A máquina do tempo

A máquina do tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

Maju 03/06/2022

nada como um clássico.
a máquina do tempo é um clássico da literatura e da ficção científica. é a premissa tão conhecida de viagem no tempo, o cientista considerado maluco, o planeta terra alternativo, os cenários mais extraordinários e mais terríveis do nosso possível futuro. e é maravilhoso. qualquer fã de ficção científica vai gostar, é inevitável. tem tudo que a gente ama nesse gênero que não advinha o futuro, mas que o imagina a partir da realidade presente, nos seus piores e melhores traços.

eu achei particularmente interessante ler uma ficção científica mais antiga, por que ela diz muito sobre o mundo em que o autor viveu, tão diferente do meu, e dos autores do séc. xx que já li mais, como ray bradbury e george orwell.

em suma, vale a pena demais, é curto e dinâmico, com um enredo quase universal.

Bersot 30/05/2022

"É uma lei da natureza que ignoramos, o fato de a versatilidade intelectual ser a compensação da mudança, do perigo e dos problemas. Um animal em perfeita harmonia com seu meio ambiente é um mecanismo perfeito. A natureza nunca recorre à inteligencia, até que o hábito e o instinto sejam inúteis. Não há inteligencia onde não há mudança ou necessidade de mudança. Somente os animais que precisam lidar com uma enorme variedade de necessidades e problemas desenvolvem a inteligência."

Página 101

Yasmin.Braga 30/05/2022

Nesse livro clássico de ficção científica participamos de uma roda de conversa com um cientista que conta suas aventuras ao viajar em sua máquina do tempo. O autor nos mostra uma sociedade com seres totalmente diferentes, porém ao decorrer da história descobrimos que muito é consequência da sociedade do presente e a relação do homem com as máquinas e a natureza.

Camilarf 30/05/2022

Cansativo, mas muito bom
Tinha acabado de ler o homem invisível quando comecei a ler este, porque tinha gostado da experiência que tive com o autor. Porém, achei que a narrativa se tornou muito cansativa e arrastada em um ponto porque o personagem começou a passar pelas mesmas situações de novo e de novo, dia após dia; Fora a isso, levando apenas o plot da história em consideração, a tacada é genial e à frente de seu tempo, e as lições de moral que nós, na atualidade, podemos levar com isso são infinitas.

"...mesmo depois que a inteligência e a força tiverem desaparecido, a gratidão e uma ternura mútua ainda perduravam no coração dos seres humanos."

thiagocarrera 24/05/2022

Um clássico gostoso de ler!
Acho interessante a mente desses caras que imaginam realidades distantes, há anos atrás onde sequer qualquer coisa minimamente tecnológica a nossos olhos existia.

De onde tiravam as ideias? De onde vinham os elementos que compõem os cenários?

Nós hoje temos parâmetro, esses caras, como o H.G.Wells não tinham, e isso que torna a coisa mágica.

É um livro bem escrito, ágil, com um apego a detalhes interessantes, como por exemplo o movimento dos corpos celestes que, no futuro bem distante, formariam constelações distintas das que conhecemos.

Foi uma grata surpresa, e merece o adjetivo de "clássico".

A_Sarah_Soares 24/05/2022

Máquina do tempo
Esperava mais por ser um clássico da literatura científica, achei tudo muito fantasioso sem grandes reflexões, muita divagação fantasiosa, nada de mais
Achei o fato de levar a mais de 800 mil anos a frente uma falta de compromisso do autor pra não cair em comparações futuras já que ele saiu muito caixinha.
Acredito que o mais forte do livro é a própria máquina que antes deste não havia o conceito de viagem no tempo através de uma máquina

Silvia363 23/05/2022

Esperava mais
Livro conhecido como ?um grande clássico?, ?precursor da ficção científica?. Sinceramente esperava uma história daquelas que mudam os conceitos e criam novos mundos na nossa cabeça. Encontrei uma história um pouco bobinha e que não acrescenta muita coisa.
A forma de narrar sem dar nomes a maioria dos personagens no início promete alguma coisa, no final não chega a lugar nenhum.
A história é sobre um homem que cria uma máquina do tempo, e vai contar a historia de suas viagens, e mostrar como a máquina funciona para pessoas importantes da sociedade.
É uma historinha leve, dá pra ler rápido. Mas não esperem grandes coisas.

Shirley 21/05/2022

Que viajem ?
Comecei a ler num dia qualquer e até o término do livro não parava de pensar no final. Vc acaba vivendo a história e isso te faz querer mais e mais.

malu 15/05/2022

Adorei
Não imaginava que fosse gostar tanto mas uau
Foi muito legal ler esse livro fiquei super presa e a história é sensacional

JC 10/05/2022

Basicao
Livro simples e rápido de se ler. O futuro descrito pelo autor é diferente e tem algumas ideias legais mas no geral um livro que não empolgou muito.

Luiz 04/05/2022

O comunismo é, realmente, o fim da história?
Livro: A Máquina do Tempo
Autor: H. G. Wells

A Máquina do Tempo é um dos livros mais interessantes de H. G. Wells, ainda que seja um de seus primeiros livros. A história se baseia no peculiar interesse de um cientista que após construir uma máquina do tempo, decide viajar para o futuro e provar para seus amigos a possibilidade de sua existência, e que ao regressar do futuro, conta suas experiências numa civilização paradisíaca, e os mistérios decorrentes desse processo civilizacional singular.

Como praticamente todos os contos, Wells trabalha temas que perduram ainda hoje o imaginário popular; elementos trabalhados neste texto são revistos em diversos outros livros como: O Dorminhoco, Guerra dos Mundos, Deuses Humanos e etc, mas vale ressaltar que a forma do autor trabalhar este livro foi bem singular comparado a outros livros, que geralmente acabam por pecar em grandes rodeios para se chegar a determinados assuntos para serem discutidos.

Wells como se sabe era um Socialista Fabiano, ou seja, um tipo específico de socialismo que visa a revolução mundial global, incorpora até certo ponto as teorias de Marx, mas também é bem crítico a elas, como mostra detalhadamente na obra Nova Ordem Mundial e Conspiração Aberta, sendo assim, muitos temas são recorrentemente trabalhados em seus contos visando o fim da Revolução Mundial.

Dentre algumas ideias que são debatidas e desenvolvidas no livro, temos: a ideia da luta de classes é adaptada no embate entre os Morlocks e os Eloi, descendentes evolutivos dos proletariados e burgueses; o imaginário de constante avanço e progresso da história, de que a humanidade irá evoluir para um estágio biológico e social superior, assim como falava Marx e Comte, desta forma doenças, hábitos alimentares, a psicologia humana, animais e raças inferiores seriam superadas; a ideia de constituição de família seria abolida, a organização social entraria em equilíbrio com a natureza, dentre diversos outros temas são abordados.

O fim da história, da humanidade, para Wells é o comunismo, seja ele natural por meio da seleção natural, ou planejado racionalmente por meio do progresso científico; fica claro que para o autor o rumo da humanidade deve ser o comunismo amalgamado com o processo evolutivo biológico, social e psicológico, uma revolução completa, melhor do que a revolução russa, em que o autor também era um crítico, mas que ainda sim em última instância o fim da história que assola a humanidade é o fim do próprio planeta, portanto para impedir isto é necessário o domínio completo da natureza, seja ela humana e ambiental.

"Parecia que eu me encontrava em meio a uma humanidade em declínio. O pôr do sol avermelhado me fez pensar na decadência da humanidade. Pela primeira vez, comecei a perceber uma estranha consequência do esforço social no qual estamos empenhados hoje e ainda assim, pensando bem, é uma consequência bastante lógica. A força é o resultado da necessidade, a segurança gera fraqueza. O trabalho de melhorar as condições de vida, o verdadeiro processo de civilização que torna a vida mais e mais segura, havia atingido seu clímax. Uma sucessão de triunfos de uma humanidade unida ocorreu sobre a Natureza. Coisas que hoje são apenas sonhos se tornaram projetos deliberadamente executados e levados adiante. E o resultado estava diante dos meus olhos!"
(Viajante do tempo / H. G. Wells, p. 41)

"A própria Natureza é tímida e vagarosa em nossas mãos desajeitadas. Algum dia isso tudo será organizado e ainda melhor. Essa é a tendência da corrente, apesar da agitação. O mundo todo será inteligente, educado e cooperativo; as coisas se moverão mais depressa em relação à submissão da Natureza. No fim, com cuidado e sabedoria, vamos reajustar o equilíbrio da vida animal e vegetal para suprir as necessidades humanas."
(Viajante do tempo / H. G. Wells, p. 42)

Laila 03/05/2022

Não promete nada e entrega TUDO
Ok, foi o meu primeiro livro de ficção científica então obviamente foi todo novo e diferente para mim!
Com uma narrativa de conversação o protagonista leva você para uma viajem MESMO!!! É difícil não acreditar que o Viajante do Tempo realmente estava nesse futuro (que ele caiu acidentalmente).
Tem até um epílogo para deixar o leitor mais intrigado ainda!!!
O livro é bem curto e MUITO interessante mesmo. Recomendo demais essa leitura!

Welber 01/05/2022

Confesso que esperava mais. Porém se levarmos em conta que foi escrito à muitos anos da pra termos uma noção de como as pessoas da época imaginavam o futuro.

Vitória 30/04/2022

Finalizada mais uma leitura do H. G. Wells. Obra clássica para quem gosta de ficção científica! Apesar de não ser meu gênero favorito, tenho gostado de tudo que leio desse autor.