A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

gabidonatello 08/12/2021

Rápido e sem enrolação
Li esse livro tão rápido que fiquei me perguntando se ele realmente tinha que ser tão curto ?

Em alguns momentos gostaria que a história contasse mais sobre a viagem no tempo em si, mas de qualquer forma gostei do que li.

Vale a pena apra quem gosta do tema e de ficar filosofando depois que a leitura acaba.
du sp 02/01/2022minha estante
E com final excelente.

Heloiza.Oliveira 20/03/2021

Uma obra para ser primeira.
Leitura graciosa, fluida, bem escrita, detalhada, fantástica e cientifica na medida certa. Obra para colocar na lista primeira dos pequenos cientistas.

Thais645 04/04/2024

A máquina do tempo
Um clássico da ficção científica que eu tinha muita vontade de ler e que, de fato, é muito interessante. Apesar de curto (104 paginas, 10 capítulos), e da narrativa muito direta e simples (como uma conversa, o Viajante no Tempo vai contando sua experiência no futuro), o livro aborda reflexões sobre a humanidade que ainda são muito pertinentes, mesmo sendo uma história escrita no século 19.

É instigante, nos prende na leitura e é bem ambientado, sem ser cansativo. Fiquei querendo saber mais no final, por isso não dei 5 estrelas, pois a história me pareceu cortada. Ainda assim, gostei do enredo e das questões que o autor traz nas últimas páginas. É um livro que vale muito a pena!

"É uma lei da natureza que ignoramos, o fato de a versatilidade intelectual ser a compensação da mudança, do perigo e dos problemas [...] Não há inteligência onde não há mudança ou necessidade de mudança".
Geovanni Arruda 04/04/2024minha estante
Meu favorito do H.G.Wells, ao lado do O Homem Invisível

Thais645 04/04/2024minha estante
Gostei bastante da leitura!

Ri :) 08/01/2023

"A natureza nunca apela para a inteligência até que o hábito e os instintos tenham se tornado inúteis." - Perdi a paciência um pouquinho no meio de campo, mas voltou a ficar bom na segunda metade. Gostei do final.,

Felipe 12/07/2020

Em "A máquina do tempo" acompanhamos a jornada do Viajante no Tempo (como ele é referido no livro). Influenciado pela dominação das máquinas pelo homem, o protagonista cria seu protótipo, capaz de controlá-lo em suas viagens. Em dado momento ele se encontra no distante ano de 807 mil... no que ele chama de o mundo transformado em um grande jardim, com os seres humanos convivendo em harmonia com a natureza, porém, com o intelecto muito restrito, sendo todos os Elois (evolução da espécie humana da época) muito parecidos entre si, tanto homens quanto mulheres. Em dado momento ele descobre o submundo da Terra, onde habitam uma subespécie de nossa evolução, os chamados Morlocks, que só saem desse subterrâneo em noites de lua nova, no completo escuro.
As descrições das paisagens soam interessantes, prendendo nossa atenção em muitos momentos, apesar de ser concentrar em um único local, Londres, e apresentar uma versão eurocêntrica. Bom livro, que vale a leitura para um primeiro contato com sci-fi.

Carla.Floores 20/12/2023

"Não há inteligência onde não há mudanças."
Durante um jantar em sua casa, O Viajante do Tempo conta a algumas pessoas (convidados?) sobre sua criação, A Máquina do Tempo e ao duvidarem de sua funcionalidade ele faz uma demonstração. Ao retornar, ele relata outra de suas viagens, a qual se deu para o ano de 802.701. Isso porque segundo ele não existe apenas a terceira dimensão, onde podemos ir para a esquerda, direita, pra cima e pra baixo, existe o Tempo como um objetivo, uma medida de espaço. Se entendi bem.
A forma como a narrativa é construída, primeiro com algum diálogo entre os convidados e o anfitrião, depois segue apenas um monólogo em que ele conta como foi sua estadia no ano 802.701 d.C.
É curioso que mesmo tendo consciência de que ele já foi e já voltou, pois afinal, está relatando essa aventura aos convidados, não deixei de me surpreender e ficar curiosa sobre o que aconteceria depois de certos apuros que ele passou nesse lugar do tempo.
Me fez lembrar de vários filmes/livros como Lucy, As Viagens de Gulliver (por causa das criaturinhas Elóis e Morlocks), De volta para o Futuro, 1984, Interestelar e algo de Cavernas de Aço.
Parece uma mescla de utopia com realidade, principalmente quando ele descreve as desigualdades sociais. Mas tem também uma boa dose de evolucionismo, na forma como o corpo se modificou para se adaptar às novas condições climáticas.
Como li em audiolivro com duração de quase quatro horas, li no mesmo dia e foi uma experiência muito agradável.

JL Marcal 14/12/2020

História curiosa e bem fluida. Gostei bastante e recomendo!!!!

João 06/08/2022

A história é boa
Gostei da história, foi bem curtinha cheia de acontecimentos e coisas estranhas kkk, mas foi interessante de ler.

Eu só não gostei da edição desse livro, não sei se é só com essa, mas tem muita coisa além da história que eu nem li kkkk, mas mesmo assim foi algo divertido

Rodrigo Thadeu 11/07/2021

Vale a leitura!
Livro ágil, que você lê em uma "sentada".

O foco, diferentemente do que se imagina pelo título, não é a viagem no tempo em si.

O autor, de escrita simples e concisa, explora um possível futuro distópico para a humanidade, milhares de anos no futuro, culminando na extinção da raça humana.

Não concordo com algumas outras resenhas que afirmam ter um vida político (socialismo vs capitalismo). Não vi dessa maneira. Mas o interessante eu justamente essa diferença de percepções que podemos ter.

Só por isso, já valeu a pena!

Dyonathan 20/02/2023

Clássico atemporal
É um daqueles clássicos que não importa o ano, vale a leitura. Muitas coisas servem para a realidade do mundo e da humanidade atualmente, mesmo o livro tendo sido escrito em 1895.

Everton Vidal 03/03/2020

Condenados ao fracasso
O livro subverte aquela confiança (bem século XIX) de que o mundo iria evoluir e progredir. É um romance científico demolidor de utopias, que concebe um futuro muito diferente do que esperamos, onde as diferenças sociais só crescerão ao longo dos séculos nos separando finalmente em duas raças distintas e opostas.

Uma tremenda fábula sobre a degeneração humana. Um grande livro!

Welber 01/05/2022

Confesso que esperava mais. Porém se levarmos em conta que foi escrito à muitos anos da pra termos uma noção de como as pessoas da época imaginavam o futuro.