Divina Comédia

Divina Comédia Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

Tiago600 11/07/2022

A Gramática Universal em uma Folha de Papel

Antes de mais nada, quando lemos Dante, Joyce, Dostoiévski, Proust e etc, é necessário que não se caia no infeliz erro de depois andar por corredores e em qualquer oportunidade abanar uma bandeira e clamar: "Li vários clássicos, li A Divina Comédia!". Como alguém que inconscientemente diz ao próximo: "Veja como sou culto". Deixemos monóculo e gravata de lado e nos atentos ao que realmente importa, ou seja, ler pelo prazer do texto.

Dito isso, existem obras-primas sublimes independente de nossas predileções. Por exemplo: O Réquiem de Mozart, Guernica de Picasso, O Moisés de Michelangelo, O Poderoso Chefão, a teoria da relatividade, o princípio da incerteza de Heisenberg, a equação de Dirac e assim por diante. Todas essas obras e suas gramáticas podem ser colocadas em uma folha de papel, eis a beleza do mundo quando os seres decidem descrever a natureza no qual estamos inseridos, o que difere as ciências exatas das ciências humanas é apenas uma questão de instrumentalização para tais fins. Digo isso pelo seguinte. Einstein concluiu através da física que o universo é uma "triesfera", isso hoje é uma franca certeza. Por mais incrível que possa parecer, séculos antes, a mesma ideia já havia sido concebida, óbvio que me refiro à Dante Alighieri. Na parte "O Paraíso'", baseado em uma visão de mundo aristotélica, Dante descreve a terra esférica ao centro, circundada por esferas celestes. O poeta olha pra cima e vê por sua vez um ponto de luz circundado por imensas esferas angelicais. Nas palavras do próprio: "circunda e ao mesmo tempo é circundada". O primeiro a notar que essa parte da Divina Comédia descreve o universo como uma triesfera, foi o matemático Mark Peterson em 1979. Hoje, todo físico e matemático reconhece a triesfera na descrição dantesca do cosmos universal.

Por certo, a triesfera de Dante é fruto da intuição de um sonho profundo. A triesfera de Einstein é regida pela física e tem linguagem matemática. O efeito é bastante diferente, porém (novamente) as duas conclusões podem ser expostas com tinta em uma folha de papel. Ambas ideias estão entre os mais mágicos e significativos voos que o pensamento humano sabe fazer.

Carol749 11/07/2022

A jornada pelos círculos do inferno até o mais alto nível do sublime, em busca da virtude e conhecimento através das imagens vividas.
A comédia com descrições extremamente vem feitas nos transporta por essa viagem, em momentos sendo grotesco os castigos infligidos aos pecadores e em momentos apresentado a visão sublime do divino.

bruno 28/06/2022

a leitura desses textinhos introdutórios de cada canto e as notas de rodapé são indispensáveis pra melhor compreensão (pelo menos pra mim, foi muito útil).

minha única crítica vai quanto a edição, alguns erros gramaticais não revisados são meio grosseiros, mas em nada dificultou a leitura.

dito isso, recomendo MUITO.

Porsani 26/06/2022

Excelente
Excelente obra de Dante, um clássico do renascimento que deu origem a língua italiana. Uma obra imortal. Já li em fiorentino e em português e recomendo

Elineuza.Crescencio 19/06/2022

Inferno, Purgatório, Paraíso
Tema: Leituras de Junho 2022 (52)
Título: A Divina Comédia
Avaliação: 4/5
Término da leitura: 19/06/2022
#desafiodos100livrosemumano 52/100 #desafiocorpuscrhisti2022 3
Autor
Nascido em Florença entre maio e junho de 1265, numa Florença dominada por gibelinos – partidário dos imperadores.
Antes de ser escritor Dante foi militar, médico e farmacêutico.
Obra
Obra
Descreve uma viagem de Dante através do Inferno, Purgatório e Paraíso em busca de sua amada Beatriz que muitos alegam que Dante nunca conheceu verdadeiramente.
Para o Inferno e para o Purgatório Dante é conduzido por Virgílio.
Só às portas do Paraíso é conduzido por Beatriz.
No inferno, as paixões se agitam.
O purgatório o mais lírico dos livros.
O Paraíso o mais teológico e filosófico.
Originalmente o livro recebeu o nome apenas de Comédia. Bocaccio é que adicionou o elogio Divina.
É considerada uma obra da Literatura Universal.
A Comédia é o maior símbolo literário e síntese do pensamento medieval, vivido pelo autor.
O poema chama-se "Comédia" não por ser engraçado, mas porque termina bem (no Paraíso). Era esse o sentido original da palavra Comédia, em contraste com a Tragédia, que terminava, em princípio, mal para os personagens.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2022/06/2022-junho-leitura-52-divina-comedia.html

Thamiris Flor 13/06/2022

Um clássico da literatura universal, sem dúvidas. Fiquei com mais vontade de ler "A divina comédia", quando li "Inferno", de Dan Brown, onde há inúmeras referências da obra. É um poema imenso dividido em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Têm uma essência política, mitológica e filosófica. Não digo que é uma leitura obrigatória, mas se tiver paciência, leia. É uma leitura complexa, tanto pela época que foi escrito e também uma aula de história.

Daniel 12/06/2022

Obra maravilhosa, incrível como a rima desse poema funciona do começo ao fim, particularmente daria cinco estrelas, porém não curti mto o Paraíso o que até acabou me dando uma ressaca literária por não querer encarar a última parte, é o livro mais difícil que li e muita coisa não entendi também até porque o livro utiliza de muitas palavras que nunca nem tinha lido e por citar muitos acontecimentos históricos de mais de séculos de distância o que até o rodapé ajuda muito, em resumo gostei demais, porém o Paraíso não achei instigante.

Kézia 08/06/2022

Não é uma leitura fácil ou rápida, para mim não foi um livro de total compreensão por si só, por causa das inúmeras referências a personagens fictícios, acontecimentos históricos e pessoas reais da época. Porém é de uma beleza única. Uma obra prima. E o final é lindo.

Ana Cecília 05/06/2022

Outro olhar
Definitivamente não é o tipo de leitura que eu costumo consumir, mas quando decidi ler A Divina Comédia por influência de outras pessoas já sabia que seria um desafio... foi um pouco difícil pegar o ritmo da leitura mas amei a experiência, é uma obra linda e de significado profundo, valeu a experiência!

Thayssa 31/05/2022

A Divina Comédia - Dante Alighieri
Novamente mais uma leitura para escola.
Um livro muito vago para ser retratado no ensino médio. Com certeza A Divina Comédia é um clássico incrível, mas essa versão ficou muito vaga. Diminuíram três poemas enormes em apenas 40 páginas.
caio.lobo. 07/06/2022minha estante
Que pecado colocar um monumento em 40 páginas?

Victor 27/05/2022

Uma divina leitura
Eu li já faz um tempinho, mas só tô marcando aqui porque é SENSACIONAL. A descrição tão detalhada do Inferno, Purgatório e Paraíso é incrível, além das mensagens políticas que a obra tem, é um livro e uma aula de história ao mesmo tempo. Além de que melhorou MUITO o meu acervo de palavras pomposas (Leia com um dicionário)

Zombief 26/05/2022

O Inferno é muito badass, mas quando chegou no Purgatório já tava achando meio xoxo, aí quando foram pro céu, não tive mais saco.
As notas de rodapé são excelentes, às vezes ocupa meia página, mas sempre interessante.

vitor nespolo 01/05/2022

Enfim concluida a divina comedia, com certeza foi o livro mais "complexo" que ja li, mas valeu apena cada hora gasta nele.
E ele tem um dos finais mais incrives que eu ja vi na literatura.

mcbs 01/05/2022

"Ah, quem, na terra, teme morrer, desconhece o refrigério proporcionado pela chuva da graça divina"

luckysworld 24/04/2022

?Uno restando em si, como o primeiro?
Toda a essência poética de Dante foi colocada nesse livro, com frases que te reviram o estômago e ocupam a cabeça, tendo até mesmo uma genialidade oculta por todo o sentimentalismo