A divina comédia

A divina comédia Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

Alee M. 05/11/2023

Olha.. nem sei o que dizer
Faz tempo que eu queria ler a Divina Comédia mas estava adiando por receio de ser difícil ou chato. Se vc também tem esse medo recomendo que encare e leia mesmo assim.
É claro que tiveram umas partes bem cansativas e outras das quais tive a sensação que não absorvi tudo que deveria, mas ainda assim foi uma experiência tão incrível que valeu a pena.
Tenho alguns questionamentos sobre a história, que com certeza não era o objetivo do autor explicitar, e ao mesmo tempo tiveram muitas referências que, mesmo com muita consulta, eu não consegui entender. A grandeza dessa obra é impressionante.. Chega a ser inacreditável que Dante tenha escrito algo nesse nível há tanto tempo atrás.
Sou incapaz de dar menos de 5 estrelas pra essa obra prima.

KadidjaK 02/11/2023

A construção de onde se passa a obra é fantástica, a criatividade de Dante era imensa. Mas para mim foi difícil acompanhar a obra em verso, pois me distraia facilmente.

Hello5ouza 01/11/2023

Dante, se encontra perdido em uma selva escura, ao amanhecer, ele chega a uma montanha iluminada, onde é assediado por três animais simbólicos: uma pantera, um leão e uma loba.
A alma de Virgílio, o poeta latino, vem em seu auxílio e lhe informa que sua amada Beatriz, lhe pediu para levá-lo até as portas do paraíso.
Para isso, eles deverão primeiro passar pelo inferno e pelo purgatório.

Lily 23/10/2023

Achei mais fácil de entender do que as partes anteriores, porém ainda prefiro inferno, achei uma história bem desenvolvida

gupaiva 21/10/2023

?A meio caminhar de nossa vida??
Resolvi encarar a Divina Comédia do início ao fim em um momento pessoal bastante específico. Dante começa sua jornada ?a meio caminhar? de sua vida, aos 35 anos, numa ?selva escura?. Eu começo a leitura da Comédia tendo acabado de fazer 31, inundado de dúvidas sobre o mundo. Todos os dias, então, a caminho do trabalho, no ônibus, lia 2 Cantos, o tempo exato até chegar. E nessa toada atravessei o Inferno, o Purgatório e o Paraíso dos dias atuais, em excelente companhia. Ler a Divina Comédia é transformador. Este espaço não permite que se escreva muita coisa, mas quero dizer que, após a leitura, sinto-me um pouco como Dante, que ao sair do Purgatório em direção ao Paraíso escreve: ?Refeito retornei da onda santa/ como de novas folhas, ao rompê-las/ de sua ramagem, se renova a planta:/ puro e disposto a subir às estrelas.? Contemplar a vida após a Comédia é um pouco como levantar a cabeça numa noite escura e se surpreender diante de um céu imenso e profundo, certamente misterioso, no entanto, contrastando com a escuridão, e justamente devido à escuridão, infinitamente iluminado.

Peter.Molina 18/10/2023

O amor que move o Sol move as estrelas
Muito já foi escrito e resenhado deste clássico da literatura. Um epopeia de grandes proporções, a viagem do poeta Dante das profundezas do Inferno aos cumes do Paraíso é de tirar o fôlego. Mas aqui venho ressaltar 2 fatores essenciais para a absorção da leitura nesta edição específica com tradução de Cristiano Martins. Primeiro, as ilustrações de Gustave Dore que auxiliam na percepção das imagens que Dante quis nos passar. E segundo, as notas do tradutor em cada página. Ele explica TODOS os termos mais difíceis, personagens,atmosfera política, contexto histórico, enfim,um trabalho tamanho que se não fosse por ele certamente teria abandonado a leitura. Com certeza alguma coisa deixei passar mas a edição ajudou muito a captar a grandeza desse poema épico e fascinante.
Lisboa Richthofen 02/01/2024minha estante
Pretendo ler nessa edição da Garnier também

Peter.Molina 03/01/2024minha estante
Pra mim valeu a pena. A da editora 34 tive muita dificuldade.

Procyon 15/10/2023

A Divina Comédia ? comentário
"Como? Será que não posso contemplar o Sole as estrelas? Será que não posso, sob os céus, meditar sobre as verdades mais preciosas.? (Dante apud GLEISER, 1997, p. 88)

Sem dúvida uma das maiores epopéias do mundo ocidental, escrita pelo maior poeta italiano da história, Dante Alighieri, que aqui se coloca como personagem, como um ?cidadão do mundo?, a representação do homem do medievo. Este compêndio da civilização medieval apresenta a cosmovisão daquele tempo e oferece a melhor descrição do Universo baseado na doutrina aristotélica, dividido por círculos concêntricos. Obra de múltiplos sentidos, a Comédia ainda mostra o conflito entre a cultura clássica com a cristã; bem como a busca da excelência moral. Não sei se Dante, assim como Tales de Mileto, com os egípcios ? o ?fundador da filosofia ocidental? ?, se inspirou mesmo na filosofia islâmica, mas fato é que Dante, ao mesmo tempo em que crítica o direcionamento da Igreja em seu tempo, reafirma o catolicismo numa obra de grande porte e repleta de poesia (mesmo que está edição seja em verso).

lyrkiv 14/10/2023

O cara pensou antes do tempo dele (literalmente)
Se eu tivesse a mesma capacidade desse querido eu ia fazer igualzinho ele, tacar quem eu não gosto no inferno, citar nome por nome E AINDA?? citar o porquê dessa pessoa estar la

Lorena.Mireia 06/10/2023

Desafiador e brilhante
Dante Alighieri é, simultaneamente, o autor, o narrador e o personagem central de sua prodigiosa obra.
Sua viagem pelo mundo dos mortos como ser vivente começa pelo inóspito, soturno e torturante Inferno. Antes de adentrar inteiramente neste lugar, é revelado um anexo menos cruel denominado Limbo, onde estão personagens da Antiguidade Clássica, os quais não foram agraciados com o batismo, dentre os quais destacam-se Sócrates, Platão, Aristóteles, Homero, Ovídio, e o seu guia de viagem Virgílio, o autor de Eneida. Escrutinando os nove círculos sombrios pautados nos pecados de incontinência ou arrogância, violência, fraude e traição, a dupla esbarra com diversos sujeitos, alguns contemporâneos de Dante; outros, vividos em épocas remotas. Cada alma condenada eternamente lida com severas e inusitadas punições decorrentes de sua vida pecaminosa, como por exemplo: ataques de serpentes, chuva de chispas de fogo e giros contínuos com ferimentos de espada. Dentre essas almas miseráveis, há uma profusão de autoridades religiosas que apregoavam o bem, porém praticavam o mal de modo furtivo.
O destino intermediário é o Purgatório, onde se encontram as almas que se arrependeram tardiamente de seus erros. Neste local, eles também cumprem suas penas ? não tão atrozes quanto as do Inferno ? durante um tempo que pode ser abreviado se os viventes na terra intercederem em orações pelas almas penitentes.
Após uma longa jornada com Virgílio, Dante, enfim, tem o encontro com sua amada Beatriz, quem o conduz no Paraíso apresentando os nove círculos angélicos e outros patamares acima, de elevado grau de Santidade. Em tal incursão, Beatriz lhe mostra os beatos que adoram a Deus com cânticos ininterruptos e os anjos envoltos pelo fulgor da Luz Divina. Além disso, também vimos o vivente Dante dialogando com os discípulos Pedro, Tiago e João.

O título que tem a palavra Comédia nada tem a ver com o gênero literário, visto que o emprego deste termo usado é para designar um poema que começa de uma forma penosa e termina em indizível felicidade. O poema é estruturado no sistema de ?terza rima?, o qual consiste em tercetos que o primeiro verso rima com o terceiro, e o segundo rima com o primeiro e o terceiro da estrofe seguinte.

Ao vivenciar a experiência de ler A Divina Comédia, fiquei impressionada com tamanha genialidade de Dante ao conceber uma obra tão prodigiosamente rica em alusões históricas, políticas, bíblicas, religiosas, cosmológicas e filosóficas, acrescida de eventos corriqueiros na cidade de Florença, com a proeza de encaixar tudo isso perfeitamente em versos métricos, rimados e, vezes por outra, imbuídos de críticas sociais. Sem dúvidas, um dos homens mais sagazes da história da humanidade.
Ademais, vale também fazer menção ao belíssimo trabalho de tradução de Ítalo Eugenio Mauro, o qual merecidamente recebeu o Prêmio Jabuti de Tradução em 2000, aos 90 anos de idade. Além da tradução, Ítalo também acrescentou os resumos e notas que auxiliam bastante na compreensão da leitura.
É claro que compreender inteiramente o colossal poema é uma tarefa dificílima, quiçá restrita apenas aos grandes intelectuais, porém a edição da Editora 34 apresenta um trabalho muito satisfatório de tornar a obra mais acessível ao público de leitores comuns, do qual faço parte.

Ester 27/09/2023

Um clássico com trechos sublinháveis
Está aí um livro para ler com calma. Embora a história seja uma aventura e apresente progressos no caminho de Dante, rumo ao encontro com Deus, trata-se de um rumo monótono, com detalhes bem arrastados. Basicamente, a história progride com os diálogos entre Dante e as almas que ele encontra no Inferno, Purgatório e Paraíso.
Ao final, a grande lição que extraí é a de que o amor Eros (de Dante por Beatriz) serviu-lhe de guia na jornada. Além disso, Dante tinha um senso de humor satírico, ele chega a chamar a Cleópatra de "mesquinha", sem deixar nenhum outro grande personagem de fora das descrições sobre o mundo terreno. A visão política dele também chama atenção, pois ele fala bastante da visão a partir de Florença (Itália), criticando a Grécia e enaltecendo Roma.
Sobre o purgatório: são sete círculos que o compõem, os quais representam os 7 pecados capitais: Orgulho, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza, Gula e Luxúria. Nessa parte, ele ironiza bastante as almas que aparecem como personagens conversando com ele. Há diversos momentos em que ele precisa conversar até descobrir com quem fala, pois as almas não são visíveis a um mortal.
Em determinadas passagens, há muitas lições filosóficas, sobretudo no Inferno, quando Virgílio (representando a razão, lógica) serve de guia para o poeta. Esses diálogos merecem destaque.
Enfim, li uma vez, mas não pretendo ler novamente. Sendo um clássico, entende-se por que Dante levou uma década para mais para terminá-lo (entre 1304 e 1321). É riquíssimo em detalhes históricos, a linguagem é simples, mas com uma carga pesada de reflexões.
É um livro para quando se está pronto para ler clássicos.

GuilhermeFaDeBrasCubas 26/09/2023

Esse livro me fez querer ter prestado atenção quando fiz catequese em 2014, porque eu não entendi nada das referencias religiosas, para ser honesto nem sabia que o cristianismo tinha uma lore tão grande. O problema é que além de eu não entender as referencias, eu mal entendia o que estava escrito (acho que é culpa da edição na qual eu li), eu nunca me senti tão burro por não entender palavras num papel. Mas dito tudo isso, muito legal e bem criativo, as partes que eu consegui entender, eu gostei de todas. Nem parece que o autor desse livro cometeu o crime de corrupção ativa.

isa.fsgomes 25/09/2023

Inferno (A Divina Comédia - Parte 1), Dante Alighieri (1472)
O Inferno consiste na primeira parte da "Divina Comédia" de Dante Alighieri, seguido pelo Purgatório e o Paraíso. São trinta e três cantos que contam a viagem de Dante através dos nove círculos de sofrimento do Inferno (dentro de seu conceito medieval), guiada pelo poeta romano Virgílio. Que leitura difícil! Primeiro porque não tenho intimidade com poesia. Mas o que a torna mais desafiadora é a imensa quantidade de referências que se não fosse pelas notas do tradutor eu jamais poderia compreender. É impressionante a criatividade e maestria do autor em criar uma imagem e enredo tão bem elaborados. Não é de admirar que grandes pintores criaram ilustrações sobre esta obra, inclusive Sandro Botticelli, Gustave Doré e Salvador Dalí. Impressionante.

Wallace.Randal 21/09/2023

Finalizo a leitura de A Divina Comédia me sentindo muito orgulhoso do caminho que trilhei. Foram 4 meses de uma leitura como nenhuma outra que já fiz: embora as palavras utilizadas pelo autor (e pela tradução) sejam absolutamente comuns, o ritmo e o contexto da jornada de Dante são completamente alienígenas para mim. Eu me pegava passando mais tempo tentando entender o contexto dos cantos do que lendo o texto em si.
Esta é uma leitura para quem gosta de esmiuçar o contexto da obra. É para quem ama ler notas de rodapé, para quem se amarra num documentário sobre a vida do autor. Eu não sou uma dessas pessoas.
Foram 4 meses de leitura onde eu busquei por audiobooks, li em voz alta, me gravei narrando o texto e ouvi, li ignorando as notas de rodapé, li AMANDO as notas de rodapé... Foi certamente uma experiência muito dinâmica.
Agora, ao final, eu realmente me sinto mais entendendor do contexto de Dante e de seus interesses políticos. Também consigo enxergar bem o modo como a comédia influenciou toda a literatura. Estou orgulhoso e confiante da minha jornada como leitor e estudante. E pra mim, isso basta para valer a pena.

Marie 14/09/2023

Entendo a grandiosidade do livro, mas ele não me cativou nem um pouco. Possivelmente tive esse desgosto por lê-lo por causa da edição, não sei. As coisa parecem sempre repetitivas ao longo dos cantos também.

_Du_ 12/09/2023

E não acabou...
Extremamente necessário ler textos complementares. Li a muitos anos a obra e agora reli. E continuo sentindo a necessidade de ler estudos aprofundados sobre essa obra incrível para tentar compreender o máximo possível tudo que Dante expôs. A leitura da obra continua mesmo depois de finalizada.