Chamado selvagem

Chamado selvagem Jack London

Resenhas - Chamado Selvagem

M. Scheibler 13/11/2012

Esse livro nos mostra como um instinto que parece estar adormecido resolve acordar apenas com um simples ato. Coisas pelas quais passamos, e também os animais, nos fazem agir de uma maneira que nem nós mesmos acharíamos que um dia faríamos.

Algumas cenas do livro são chocantes, pois mostram detalhes de violência entre animais e entre eles e os humanos. Mas os animais sabemos que agem por instinto. O ser humano dito racional tem a possibilidade de pensar, mas às vezes age pior do que alguns animais, principalmente com relação à violência.

A proposta do livro é muito interessante, pois assim como o título, é intensamente selvagem. Uma obra clássica, de muita qualidade.

Karol 15/07/2023

O CHAMADO SELVAGEM
Achei bem legal que em nenhum momento o cachorro ganha sentimentos humanos, muito interessante como ele narra a vida de Buck e as coisas cruéis que ele e outros cachorros passaram. Gostei quando ele começou a perceber onde era o lugar dele através do chamado selvagem.

mrs. hamilton 10/07/2023

Interessante
Fui ouvi às cegas esse livro, sem saber nada. só ouvi ele pq tenho um livro físico do jack london e queria ver como era a pegada dele. achei interessante a história! não esperava que fôssemos acompanhar a vida de um cachorro, mas foi bem legal. ouvi enquanto limpava o quarto, então foi bom pra perder aquele tempinho. não achei nada demais, admito. mas foi uma história que definitivamente me prendeu.

Danilo Silva 23/08/2015

"Era de partir o coração, embora o coração de Buck fosse inquebrável."
Demorei um pouco (mentira, demorei muito) até ler este livro, e se há um arrependimento, é de não tê-lo lido antes. Ele vale a pena, leitura recomendada para qualquer um.

O livro é do ponto de vista de Buck, um cão resultante do cruzamento de uma pastora alemã com um são bernardo. Tendo o porte do pai e as feições da mãe, Buck é uma espécie de lobo enorme (me lembrei automaticamente dos lobos gigantes de G.R.R.M. em Game of Thrones), forte, rápido e muito astuto. E é acompanhando sua história, vendo o mundo a partir de seus olhos, que podemos ver como a natureza é bela e cruel - Buck entra em uma espiral descendente, deixa para trás os bons modos e sua civilidade canina para se tornar, de corpo e alma, um lobo feroz como seus antepassados.

É o chamado selvagem, afinal.

O melhor da narrativa, porém, é como Jack London pareceu ter entrado na mente dos cães e lobos na hora de escrever este livro. Afinal, a história praticamente toda é do ponto de vista dos animais (em alguns momentos, a narrativa é humana), e você reconhece o seu cão ali - certamente não em todos os momentos - agindo como aqueles cães agem no livro. É simplesmente brilhante.

Nunca havia lido um livro de Jack London antes. Terminei "O Chamado Selvagem" e vim escrever esta curta resenha apenas para mostrar o quanto adorei a leitura. Porém, se os demais livros do escritor forem como este, terei prazer em devorá-los da mesma forma.

Para finalizar, devo meus parabéns à Editora Hedra: a capa é belíssima (uma das capas mais bonitas da minha coleção de livros, na minha opinião). A tradução também está ótima, tendo detectado apenas dois ou três erros de digitação que passaram batidos na revisão - mas já vi editoras maiores fazerem pior, então tudo bem.

Indico o livro! ;)

Cesar 13/09/2015

Este é um livro indescritível. Jack London concebeu com muita simplicidade e sofisticação, uma história épica. Bucky, o cão construído como protagonista do romance não é antropomórfico, nem possui falas durante a trama. Toda a narrativa é baseada nos infortúnios e glórias do protagonista. É impossível não emocionar-se com o belíssimo desfecho da história. É mais do que uma história. É um libelo à liberdade.

Eric 20/09/2015

Magnífico
Buck é um enorme cachorro da raça são bernado que vive em uma vida carregada de majestades, porém foi sequestrado pelo jardineiro da casa onde morava e vendido para exploradores de ouro no Ártico.
Refém da lei dos porretes, Buck terá que aprender a sobreviver no meio de cães violentos, para isso ele precisará adotar o seu lado selvagem, mudar seus hábitos e demonstrar a fúria e a competitividade.
Mudando constantemente de donos, uns mais violentos que os outros, Buck passa a modificar seus costumes e começa a vivenciar seus antepassados primitivos, descobrindo a fera escondida dentro do seu corpo, se tornando aos poucos um ser inabalável e perigoso em busca do seu verdadeiro selvagerismo

Um livro curto e fascinante, carregado de traços naturalistas, a teoria determinista é explícita durante a obra inteira. Com um cenário histórico e violento, London denuncia os terríveis mal tratos que cachorros sofrem nas mãos de garimpeiros. Assim como Orweel em Revolução dos Bichos, Jack aplica sentimentos humanos ao cachorro, mostrando através de animais como o homem se modifica em diversos ambientes em busca de sobrevivência. Buck era um cão dócil, cheio de mimos pelos donos e ao ter a vida mudada drasticamente por um ambiente frio, violento e quase inóspito, o cão se tornou um ser portador das características do ambiente em que se vive. Cercado de ganância humana, Buck se torna um cachorro igual ao seus donos, sempre competitivo e violento na busca pela liderança.

A escrita do London é bem dinâmica, de fácil compreensão e profunda. Violenta e triste, a história nos permite inúmeras reflexões sobre o ser humano e a sociedade em que se esta inserido e em como somos passíveis de corrupção moral quando a busca pelo poder toma conta de nossas cabeças e nos leva a destruição de nossos princípios, substituindo-os pelo o egoísmo e violência.

Ainda que se trate de uma história de cachorro, o Chamado Selvagem não é nada infantil, e sim um livro adulto. Apesar de ser uma obra de fácil compreensão, seus personagens, principalmente Buck, possui uma imensa complexidade. Não é a toa que este livro é um clássico, Jack London critica os instintos humanos através de um cão transformado pela ganância dos homens e pela violenta sociedade com a qual convive.

Recomendo muito a leitura deste livro, é uma história curta, eletrizante e com um desfecho maravilhoso que irá emocionar qualquer leitor.
Gabriel.Morais 05/04/2017minha estante
piroka

Neitanx 12/07/2023

Interessante
Não tem grandes plot twists, mas é bem escrito e bem interessante de ler, apesar de ser da perspectiva de um cachorro em nenhum momento parece que o cachorro tem sentimentos humanos e surpreende o autor ter escrito tão bem algo que ele somente pode imaginar, que é a perspectiva de um cão.

Além de ser uma leitura rápida e leve.

Eduardo 22/08/2020

Recomendo a leitura, ótimo livro, leitura fluindo, bom pra sair da ressaca literária.

Rodrigo1185 17/06/2023

Como a mudança de ambiente afeta os conceitos de um ser, não sei se chamaria o retorno aos instintos selvagens de evolução, apenas descobrir quem és de verdade, e isso as vezes pode ser muito obscuro.

Matheus 04/12/2020

London é muito bom retratando a força da natureza e a luta pela sobrevivência em lugares inóspitos. É o que ele faz aqui, nos levando para os Canadá e Alasca na pele do Buck, que era um cachorro doméstico. No processo de adaptação do Buck ao novo ambiente (a natureza selvagem e homens cruéis), Buck descobre e deixa vir à tona um lado dele que ele não conhecia.

rdrg 13/02/2022

au au
Nunca pensei que leria alguma coisa em que o ponto de vista seria o de um cachorro. Mas estamos aqui com esse livro lido hahaha.
Majoritariamente cansativo, mas com algumas ressalvas interessantes sobre o período histórico, de alguns vários anos atrás, do tráfego de mercadorias usando força de cachorros em trenós (??!). Talvez com menção a corrida por ouro também.
Buck é um cachorro que sofre vários infortúnios numa trajetória marcada por diversos tipos de "donos". Entre sofrimentos e amor verdadeiro acompanhei ele finalmente encontrando seu lugar no mundo.
Em certa medida, tive um final reconfortante em relação ao caminho do Buck.
O próprio Marley raiz!

Rafael.Tadeu 11/04/2022

Forte
Uma história forte,narra toda trajetória de Buck e de como um cão de cia acaba tendo que voltar a suas origens primordiais para sobreviver em meio as dificuldades impostas a ele durante toda trajetória

Obviamente da para fazermos várias analogias a sociedade, porém a forma que o autor trouxe a essência canina foi extremamente interessante,e mesmo havendo essas analogias, ainda assim o livro é sobre Buck

Mimi 07/07/2023

Essa é a minha primeira experiência com o autor e já quero conhecer os demais livros escrito por ele.

Essa história é ambientalizada no gelo o autor consegue narrar muito bem o ambiente que às vezes para alguns pode parecer cansativo.

A história começa com o cão doméstico que é sequestrado e que passa por várias situações.

Temos aqui maus tratos aos animais, porretes entre outros.

Recomendo a leitura