O Misterioso Conde de Rothesay

O Misterioso Conde de Rothesay Roxane Norris

Resenhas - O Misterioso Conde de Rothesay

HannaBooks 30/03/2022

Primeiro livro da trilogia "As irmãs Reims", o misterioso Conde de Rothesay irá contar a história de Irina e Thomas.

No auge de sua juventude, Thomas foi conhecido por ser um notável libertino . Até que ele se casa e tem uma filha, tornando-se recluso em uma das propriedades da família. Após a morte de sua esposa, ele cuida sozinho de sua filha, mas ela está perto de debutar e precisa de uma preceptora. Então ele pede ajuda de Lady Charlotte, uma prima que ele tem em alta estima.

Lady Charlotte, ao receber a carta de Thomas fica receosa a princípio, mas Irina decide que será sua preceptora. Lady Charlotte tem Irina como uma filha e as duas se amam profundamente. Após a morte da mãe, Irina toma para si a responsabilidade de ajudar o pai a criar suas duas irmãs mais novas. Com isso, ela não se casou, recusou alguns convites e aos vinte e cinco anos, não tem mais esperança de que se casará. Ela nutre um sonho, quer se casar por amor e além disso, Irina escreve poesias, mas jamais deixou que alguém lesse.

Ao ir para a propriedade do Conde, Irina imagina que ele já é bem velho, afinal já tem uma filha em idade de ser apresentada a sociedade. Ela fica totalmente supresa ao conhecê-lo em uma situação inusitada, após ser salva no bosque pelo próprio Conde. Ela nem imagina que é ele, e quando acorda horas depois, o encontra dormindo em uma poltrona em seu quarto. Assim que conhece Claire, Irina se dá bem com a jovem. Ela é doce e muito inteligente. A relação com o Conde por vezes é difícil e eles sempre acabam discordando ou discutindo.

Ambos possuem uma personalidade forte, Irina mostra isso no decorrer dos capítulos. Quando o Conde chega da viagem que fez para ver sua mãe, as coisas mudam drasticamente.

A mãe do Conde ficou anos sem ver o filho, pois não aceitava o casamento do filho, menos ainda a mulher com quem se casou. E claro, jamais reconheceu Claire como sua neta. Para conseguir que a filha seja aceita pela sociedade, Thomas terá que fazer algo que não imaginava. Ao perceber a manipulação da mãe, ele consegue tecer um plano e precisará de Irina. A jovem não fica muito feliz com o plano de Thomas, mas acaba aceitando. Os dois iniciam embates e discussões sobre o futuro e o que esperam um do outro. Juntos precisam ser fortes contra todos os obstáculos que irão enfrentar.

Esse romance é cheio de mistérios e muita emoção, fofocas e fogo no parquinho do jeito que amamos ?sempre tem algo acontecendo e ver o amor aos poucos florescer entre Irina e Thomas foi bem gostoso. Se você também ama romances de época irá se apaixonar por esses dois!

Amanda 23/04/2020

Tinha tudo para ser incrível...
... mas não foi. O Misterioso conde de Rothesay prometia ser um livro maravilho. Tinha um libertino regenerado por um amor e atormentado por ter perdido a sua esposa, uma mocinha que abdicou de si para cuidar da família após perder a mãe e uma briga de família por causa da jovem Claire, filha do primeiro casamento do conde.
Incrível né?? Somados a isso tínhamos um mistério para resolver e muitas tretas a serem desvendadas. Contudo, tivemos um enredo fraco, com personagens confusos e muitos clichês. Começo pelo lugar que eles moram e o título do Thomas, não sei se é Hattman, Rothesay, Bute e vários outros nomes que foram citados em referência ao mocinho.
Depois destaco a relação que seria de gato e rato entre os dois, mas que na verdade foi uma paixonite estranha. Claire a filha que precisava de aulas de etiqueta, era mais sabia e inteligente que os adultos. Os vilões que foram extremamente óbvios, até agora não me elucidaram o motivo da vingança. Enfim... Muitas pontas soltas, enredo confuso e uma impressão bem ruim da série, sei nem se vou seguir.
Falei as coisas que não gostei, mas deixo um adendo a cena do baile, essa foi ótima, eu realmente senti a dor da Irina e ali foi a parte que eu realmente me senti lendo um romance de época querido. Chateada que não gostei... Talvez em outro período eu leia de novo e mude de opinião, mas por agora...

Rose 10/07/2021

Irina praticamente criou as irmãs depois que sua mãe faleceu. A mais velha entre as filhas do pároco, é muito querida por Lady Charlotte, uma antiga amiga de seu pai.

Lady Charlotte era prima do Conde de Rothesay, um homem que foi renegado pela família e condenado pela sociedade quando resolveu se casar com uma moça que não era de berço.

Ele vive recluso em suas terras, e após a morte da esposa, sua única alegria era a filha. Foi justamente pensando na felicidade da filha que o conde pediu ajuda a Charlotte, pois sabia que a prima seria a única que o ajudaria de coração aberto a introduzir sua filha nesta tão odiosa e hipócrita sociedade.

É aqui que Irina se encaixa, pois por conta de Charlotte, ela teve toda a educação que uma dama deveria ter, e querendo ajudar sua tão querida amiga, se candidatou ao posto de preceptora da filha do conde.

O que ninguém esperava é que para fugir das garras traiçoeiras e controladoras de sua mãe, o conde fosse apresentá-la como sua noiva. A confusão cresce ainda mais, quando o conde cai em uma armadilha, criando um problema de difícil solução do qual Irina sai completamente humilhada.

Reclusa, ela tenta reconstruir sua vida, mas seu coração acaba indo em socorro do conde, que sozinho tenta descobrir quem está tentando matar sua mãe. Em meio disso, ele ainda tenta escapar do pesadelo de um passado que ele pensou estar morto. Um segredo que se descoberto pode trazer muita infelicidade para sua filha.

É engraçado como a sociedade consegue ser tão hipócrita. Todos aceitam um conde mulherengo e farrista, mas quando ele tenta fazer o certo, é escorraçado por todos. Um livro rápido de se ler com um enredo interessante onde me vi xingando o destino.

site: https://www.instagram.com/fabdosconvites/

hiliandra.faggion 06/06/2021

Um livro gostoso de ler, li em um dia! Fugindo um pouco das tradicionais histórias de época, mostrando um conde amoroso e uma jovem com esperanças de viver um grande amor! Gostei

Irene Moreira 29/08/2016

Encantador
O Misterioso Conde de Rothesay é um livro que vai encantar a todos e mais ainda aos apaixonados por romances de época. Escrito pela autora Roxane Norris que mostra a beleza de sua escrita em uma encantadora e envolvente história que vem engrandecer mais a literatura nacional .

Em uma pequena casa em Carlisle, ao norte da Inglaterra, vivia o pároco e viúvo Edward Reims com suas três filhas. Irina , a filha mais velha, após a morte da mãe, se vê entregue a rotina da casa e a cuidar das irmãs mais novas - Yvine e Gwen. Lady Charlotte, amiga de infância de Edwards, nutria um carinho pelas irmãs Reims e procurou dar uma atenção especial a Irina ensinando-a no intuito de que fosse apresentada à sociedade, mas sendo suas irmãs ainda muito pequenas foi sendo adiado. Com isso a oportunidade de ter um bom casamento por sua influência, tornava-se mais distante. Irina era uma jovem com cabelos ruivos, sardas sobre o nariz e olhos verdes que em seus vinte cinco anos nunca tinha pisado nos salões londrinos.

Lady Charlotte aproveitava uma visita a propriedade da família para estar com Irina que ficava muito feliz,pois a tinha como mãe. Foi quando recebeu a carta de seu primo Thomas Hattway - o conde de Rothesay - pedindo ajuda para encontrar uma preceptora para sua filha que estava próxima da idade de ser apresentada à sociedade. Ela infelizmente não poderia ajudá-lo, pois o seu marido não deixaria. Compartilhara com Irina contando que seu primo casara com uma moça grávida cujo casamento não fora aprovado pelos pais principalmente sua mãe. Irina queria ajudar e se oferece a ser a preceptora da jovem.

Leiam a resenha completa no blog Saleta de Leitura

Saleitura 30/08/2016

O Misterioso Conde de Rothesay é um livro que vai encantar a todos e mais ainda aos apaixonados por romances de época. Escrito pela autora Roxane Norris que mostra a beleza de sua escrita em uma encantadora e envolvente história que vem engrandecer mais a literatura nacional.

Em uma pequena casa em Carlisle, ao norte da Inglaterra, vivia o pároco e viúvo Edward Reims com suas três filhas. Irina , a filha mais velha, após a morte da mãe, se vê entregue a rotina da casa e a cuidar das irmãs mais novas, Yvine e Gwen. Lady Charlotte, amiga de infância de Edwards, nutria um carinho pelas irmãs Reims e procurou dar uma atenção especial a Irina ensinando-a no intuito de que fosse apresentada à sociedade,mas sendo suas irmãs ainda muito pequenas foi sendo adiado. Com isso a oportunidade de ter um bom casamento por sua influência, tornava-se mais distante. Irina era uma jovem com cabelos ruivos, sardas sobre o nariz e olhos verdes que em seus vinte cinco anos nunca tinha pisado nos salões londrinos.

Lady Charlotte aproveitava uma visita a propriedade da família para estar com Irina que ficava muito feliz,pois a tinha como mãe. Foi quando recebeu a carta de seu primo Thomas Hattway - o conde de Rothesay - pedindo ajuda para encontrar uma preceptora para sua filha que estava próxima da idade de ser apresentada à sociedade. Ela infelizmente não poderia ajudá-lo, pois o seu marido não deixaria. Compartilhara com Irina contando que seu primo casara com uma moça grávida cujo casamento não fora aprovado pelos pais principalmente sua mãe."A partir desse dia, nunca mais foi visto em sociedade." Irina queria ajudar e se oferece a ser a preceptora da jovem.

Em sua chegada a Rothesay caiu um temporal que levou Irina imprudentemente seguir a pé sendo salva pelo conde. Irina e Thomas se estranharam por imaginarem serem mais velhos, mas logo de início já começaram a se alfinetarem e a atração entre o casal era visível.

"-Talvez, Srta. Reims, se houvesse me conhecido mais jovem, tivesse desfrutado dos bons modos que só uma sociedade hipócrita como a nossa dispõe... - Fitou o retrato, desprezando-o. - Contudo, terá que se satisfazer, por um tempo, com o homem que sou... - Baixou o olhar até ela e ofereceu-lhe o braço."

"Com uma pequena ruga na testa, Irina aceitou o braço ofertado e entrou na sala de refeições guiada pelo homem alto ao seu lado. O cavalheiro cujo cheiro de alecrim a atormentava. Que se vestia de modo impecável, porém casual, e ainda assim estava perfeito. Um homem, que definitivamente, tirava-a do sério!"

Claire, filha do conde, era "uma moça de seus quinze anos, cabelos louros cacheados" e olhos castanhos. Logo no primeiro encontro não se teve dúvida de que ela e sua perceptora se dariam muito bem. Claire era graciosa e muito encantadora mostrando-se uma boa aluna.

Irina encontrara na biblioteca alguns escritos do conde e não contendo a curiosidade acabou lendo. Tomou conhecimento sobre Lady Elinor o grande amor do Conde e todos os segredos que envolviam sua história. "Estava sufocada por cada letra que lera; pelo sentimento que se apresentou ao seu coração pelas linhas do Conde." Como não se apaixonar e desejar ser cortejada e amada por este homem. "Para sempre se fosse preciso, defenderia aquele amor com unhas e dentes."

A partir dai embarcamos em uma viagem repleta de emoções, suspense e mistérios que nos absorve e emociona a cada página. Thomas vai viver momentos intensos e dolorosos entre um noivado desfeito e outro manipulado face a imposição de sua mãe em lhe dar herdeiros em troca de reconhecer Claire como neta.

O misterioso Conde de Rothesay é uma leitura agradável e envolvente com personagens cativantes e muito bem construídos. Roxane conduz o romance de forma coesa, não poupando detalhes e tecendo o amor entre o casal de um modo emocionante.

Quando recebi a prova do livro fiquei feliz e ansiosa para ler e conhecer a escrita da Roxane que só tenho a dizer que amei. Fiquei apaixonada pela história de Irina e do misterioso Conde Rothesay que foi o primeiro livro da trilogia "Irmãs Reims". Nos próximos livros vamos conhecer a Yvine e Gwen. Gostaram?

Resenhado por Irene Moreira
Joyce Oliveira 19/09/2016minha estante
vc tem ele em físico?
onde comprou??

Hester1 09/08/2023

Horrível!!! Acho que baixei de grátis na Kobo. Mas é um livro idiota. Uma estória sem pé nem cabeça. Um horror! Só finalizei com uma leitura dinâmica.

Roseane 01/09/2016

Bem gostoso. Recomendo
Primeiro livro que leio dessa autora carioca.
Irina Reims era como a filha que lady Charlotte nunca teve. Em uma visita, Lady Charlotte recebe uma carta de seu primo e mal falado
Ela gostaria muito de ajuda-lo, mas como ele foi banido da sociedade não poderá faze-lo.
Então Irina sugere que ela va ajuda-lo sendo a preceptora de sua adoravel filha de 14 anos prestes a ser apresentada pela sociedade.
O romance me surpreendeu.
Só achei que poderia ter mais alguns capitulos, pois me deu a impressão que foi um pouco corrido e poderia ser melhor elaborado .
Mas é bem gostoso de ler. Recomendo.
Carla @camantovanni 21/09/2016minha estante
Onde conseguiu o livro Roseane!?

Beijos!

Jessica 27/09/2016minha estante
Carla, vc consegue comprar o livro no link http://www.qualiseditora.com/product-page/3aa0b977-7dcd-b90a-9038-42bacb1e431e.

Notas.Literarias 18/09/2016

Misterioso e lindo de um jeito bem peculiar!
Olá pessoal, hoje vamos de Romance de Época Nacional, isso mesmo. Eu gosto bastante do estilo, não vou dizer que é o meu favorito, mas é um dos estilos que mais gosto. Esse livro especialmente me agradou muito, tem um estilo bem misterioso e o conde me lembrou um pouco o Sir. Phillip da Julia Quinn por conta de seu temperamento, mas me acompanhe nessa história.

Irina é a filha mais velha do Pároco, e uma querida protegida de Lady Charlotte Hamilton. Esta se afeiçoou as meninas Reims de uma forma maternal, e no final das contas esse amor é recíproco. Tanto que quando a Lady recebe uma carta de um primo, há muito afastado e banido da sociedade, pedindo ajuda para apresentar sua filha a sociedade londrina, ela fica sem saber o que fazer uma vez que, Lorde Hamilton não ficaria satisfeito e obviamente não a autorizaria a ajuda-lo, então Irina se oferece e vai em seu lugar ajudar a menina.

Nunca pensou em esconder a afeição que nutria por elas, pois quando deixou sua casa, apenas Irina era nascida. E, ao receber a notícia, anos depois da morte da esposa de Edward, só conseguia imaginar que destino teriam as jovens em vista dessa má sorte.

A chegada de Irina as terras do Conde dá-se de uma forma totalmente tempestuosa, com uma ajudinha e tanto do destino, ou seria só do mal tempo mesmo, não sei bem, o primeiro encontro deles já é bem tempestuoso, e depois de chegar à sua casa ela percebe que ele é um homem muito amargo e grosseiro, e daí veio minha sensação de achá-lo parecido com o Phillip, dois cascas grossas que com o tempo vão se mostrando outra pessoa.

site: http://www.notasliterarias.com/2016/09/resenha-o-misterioso-conde-de-rothesay.html
Lu 29/09/2016minha estante
Nem li mais da sua resenha depois de 'o conde me lembrou um pouco o Sir Phillip' #morta !!!! Amo demais! Fui correndo no site da editora para comprar!

Notas.Literarias 06/11/2016minha estante
Lu que bom que você gostou!!! Quando acabar de ler nos conte suas impressões! Eu realmente achei a personalidade dele bem parecida com o Phillip.

Leninha Sempre Romântica 26/09/2016

E para abrilhantar a segunda-feira cá estou eu resenhando, mais uma vez, um livro de autor nacional, e olha que legal: um romance de época, e melhor ainda; só tenho que render elogios porque o livro é uma delícia.

Como todos sabem sou fá de romances de época, e quando se trata de autor nacional nada mais justo que se pule a fila e que a leitura seja feita em apenas poucas horas. Temos aqui uma história muito gracinha que encanta pela sua simplicidade. Roxane Norris soube dar as pitadas certas para envolver o leitor, deixando sempre um suspense no ar e, claro, nos brindando com fatos inesperados ao longo da narrativa.

O encontro entre Irina e Thomas pode parecer clichê: uma moça simples, educada, filha de um pároco, que se sente impulsionada a ajudar uma jovem no seu primeiro “debu”, e que encontra no pai dessa moça um homem recluso, com um passado questionável e que se mostra aos olhos da jovem inocente um príncipe encantado, apaixonado pela esposa já falecida e que precisa de ajuda.

No intuito de trazê-lo de volta à vida, Irina se vê envolvida numa teia de fatos inesperados que poderia deixar qualquer um tonto, mas, apesar de sua força interior e sua garra para alcançar seus objetivos, ela se vê refém de um amor que sente que jamais será correspondido. Irina quer ser amada, desejada e, acima de tudo, quer que tudo isso aconteça pelas mãos do nosso apaixonante Conde de Rothesay.

Irina e Thomas são personagens que vale a pena conhecer, ele com seu coração amargurado, que necessita amar novamente e, claro, ser correspondido. Já Irina encanta por sua inocência e por se doar tanto e de forma tão ingênua. Apesar de tão diferentes eles se completam, e é bem perceptível o crescimento de ambos ao longo da narrativa.

Uma bela história, contada em apenas 161 páginas, mas que não deixa a dever nada a nenhum clássico dos romances. Roxane Norris sabia o que está fazendo quando escreveu de forma tão precisa um romance de época tão delicioso de se ler. É notável o cuidado que ela teve em nos apresentar um texto conciso, que representa realmente a escrita de época, com a forma culta com o qual os diálogos são descritos, percebe-se o linguajar mais apurado e a forma com que envolve o leitor. Realmente me senti ambientada na época em que o livro é vivido. Palmas para a autora!

Fica difícil não desejar mais e mais histórias envolvendo esses dois, e acredito que ainda os veremos nos próximos livros da série das Irmãs Reims, isso mesmo, esse é só o primeiro livro da trilogia, que com certeza ainda renderá grandes e admiráveis suspiros.

O misterioso Conde de Rothesay é com certeza um livro que indicaria aos amigos, sua narrativa é agradável, seus personagens são simples e envolventes e a autora soube conduzir toda a história de maneira coerente e envolvente, deixando o leitor refém de suas páginas. Isso sem falar em outros personagens da trama que dá aquela vontade de conhecer mais a fundo. Com certeza essa é uma história encantadora que irá agradar todo e qualquer tipo de leitor.
Recomendo a leitura!

site: http://www.sempreromantica.com.br/2016/09/o-misterioso-conde-de-rothesay-roxane.html

Jackelynne.Paiva 03/11/2016

Podia ser melhor
Confesso que comprei esse livro pq achei essa capa um arraso e a sinopse tb chamou minha atenção, adoro essas histórias onde surge uma paixão/amor entre a preceptora e o patrão, rsrs. Achei bem divertido o livro, o início da história é bem original, pelo menos não li nada parecido, e olha que eu li mtos romances de época esse ano. Mas da mais da metade do livro, a história seguiu um caminho que eu não esperava e não gostei, passei por cima até o final pra ver como td iria terminar. O mocinho é mto volúvel, revoltei com o que ele fez, tb achei mto inesperada as reviravoltas, pra mim podia ter ficado sem, acho que ficou com muita informação. E o final foi fraquinho, esperava mais.

Jéssica 07/11/2022

Incrivel
Fazia tempo que um livro não me tocava tanto, por várias vezes precisei parar a leitura para digerir o que estava lendo, respirar, pra conseguir voltar

Ketura0 09/11/2023

Uma história deliciosa com romance, mistério, ação que nos enche o coração com uma escrita envolvente nos lembrando como um romance de época nacional pode ser bom.
Somos apresentado a Irina Reims, irmã mais velha de três que dedica a sua vida a cuidar delas e do pai, que vive no campo e é viúvo, por isso não foi apresentada devidamente à sociedade em um baile, como acontecia na época. Além disso a Irina se apresenta doce, romântica e determinada a conquistar aquilo que quer, acredita nos seus ideais e na felicidade da família acima de tudo. A protagonista, no entanto, teve uma companhia que a ajudou a aprender sobre as regras da sociedade, a Lady Charlotte, uma senhora que adotou de coração essas meninas pois não teve filhos. Eis que um dia a Lady recebe uma carta pedindo ajuda para o debute de uma filha de seu parente distante , o conde Rothesay.
Thomas, como é chamado o conde, vive afastado de todos pelo seu passado, escândalos e reputação nada confiáveis e precisa de uma ajudinha para com a sua filha, que está próxima a presenciar o primeiro baile. Desse modo Irina com toda sua bondade e também aperto no coração deixa sua família e vai conviver no castelo do conde para ensinar tudo o que sabe sobre os valores e costumes. A partir daí já temos em mente o que vai acontecer, a Irina irá viver no castelo como preceptora da Claire, filha de Thomas, e irá se envolver com o conde surgindo um romance lindo entre eles.
A história é muito gostosa de se ler acompanhamos o amadurecimento dos personagens, a construção do romance aos poucos com todas suas dificuldades envolvendo diferença de classes, títulos, histórias do passado que retornam para assombrar. Gostei de como a autora trouxe as características das personalidades dos protagonistas e o relacionamento entre eles, eu consegui senti as aflições, medos, alegrias, e é claro o amor. Ao longo da trama entramos em contato com o porquê do conde ser afastado e não gostar de mostrar suas emoções a quase ninguém, também percebemos um outro lado do conde através de cartas que eu não imaginava. E a doce Irina que faz todo o preciso para ajudar a quem ela ama, mesmo sofrendo consequências.
Confesso que eu não esperava gostar tanto do livro, porque é mais fininho e achava que alguma parte da história ficaria sem grande desenvolvimento, porém (ainda bem) eu estava errada, consegui me conectar com a história que fluiu muito bem, sem deixar de lado tudo o que o bom romance de época precisa com uma escrita um pouco mais caprichada, um ponto que eu amei e me ajudou a ambientar-me ainda mais na época, além das características descritas na narrativa, gostei da forma como o romance foi desenvolvido passo-a-passo apresentando ainda o amor de conveniência com toques de surpresas e ação. Com detalhe para edição maravilhosa da editora Qualis com uma das capas mais lindas de romance que eu já vi e uma diagramação muito bem feita mostrando que podemos sim ter romances de época de qualidade no Brasil.Vale lembrar que o livro é o primeiro de uma trilogia.

site: https://maybeitsabook.blogspot.com/2018/01/resenha-o-misterioso-conde-de-rothesay_87.html

Carla Cássia - @contra.capa 27/08/2017

Um livro com potencial.
O misterioso conde de Rothesay foi um livro que me deixou bastante dividida/frustrada sobre o que pensar dele. As ideias postas no livro são muito boas, porém se vocês subirem a tela vão ver que ele é mega pequeno e com isso ocorre que algumas partes não foram bem trabalhadas, o que me deixa agoniada, pois pela escrita a autora tinha capacidade de fazer isso.

Os personagens são bons, as ideias são interessantes e as reviravoltas melhores ainda. Toda a trama criada é realmente muito legal, entretanto para conseguir resumir tudo isso em poucas páginas a autora teve que em alguns momentos acelerar a história, que por sua carga de acontecimentos, não tinha a menor necessidade de acontecer.

Por essa razão, nós não temos tempo de nos apegar aos personagens e o conceito que está sendo proposto, já que tudo ocorre muito depressa e precisa ser solucionado com ainda mais velocidade. O que faz a história perder um pouco do ritmo, uma hora falando de chá e bolinhos, outro momento já pensando em uma festa completa.

Apesar disso, o livro segue uma linearidade, os acontecimentos têm lógica e são explicados e as pontas não são soltas, então não acontece aquilo que algumas histórias tem de começar um assunto e não os acabar. Aqui tudo tem uma explicação e vai ser respondido com o tempo,porém nada é aprofundado.

Acho que consegui expressar bem o porquê da minha frustração, pois vi em minhas mãos um livro incrível, mas que perdeu muitos pontos por sua história não ter sido contada mais lentamente, deixando os personagens aparecerem mais do que os acontecimentos.

Se você está procurando um romance de época rápido de ler, com reviravoltas, O misterioso conde de Rothesay é o livro que você esta procurando.

Para mais resenhas como essa, link abaixo

site: www.blogcontracapa.com.br

Glenda.Strelow @cheirinho_de_livro 30/03/2018

Podia ser melhor
A estoria estava indo muito bem...mais dai chegou numa parte que fiquei perdida achei desnecessária acho q a autora se perdeu.