A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

B.norte 06/03/2023minha estante
Livro na estante aguardando a leitura! ? queria ser rica só para ter tempo de ler.

Brujo 06/03/2023minha estante
Esse é rápido, é curtinho !

Carol Klappoth 06/03/2023minha estante
Incrível! Excelente resenha, despertou ainda mais curiosidade. Pretendo ler esse ano.

Brujo 06/03/2023minha estante
Obrigado, Carol !

Gabriel1994 07/03/2023minha estante
Tu manda muito nas resenhas! Livro clássico e fácil de ler! ??

Brujo 07/03/2023minha estante
Valeu, Gabriel !!!

Juliana-- 07/03/2023minha estante
Trilha sonora irada e totalmente pertinente!!!

Brujo 07/03/2023minha estante
Você notou, Juliana! ?

Jose497 27/09/2023minha estante
Você usou a palavra "clichê" - mas me lembro do filme "Lisbela e o Prisioneiro - Osman Lins" que comenta: "não é o que acontece, mas como acontece".
concordo com o resumo do livro, acho que como a maioria julga, o livro poderia ser um pouco maior, mas Wells estava com dificuldades financeiras (foi o que li) - por esse motivo o livro ficou menor.
Mas sua resenha foi excelente

Diego Lima 27/03/2022

O livro foi um marco na literatura de ficção científica no século dezenove por explorar o uso de um objeto - no caso um máquina do tempo - na realização de uma viagem no tempo (antes disso imaginava-se a ida para o passada ou futuro por meio de sonhos, portais tridimensionais etc.).

O enredo basicamente é um personagem inominado (todos as pessoas citadas não têm nome; são nomeadas pelo cargo o qual ocupam) contando os relatos do Viajante do tempo. Primeiro sobre a existência da máquina cuja função era o levar a viajar no tempo. E segundo, após volta da viagem, sobre os acontecimentos da sua ida ao futuro, mas precisamente 800 mil anos a frente do seu tempo.

A história corre de forma bem simples e objetiva, ou seja, não existe uma construção de personagem. Acompanharemos todo a aventura do Viajante para o futuro, onde encontra uma civilização diferente da nossa, na qual não existe doenças, família, propriedade privada, crença, fome, miséria, dentre outras peculiaridades - evitarei falar para não estragar a leitura. E partir dessa exploração em tempos futurísticos o autor levanta diversas reflexões filosóficas e políticas sobre o destino da humanidade; e foca bastante sua tese no comodismo de uma era sem problemas para serem resolvidos, pelo menos era o que nosso protagonista achava no começo de sua jornada.

O livro é bastante fluído, o autor não quis se prender a divagações desnecessárias, todavia trás uma carga bastante pessimista sobre o desenvolvimento e destino da espécie. E sobre o temas levantados, apesar de vagos pelo tamanho da obra, nos levam a pensar sobre outros possíveis caminhos no quais a humanidade poderá chegar.
Cosmonauta 30/03/2022minha estante
Uma pesada carga das ideias políticas em que o autor acreditava.

Yvi 01/04/2022minha estante
Eu gostei do livro e ao mesmo tempo o achei superficial demais. Poderia ter sido um pouco maior e mais bem desenvolvido em alguns aspectos.

Na minha edição tem o conto os argonautas cósmicos, de onde a máquina do tempo se originou. Admito que gostei muito mais que do livro em si.

LuAs 10/08/2022minha estante
Só a weena tem nome

Rafaela B 03/02/2010

Tempo e Socialismo
Terminei de ler A Máquina do Tempo, e percebi que o tema principal não é a viagem no tempo em si. o autor usou o tema para poder falar de suas idéias socialistas, como ele imaginava a sociedade no futuro, seus ideias socialistas, mas mostrou que por mais que algumas pessoas sonhem com um mundo socialista ideal isso é em prática impossível, sempre tem os que não aceitam, ou querem mandar, ou se aproveitar dos mais fracos e desfavorecidos.
Angiolucci 27/03/2013minha estante
Na verdade, eu acredito que foi uma critica aos rumos da sociedade capitalista.

relamounier 12/11/2015minha estante
Não consigo visualizar a ideia socialista naquela sociedade do futuro já que há até divisão de classes/castas. Os operários no subsolo e os demais acima.

Denny Rodrigues Gomes 24/05/2017minha estante
Uma perspectiva de quem esquece o que é anacronismo. Quando você tiver a noção do espaço e tempo de Wells, você vai entender, porque ele propôs essa obra. Socialismo? Capitalismo? Bom, ele nasceu na época vitoriana, onde o Iluminismo com a Ciência Moderna e a Igreja e o Conservadorismo estava perdendo seu poder.

Celso 15/04/2019minha estante
Também não consigo ver idéia socialista em uma sociedade onde pessoas ociosas exploram os outros e os condenam a viver no submundo. Está mais para capitalismo selvagem ao extremo.

Davenir - Diário de Anarres 06/05/2019minha estante
Quando a pessoa resenha e não quer falar do livro mas apenas dizer que o socialismo não funciona porque o autor foi socialista, ai fica com isso na cabeça e esquece que o livro é uma critica aos rumos da humanidade estava sob o capitalismo.

Hugo.Iz 07/05/2020minha estante
vdd

lia 18/08/2020minha estante
O livro é totalmente uma critica ao capitalismo e a forma como a sociedade capitalista é organizada. Wells era um socialista e não um crítico desse sistema.

bruna.almeidalima.1 09/10/2021minha estante
Vai procurar saber sobre a vida do autor antes de falar besteira. Wells era um socialista. Quando personagem principal chega ao futuro e vê tudo em harmonia, ele até mesmo pensa que aquilo era o comunismo. Mas então descobre-se a real realidade daquele mundo e a crítica se descamba para capitalismo selvagem (privilegiados no topo se aproveitando trabalho dos debaixo).

ToniBooks 29/12/2021

A paz que eu não quero seguir admitindo.
Nesse clássico da ficção científica, escrito no Século XIX, mas de surpreendente atualidade, H.G. Wells nos impele a refletir o quanto a humanidade realmente sabe onde quer chegar. Em "A Máquina do Tempo", o protagonista visita vários cenários futuros bem possíveis de tornar-se reais, impactando na estagnação ou emancipação. Questões éticas, sociais, ecológicas e econômicas são abordadas nas entrelinhas dessa viagem. Embarque nela você também...Mas não esqueça de trazer fósforos. ?

auroras 24/06/2022

Um clássico da ficção científica.
"Olhamos um para o outro. Então, minhas ideias voltaram a se pôr em movimento.
- Será que o sr.... saiu por essa porta? - perguntei.
- Não, senhor. Ninguém saiu por aqui. Pensei que ele estivesse aqui dentro."

O livro traz a narrativa da jornada de um cientista inglês a um mundo no futuro, mais precisamente 800 mil anos, onde ele se depara com um mundo desconhecido e perigoso.
Herbert George Wells, mais conhecido como H.G.Wells nos contempla com uma escrita muito inteligente, mas sem ficar trazendo teorias e pensamentos desnecessários para ficarem deixando a história muito saturada. O livro flui tranquilamente de forma simples e objetiva ao trazer reflexões futurísticas, críticas sobre a sociedade e a descoberta de uma nova civilização que não tem a mesma crença, costumes e hábitos alimentares. Sempre li muito sobre viagens no tempo e ler esse livro, por mais simples que ele seja, ainda traz muita reflexão de até onde a humanidade vai chegar e a interrogação que fica é: será que acontecerá da mesma forma que é descrito no livro? Esse é o poder de um bom livro, atiçar a curiosidade e reflexões. Bom, demorei um pouco para terminar de ler por conta da semana de provas finais da faculdade, mas esse livro é de fácil leitura, não é complicado e falo isso sendo uma completa curiosa e fascinada por viagens temporais, se for do seu interesse ou tenha despertado a curiosa, super recomendo a leitura.

Curiosidade: O livro tem algumas adaptações cinematográficas, mas a que chama mais atenção foi a de 2002, o filme foi dirigido pelo bisneto do autor, Simon Wells.
masochistic lion 24/06/2022minha estante
Sempre que leio alguma resenha sua, tenho certeza de que não tem como você melhorar mais e olha só, aqui estou eu me surpreendendo mais uma vez. Saber que esse livro mereceu uma nota 5 sua, uma fã de viagens no tempo, me deixou muito curioso para conhecer mais da história. E você tem razão, não tem coisa melhor do que um bom livro que nos faz refletir. Obrigada pela sua resenha incrível, por nunca nos dar spoiler e por sempre dizer o suficiente só para plantar a semente da curiosidade. ?

Núbia Cortinhas 26/06/2022minha estante
Uauuuu! Parabéns pela resenha! ??????

auroras 26/06/2022minha estante
Obrigada, Núbia! Fico feliz que tenha gostado. ?

William LGZ 15/04/2022

Um verdadeiro clássico do gênero!
Viagem no tempo é o subgênero de ficção científica que mais amo e foi bem interessante ver sua origem aqui! Demorou um pouco para a história engrenar mas fiquei muito satisfeito ao final.

O conceito da sociedade futurística criada por H. G. Wells foi muito bem desenvolvido, muito interessante também foi acompanhar a evolução das teorias e hipóteses do protagonista sobre ela. Apesar de também um pouco chato pra mim por eu ter antecipado algumas coisas, entretanto, não vi como problema do livro em si.

Porém a reta final e principalmente a conclusão da obra conseguiram me convencer de que é de fato um trabalho 5 estrelas, e definitivamente um clássico do gênero. O recomendo bastante!
Mari 16/04/2022minha estante
Agora pretendo ler

William LGZ 16/04/2022minha estante
Fico bem feliz com isso ??! Espero que goste.

Mari 16/04/2022minha estante
Eu também espero gostar! :)

Wilson 10/01/2023

Viajar no tempo
Um livro que mexe muito a nossa imaginação. Todos temos a mente criativa e um dia quando fomos crianças imaginamos uma situação como essa: a capacidade de viajar pelo tempo. A leitura nos proporciona isso.

nanahxis 11/11/2022

Interessante
Havia colocado este livro na minha lista de leituras por causa de uma resenha que vi aqui no skoob da @coruja.

O que mais gostei no livro é o fato de ele ser atemporal tendo em vista que sua primeira edição foi em 1895!

É sobre um viajante do tempo que dá um pulo no futuro. Só por isso, já vale a pena ser lido.

Juliana.Rissardi 05/08/2020

É daqueles livros de Ficção científica que eu me pergunto: Como eu não li antes? Estou empolgada para ler mais do autor. É um livro super rápido, não fosse o trabalho e a faculdade, eu teria terminado em algumas horas!
No século XIX, sem nem metade da tecnologia que temos hoje, saber a mentalidade sobre o futuro que o Wells tinha, é fascinante.
O livro fala de um futuro bem longínquo, o viajante vai para o ano de 802 mil e tralalá.... ano inimaginável de como será nosso planeta para nós. Creio ser o primeiro livro que leio que vai para tão longe, e o melhor é a grande crítica social que o autor faz, já que ele próprio era bem engajado na vida real. O viajante do tempo chega em uma sociedade separada por classes totalmente distintas e modificadas e não menos decadentes, o livro trata ligeiramente de gênero tbm, o que achei bem legal para o ano em que foi escrito.

Belemin 30/03/2023

Ele voltará?
É um livro maravilhoso!
Eu não esperava que fosse uma história tão interessante.

O livro é sobre a aventura do viajante do tempo.
Ele foi levado ao ano 802.701, o viajante do tempo se encontra perdido no planeta Terra completamente diferente do que esperava ou do que estava acostumado. O mundo agora habitado por apenas duas raças, os doces e ignorantes Elois e os misteriosos e subterrâneos Morlocks. Com idiomas e costumes completamente diferentes, cabe ao Viajante do tempo sobreviver aos perigos desse novo mundo e achar um jeito de voltar para o seu tempo.

802.701!!! Gente, eu não consigo nem imaginar 2024, imagina um ano tão distante, mas o H.G. Wells conseguiu e de um jeito completamente criativo e incrível.
O jeito que ele mostrou e deu significados e motivos para as situações usando acontecimentos históricos, foi um novo modo de pensar sobre o futuro e a evolução da terra.

Ele é uma leitura bem rápida e fluída, recomendooo.

Fer Paimel 24/04/2021

Divertido
Esse livro tem no kindle unlimited e peguei para ler após indicação de uma amiga. Não gostei muito, não me marcou, mas teve seus momentos relevantes...
Penso que existem outros livros com essa temática sci-fi mais envolventes e interessantes.
Um bom livro para ler junto de outros mais técnicos ou deprês...

Raquel 12/07/2020

Nota: 5/5
Maior surpresa literária do ano. Eu não conhecia esse livro, estava de graça pelo prime reading e resolvi ler um capítulo pra ver como era. Não consegui mais parar de ler, é uma leitura simples mas que te prende e te deixa muito curioso pra ver o que vai acontecer no final. A forma dele de descrever os objetos e as paisagens é muito bonita.

Vinyth 14/10/2023

Intrigante!
A Máquina do Tempo foi meu primeiro contato com o autor Wells, contato esse que gostei bastante! A forma como ele descreve a viagem no tempo me deixou completamente preso na leitura, assim como seu jeito de retratar o que a sociedade se tornou quando o viajante do tempo chega em seu destino.