O Signo dos Quatro

O Signo dos Quatro Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Signo Dos Quatro

Samira 21/03/2023

Não é meu estilo de leitura...
Assim como na primeira história, não achei o modo de narrar os fatos muito atraente. Essa leitura foi cansativa, só continuei por não gostar de abandonar livros... Não recomendaria para quem gosta de emoção!

Lu 19/03/2023

O Signo dos Quatro
Digo com convicção que esse, dos 3 livro que li até agora, foi o mais fraco de Doyle. Gostei muito de poder acompanhar a história de Watson conhecendo sua esposa e o mistério por trás dela, porém, achei o crime em si muito confuso e difícil de relacionar.

Karoline141 19/03/2023

Achei ruim
De todos os que eu li do Sherlock Holmes esse foi o pior. Achei bem morninho e sem graça, mas ainda é um bom passatempo.

Yasmin.Monteiro 18/03/2023

Mais algumas ótimas histórias de sherlock
Foi uma ótima leitura. De início achei o livro meio lento, mas logo me acostumei e ele ficou excelente.
      Diferente do estudo em vermelho, esse não teve uma parte terrivelmente chata, talvez isso tenha acontecido por eu ter lido com bastante calma, por causa da falta de tempo para ler kkk
       Confesso que fiquei bem surpresa quando a história que dá nome ao livro acabou na página 100 e faltavam ainda 60 páginas para o livro terminar kkk mas gostei muito dos contos. Leitura muito recomendada.

DeniseSC 13/03/2023

Comentários indigestos...
Este segundo livro segue o esquema narrativo do primeiro, um caso aparentemente sem solução mas que Sherlock consegue enxergar pistas além das óbvias, uma vingança e uma história longa e de um passado em terras longínquas.
Gosto muito do ponto de vista do Watson descrevendo Sherlock, desde o violino, a sagacidade e o vício.
Algo que me incomodou nesse livro que não estava presente no anterior, pelo menos não tão escrachado é uma xenofobia e fascismo latente.
Temos personagens indianos e um personagem nativo das ilhas Andamã, e por muitas vezes são usados termos terríveis para se referir a eles, me geraram desconforto e até me fez pesquisar se é um traço do autor e se se repete nós demais livros.
Entendo o período em que foi escrito e que o livro é um produto de sua época então tentei não me apegar a um revisionismo, mas penso que as edições dos livros poderiam abordar essa questão, seja substituindo e colocando notas ou outro tipo de disclaimer.
No mais eu gostei muito e pretendo continuar a me aventurar com Sherlock e Watson

Viccesar 12/03/2023

Muito inferior ao primeiro livro
Me decepcionei com o livro. Esperava uma história ao nível de "Um estudo em vermelho", mas, infelizmente, "O signo dos quatro" fica muito aquém dele.
Isso se deve, principalmente, pelo caso investigado. Ele não é tão interessante assim e quase não tem mistério envolvido, o autor optou pela ação ao invés do suspense.
Assim como no primeiro livro, a partir de um certo momento a escrita muda completamente de tom e conta a história passada de alguns personagens. Porém, agora diferente do primeiro livro, essa parte não se encaixa nem um pouco. A impressão que fica é que o autor quis forçar uma dinâmica parecida com a da história anterior e não soube como.
Assim como um certo romance que, desde o primeiro momento, foi forçado para acontecer.
Sem falar do racismo e da xenofobia estampados a todo momento que um personagem negro era mencionado. É claro que é preciso entender o contexto histórico do livro, mas, mesmo assim, tem horas que é demais. Acaba por ficar um gosto amargo de ver personagens queridos como Watson e Holmes falando tais coisas.
Pouca coisa me agradou verdadeiramente. Algumas delas são como Watson está tentando aprender as habilidades de Holmes, e como o nome dos dois começa a ser conhecido por causa da publicação do livro anterior, um show de metalinguagem.

Enzo 06/03/2023

Tédio quase mata sherlock holmes
Mais uma aventura de Sherlock e seu caro companheiro dr. Watson, em mais um caso bem divertido e muito bem desvendado pela dupla. A trama investigativa se faz impecável, porém ao longo da história há muitos comentários de cunho preconceituoso que são muito incômodos de se ler, 4??

Yago.Mineiro 06/03/2023

O meu primeiro livro lido do Sherlock Holmes!
Minha opinião: que experiência! A escrita desse livro achei fácil, os personagens foram bem explorados, e a forma como o livro saiu de um mistério para um assassinato foi muito boa. Gostei muito da parceria entre o Sherlock e o Watson, e o final explica tudo direitinho e é muito bom.

Enredo: o livro vai tratar primeiro de um mistério que um cara sumiu e a família dele quer encontrar ele. Com esse sumiço descobrimos muitas coisas, assim a história vai se desenrolando.

Tayssa23 25/02/2023

O signo dos quatro
Um tesouro é desaparecido e com isso a morte de um dos herdeiros dessa fortuna, Sherlock e John investigam esse mistério que trás grandes revelações.

?Li com muita dificuldade esse livro, a leitura não é fluída por se tratar de uma linguagem antiga.
Achei o Sherlock muito chato, no livros ele é um drogado que é bom em tudo.
? Gostei da narração do Watson, e achei bonitinho o romance dele no final.

Mariana 23/02/2023

Diferente do "Um estudo em Vermelho", o enredo do "O Signo dos quatro" não é tão envolvente e surpreendente. A história é conduzida de uma maneira um pouco morna e sem muitas reviravoltas e surpresas. Além de possui trechos extremamente racistas e xenofóbico.

manu.amadx 22/02/2023

O Signo dos quatro ?
Da primeira vez que fui tentar ler desisti, achei a escrita chata e o livro parado.
Minha opinião mudou, eu gostei muito dele, a narrativa, como é contado, o romance que temos entre o doutor Watson e a herdeira
Gosto muito de filmes de detetives, e com esse livro não poderia ser diferente ?

Rosana.Montenegro 22/02/2023

O signo dos quatro
Mary Morstan, cujo pai desapareceu há mais de 10 anos, recebe uma carta de um desconhecido marcando um encontro para falar de sua herança. Desconfiada, procura Sherlock para ajudá-la

sky_polaris 19/02/2023

Bem escrito
Eu nunca me canso de sherlock, incrível como todo livro eu n quero que acabe a história, a vários pontos que me cativam, ainda mais por ter marcado minha infância e pre adolescência

Diego Rodrigues 16/02/2023

"Abomino a rotina enfadonha da existência. Anseio por exaltação mental"
Figurinha carimbada dentro da cultura pop, Sherlock Holmes dispensa apresentações. Desde que suas histórias começaram a ser publicadas, em 1887, o detetive de Baker Street já figurou no cinema, no rádio e no teatro, já virou série de TV e é tido como uma das personalidades mais reconhecidas do mundo ocidental. No rastro de Dupin (o detetive criado por Poe), ajudou a definir a literatura policial e, ainda hoje, é comum nos depararmos com adaptações e releituras de suas obras, bem como sentir as reverberações de sua influência.

Publicado originalmente em 1890, "O Signo dos Quatro" é o segundo romance estrelado por Holmes e marca a estreia do antológico personagem nos EUA. O romance foi encomendado por um editor da Filadélfia justamente com o intuito de apresentar o detetive ao público americano. A estratégia vingou e logo o livro se tornou um best-seller. Na trama, que abre com a polêmica cena de Holmes fazendo o uso de cocaína, vamos acompanhar os desdobramentos acerca de um caso envolvendo uma donzela em perigo, um enigmático desaparecimento e um tesouro perdido. Tudo temperado, é claro, de muita ação, mistério e aquele humor típico inglês que já conhecemos.

"Minha mente rebela-se contra a estagnação. Dê-me problemas, dê-me trabalho, dê-me o mais abstruso criptograma ou a mais intricada análise, e estou em casa. Posso prescindir então de estimulantes artificiais. Mas abomino a rotina enfadonha da existência. Anseio por exaltação mental". Essa frase, logo no início do livro, já dá o tom. Temos aqui um Holmes completamente amargo e à beira de uma crise existencial sempre que não está com a mente ocupada. Alternando entre momentos de sagacidade e depressão, o detetive nos permite entrever um pouco de seu lado mais sombrio e, em alguns momentos, nos presenteia com algumas de suas famosas pílulas filosóficas. Interessante que eu não tenha percebido isso nas histórias de Holmes que li quando mais novo, bem como alguns elementos racistas. Enfim, percepções que a maturidade nos traz...

Contudo, voltemos ao foco que é o lado policial do romance. Doyle, mais uma vez, é impecável. Você lê a primeira página e já está envolvido na trama, impossível largar! Alternando entre cenas de ação e suspense, a narrativa imprime um ritmo frenético. Holmes e Watson percorrem as ruas de Londres enfrentando o perigo em busca de pistas e o que parecia um simples caso acaba de revelando uma complexa rede intrigas impulsionada pela cobiça humana, com direito a envenenamentos e perseguições a bordo do Tâmisa. Uma trama pra ninguém botar defeito e que só o nosso detetive poderia desvendar. É o romance ideal para noites insones ou para curar aquela ressaca literária, você abre o livro e é transportado para longe de todos os problemas. Veio em boa hora, estava precisando de uma leitura assim!

site: https://discolivro.blogspot.com/

Petala.morais 14/02/2023

Melhor passa tempo
O signo dos quatro é uma grande obra, que nos prende a hitória de início á fim, é maravilhosa e bem desenvolvida, contando pela vista de Watson(esqueci se escreve assim) médico e assistente de Sherlok, um detetive com talentos inacreditaveis e inesplicaveis, e um mistério a ser resolvido de forma istratégica e surpriendentee nova,agregou muito ao meu conhecimento limitado de informações e palavras desconecidas por mim, resumindo um livro ótimo, principalmente para passar o seu tempo.

Beijinhos espero ter ajudado na escolha da sua próxima leitura espetácular?

Recomendo para quase todas idades
Ex: tenho 12anos