Chamado selvagem

Chamado selvagem Jack London

Resenhas - Chamado Selvagem

Radija Praia 15/02/2016

Amantes do livro “Na Natureza Selvagem”, esse era um dos autores amados de Christopher McCandless

Publicado em 1903, “O Chamado Selvagem”, no original “The Call of the Wild”, conta a historia emocionante das aventuras de Buck (narrado sobre seu ponto de vista), um cão leal, resultante do cruzamento de uma cadela Pastor Alemã com um São Bernardo.

Buck é um cão domestico e vive uma vida de grandeza com seus donos que o amam, até que um dia ele é roubado de sua confortável casa de família pelo jardineiro, e é vendido para exploradores de ouro no Ártico onde então, começa o sofrimento em sua vida.

Forçado a entrar na dura vida de um cão de trenó do Alasca, passando de mestre para mestre, reféns dos porretes, Buck embarca em uma jornada onde terá que aprender a se adaptar, mudar hábitos para sobreviver em meio à fúria e a competitividade nesse novo ambiente. Diante das novas circunstâncias, ele começa a vivenciar seus ancestrais primitivos, encontrando a fera oculta dentro do seu corpo, transformando-se em um ser audaz.

Talvez você pense, é só isso?! Uma historia de um cão dócil que fica selvagem e nada mais?! Mas digo a vocês: não!

O romance traz em suas linhas: sobrevivência, adaptação, amizade, fé e barbárie. Seu enredo simbólico é recheado de teoria determinista. Há uma linha tênue entre Buck - um cão- e um homem. London criou uma narrativa carregada de traços naturalistas. O livro ao mesmo tempo em que traz uma história de aventura, traz também uma meditação sobre a civilização versus a barbárie.

Através de um cenário memorável e brutal em determinadas partes, London, delata os terríveis maus tratos que cachorros padecem nas mãos de garimpeiros. E tal como o autor George, em “A Revolução dos Bichos”, também aplica sentimentos humanos a animais, mostrando através dos mesmos, a capacidade do ser humano de ser transformar em diferentes ambientes.

Vide Buck, um cão domesticado, mimado por seus donos, que teve sua vida modificada radicalmente por um novo ambiente - tomado pelo frio e pela violência - onde se tornou um ser portador das características deste novo círculo.

Leitura desde já recomendada! Até então, nunca havia lido nada do autor, mas terminei este como vontade de ler outros de seus livros. O próximo com certeza será Caninos Brancos.

Editora Hedra está de parabéns pela bela capa e revisão.

Quote favorito:
“Existe um êxtase que sinaliza o auge da vida, além do qual a vida não vinga. E é tal o paradoxo da existência que este êxtase sobrevém quando se está mais vivo e ao mesmo tempo quando se esquece completamente que se está vivo. Esse êxtase, esse esquecimento da vida , é o que sobrevêm ao artista, arrebatado por uma centelha viva; é o que sobrevêm ao soldado delirante que, vencido, não se rende.” Pág. 48

@rhadijapraia

site: https://www.instagram.com/p/BAseNWfnajO/?taken-by=rhadijapraia
MORE HOT 03/05/2017minha estante
Realmente, um dos melhores livros junto a A vida nos bosques, Thoreau

Francisco 21/09/2020

Muito bom.
Ótimo livro, mostra como Buck, um cão doméstico (descendente de lobos) se torna um membro de uma alcatéia. Em "Caninos Brancos", London nos traz o contrário: um lobo que se torna um cão doméstico, em que este é um antepassado de Buck de "O Apelo da Selva". Li durante minha infância e foi bem recompensador.

Vivi 17/05/2021

História triste.
Gostei do livro. A parte que mais gostei: quando o cachorro encontra um dono bom depois de tanto sofrimento.

Larissa2127 05/08/2021

Inexorável = Buck
Esse livro é simplesmente perfeito. Não tem nenhum defeito. Ele é fácil de ler e não é grande. Nunca pensei que um livro sobre cachorro seria tão interessante, aqui você chora, rir, tem leves ataques de fofura, e fica muito tenso também, esse livro sim é uma montanha russa de emoções. O personagem principal é muito bem construído (mesmo que seja um cachorro, pense num dog de personalidade forte) e o livro também. E ainda temos o brinde de uma lição de moral: Nós nunca sabemos o que temo ainda para aprender, então se joga.
Jack London parabéns

Nix 06/12/2021

Forte
No início achei que a narrativa em perspectiva de um cão não ficaria muito interessante, mas aos poucos se acostuma e até consegue imaginar o próprio cachorro pensando. Fiquei surpresa com as aventuras e aprendizados de Buck, senti confusão, raiva, tristeza, alívio e até gratidão junto com ele. Não queria parar! A leitura é fácil, mesmo nos capítulos mais longos não senti cansaço, e nem acreditei quando percebi que o fim se aproximava. É um daqueles livros que é difícil definir se tem um final feliz, pois depende muito da perspectiva do leitor.

Fox 28/12/2021

Supreendeu
Sabia ja das ótimos historias de London, mas subestimei nunca ter dado uma chance a este. Inesquecível.

Janaina 26/01/2022

É a história de um cachorro, mas não é apenas a história de um cachorro. Escrita há mais de cem anos, a história segue um personagem que foi retirado de ser lar, que teve seu corpo e espírito quebrados, mostrando toda a crueldade do homem. Nos faz refletir sobre a essência do ser humano.

Geovanna.Lamounier 06/03/2022

Uau
Esse livro superou todas as minhas expectativas. Já estava parado no Skeelo a um tempo e decidi dar uma chance, achei um pouco estranho no inicio pelo ponto de vista ser um cão e fiquei em duvida se o autor iria conseguir desenvolver o Buck mas foi uma leitura incrivel. Ele traz os maus tratos animais sem preparação, o livro não tem problemas em mostrar situações que são dolorosas, tristes e crueis. É um livro incrivel para refletir.

Cleberson 21/04/2022

Husks e suas incríveis histórias
A história do Buck, um feroz e leal Husk siberiano que enfrentou muitas adversidades e viu a morte tragica de muitos de seus semelhantes da espécie, mais manteve sua essência e até o final a liberdade corria em suas veias.

Nath 29/04/2022

Um livro particularmente difícil de ler, não recomendo a leitura para pessoas sensíveis pois são muito detalhadas as cenas de crueldade animal.

Larissa 07/05/2022

No fim, o que nos move é o amor
O livro nos fazer uma profunda reflexão sobre nossas zonas de conforto e sobre como agimos quando determinada mudança, sempre inesperada, nos tira do eixo.

Me lembra muito aquela história de que ?somos, no fim do dia, aquele lobo que alimentarmos mais dentro de nós?. E nos faz ver sempre que não há força mais poderosa que o amor ? que nos consegue fazer mudar tudo, mesmo o maior instinto de raiva e das cicatrizes que adquirimos ao longo do tempo.

Lu 19/03/2023

Violento.
Muito violento. Até pensei em parar de ler, mas insisti na esperança que a violência fosse diminuindo.
Bom, na verdade aumenta mas depois deixa de ser gratuita.
Chocante.

Vivian.Tamires 30/03/2023

Ou muda?
Ou morre. Superação, aprendizado e força são algumas das características que nosso personagem principal (Buck), um cachorro Husky que é vendido para ser um cão puxador de trenós, vai precisar desenvolver ao longo dessa história.