A Irmã da Sombra

A Irmã da Sombra Lucinda Riley

Resenhas - A irmã da sombra

Nai 18/04/2021

O cipreste e o orvalho não crescem na sombra um do outro
Esse livro me surpreendeu, tinha dias que lia ele arrastada mas do meio pro fim as coisas começaram a ficar interessantes, e no fim, adorei.
A Estrela, Astérope... Que nome lindo (???). Ela merece mais do que ser a sombra da irmã (ou a irmã é a sombra dela??). Ela é o tipo de pessoa que tem tantos talentos mas não explora isso, o que é uma pena, mas quem faz tudo não faz direito.. E que bom que no final ela encontrou seu lugar e se encontrou.
De cara, gostou de Orlando e seu jeito doido de mudar de assunto em questão de segundos kkkk
Mouse também com seu jeito, me ganhou logo e como a gente entende, que ninguém é o que parece ou que não é o que é por simples vontade. Falam que a vida é o que fazemos dela, mas em muitos casos, é o contrário. Feliz por ele também ter se dado novas oportunidades.
E meu Deus, quanto mais leio mais eu acho que o Pa Salt está vivo.
Enfim, estou adorando a série e super indico!

Bianca 09/05/2021

#Resenha 017
Comecei o livro com muita sede de conhecer a Estrela, saber quem ela é e o que a leva a ser tão tímida e tão dependente da irmã Ceci. Confesso que pensei ser algo mais profundo, como um relacionamento tóxico e abusivo, mas não, as irmãs se ligaram por pura proximidade e amizade mesmo.
Gostei muito de conhecer a história da Estrela, sua vida e como ela faz conexões tão profundas com outras pessoas, mesmo sendo tão quietinha. Não sei se gostei exatamente do desfecho romântico, acho que poderia ter sido mais abordado, no fim, pareceu-me que foi repentina a aproximação dos dois... Único ponto que desejei ter sido diferente no livro. Porém, desde a história da personagem até a história do seu passado foram impecáveis. Lucinda sempre me surpreende e me prende em suas histórias.

Suzana.Menezes 22/06/2021

Não consegui me envolver com esse livro. A história da Estrela parece estar sempre no segundo plano e não é muito envolvente, as coisas vão acontecendo ao lado dela enquanto ela vai se deixando levar.. já a história da Flora é mais interessante, um pouco dramática demais mas que no final acaba dando certo. Não entendi como o gato foi parar com a Estrela. Enfim, não curti muito e demorei pra conseguir terminar de ler.

luna 29/06/2021

Dos três livros foi o que menos gostei. A história da Flora é muito boa, mas a da Estrela parece que falta alguma coisa.

Mimila 09/04/2023

Gostei da personagem Estrela, seu jeito introspectivo e sua forma de lidar com o mundo. Igualmente interessante a história dos antepassados. Achei um livro mais cativante que seu antecessor, apesar de a história não ter muitas reviravoltas e ser um pouco previsível.

Daiane 10/08/2021

A primeira impressão que tive foi: mais do mesmo, presente e passado. Esse é o estilo da autora, até nos outros livros fora da série.
Mas depois me prendeu a história do passado e acabei gostando da história do presente.
Obs: Pa Salt está vivo né ?

Barbara.Goes 14/06/2023

Favoritado
Estrela cheia de luz e amor, com seu jeitinho conseguiu conquistar os irmãos Orlando e Mouse e Rory que amor de criança. Amei o livro.

Fran 16/07/2023

Mas, quais são as palavras que nunca são ditas?
A irmã da sombra demorou um pouco pra me conquistar, porém olhar a história como um todo me faz pensar sobre o risco que corremos qdo julgamos alguém sem saber de toda história... Flora, a mãe da Estrela, Mouse ... todos têm muitas palavras não ditas e muitas dores que explicam suas trajetórias. Que saibamos silenciar como Estrela para nos dar oportunidade de conhecer ao outro e a nós mesmos.

daniela.Paulo 30/01/2022

Estrela
Das irmãs, Estrela é a que mais me despertar interesse, tendo em vista que no 1 livro, fica nítido a dependência dela com Ceci e é intrigante o fato das outras irmãs saberem tai pouco dela.
Neste livro Estrela surpreende, mostra quem ela é, impossível não gostar.

Vanessa647 03/04/2023

Preciso falar que é meu preferido até agora?
Estrela é a irmã mais tímida. Suas irmãs se preocupam muito com ela por parecer sempre estar às sombras de Ceci, a irmã que tem a mesma idade.
Ceci sempre foi a voz de Estrela, sempre tomou a frente em tudo. Quando Pa Salt morre, a carta para Estrela continha a indicação de uma livraria e uma pequena estatueta representando um gato preto, junto com a indicação que procurasse saber de uma mulher chamada Flora.
Estrela tem uma "voz" interessante de se acompanhar. Suas respostas, na maioria das vezes, são curtas, não gosta muito de falar, mas se comunica maravilhosamente bem com Rory, um menininho surdo, por meio de sinais (cujo fundamento conheceu quando criança, mas se desenvolve muito bem com a ajuda do garotinho e de seus tios), e por meio da comida, que encanta e conquista.
A viagem ao passado é feita por meio dos diários de Flora, e eles são emocionantes. Amei a presença de figuras históricas como Bertie, o reizinho, Alice Keppel e suas filhas, Violet (a escritora) e Sonia (avó de Camila, rainha da Inglaterra), Vita Sackville-West e por último, e de forma alguma menos importante, Beatrix Potter. O romance permeia um período da literatura inglesa delicioso com referência ótimas.
A história de Estrela a coloca em um ponto de decisão em sua vida: tomá-la em suas mãos ou continuar a deixar que sua irmã, muito amada, resolva tudo por ela? O que a pesquisa sobre seu passado trará?
Preciso falar que amei? Acho que não, né? Esse, até agora, é o meu favorito da série. Muito amor pela Estrela e seus novos amigos.

site: https://www.instagram.com/p/Cqi496QAXfK/

Luciana Maria 08/03/2022

Sombra iluminada!
Sim sombra iluminada, é assim que classificaria a Estrela!
Como sempre mais uma história cheia de ricos detalhes. Passado e futuro caminhando juntos. Detalhes que nos levam para nossas aulas de história.
Hoje termino no dia internacional das mulheres e a Lucinda faz isso, ela "celebra as conquista das mulheres, sobretudo no passado".
Estrela nos mostra "muitas vezes, a coragem silenciosa, a gentileza e a força interior passam despercebidas. Ela não transformou o mundo, mas tocou vidas que estavam à sua volta e mudou para melhor.'

Ela se encontrou, descobriu quem era sem Ceci, mesmo que tenha sofrido.

Cristiana.Dieguez 20/03/2022

Perfeito