O problema dos três corpos

O problema dos três corpos Cixin Liu

Resenhas - O Problema dos Três Corpos

Luizgustavo 23/12/2023

Prometeu muito e não entregou nada.
Meu pai amado, será que eu li o mesmo livro hypado por muitos? O começo é tenebroso muito enrolação pra não explicar nada. O livro só começa a ficar bom nas últimas 100 páginas. Não irei comprar os outros 2 livros, se o primeiro foi um enrolação de cálculos matemáticos, eu não quero saber o que vai ter os outros 2. A esse livro é vendido como ficção científica, esse autor matou a ficção científica, kkkkkkkkkkk galera leio muita ficção científica e o livro nas primeiras 10 páginas já tem q falar pra q veio, não é ficar enrolando com revolução, jogo, cálculos matemáticos. O final é sensacional, mas o livro não é feito só de final bom, ele precisa de um começo e meio bom. Valeuuuuuu

Sheila 28/02/2018

Resenha: "O Problema dos três corpos" (Cixin Liu)
Tradução: Leonardo Alves

Por Sheila: Oi Pessoas! Trago a vocês hoje a resenha do primeiro livro de uma trilogia - e que trilogia! - escrita por Cixin Liu e lançado aqui nas terras tupiniquins pela Suma de Letras. Como eu não conhecia o autor, resolvi dar um google e descobrir um pouco mais sobre esse escritor chinês.

Ganhador de vários prêmios na China pelos seus escritos, Cixin vem alcançando notoriedade ao vencer o prêmio Hugo Awards na categoria de Melhor Romance em 2015, e tornando-se um dos grandes nomes da ficção científica ocidental. Legal mesmo foi saber que esse prêmio, que já tem 62 anos de existência, nunca havia sido entregue para um livro que não tivesse sido escrito em inglês - ou seja, Cixin é bom mesmo.

Além disso, parece que tinha uma treta maligna rolando nos bastidores da premiação, com alguns autores proclamando que o melhor seria restringir o acesso da premiação, pois Negros, latinos, mulheres estariam "acabando com a literatura" (!!!!). Que bom que a galerinha do mal não ganhou essa né? Mas vamos à resenha.

Na década de 60 houve a Revolução Cultural chinesa. Ye Zethai, um professor considerado subversivo por ensinar física e a teoria da Relatividade, é preso e obrigado, diante de uma turba ensandecida, a confessar seus "crimes": ensinar às jovens mentes do pais a verdade. Submetido a um instrumento de tortura em muito superior às sus forças, foi mais uma vez levado para interrogatório.

- Ye Zethai, você é especialista em mecânica. Deve saber que esta resistindo a uma força intensa demais. Insistir nessa teimosia conduzirá apenas à sua morte. Hoje, retomamos o assunto da ultima sessão. Nem perca tempo desperdiçando palavras. Responda à seguinte pergunta sem a malícia habitual: entre os anos de 1962 e 1965, você não decidiu acrescentar por conta própria a relatividade à disciplina de introdução à física?

- A relatividade faz parte das teorias fundamentais da física - respondeu Ye - Como uma disciplina introdutória poderia não ensinar o tema?

- Você esta mentindo!
Ye Wenjie, filha de Ye Zethai, é obrigada a assistir, impotente, a seu pai sendo punido e torturado até a morte por defender seus ideais até o fim. Pior, assiste à sua própria mãe traí-lo, o que a mesma parece fazer não por compactuar com o pensamento dos revolucionários, mas para defender-se e poder fazer parte do Poder imperante no momento. Isso atinge profundamente Ye Wenjie e será importante para acontecimentos futuros narrados no livro.

Alguns anos se passam, e somos apresentados ao especialista em nanomateriais Wang Miao. Este estudioso se vê trabalhando junto com o policial Da Shi, sua antítese total, no Problema dos três Corpos. Tudo começa quando renomados cientistas começam a cometer suicídio e deixar cartas e bilhetes enigmáticos.
Havia uma única linha de caracteres escritos em uma caligrafia elegante:

Todas as provas apontam para uma única conclusão: a física nunca existiu nem jamais existirá. Sei que o que estou fazendo é irresponsável. Mas não tenho escolha.

Wang é um dos cientistas escolhidos pelo general Chang para tentar desvendar esse mistério, que parece envolver um jogo on-line de realidade virtual chamado "Três corpos" e envolve o problema de um outro mundo chamado Trissolaris. O enigma seria: como viver em um sistema solar triplo? No meio desta busca por respostas, há questões pessoais de Wang envolvidas, que o faz querer encontrar respostas mais do que os outros.

- Todos os físicos nessa lista cometeram suicídio nos últimos dois meses - disse o general Chang.

Wang ficou chocado. Aos poucos, as paisagens em preto e branco se desvaneceram em sua mente. As fotografias já não possuíam a figura dela no primeiro plano, e seus olhos foram riscados do firmamento. Aqueles mundos estavam todos mortos.

- Quando... isso aconteceuu? - perguntou Wang em tom mecânico.
- Nos dois últimos meses - repetiu Chang. - Nossa única certeza é a seguinte: todos cometeram suicídio pelo mesmo motivo. Mas é difícil levantar hipóteses.
Não querendo dar spoiler do livro, mas simplesmente dizendo o que encontraremos nas sinopses de divulgação, este é um livro de ficção científica que irá falar sobre as consequências de se tentar realizar contato com seres alienígenas. Afial, quem são esses seres e o que querem de nós?

A narrativa é extremamente empolgante e envolvente, a trama é simplesmente maravilhosa, todas as pontas vão se juntando e, aquelas que não o são, fica claro que devemos esperar muita ação a se desenrolar nos próximos dois livros, ainda sem data de lançamento aqui no Brasil.

Só me perdi um pouquinho em relação aos personagens em função dos nomes serem todos chineses. Além disso, as explicações tecnológicas são bem precisas e é necessário pensar um pouquinho para poder seguir a linha de raciocínio do autor, mas nada que interfira na leitura.

Ah, e a adaptação para as telonas deve sair agora em 2017, vale conferir! Abraços e até a próxima!

Curta o Dear Book no Facebook
Siga o @dear_book no Twitter e o @dearbookbr no Insta

site: http://www.dear-book.net/2017/05/resenha-o-problema-dos-tres-corpos.html
Anderson 17/10/2018minha estante
undefined

Natalia 25/05/2020

Ficção na medida certa
Primeiro livro chinês que leio e gostei muito. Para quem gosta de ficção científica, o autor traz uma gama de detalhes sobre o desconhecido: será que existe vida alienígena????

Leitor-gbn 16/05/2024

Um olhar externo sobre nós...
Interessei-me nos livros pelo sucesso da série no Netflix. Fiquei só no trailer e gostei da temática.

A leitura do primeiro livro da trilogia prende a atenção de forma interessante: permeado por conceitos e teorias da astrofísica, emerge uma preocupação sobre a relação dos humanos com a Terra.

Nessa trama, o olhar exterior aponta para uma tranquilidade ignorada diariamente, mas simplesmente dada de graça no arranjo do Universo...

A leitura dos livros será encadeada!

Marina.Siqueira 18/06/2020

Um livro de ficção científica muito bom, com histórias cativantes e interessantes. Achei o final levemente desapontador, mas mesmo assim fiquei interessada em ler os próximos da trilogia.

isabela 17/07/2021

faz a ciência parecer algo muito bonito
Eu não sou lá muito fã de ficção científica mais hard, nem sou de exatas. Física era de longe a minha pior matéria na escola e toda vez que meus professores falavam de física moderna, eu boiava 100%.

Surpreendentemente, esse livro me conquistou. Apesar de eu não poder dizer que entendi todas as descrições longas sobre nanomateriais, fiquei muito encantada com a maneira com a qual o autor traz essa sensação de deslumbramento com o espaço, com a própria existência humana nessas condições doidas que o Big Bang propiciou. Ninguém precisa saber o que é a constante de Planck pra entender essa parte.

Também curti bastante as discussões sobre relações entre povos diferentes e o que um possível desequilíbrio de poder causa na nossa percepção interna do nosso papel enquanto civilização. Impossível não estabelecer um paralelo com a posição da China enquanto potência hoje, mas daí talvez eu só tenha essa leitura porque sou da área de relações internacionais e acho que estou mais situada nesse campo do que nas discussões sobre física teórica.

Recomendo demais pra explorar um pouco mais das perspectivas não-ocidentais na ficção científica, que é um gênero tradicionalmente eurocêntrico e também pra trazer aquele quentinho no coração quando olhamos pras estrelas à noite.

luhaze 23/07/2021

Se você gosta de ficção científica
Leia esse livro.
Se a pauta Jeff Bezzos no espaço te trouxe sentimentos confusos, leia esse livro.
Se você gosta de questões sociológicas alinhadas ao futuro da humanidade numa escala que ainda desconhecemos, leia esse livro.
Tô viciada

Roberta Pereira 15/03/2024

Ótima ideia, mal desenvolvida (?)
Eu achei que a história é boa, mas não a forma como foi contada. A primeira parte é uma base histórica. Não curti, quase desisti pensando que ia continuar assim. Tem ainda muitas passagens teóricas sobre a física da coisa, e de tudo - do espaço, dos prótons, das dimensões de um computador, de relatório.... achei um tédio. Totalmente desestimulante.
Eu diria que é muito teórico pra pouca história propriamente dita - que só melhora já perto do final. E a história me deu raiva pela forma como a invasão se originou.
Não sei. Talvez eu apenas não tenha me identificado com as personagens, e nem a escrita do autor,
Ainda não tenho certeza se pretendo ler o resto da trilogia.

Radamila 11/09/2021

Aff. Que livro bom. Tirando as descrições da estrutura subatomica e de outros procedimentos muito técnicos, é uma leitura fácil e gostosa.
No fim, a Terra ainda tem cerca de 450 anos até os trissolarianos chegarem. Simbora ler a sequência.

OdirleyDeotti 20/11/2022

Um combo de informações
A leitura desse livro lembrou-me O enigma de Andrômeda (Michael Crichton). Ao mesmo tempo que nos traz as incertezas e especulações sobre outras civilizações e formas de vida extraterrenas, também entrega conteúdos científicos atuais, como realidade virtual, astrofísica e nanotecnologia. Outro ponto bastante interessante é o uso do livro para mostrar como foi a revolução cultural na China. Única crítica foi para a narrativa um pouco lenta, na minha opinião, claro. Mas, no geral, um livro que vale a pena ser lido.

Soterradaporlivros 10/03/2024

O problema é o problema
Eu fiquei muito feliz que a companhia das letras disponibilizou novamente esse livro, já que eu queria muito ler antes da estreia da série no Netflix.

A história é interessante, os personagens complexos, mas eu não amei. Eu não sei se o estilo de escrita do autor me incomodou, afinal, mesmo traduzido, a voz do autor deve ser bem diferente do que estamos acostumados.

Eu não gostei muito do artifício do jogo no contexto da história. Não quero entrar em detalhes pra não dar spoilers, mas se o jogo fosse real eu não entenderia como se joga.

Mas os personagens e suas relações, sua história (presente e passada), suas personalidades, tudo isso me cativou bastante.

Além disso, a história é intrigante e te faz querer saber o que vem a seguir.

Pi528 27/01/2023

Uma das gratas surpresas que tive ao começar após ouvir um podcast. Fiquei extremamente entretido, com as misturas feitas de história da humanidade, física, teorias, filosofia, religião. Pensar em tudo isso na forma de ficção em uma das maiores dúvidas existentes até hoje, traz um que a mais para o livro. Penso que a mudança de protagonistas foi numa quantidade grande demais, e que por vezes pode ter atrapalhado o desenvolvimento. Mas não esperava que culminaria nesse "final", e que iriam para outro lado, mas fiquei realmente surpreso.

Marina.Duarte 28/01/2023

Tive dificuldade com algumas partes do livro, porque as partes em que se debatia física eu achava muito maçaneta, porque não sei nada de física. Mas de forma geral gostei da história do livro

Dani 04/02/2023

Essa é uma história focada mais na reflexão de ideias, e menos nos personagens ou desenvolvimento de enredo. Ainda não sei ao certo se gostei da leitura. Por vezes fiquei bem interessada mas em outros momentos foi bem maçante para continuar.
As partes do jogo de realidade virtual foram as que menos gostei, assim como alguns momentos de exposição pesada de coceitos de física que achei bem complicado de entender.
Os personagens são bidimencionais e o enredo é contado de forma seca e distante o que gera pouco engajamento.  De uma certa forma me lembrou a forma que algumas ficções científicas clássicas são narradas, o que pode ser um pró ou contra dependendo do leitor. Outra dificuldade que tive foi com os nomes dos personagens chineses que usavam por vezes 2 nomes para a mesma pessoa, gerando bastante confusão para quem não está acostumado com o tratamento chinês.
Ainda assim, a leitura ficou comigo e me pego refletindo sobre algumas idéias que o autor levantou. Planejo continuar a trilogia para ver o resultado final, mas acho dificil ela vir à ser uma história favorita.