidade de temas interessantes pode trazer. Já vou dizendo que é um livro de difícil leitura. Tem as dificuldades culturais, pois estamos falando de um autor chinês, tem as dificuldades científicas, pois apresenta muitos conceitos complexos (tanto na área da física, da matemática, da filosofia). Por conta do acima mencionado não o recomendo para todos. O título faz menção a impossibilidade de predizer por meio de cálculos o comportamento de três corpos que interagem por meio da sua própria gravidade, e isso tem a ver com a civilização alienígena com a qual e feita contato (comunicação não contato real), pois essa civilização habita um planeta com três sóis (estrelas para sermos exatos). Tem também um jogo virtual onde acontece boa parte da trama. Para as pessoas que aceitarem o desafio de lê-lo, tenho a quase certeza que irão gostar e irão ler também os outros livros da trilogia: A Floresta Sombria e O Fim da Morte.