A Divina Comédia

A Divina Comédia Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

shinju__ 31/07/2021

Cansativo
Eu defino como "cansativo" apenas pelo formato de poesia do início ao fim. A história é muito linda e interessante, mas eu não sou uma verdadeira apreciadora de poesia mesmo, acabei ficando bem cansada de um pouco antes da metade dele até o final.

Maristela 16/04/2023

100. Ela, então, depois de suspiro fundo, em mim pôs os piedosos olhos e com o tom de mãe que se dirige ao filho em delírio ensinou-me: "Todas as coisas criadas obedecem a uma disciplina harmônica. O universo semelha a Deus. Os espíritos perfeitos podem ali perceber nítida a perfeição divina, fim supremo que é a Ordem Universal. As criaturas todas guardam inclinações segundo suas condições naturais, para situarem-se em menor ou maior vizinhança de Deus. Isso explica por que buscam aperfeiçoar-se, por caminhos diversos, através do vasto mar de si mesmas, cada qual seguindo o instinto que Deus lhe concedeu.
Página 238

Iguer 31/05/2023

Enfim nasceu
Depois de quase um ano (literalmente faltavam alguns dias pra completar um ano), muitos abandonos e retomadas, consegui terminar. A leitura lenta e interrupta não foi por não gostar do livro, só pela densidade da escrita (o tradutor fez um trabalho tão bom que tinha vezes que eu ia olhar o texto original pra entender algumas frases kk). Mas valeu muito a pena!! O livro é muito bom e tem umas citações muito boas.

Rafael Nini 27/11/2023

"...poeta, retornarei, para na fonte... haver o laurel belo"
Não tenho quaisquer pretensões de fazer uma resenha justa perante a grandeza e riqueza presentes nessa obra: Teologia, Metafísica, Platonismo, Aristotelismo; Ética, Crítica Social, Política, Moralismo; História, Mitologia, Tradição, Saber, Arte. Até mesmo Astronomia, Ótica, Física.
É literalmente a síntese de tudo o que compõe o Pensamento Ocidental até a Idade Média. É a confluência da Tradição Clássica Greco-Romana com o Cristianismo. É a visão cavalheiresca da amada, que simboliza a oportunidade de transcendência à beatitude. É, ainda, muito mais.
Se, na Eneida, Virgílio criou o mito fundador de Roma, pessoalmente acredito que Dante tenha compilado o mito fundador do Ocidente.
Tudo isso em forma de Poesia; em tercetos de rima alternada, compondo cem cantos, organizados em três partes.
O laurel de poeta, que sua cidade tão amada negou a Dante em vida, lhe foi justa e devidamente dado pela posteridade.
Peter.Molina 27/11/2023minha estante
Que obra monumental!

dosesdeliteratura_ 01/12/2023minha estante
Falta uma página no Instagram sobre suas leituras!! Eu apoio super????

Victor 27/05/2022

Uma divina leitura
Eu li já faz um tempinho, mas só tô marcando aqui porque é SENSACIONAL. A descrição tão detalhada do Inferno, Purgatório e Paraíso é incrível, além das mensagens políticas que a obra tem, é um livro e uma aula de história ao mesmo tempo. Além de que melhorou MUITO o meu acervo de palavras pomposas (Leia com um dicionário)

Will 03/07/2021

História incrível, leitura difícil
Acho que todos conhecem a história d'A Divina Comédia, ou pelo menos já ouviram falar. Pois bem, o que eu não sabia é que era uma leitura extremamente complicada. Creio que essa edição da Martin Claret também não auxilia muito. É um livro que pretendo reler futuramente, numa versão de mais fácil compreensão - se é que existe. Uma vez encontrei na internet versões modernizadas do Inferno e do Purgatório, comecei a ler e me entreti bem mais, porém não terminei pois nunca encontrei a parte do Paraíso nos mesmos moldes. Uma pena.

Fujam dessa edição e pesquisem bem quando forem se aventurar nessa leitura.

É uma excelente história, porém é um desafio imenso.

Me perdi na leitura 02/04/2022

Um livro EXTREMAMENTE difícil de se ler, uma leitura que demanda muita concentração, pesquisas e apoios de pesquisas para que a gente compreenda.
Interessante? DEMAIS!
Depois de algumas poucas pesquisas (confesso), consegui entender coisas que sozinha não estava conseguindo, e esse livro é simplesmente SENSACIONAL.

Laís 02/08/2022

Leitura árdua
Queria ter aproveitado a leitura, mas confesso que ainda sou muito imatura. Desconfiei até se fui mesmo alfabetizada. Dante é um gênio, e seu livro é carregado de poesia, história e beleza. Não vejo a hora de voltar a ler e entender melhor

Queila.Assis 07/05/2023

Um excluído no inferno
No começo tive muita dificuldade para entender as palavras e buscar o significado delas, percebi várias referências de Dante em desenhos e anime que gosto, exemplo: Pica-Pau, Cavaleiros do Zodíaco e Tom & Jerry e Lúcifer, talvez você leitor (a) ache mais outras.... mas Dante fez uma viagem bem atípica para os dias de hoje. Inferno, purgatório e paraíso essa foi a trilha dele perdido em meio a floresta. Acredito que a noção de Inferno tenha o dedo de Dante na história da religião, mas isso fica para a próxima leitura de capiroto ??

Milena.Bessan 25/02/2024

"A Divina Comédia" de Dante Alighieri é uma obra monumental que abrange temas históricos, mitológicos, filosóficos, políticos e religiosos. Dividida em três partes, a narrativa épica nos conduz por um extraordinário mergulho nos domínios do Inferno, Purgatório e Paraíso.

A primeira parte, "Inferno", leva-nos por 34 cantos através dos nove círculos do inferno, cada um associado a pecados específicos. Dante, guiado pelo poeta romano Virgílio, explora desde o Limbo até o lago Cocite, onde encontra personalidades importantes e figuras mitológicas, analisando as punições de cada pecador.

No trecho do Inferno, Dante descreve poeticamente sua jornada, iniciada numa selva escura, destacando a amargura quase tão intensa quanto a morte.

A segunda parte, "Purgatório", compreende 33 cantos situados numa alta montanha, onde almas aguardam avaliação para decidir seu destino entre o inferno e o paraíso. Os sete círculos do purgatório representam os sete pecados capitais, apresentando pecadores arrependidos no ante-purgatório. Dante, novamente, utiliza a poesia para compartilhar essa parte da jornada, destacando a necessidade de sua barca enfrentar o mar desconhecido.

A terceira e última parte, "Paraíso", composta por 33 cantos, apresenta a reunião de Dante com seu amor Beatriz no paraíso, após passar pelo inferno e purgatório. Aqui, ele encontra Deus e reflete sobre sua viagem espiritual e moral. A obra encerra-se com Dante alcançando o conhecimento supremo.

Os trechos do Purgatório e Paraíso exibem a beleza e profundidade da poesia de Dante, enquanto ele explora as esferas do paraíso e sua busca por um entendimento mais elevado.

Em toda a Divina Comédia, Dante oferece uma experiência rica e complexa, guiando os leitores por uma jornada épica que transcende o tempo e continua a ser uma referência na literatura mundial. Suas palavras poéticas e a estrutura magistral da obra proporcionam uma reflexão profunda sobre a vida, a morte e a busca pela divindade.

Giovanna.Terranova 22/11/2020

A Divina Comédia - Inferno
Dante, ainda em vida, sonha que está sendo atacado por um felino e, ao fugir, acaba se perdendo.
Momentos depois encontra o poeta romano Virgílio, que explica que lhe foi concedida a graça de conhecer o mundo dps mortos e que ele será seu guia nas visitas aos círculos do Inferno e ao Purgatório.
Juntos eles passam por cada um dos diferentes círculos infernais onde diferentes tipos de pecadores são punidos de acordo com seus pecados e encontram muitas figuras famosas, diversos demônios e até mesmo Lúcifer.
Rubens Beserra 22/11/2020minha estante
Já li. É um texto denso, difícil de entender, mas é um clássico da literatura ocidental que todos deveriam conhecer.

katz 23/11/2020minha estante
eu li a versão pra HQ esses dias! caso queira ter uma versão visual, tem na net pra baixar.

Giovanna.Terranova 23/11/2020minha estante
Rubens Bezerra, também achei bem complicado, mas muito bom. Estava lendo em português e italiano, pra entender melhor.

Giovanna.Terranova 23/11/2020minha estante
Katz, em HQ deve ser uma experiência incrível também, hein!
Quero sim! Você tem o link? *-*

Vlw! Vou baixar ?

Pedro.Junger 06/11/2020

"Mas a vontade minha a ideia belas, qual roda, que ao motor pronta obedece, volvia o Amor, que move sol e estrelas."
Minha primeira experiência com poesia, e não poderia sair mais satisfeito. Amei acompanhar a jornada de Dante e todos os temas debatidos, críticas ao sistema da Igreja e etc. Foi uma caminhada excepcional. Que mesmo assustando a primeira vista, rapidamente você se acostuma com o tipo de narração. E passa a aproveitar, o máximo dessa obra que marcou toda a literatura mundial. Dante foi extremamente corajoso em vários aspectos, principalmente, nas críticas direcionadas ao sistema católico da época. A história em si, é espetacular, e certamente, emocionante a conclusão dela. Considero, uma das obras que mais me marcou, por me afetar tanto em pensamentos, como até mesmo, as questões de fé que me fez levantar. Impossível ler essa obra, e sair a mesma pessoa que tinha começado.

alittlejonas 06/06/2021

Com certeza um livro complexo
Demorei quase dois meses para finalizar a leitura e confesso que demorei muito para terminar ''inferno'', principalmente em uma época tão incerta e tensa como a que estamos vivendo. Porém, assim como o próprio Dante, a leitura foi se transformando em algo mais leve. Com certeza é uma obra complexa e impossível de entender todo o seu conteúdo com apenas uma única leitura, até porque falar sobre política, história, religião e história pessoal ao mesmo tempo e de uma forma extremamente detalhista não é para qualquer um. Foi um desafio pertubador, revolucionador e, por fim, pacificador, uma leitura que deve ser realizada por todos!

Carla Reverbel 09/01/2013

O maior de todos
É meu livro favorito.
O ápice da literatura mundial.
Nada pode ser mais bonito.
Gosto tanto que tenho duas edições.
Uma da Abril e outra da editora 34- que eu prefiro.
É uma experiência que exige dedicação, persistência e devoção.
Eu tive que usar um dicionário e muita paciência na primeira leitura.
Depois, li-o incontáveis vezes.
Mas, vale a pena.
Vale muito a pena.