Divina Comédia

Divina Comédia Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

Marcio 07/06/2023

Proseando o Dante
Trata-se de uma tradução em prosa da divina comédia feita por Eugênio de Moraes. É uma ótima alternativa para primeiro contato com a obra ou para ler uma edição em verso acompanhado da prosa para elucidar melhor algumas passagens.
Possui abundantes notas de rodapé e o texto respeita bastante o texto em verso e os acontecimentos da história.
Rogéria Martins 07/06/2023minha estante
Ótima resenha, Márcio!

Italo139 02/06/2023

Cara a divina comedia e perfeita o inferno de dante descreve cada ciclo do infermo esse louco e e muito foda

Iguer 31/05/2023

Enfim nasceu
Depois de quase um ano (literalmente faltavam alguns dias pra completar um ano), muitos abandonos e retomadas, consegui terminar. A leitura lenta e interrupta não foi por não gostar do livro, só pela densidade da escrita (o tradutor fez um trabalho tão bom que tinha vezes que eu ia olhar o texto original pra entender algumas frases kk). Mas valeu muito a pena!! O livro é muito bom e tem umas citações muito boas.

Joao.Alessandre 27/05/2023

Percepções e sentimentos da viagem com Dante
Não é uma resenha. Tenho total noção de minha insuficiência para agregar na análise de uma obra onde mentes brilhantes se debruçaram desde o período medieval até nossos tempos. O objetivo seria apenas deixar um registro breve das percepções e sentimentos que aos quais fui instado no evoluir da leitura.
Dante conseguiu imaginar a vida 'post mortem' entrelaçando uma visão espiritual com particularidades do momento político italiano do início do século 14.
De uma forma perfeita, elegante, foi capaz de desnudar o inferno onde a complexidade dos pecados são punidos sempiternamente com grau de sofrimento  em escala. Nos apresenta o purgatório com alívio na medida em que redenção é certa, porém o caminho é instável e os suplícios crescentes. Finalmente o paraíso se impõe fulgurante, acolhedor... lá encontra anjos, beatos, santos, Nossa Senhora resplandecente e, no derradeiro canto, a deslumbrante imagem de Deus.
Estes meses acompanhado pela  Divina comédia foram inesquecíveis, ricos, surpreendentes. Apesar dos percalços,  sequências obscuras e momentos de incompreensão o brilhantismo prevalece. A força desses versos é mobilizadora de uma forma indescritível. Nas páginas finais a sensação de esperança de que tudo não acaba produz conforto e consolida a vontade de viver cada momento como se fosse o termo de nossas vidas ...
Nyllaine 27/05/2023minha estante
??????????????????

Carolina.Gomes 28/05/2023minha estante
Ainda vou ler. Vc assistiu as aulas da UFPR no youtube?

Joao.Alessandre 28/05/2023minha estante
Sim. É um material muito interessante, completo. O professor Ernani tem uma didática ímpar. Não vi tudo porque são muitas horas mas o que consegui acompanhar ajudou bastante.

Cris 28/05/2023minha estante
???? adorei sua percepção. Assim que finalizei a 1ª parte pensei o mesmo: como posso resenhar uma maravilha dessa? Impossível rs.

Joao.Alessandre 28/05/2023minha estante
Oi Cris. Obrigado! Impossível resenhar mesmo. Companhias como Dante, Virgílio, Beatriz, santos e "influencers"? da época tornam a leitura uma viagem conturbada mas extraordinária.

Andreas.Caycedo 27/05/2023

Leitura obrigatória não ironicamente boa
Algumas alegorias datadas e momentos ultra abstratos a parte, é uma leitura fascinante. Confesso que a parte do Purgatório é a que menos me chamou a atenção.

osaif 24/05/2023

Obra-Prima
Definitivamnte é completamente compreensivem esse livro ser considerado uma obra prima. A escrita é unica, poética, ilustrativa, nunca li algo tão mágico. O inferno é de uma agonia transparente a criatividade na descricao de lucifer e cada detalhe e circulo do inferno é simplesmnte unica. No purgatório voce sente o alivio das almas junto do vazio de esperar para subir aos céus.
E o céu por si, chega a ser decepcionante, depois de tantas paginas tao incríveis e criativas, chegar a um local em que, ou são paginas de monologo, ou o Dante fala tipo "aiai meus olhos quanto brilho, me abençoem para conseguir descrever tanta graça". Realmente, eu sofri pra ler o final, me arrastei, tanto que não estou avaliando com 5 estrelas. Felizmente nas ultimas páginas, no encontro de Deus e nos ultimos dialogos, mas principalmente no ultimo canto ao encontro de Deus, o brilho, depois de tanta espera, tamanha graça e magia, enfim, realmente como Dante diz, palavras humanas não conseguem descrever, e esse sentimsnto é compartilhado a tal nivel ao leitor que nem eu agora conseguria descrever.

Gab 24/05/2023

Experiência rápida mas singular. Durante diversos momentos eu olhava ao meu redor (que não tinha mais ninguém além de mim) e falava em voz alta: meu Deus, que obra surreal. Literalmente surreal. Mas claro, lerei de novo na fase adulta, porque daqui até lá vou ter amadurecido bastante e enxergar as palavras de Dante com outros olhos, mesmo que hoje eu tenha compreendido boa parte delas. Mas que A Divina Comédia é fantástica ela é. E como!

Lucas Lobo 13/05/2023

O mais difícil
Esse é com certeza o livro mais difícil que eu já li, mas eu já sabia disso, pois tentei ler ele ano passado e não consegui, por pouco eu nao entrei em uma ressaca literária.
Carolina 13/05/2023minha estante
Se você teve dificuldade, te recomendo este blog:

Inferno - http://curtindoacomedia.blogspot.com/
Purgatório - http://curtindoopurgatorio.blogspot.com/
Paraíso - http://curtindoacomedia-paraiso.blogspot.com/

Lucas Lobo 15/05/2023minha estante
Obrigado pela dica

Almecz vic 10/05/2023

Divina Comédia
Eu amei a primeira parte, achei ela crítica, achei que mostrava o ponto de vista do autor e a leitura foi fluida, tranquila. Mas a segunda parte não faz muito o meu estilo, é muito lírica, acabou sendo cansativo sofri muito para terminar e não posso dizer que aproveitei a leitura.

Queila.Assis 07/05/2023

Um excluído no inferno
No começo tive muita dificuldade para entender as palavras e buscar o significado delas, percebi várias referências de Dante em desenhos e anime que gosto, exemplo: Pica-Pau, Cavaleiros do Zodíaco e Tom & Jerry e Lúcifer, talvez você leitor (a) ache mais outras.... mas Dante fez uma viagem bem atípica para os dias de hoje. Inferno, purgatório e paraíso essa foi a trilha dele perdido em meio a floresta. Acredito que a noção de Inferno tenha o dedo de Dante na história da religião, mas isso fica para a próxima leitura de capiroto ??

bieussauro 05/05/2023

Paraíso
Neste livro Dante é guiado por Beatriz pelo paraíso e esta o apresenta a espíritos virtuosos presentes no plano superior.

caio.lobo. 03/05/2023minha estante
"Vós que entrais, abandonai toda a esperança" - olhando a frase da porta do inferno perdemos a esperança de sair, mas Dante saiu, e ainda saiu junto com o Virgílio

gabrieus 03/05/2023minha estante
Bem lembrado, Caio. O Dante saiu com o Virgílio, sem ambos saberem ao certo o caminho da saída.