A Divina Comédia

A Divina Comédia Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

Gabi 19/04/2022

La gloriosa donna della mia mente
A divina comédia foi publicada inicialmente como "Comédia", mas devido todo sucesso e genialidade da obra, tornou-se "A divina comédia". Escrito por Dante Alighieri, foi uma das obras que consolidou o idioma italiano (antes, fiorentino). Com narrativa espiral, acompanhamos a jornada do protagonista pelo inferno e purgatório, até enfim chegar ao paraíso.

Letícia 05/04/2022

Commedia
Dei 3,5 estrelas mas são meramente ilustrativas. Foi uma leitura muito difícil pra mim e não vou ler o Purgatório e o Paraíso agora. Vou esperar um momento mais apropriado.
Porém, sou muito interessada nesse "universo" da dívina comédia. Acho interessantíssimo e espero estudar mais sobre isso no futuro.

Rafa Silvelane 02/04/2022

Um livro EXTREMAMENTE difícil de se ler, uma leitura que demanda muita concentração, pesquisas e apoios de pesquisas para que a gente compreenda.
Interessante? DEMAIS!
Depois de algumas poucas pesquisas (confesso), consegui entender coisas que sozinha não estava conseguindo, e esse livro é simplesmente SENSACIONAL.

Marcio.Araujo 28/03/2022

O livro é um clássico, porém sua leitura é bem complicada já que Dante faz várias referências a mitologia grega e a astronomia medieval, o que torna confusos alguns trechos.

Azbra 09/03/2022

Superou e muito minhas expectativas!
Começo essa resenha na base das lágrimas porque o impacto do fim da leitura foi grande.

Sabe aquele livro que você pega para ler que é totalmente fora da sua zona de conforto? Divina Comédia foi assim para mim. Eu, infelizmente, sou (ou era antes de ler Divina Comédia) terrível para entender poema, admiro muito os poetas, a sensibilidade da escrita, mas eu não consigo compreender com facilidade um poema, então o que pego para ler? Um poema escrito no século XIV (no tempo em que a Terra era considerada o centro do universo), dividido em três partes que possuem muitos cantos cada uma e que juntando todas dar um poema com mais de 700 páginas. E eu terminei de ler. Não só li como entendi.

Não sei se consigo expressar direito a emoção que sinto, levou mais de um mês desde que iniciei a leitura, muitas estrofes reli várias vezes para entender, demorei para pegar o ritmo, mas quando peguei ah foi maravilhosamente surpreendente!
Nunca imaginei que um dia eu poderia rir lendo um poema e ainda Divina Comédia do Dante Alighieri. Nunca pensei que iria gostar tanto das falas do Dante (o personagem principal da história é o próprio autor) a ponto de sentir me aventurando com ele pelo Inferno, Purgatório e Paraíso. E nunca imaginei que leria uma descrição tão bonita daqueles que ocupam os últimos círculos e espaços do Paraíso e que isso me impactaria tanto.

Passando a parte emotiva, super recomendo ler Divina Comédia. As críticas políticas e religiosas que o autor faz condizente a época em que escreveu não são tão desatualizadas; além disso as críticas, as punições das almas, e a redenção apresentadas através da viagem do Dante pelo Inferno, Purgatório e Paraíso trazem a mensagem do quanto somos humanos, pecadores e que a escolha de seguir o bem ou o mal é de cada um.

Ps.: Essa edição da obra que traz um prefácio, resumo da história de vida do autor e notas explicativas me ajudaram bastante a compreender melhor o poema, só me senti um pouco cansada às vezes acho que por conta das três partes estarem juntas em um único volume, fora isso a edição é perfeita.

Ps. 2: É surreal o alcance que uma obra pode chegar. Será que Dante algum dia imaginou que seu poema seria lido no século XXI por uma mulher que mora num continente que ele nem sabia que existia?

Carolina Del Puppo 08/03/2022

Até que enfim acabei
Eu realmente não aguentava mais, eu li só para conhecer mesmo a história, para depois me aprofundar mais com segundas leituras, mas por agora não foi fácil de ler.

Martony.Demes 04/03/2022

A Divina Comédia: Inferno

“Abandonais toda esperança quando entrais aqui”.

Isso não é o Brasil atual. É a penas um alerta na porta do inferno de Dante.

Eis a obra Divina comédia, volume Inferno, de Dante Alighieri.

A obra completa é (de cima para baixo): inferno, purgatório e o paraíso. Agora, o foco é o inferno.

O mais interessante são as personagens que encontramos no transcorrer dos círculos do inferno: papas, bispos, filósofos, figuras mitológicas entre outras. Descobri depois que Dante pôs todos seus inimigos no inferno propositalmente!

Essa primeiro livro, Inferno, conta a jornada de Dante e o poeta Virgílio, nas nos ‘maravilhosos’ caminhos do inferno. Como sabem, o inferno de Dante é composto por 9 círculos, 3 vales, 10 fossos e 4 esferas! Tudo junto e misturado! hahaha E o inferno é o lugar mais lotado!

O ideal ao ler e navegar pelo inferno é se guiar pelo mapa que ilustra todas as etapas ou inferninhos que é destinado conforme o pecado de cada um!

O primeiro círculo é o limbo: um vale onde estão os pecadores que se ouve até dizer chega! é o pessoal que não conheceu Jesus, vieram antes dele! E há crianças que não foram batizadas.

O segundo é o Vale dos ventos, onde se julga para que círculo vai cada um! Só que o vento leva de maneira bem dura!

O terceiro círculo é o da lama onde estão os gulosos e…(não vou contar tudo).

O 4º Circulo estão os avarentos, gananciosos. Há uma disputa ou guerra entre eles com uso de barras de ouro!!

O 5º Círculo é o da Ira, com cachoeira ou rio de sangue borbulhando (fervendo). Aqui há a cidade de Dite (canto VIII) a qual separa os pecados que foi intencional dos que não sabe que cometeu.

O 6º círculo é dos que não acreditaram (hereges) em Deus e Jesus Cristo. O próximo é onde estão os violentos que se divide em três vales de segregado por tipo: violência contra o próximo, violência contra si mesmo (suicidas) que é a pior pena (o que acho incompreensível e nem vou contar aqui) e o vale dos desertos que é a violência contra Deus.

elisaspa 16/02/2022

uma leitura escolar que (milagrosamente) gostei
o dante tem um valor grande pra minha escola, então decidiram que teríamos que ler esse livro. achei que seria uma chatice, mas no fim achei bom. essa versão é adaptada pq é muito difícil entender os poemas, então foi adaptado do poema pro texto. a única critica é que eles passam muuito tempo no inferno (praticamente metade do livro) e o paraíso é só no último capítulo. mas recomendo esse livro, é um clássico que todos deveriam ler!!

gigi 14/02/2022

Interessante
Li essa versao mais para matar a curiosidade de como era a história desse clássico, acho que vale a pena para quem quer conhecer de forma sucinta a trilogia de dante

andyelivros 13/02/2022

Divina Comédia!
Em comemoração aos 700 anos da morte de Dante Alighieri (1265-1321), a Ateliê Editorial reedita a Divina Comédia, uma das obras-primas da literatura mundial. E reedita mantendo o texto e o projeto gráfico inovador da edição anterior (leitura descendente nos círculos do Inferno e leitura ascendente no Paraíso). Além de trazer de volta a primorosa tradução do erudito italiano João Trentino Ziller publicada originalmente em 1953, em Minas Gerais ? a presente reedição do poema oferece as ilustrações de Sandro Botticelli, perdidas durante séculos e identificadas somente na década de 1980. Tradução e Notas: João Trentino Ziller Apresentação: João Adolfo Hansen Notas à Comédia de Botticelli: Henrique Xavier Ilustrações: Sandro Botticelli

Maria 06/02/2022

Leitura árdua...
A leitura é bastante complicada, seja pela forma poética em que escrita a obra, seja pelas referências a personagens históricos que não conhecemos e exigem esclarecimentos do tradutor, daí porque a nota atribuída refere-se muito mais à limitação da leitora do que a obra em si.
No geral, a edição peca ao trazer esclarecimentos em trechos óbvios, manter as notas ao fim dos cantos (exigindo do leitor um ir e vir cansativo), bem como por se debater sobre questões referentes à tradução, que não apenas, ao meu ver, não facilitam a interpretação, como ficam aquém de uma análise séria acadêmica (o que é esperado, já que se trata de edição popular, não para estudos aprofundados).
Vale a leitura, mas necessária persistência.

Gabrielsouza1378@ 05/02/2022

Dante escreveu sobre sua época, mas também problematizou temas que transcendem o espaço geográfico e histórico. Dante foi um agudo examinador da condição humana, por isso que ele é um clássico, lê-lo nos mostra o paradoxo de nossas tensões, limites e de nossas infinitas possibilidades.