O problema dos três corpos

O problema dos três corpos Cixin Liu

Resenhas - O Problema dos Três Corpos

Julia Ledra 17/10/2022

Ficção científica onde a ciência foi legal, mas a ficção foi meh
Eu amei a parte nerd desse livro! O problema dos três corpos é um problema astrofísico que eu não conhecia antes de ler o livro, mas que fica bem fácil de entender através da história. Basicamente nós ainda não conseguimos prever através de cálculos a posição de 3 corpos (planetas, estrelas…) ou mais no futuro. A ciência simplesmente não chegou nesse nível de tecnologia ainda.

Eu adorei essa parte hipotética em que o autor explicava a ciência por trás dessas coisas e as ideias dele. Mas o resto da história achei só ok, nada demais.

Por isso, infelizmente, não tenho vontade de continuar com a série. Mas se algum dia lançar um filme sobre essa história eu vou ver sim (hipócrita? talvez 🤷🏼‍♀️).

site: https://modern-sceptre-73c.notion.site/O-Problema-dos-Tr-s-Corpos-883355344f094b37a9055cd0fe4b584f

Luna 12/12/2022

Ficção Científica de Fácil Entendimento.
Ao contrário do que li em algumas resenhas, achei o livro bem ficção científica, o mote central do livro gira em torno das tecnologia que temos e teremos.
Gostei de mais, fiquei envolvida e aflita pelos acontecimentos, além de gostar do pano de fundo que começa láaaaaaa atrás na revolução.
O livro trabalhou bem os personagens principais, e deixou um excelente gancho para a continuação, que já vou atrás :D

Marcelo.Alencar 07/01/2023

Muita viagem?
Minha primeira leitura de ficção científica. O livro é bem escrito. História envolvente. Mas não deu liga. Os relatos sobre a China são muito bons. O enredo está além do nosso tempo!

Fabby 12/01/2023

Nunca havia dedicado meu tempo e atenção aos livros de ficção científica pura... mas esse livro chegou em minhas mãos de forma não planejada e já nas primeiras páginas pude sentir que seria uma leitura intrigante, no mínimo.

Embora muitos dos termos e situações técnicas descritas pelo autor não façam parte do meu conhecimento, confesso que a curiosidade me fez mergulhar nessas páginas como eu jamais faria em um lago desconhecido: sem pensar, sem medo, só querendo saber o que encontraria nele.

O autor pincela grandes eventos históricos durante a escrita e as notas de rodapé são muito esclarecedoras e essencialmente claras.

Trata-se de uma trilogia e não posso deixar de dizer que o cliffhanger não é dos mais intrigantes mas o desenvolver do enredo como um todo faz com que a leeitora que sou não seja capaz de se satisfazer sem dar continuidade a história.

Deixo aqui um trecho do posfácio, escrito pelo próprio autor, que me representa muito. Aliás, todo o posfácio vale uma leitura dedicada e atenciosa.

"Como fã de ficção científica, minha vida foi moldada pelo gênero. Saber que diversos leitores agora podem apreciar meu livro me deixa ao mesmo tempo feliz e animado. A ficção científica é uma literatura que pertence a toda va humanidade. Ela descreve circunstâncias que interessam a todos e, portanto, deveria seu o gênero literário mais acessível para leitores de diversas nações. Muitas vezes, a ficção científica descreve um dia em que a humanidade formará um todo harmonioso, e acredito que não será preciso esperar a vinda de extraterrestres prata que esse dia possa chegar."

Fellipe 27/01/2023

Interessante.
Uma história que se passa na China sobre terráqueos e alienígenas, com bastante conceitos físicos, filosóficos e algumas passagens históricas. Não foi para mim, mas se você já está habituado com um sci-fi mais puro e realmente gosta disso, vai fundo! É um livro muito interessante e complexo

Dulcinea2 14/04/2024

Quando os humanos estão decepcionados com a humanidade
No final dos anos 60, Ye Wenjie, uma astrofísica decepciona com a humanidade após o horror que vivência nesse período. Nos dias atuais Wang Miao, especialista com nanomateriais, descobre um jogo fascinante conhecido como Três Corpos. Essas duas histórias vão entrelaçar e dar num caldo de ficção científica fantástico que mistura física, o espaço e o futuro da humanidade num mistério fascinante.

O livro já estava no meu radar e com o hype da série da Netflix resolvi começar. Ao contrário da série, o romance sustenta melhor o mistério e consegue explicar fenômenos complicados de maneira fascinante. É claro que tem conceitos extremamente complicados, mas não entendê-los não compromete o entendimento.

Outro ponto forte é dar a quem não conhece a história da China um pouco da sua complexidade (como um país que quase matou sua ciência está emergindo como potência voltando a abraçar sua ciência, me pergunto).

O último que aponto são as indagações e questionamentos que nos faz pensar sobre a própria humanidade e sua reação diante de tragédias pessoais, culturais e diante do outro.Os assuntos vão se avolumando na nossa cabeça.

Apesar de muito bom, senti falta de uma melhor construção de alguns personagens. Tirando a Ye, o Da Shi e o Evans, não consegui conectar com os anseios dos personagens, principalmente do protagonista, que parece que não tem mais vida além do jogo encontrado e o mistério. Senti falta de um pouco de humanidade em cada um deles.

Mesmo assim vale a pena e certamente vou querer ler o próximo.

Arthur.Borel 23/03/2024

O Problema interessante dos Três Corpos
Motivado pela nova adaptação da Netflix, decidi comprar logo todos os livros dessa saga para ler, pois se é ficção científica então já tem a minha atenção (e dinheiro).

A história em si é boa e envolvente, além de bem criativa na minha opinião, porém o formato de escrita é muito básico e meio sem personalidade. Pelo que eu vi a tradução desse livro foi feito encima da tradução em inglês, e não direto do original em mandarim, e talvez nesse percurso as nuances e personalidade da escrita tenham se perdido. A editora Suma podia muito bem ter ido atrás de um tradutor com conhecimento em chinês para fazer esse trabalho, mas agora já era.

O livro em si é extremamente carregado de explicações e conceitos técnicos de física muito complexos. O autor passará parágrafos inteiros explicando um monte de coisa que eu sinceramente não consegui compreender mesmo fazendo esforço, mas felizmente no fim de tudo, o objetivo a qual todos esses conceitos estão sendo aplicados consegue ser de fácil compreensão, então não é como se você fosse ler o livro e saísse sem entender nada que está acontecendo na história.

Os personagens no geral não são lá muito legais ou interessantes (com a excessão de um, o policial), mas suas histórias é objetivos são compreensives e da pra empatizar com eles.

Foi definitivamente um livro bem diferente do que eu esperava, e essa é uma saga que aparentemente caminha para ser um baita épico, estou ansioso para ler os próximos.

Mari356 04/03/2024

A humanidade se depara com uma questão complexa e a ciência de base do planeta está em jogo.
Já tinha um tempo que este estava nos planos, rondando os pensamentos. Gosto muito de ficção científica e resolvi comprar este que eu já namorava. Valeu demais!
É uma ficção científica no estilo clássico, com muita informação e muitas explicações científicas. Tem muuuita física, um bocado de matemática e astronomia. Obviamente não entendi todas as explicações, mas meu parcos e olvidados conhecimentos de física do ensino médio não me deixaram na mão e deu pra entender o básico. A história é empolgante e corre em um ritmo interessante, nem muito devagar, nem muito frenética.
Acho que não vale falar muito sobre o enredo e gostaria de nem ter lido a sinopse (que pra mim, entrega uma suspeita que só se concretiza na metade do livro). Mas Cixin Liu consegue fazer, aqui, uma obra que une história, política e ciência, com personagens cativantes e uma bela narrativa.
Certamente os outros dois da trilogia serão lidos em breve!

Guilherme 05/03/2024

Infelizmente o livro não me agradou. Talvez alguns dos motivos tenha sido por conta da minha inexperiência com obras chinesas e suas particularidades. Alguns aspectos não me agradaram na leitura: senti que a estrutura do livro não apresenta desenvolvimento de personagens ou a busca de conexão com os leitores; o momento histórico da China apresentado possui relevância na obra, mas meu pouco conhecimento sobre a cultura e história chinesa me deixou desconectado, mesmo com diversas notas; os capítulos do jogo virtual presente no livro, apesar de importante para a história, para mim não encaixava na estrutura e no ritmo do livro; e em alguns momentos achei as explicações e soluções muito complexas e de difícil entendimento.

Apesar desses aspectos, achei a escrita muito boa, sendo direta e fluida. Além disso, tanto o mistério e a resolução apresentada são bem construídos e interessantes.

Acredito que uma futura releitura após consumir mais obras chinesas pode mudar minha opinião sobre a obra. Torço por isso.

Giovanna 12/03/2024

Fui ler o livro por causa da série e foi o mesmo que nada
Seus primeiros capítulos conseguiram me deixa completamente instigado com os questionamentos levantados, os mistérios e os novos conceitos de ficção. Porém foi no meio do livro que eu percebi o problema (que deveria se chamar qual o problema das pessoas, obrigada amiga por inventar isso e me fazer rir).
O personagem principal tem o total de 0 carisma, a personagem que eu gostei só apareceu com flashbacks esporádicos.
A conclusão foi a mesma coisa que nada, não tem um climax ou um "socorro, o que vai acontecer agora?". Como eu digo, totalmente meh.
ANA - @aspaceforbooks 12/03/2024minha estante
De nada ?

Nelson.Junior 23/07/2023

+1 ficção científica favoritada
Vários plots, final em aberto, continuação a frente, incrível. Primeiro somos apresentados a uma jovem garota que vê seu pai ser assassinado na revolução cultural chinesa, depois vamos para o tempo presente acompanhar um cientista de estudos de nanomateriais que se depara com vários outros cientistas famosos cometendo suicídio e se vê envolvido, usado como espião, para saber mais sobre esses acontecimentos. Depois, lacunas são preenchidas, o objetivo da base costa vermelha são revelados, o que pensávamos ser um eram outros. Ansioso para ler a contínua e com receio de não se manter bom...

Willames 25/07/2023

Aumentei minhas expectativas e fui correspondido
Eu adorei esse livro, era exatamente o que eu esperava. Desde o ano passado, venho buscando livros de ficção científica para tentar me aprofundar nesse gênero. Descobri essa trilogia e adorei a proposta. Quanto ao livro, é incrivelmente perfeito, sua linguagem tem um pouco de técnica, mas dá para entender, e como destaque principal, coloco suas abordagens filosóficas. Quanto ao principal ponto negativo, acho que os personagens principais poderiam ter um pouco mais de profundidade quando a personalidade.
Por fim, recomendo muito o livro para os amantes de fic.

Daniel1145 25/07/2023

Top Ficção Científica
Com uma escrita fácil de acompanhar, mesmo para quem não costuma ler Sci-Fi, personagens que te engajam em continuar a leitura e descobrir o final de cada um e uma história original, inovadora e que bota muitos pontos em perspectiva.

A coisa mais interessante para mim foi a abordagem dos humanos perderem a fé na própria espécie e criando assim um problema enorme para o futuro.

Com o final em aberto e muitas perguntas, já fico ansioso para a continuação!

Ber 28/08/2023

Puro suco do scifi
O autor chinês de ficção científica, Cixin Liu, consegue escrever sobre complexos problemas da física, sem deixar que sua narrativa fique confusa, extensa e maçante. É completamente instigante o problema que dá nome ao livro, e as circunstâncias sob as quais ele aparece, são ainda mais inebriantes. Indico a leitura sem muito conhecimento prévio a respeito da obra, fica muito mais interessante a cada descoberta feita pelos próprios personagens. A história ainda serve como um pequeno arcabouço para entendermos a situação complexa e caótica da China pós revolução. Pouco tive contato com literaturas do tipo, e produzidas por alguém que sentiu as transformações acarretadas por esse importante evento ocorrido no país, geram mais densidade para o conteúdo do texto.
Indico demais para quem já flertou com ficção científica, ou mesmo para as pessoas que tem interesse mas ainda não tiveram essa aproximação. O começo do livro pode ser um pouco lento, mas quando engrena, lá pelo capítulo da "Costa Vermelha II", fica impossível de prever os eventos seguintes, além de ser muito difícil conseguir conter a vontade de avançar na leitura!