O Signo dos Quatro

O Signo dos Quatro Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Signo Dos Quatro

Fernanda631 05/07/2023

O Signo dos Quatro
O Signo dos Quatro foi escrito por Arthur Conan Doyle e foi publicado em fevereiro de 1890.
Nessa história, narrada pelo Dr. Watson, acompanha mais um caso peculiar: uma morte misteriosa e um roubo grandioso.
Certo dia, Holmes encontra-se entediado e depressivo, pois não tendo nenhum caso para resolver, o mesmo mergulha na mais profunda melancolia. Watson, como sempre, se preocupa com a saúde do amigo, mas nada pode fazer para ajudar. Inesperadamente ambos recebem a visita de uma meiga dama chamada Mary Morstan, que está preocupada com um bilhete recém-recebido. O aviso lhe pede que leve dois amigos consigo a um endereço informado e lhe promete fazer justiça.
Quem é Mary? Essa história começa com Mary buscando ajuda para achar seu pai que sumiu a anos, onde depois desse sumiço ela começa a receber perolas todos os anos, mas na última entrega recebeu uma carta solicitando sua presença, com medo ela procura ajuda de Sherlock e Whatson o que os leva ao encontro de Thaddeus que lhe explica o que aconteceu, pois, seu pai no leito de morte contou toda a verdade e é que além de tudo Mary teria direito a um tesouro que havia sido escondido por anos.
A jovem, então, conta sobre suas desconfianças com relação ao recado: seu pai, Mr. Morstan, misteriosamente morto há dez anos, deixou-a completamente sozinha no mundo. Porém, um tempo depois de sua morte ela começou a receber pérolas raras por correio, de um remetente desconhecido.
A dama desconfiava que a pessoa que lhe enviou o bilhete era a mesma pessoa que lhe enviava as pérolas.
Chegando ao local indicado eles encontram o irmão gêmeo de Thaddeus morto o que dá início a investigação.
Imediatamente a par dos acontecimentos, Holmes e Watson acompanham a jovem Mary ao intrigante encontro. Uma vez lá, a dama é informada por Mr. Thaddeus Sholto de que é dona de um exorbitante tesouro, o qual a deixará tão rica quanto a própria Rainha.
Mr. Sholto possui um irmão gêmeo, o qual está em posse de todo o dinheiro. Ambos herdaram todo o dinheiro de seu falecido pai, Major Sholto, que foi muito amigo de Mr. Morstan, pai da dama. Originalmente o tesouro pertencia a ambos - Major Sholto e Mr. Morstan, mas devido à morte do último, o tesouro foi desfrutado somente pelo primeiro.
Chegando à casa do gêmeo de Thaddeus para que Mary pegue sua parte do tesouro, eles o encontram morto de uma forma assustadora, e o tesouro foi roubado.
As coisas ficaram piores quando chega a notícia que Bartholomew foi assassinado em casa. Holmes então coloca suas percepções em ação e afirma que um homem com uma perna de pau, ajudado por alguém muito pequeno, conseguiram entrar no quarto de Bartholomew e o mataram envenenado com um dardo, além de terem roubado o tesouro que estava no sótão da casa. Mas o mais sinistro foi a inscrição deixada no peito de Bartholomew: “O signo dos quatro – Jonathan Small, Mahomet Singh, Abdullah Khan, Dost Akbar.”
São necessários então os conhecimentos incríveis de Sherlock Holmes para desvendar esse caso que parece muito óbvio para os precipitados, mas impossível de resolver para os cautelosos. Como sempre, Conan Doyle não deixa pontas soltas e nos esclarece até os mínimos detalhes.
Sherlock tem uma particularidade diferente de outros investigadores famosos, que é fornecer bastantes informações sobre o que ele está pensando durante o caso ao seu amigo Whatson, podemos assim também seguir a mesma linha de raciocínio dele, talvez seja mais simples de solucionar o problema.
Outro fator é a importância dada à trajetória dos personagens, onde todos carregam uma história em sua bagagem.
A par dessas informações, Holmes e Watson seguem por caminhos confusos, mas acabam por descobrir que Jonathan Small estava nas redondezas e que ele teve participação ativa no assassinato: ele tem uma perna de pau. Quando tudo parecia levar à não conclusão do caso, Holmes e sua rede de pequenos investigadores (crianças de rua pagas por Holmes para conseguir informações) conseguem achar a lancha que seria usada para a fuga, e pasmem, no livro os assassinos fugiriam para o Brasil!
Jonathan Small conta então o que o motivou a roubar o tesouro. Sendo apenas um aleijado aposentado do Exército, ele aproveitou a oportunidade de uma rebelião nacional na Índia contra os ingleses e se juntou a 3 indianos que sabiam onde um milionário fazendeiro esconderia sua fortuna para que não caísse nas mãos dos rebeldes, nem dos ingleses. Após conseguirem se livrar do mensageiro do milionário colocaram as mãos no tesouro e fizeram a partilha. Mas o assassinato foi descoberto e eles foram enviados para uma ilha-prisão, que era comandada pelo pai de Miss Morstan e pelo Major Sholto. Após um acordo, Sholto e Morstan pegaram o tesouro, mas ao invés de voltar para a ilha-prisão e dividir com os 4 prisioneiros, fugiram com o dinheiro. E essa história, então, se reduz a uma história de vingança.

Santos 27/06/2023

O signo dos Quatro
Foi um livro emocionante de se ler, ele fez eu amar mais ainda os livros do Sherlock Holmes. Amei cada detalhe do livro, tanto os pequenos detalhes que muitas vezes passam despercebidos, como também amei os detalhes que ficam bem amostra. Sherlock Holmes é um personagem incrível, com uma capacidade de deduzir coisas que para a maioria das pessoas não vê sentindo algum, John também é um personagem invisível, com uma capacidade humana que de ver a melhor parte de uma pessoa, mesmo quando essa pessoa não vê, John mais uma vez fez eu amar ele com todas as minhas forças.

Jean Guilherme 20/06/2023

Sherlock Holmes O Signo dos Quatro
Como sempre as histórias de Sherlock e seu parceiro Watson são muito agradáveis de ler, sempre com bons mistérios e uma leitura nada cansativa. Esse é o terceiro livro da série que leio e sendo esse o menos empolgante mas não menos interessante (os outros que li foram um estudo em vermelho e o cão dos baskerville) recomendo a todos que curtem esse gênero de histórias e aos fãs de Sherlock e Watson.

Lioness.reads 17/06/2023

?Para mim, o que resta é a cocaína?
Mais um do gênio Sherlock do Sir Doyle. Foi minha primeira experiência com audiobook, e não recomendo começarem por um livro de investigação com alto grau de detalhamento e descrições kkkkk

Foi confuso mas logo peguei o ritmo.

O livro é interessante, mas não achei o crime tão complexo. Claro que as deduções e observações de Sherlock sempre são chocantes, mas a história é simples e até fácil de sacar qual foi o BO original.

Mas achei legal o microromance ali (sou incorrigível, eu sei, mas amo um romance)

Manuelli.Luise 10/06/2023

Uma ótima leitura de fim de semana
Mais uma história dessa dupla Holmes e Watson. Adorei a história, realmente me pegou e eu quis muito saber o final. Amo a linguagem desses livros e vira e meche eu sinto saudades e tenho que ler de novo. É um livro de sábados ou domingos, pega seu chimarrão, sua cerveja, vinho ou qualquer coisa e se coloque a ler. É divertido e uma ótima opção pra sair da ressaca literária!

Yagaum 07/06/2023

O "segundo" livro das aventuras de Sherlock Holmes manteve o mesmo nível do anterior, só com uma diferença na forma que o contexto do crime é contado. No primeiro é contado uma história independente que mais tarde se encaixa com a investigação, já nesse o contexto é tirado no interrogatório com o criminoso. Para aumentar um pouco, a minha edição trouxe dois contos novos que eu gostei bastante e me deu vontade de ler os outros.

Sherlock Holmes e Dr. Watson são um dos poucos que conseguem transmitir cenas de suspense, ação e comédia com tanta qualidade. Sou fã desses dois.

annikav.a 04/06/2023

R@cista, tedioso, sem pé nem cabeça
Como fã de longa data de Sherlock (a série mas também alguns dos livros de Conan Doyle) o livro valeu só para saber de onde vem elementos estabelecidos no cânone dessas personagens (Watson e Mary, a relação de Holmes com a cocaína, etc). Consegui traçar tb o paralelo entre o relógio e o celular do irmão de Watson. Fora a isso, leitura chata, demasiadamente extensa, e EXTREMAMENTE desconfortável (só vai piorando conforme o livro avança) em relação ao tratamento das personagens indianas e negras. As explicações para a resolução do caso são totalmente orientalistas, irreais, irracionais. O livro ser do século XIX não significa que temos que passar pano pra isso pq era "normal". Além disso, o "Signo dos Quatro" na verdade é Signo dos Dois, pq só o Small e Tonga possuem algum tipo de caracterização que os distingue.

kingsduda 02/06/2023

Sherlock Holmes e a sua capacidade de me prender na leitura
Esse aqui foi obrigatório por mim mesma na continuação, já que eu já tinha lido o primeiro livro da coleção pela segunda vez, porque não ler todos não é mesmo?? Esse era o que eu mais lembrava dos detalhes eu acho, e obviamente eu super recomendo.
Confesso que as vezes o Sherlock cansa e me faz perder a paciência as vezes, mas a gente pega um certo carinho por ele kkkk
Pra quem gosta de "casos criminais" eu super recomendo, apesar deste ser apenas um caso a se resolver

Klaus 01/06/2023

As histórias de Sherlock Holmes junto ao Doutor Watson são fascinantes! Que livro agradável e fácil de se ler! Mais uma vez meu favorito não me decepcionou!! E por um triz um dardo venenoso do ilhéu pigmeu não deu fim ao famoso Detetive!! Hehe!!

Tuninho 30/05/2023

Mais um clássico no lido. Dessa vez foi só detetive mais famoso do mundo, Sherlock Holmes. Como sempre, uma história fantástica onde Holmes demonstra toda sua habilidade dedutiva e sua habilidade de investigação. Livro rápido, fácil e divertido!

Yasmin.Gardziulis 19/05/2023

Uma história interessante, mas muito focada no drama e romance, enquanto o mistério, mesmo que complexo, é um pouco xoxo. Entretanto, a escrita é sempre muito boa e mantém a atenção do leitor, salva a história. Os livros vem mudando minha percepção sobre o personagem, creio que vou me surpreender ainda!