O problema dos três corpos

O problema dos três corpos Cixin Liu

Resenhas - O Problema dos Três Corpos

Mari356 04/03/2024

A humanidade se depara com uma questão complexa e a ciência de base do planeta está em jogo.
Já tinha um tempo que este estava nos planos, rondando os pensamentos. Gosto muito de ficção científica e resolvi comprar este que eu já namorava. Valeu demais!
É uma ficção científica no estilo clássico, com muita informação e muitas explicações científicas. Tem muuuita física, um bocado de matemática e astronomia. Obviamente não entendi todas as explicações, mas meu parcos e olvidados conhecimentos de física do ensino médio não me deixaram na mão e deu pra entender o básico. A história é empolgante e corre em um ritmo interessante, nem muito devagar, nem muito frenética.
Acho que não vale falar muito sobre o enredo e gostaria de nem ter lido a sinopse (que pra mim, entrega uma suspeita que só se concretiza na metade do livro). Mas Cixin Liu consegue fazer, aqui, uma obra que une história, política e ciência, com personagens cativantes e uma bela narrativa.
Certamente os outros dois da trilogia serão lidos em breve!

Inn Moura 18/01/2024

Se vc não é cientista, físico ou matemático...
... Como eu, não vai entender absolutamente nada. Então a minha dica é: assista aos vídeos do Luago nos livros pra entender pelo menos alguns conceitos básicos e deixe se envolver pela história. A história por trás de toda a parafernalha científica é maravilhosa e merece ser lida. Série já pode vir que eu estou pronta (mas se for igual à série horrorosa de "Toda Luz que não podemos ver" eu vou ficar muito arrasada), mas agora antes do segundo livro vou desopilar um pouco com A Gata Triste e um policialzinho de leve. Pergunta pro final desse livro: Vc odeia a raça humana ao ponto de traí-la ou ainda acredita nela? Vc é um adventista, um redentista ou um sobrevivente? Fica a reflexão.

Coisas de Mineira 17/03/2024

O PROBLEMA DOS TRÊS CORPOS COLOCA A HUMANIDADE EM ROTA DIRETA COM ALIENÍGENAS
O problema dos Três Corpos é o primeiro livro de uma trilogia, vencedor do Hugo Awards de 2015, e que ganha uma nova adaptação pela Netflix, que vai abordar um medo antigo: uma invasão alienígena.

Cixin Liu é um autor de ficção científica chinês que conseguiu uma façanha: seu primeiro romance foi o primeiro livro asiático a ser indicado para o Prêmio Nébula em 2014 e a ganhar o Prêmio Hugo em 2015. Se tornou o livro de ficção científica mais vendido na China, e acaba de ganhar uma adaptação pela Netflix, com lançamento no dia 21 de março.

Com linhas temporais diferentes, o livro se divide entre dois protagonistas. A primeira delas é a jovem física Ye Wenjie. Estamos em 1967, no auge da Revolução Cultural. Entre outras coisas, foi a caça de intelectuais que utilizavam de conceitos científicos desenvolvidos em países do ocidente. Entre eles, estava o pai de Ye Wenjie, espancado até a morte por jovens fanáticos integrantes da Guarda Vermelha.

Ela vai ser perseguida, e acaba em um campo de reeducação e, ao ser traída por um colega, vai receber uma proposta: ou vai a julgamento, ou vai se integrar à uma missão em uma instalação militar ultrassecreta chamada Base da Costa Vermelha. Claro que, na sua posição, ela vai demorar muito a saber os reais interesses dessa base.

Lá, estará em contato com duas pessoas: o comissário político Lei Zhicheng e o engenheiro chefe da base, Yang Weining que se tornará seu marido e pai de sua filha. Aos poucos vai descobrindo os reais interesses da base, bem como os motivos pelo qual ela foi escolhida. Entretanto, como sabe que sua situação política é péssima, Ye Wenjie acredita que permanecer na base significa proteção, e está resignada a permanecer lá o resto da vida.

"Para conter mesmo o desenvolvimento da civilização e desarmá-la por muito tempo, só há um jeito: matar a ciência na Terra."

RESENHA DO LIVRO O PROBLEMA DOS TRÊS CORPOS DE CIXIN LIU

40 anos se passam, e vamos conhecer Wang Miao, um pesquisador de nanomateriais. Ele tem por hobby a fotografia e, quando vai revelar um rolo de filme, nota uma estranha contagem regressiva no canto das fotos. De todas as fotos… curioso, pede para a esposa e o filho tirarem fotos, mas aí não aparece a contagem. Na sequência, ele percebe que a contagem regressiva aparece em seus olhos, no meio do campo de visão. O mais estranho é que a contagem apareceu depois que ele participou de uma reunião bem estranha, onde o suicídio de cientistas estava em pauta.

É quando conhece o policial Shi Qiang, que integra uma comissão militar internacional. Eles estão tentando entender as mortes inexplicáveis, incluindo o suicídio de Yang Dong, a física filha de Ye Wenjie. Esses cientistas estavam em um projeto chamado Fronteiras da Ciência. Quando Wang Miao vai em busca de respostas, se depara com um jogo chamado O problema dos Três Corpos.

Parece um jogo de realidade virtual altamente sofisticado, ambientado em um planeta orbitado por três sóis, o que leva a uma alternância entre tempos estáveis e tempos caóticos. E é quando conhece Ye Wenjie, agora uma professora aposentada, que vai contar o que aconteceu há mais de 40 anos.

"Ao abrir os olhos, viu o teto pouco nítido. Do lado de fora, as luzes da idade lançam um brilho fraco nas cortinas. Porém, teve companhia ao voltar à realidade: a contagem regressiva. Ela ainda pairava diante dos seus olhos. Os números eram finos, mas brilhavam muito, com uma luminosidade intensa. 1180:05:00, 1180:04:59, 1180:04:58, 1180:04:57."

UMA HISTÓRIA QUE ABORDA CIÊNCIA, POLÍTICA, FILOSOFIA

O Problema dos Três Corpos é considerado um livro complexo, de leitura difícil, mas estava com altas expectativas: seja porque gosto do gênero, mas também por conta da adaptação que está prestes a estrear na Netflix. Bom, é preciso dizer que a carga de explicações científicas é grande, e por isso em alguns momentos a leitura se arrasta. Nada que impeça de entender o quadro geral, então não é preciso se preocupar com esse ponto. Mesmo porque, a edição conta com muitas notas de rodapé para explicar algumas teorias da física, ou mesmo momentos históricos – lembre-se que a história começa com a Revolução Cultural Chinesa.

Com a alternância entre as duas linhas do tempo, traz um ritmo frenético, com uma quantidade de reviravolta surpreendente. O autor deixa migalhas ao longo da narrativa, até que conhecemos tudo que de fato aconteceu no passado. É uma história que mescla ciência, política, história, filosofia… e os momentos finais são chocantes.

As reviravoltas são tão surpreendentes no final, que fiquei até um pouco desconfiada. O maior problema, para mim, foi uma resolução rápida demais, e de certa forma, meio inacreditável. Considerando se tratar de um livro de ficção científica escrito com certo embasamento teórico, ainda não consigo acreditar nas cenas finais…

"O universo não era desolador. Não era vazio. Era cheio de vida! A humanidade havia dirigido seu olhar para os confins do universo, mas não fazia ideia de que a vida inteligente já existia nas estrelas mais próximas da Terra."

UMA HISTÓRIA GUIADA PELA TRAMA, NÃO PELOS PERSONAGENS

É interessante como sabemos tão pouco da história da China! Acredito que a Revolução Cultural Chinesa tenha sido surreal em muitos aspectos, e ver a perseguição que muitos cientistas sofreram, inclusive perdendo a vida e, pior ainda, como amigos, parentes, se voltaram contra pessoas próximas, com denúncias muitas vezes infundadas, foi surreal. Pareceu uma verdadeira caça às bruxas. Imagino as cicatrizes que isso deixa…

Senti falta de uma ‘humanização’ dos personagens, que são estereotipados, sem espontaneidade ou camadas. Mesmo Ye Wenjie, que poderia despertar mais solidariedade com tudo o que aconteceu logo no início, é fria demais. O policial é o alívio cômico, e um contraponto interessante, já que é o único ‘não cientista’ do grupo. Ainda assim, caricato demais.

Ah, e o jogo? Bem, não faça como eu, que em um primeiro momento não dei muito valor. Mas quando fui adentrado a história, fica fácil entender os motivos do autor – além do óbvio – porque demonstra avanços científicos ao longo da história, até chegar ao desenvolvimento da programação – é surreal! Enfim, uma história recheada de mistérios, conspirações, assassinatos, reviravoltas, e que tem continuação – quero muito ler Floresta Sombria porque a ameaça, no final das contas, foi somente postergada…

"Na condição atual, sua estabilidade mental dependia de dois pilares: aquela senhora idosa, que havia superado muitas tempestades e se tornado serena como a água. e Shi Qiang, o homem que não tinha medo de nada porque não sabia de nada."

Por: Maisa Carvalho
Site: https://www.coisasdemineira.com/2024/03/o-problema-dos-tres-corpos-cixin-liu-resenha-do-livro

Alex de Sá 26/05/2023

Que viagem é essa meu irmão?
O problema dos Corpos, chamada oficialmente de Lembrança da Terra do Passado, é uma série de ficção cientifica escrita pelo chinês Cixin Liu e inicia na China na década de 60 durante a Revolução Cultural e de modo geral conta a história da humanidade lidando com seu primeiro contato com alienígenas.

Faz tempo que um livro não me empolgava tanto assim, li até devagar para aproveitar mais. Hehe

Uma história que te pega do começo até a última página, personagens muito bem escrito e uma trama de si-fi da melhor qualidade. O autor soube explorar o melhor de cada tema. Desde a complexidade da física no universo até questões filosóficas e de foro íntimo. A parte técnica por vezes cansa o leitor leigo, porém nada que me fez abandonar o livro. Ao contrário, fui atrás de alguns assuntos técnicos que nem sabiam que existiam como exemplo problema dos três corpos.

O que mais me tocou na leitura foi como o autor soube intercalar assuntos técnicos com inteligência artificial e seres extraterrestres. Mereceu o prêmio Hugo . Estou ansioso pra ler a continuação. :)

Carlos398 14/07/2023

Inteligentíssimo!
Esse livro foi uma grande descoberta, há algum tempo procurava algo novo e interessante na temática de ficção científica. Esse livro, primeiro de uma trilogia, conseguiu me deixar 100% ligado na história.

É extremamente inteligente, nesse primeiro livro você vai encontrar história, filosofia, matemática e física . E aparentemente esse livro também popularizou a teoria da floresta negra (o que já torna ele um máximo haha).

Sem dar spoilers, é uma leitura muito agradável e cheia de reflexões sobre a sociedade, super recomendo!
Alinesmne 15/07/2023minha estante
Tô vendo muita gente elogiando esse ultimamente. Só aumenta a expectativa ?

Carlos398 18/07/2023minha estante
Vale muito a pena, eu já tô na metade do segundo livro e só melhora!

Nelson.Junior 23/07/2023

+1 ficção científica favoritada
Vários plots, final em aberto, continuação a frente, incrível. Primeiro somos apresentados a uma jovem garota que vê seu pai ser assassinado na revolução cultural chinesa, depois vamos para o tempo presente acompanhar um cientista de estudos de nanomateriais que se depara com vários outros cientistas famosos cometendo suicídio e se vê envolvido, usado como espião, para saber mais sobre esses acontecimentos. Depois, lacunas são preenchidas, o objetivo da base costa vermelha são revelados, o que pensávamos ser um eram outros. Ansioso para ler a contínua e com receio de não se manter bom...

Willames 25/07/2023

Aumentei minhas expectativas e fui correspondido
Eu adorei esse livro, era exatamente o que eu esperava. Desde o ano passado, venho buscando livros de ficção científica para tentar me aprofundar nesse gênero. Descobri essa trilogia e adorei a proposta. Quanto ao livro, é incrivelmente perfeito, sua linguagem tem um pouco de técnica, mas dá para entender, e como destaque principal, coloco suas abordagens filosóficas. Quanto ao principal ponto negativo, acho que os personagens principais poderiam ter um pouco mais de profundidade quando a personalidade.
Por fim, recomendo muito o livro para os amantes de fic.

Daniel1145 25/07/2023

Top Ficção Científica
Com uma escrita fácil de acompanhar, mesmo para quem não costuma ler Sci-Fi, personagens que te engajam em continuar a leitura e descobrir o final de cada um e uma história original, inovadora e que bota muitos pontos em perspectiva.

A coisa mais interessante para mim foi a abordagem dos humanos perderem a fé na própria espécie e criando assim um problema enorme para o futuro.

Com o final em aberto e muitas perguntas, já fico ansioso para a continuação!

Arthur.Borel 23/03/2024

O Problema interessante dos Três Corpos
Motivado pela nova adaptação da Netflix, decidi comprar logo todos os livros dessa saga para ler, pois se é ficção científica então já tem a minha atenção (e dinheiro).

A história em si é boa e envolvente, além de bem criativa na minha opinião, porém o formato de escrita é muito básico e meio sem personalidade. Pelo que eu vi a tradução desse livro foi feito encima da tradução em inglês, e não direto do original em mandarim, e talvez nesse percurso as nuances e personalidade da escrita tenham se perdido. A editora Suma podia muito bem ter ido atrás de um tradutor com conhecimento em chinês para fazer esse trabalho, mas agora já era.

O livro em si é extremamente carregado de explicações e conceitos técnicos de física muito complexos. O autor passará parágrafos inteiros explicando um monte de coisa que eu sinceramente não consegui compreender mesmo fazendo esforço, mas felizmente no fim de tudo, o objetivo a qual todos esses conceitos estão sendo aplicados consegue ser de fácil compreensão, então não é como se você fosse ler o livro e saísse sem entender nada que está acontecendo na história.

Os personagens no geral não são lá muito legais ou interessantes (com a excessão de um, o policial), mas suas histórias é objetivos são compreensives e da pra empatizar com eles.

Foi definitivamente um livro bem diferente do que eu esperava, e essa é uma saga que aparentemente caminha para ser um baita épico, estou ansioso para ler os próximos.

Daniel.Sousa 09/11/2023

O ocaso da humanidade.
Puro Sci-fi!
O autor usa muito bem exmplos de experimentos físicos e descrições quase didáticas sobre fenômenos observáveis reais e teóricos dentro do contexto do livro. Essas descrições estimulam aqueles que são, assim como eu, interessados em ficção científica.
A história é impulsionada pela ciência mas, para que consigamos nos sensibilizar com os dilemas propostos, precisamos nos identificar com os personagens e é neste ponto que o autor deixa um pouco a desejar.
Com exceção da primeira personagem com quem temos contato, Ye Wenjie, os demais tem pouco desenvolvimento, com o background se resumindo a suas profissões, acadêmicas ou não.
Apesar de sentir essa falta de desenvolvimento em relação aos personagens, o livro entrega uma história intrigante, com ideias criativas e boas questões filosóficas.
Vale a pena lê-lo. O final é aberto mas o arco desse primeiro livro se encerra em si.

Ber 28/08/2023

Puro suco do scifi
O autor chinês de ficção científica, Cixin Liu, consegue escrever sobre complexos problemas da física, sem deixar que sua narrativa fique confusa, extensa e maçante. É completamente instigante o problema que dá nome ao livro, e as circunstâncias sob as quais ele aparece, são ainda mais inebriantes. Indico a leitura sem muito conhecimento prévio a respeito da obra, fica muito mais interessante a cada descoberta feita pelos próprios personagens. A história ainda serve como um pequeno arcabouço para entendermos a situação complexa e caótica da China pós revolução. Pouco tive contato com literaturas do tipo, e produzidas por alguém que sentiu as transformações acarretadas por esse importante evento ocorrido no país, geram mais densidade para o conteúdo do texto.
Indico demais para quem já flertou com ficção científica, ou mesmo para as pessoas que tem interesse mas ainda não tiveram essa aproximação. O começo do livro pode ser um pouco lento, mas quando engrena, lá pelo capítulo da "Costa Vermelha II", fica impossível de prever os eventos seguintes, além de ser muito difícil conseguir conter a vontade de avançar na leitura!

Tati Freitas 14/09/2023

O livro tem uma premissa muito boa, e conta com um desenvolvimento que vai te envolvendo aos poucos. O início pode ser um pouco devagar, e as partes descritivas de assuntos relacionados à física, podem deixar algumas pessoas que não estão acostumadas com hard sci-fi um pouco perdidas. Mas acredito que as discussões filosóficas valem a leitura.

gustavooo 18/10/2023

Um livro muito bom que explora os perigos do contato humano com uma civilização alienígena inteligente. Os elementos científicos são muito bem colocados e a história é cativante. Agora preciso ler os 2 restantes...

"Os trissolarianos achavam que os humanos eram meros insetos, mas se esqueceram de uma coisa: os insetos nunca foram realmente derrotados."