A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

Diego Vertu @outro_livro_lido 05/09/2020

Um clássico rápido e reflexivo
Em a Máquina do tempo, acompanhamos o relato de um viajante que constrói uma máquina capaz de atravessar o tempo. O viajante chama alguns amigos para contar-lhes sobre sua viagem. No ano de 802.701 há uma sociedade divida em 2 castas: Os Elois que vivem na superfície e são o que sobrou da espécie humana e os Morlocks, criaturas estranhas que vivem nos submundos e atacam os Elois. Quando a máquina do tempo some o viajante terá que ir as profundezas em sua procura e enfrentar os Morlocks.
Leitura muito fluída e gostosa, reflete bem a questão da desigualdade social e o destino humano. As explicação científicas são bem feitas, principalmente quando fala do tempo ser uma quarta dimensão. A ideia poderia ser melhor desenvolvida, não há explicação como a máquina do tempo foi construída, algumas explicações melhor sobre os Morlocks e os Elois. Recomendo a leitura.

Aline.Deodato 22/04/2020

Wells e a ideia de Máquina do Tempo e Quarta Dimensão(tempo)
O tema é espetacular e inventivo porém em alguns pontos a estória não é bem desenvolvida.
O futuro da humanidade aqui é diferente do que nós imaginamos, principalmente em relação a tecnologia e conhecimento avançado.

Gabriel.Chiquito 14/02/2023

Apesar de ser bem curtinho e rápido, é um livro bem interessante, e não tem toda aquela pegada científica que assusta muitas pessoas que tentam conhecer o sci-fi. A premissa em si já é muito interessante, e o autor ainda conseguiu ser muito criativo com os desdobramentos da história, e deixar muitas críticas veladas enquanto o viajante do tempo tentava entender a situação. Ótimo clássico.
Brujo 14/02/2023minha estante
Preciso corrigir essa falha no meu caráter e ler esse clássico !

Gabriel.Chiquito 14/02/2023minha estante
Eu também demorei uma vida pra resolver ler, e o pior é que é rapidinho pra terminar

brunaponce 18/02/2023minha estante
Gostei da resenha! Quero ler também!

Gabriel.Chiquito 19/02/2023minha estante
Ele entrega bastante pelo tamanho que tem, vale a pena.

Karol 17/10/2020

Viagem no tempo
H. G. Wells usa ideia da viagem no tempo para fazer uma crítica às divisões de classe na Inglaterra do século XIX. Sem nenhum romantismo, a brilhante inteligência dos seres humanos vai se perdendo, enquanto ricos e pobres evoluem, dando origem a duas espécies diferentes. De um lado, os aristocratas, representados pelos doces e frugais Elóis, que não tinham nenhum trabalho a não ser contemplar a beleza da vida. Do outro, os brutais Morlocks, trabalhadores forçados a viver no submundo e sobreviver com os restos que eram dados a eles.
O livro é curto e vale muito a leitura.

Vih 27/01/2024

Meio complicado , mas gostei.
   Achei muito interessante essa premissa de viagem do tempo e os aspectos sociais, por mais que umas partes, achei meio difícil a compreensão, imagino que seja pelo fato de minha pessoa não ler clássicos.

Vini 18/11/2022

A máquina do tempo
Fiquei totalmente imerso nessa história. Confesso que não sabia muito o que esperar, mas me surpreendi. A narrativa nos envolve do começo ao fim. Ótima indicação para os iniciantes em ficção científica.

Sibery 09/10/2020

Nostalgia do futuro distante
Livro rápido e de narrativa fluida. Não é o tipo de história cheia de descrições e imagens cinematicas, mas tem mais ação do que eu estava esperando. E mais mistério.

Eu já li O Ovo de Cristal, do HG Wells, mas A Máquina do Tempo é ainda melhor. As reflexões são interessantes. E as criaturas do futuro, os Morlocks e os Elois, são o ponto alto da história. Eles me lembraram os podlings e os Skeksis do Cristal Encantado.

Queria um fechamento melhor para Weena, minha favorita.

Gostaria também de elogiar o tom nostalgico do livro, ainda que se passe no futuro distante. Para mim, foi uma história marcante, da qual nunca vou me esquecer.

Gus 23/09/2021

É um bom livro...
Por mais que esse seja meu primeiro livro deste autor, não foi um leitura ruim, esperava que ele falasse a máquina do tempo e que ele viajava por várias épocas, mas não foi o caso, ele mostra como o futuro pode ser algo que não conseguimos nem imaginar ainda, onde nossos descendentes são burros e pequenos, quase igual crianças. Espero poder ler mais um livro desre ator e gostar ainda mais

Yasmin.Latchuc 03/07/2020

Uma obra atemporal (rsrs)
O livro narrado pelo "Viajante do tempo" trata de uma maneira única a sempre especulada viagem ao futuro. Ao parar no ano de 802.701 d.C, o narrador se depara com um destino da humanidade totalmente diferente do que se esperava.

Com a primeira publicação em 1895 o livro é realmente uma obra atemporal, salvo o trocadilho, ele trata de questões sociais e morais que até hoje afligem os seres humanos.

Além de ser um livro de ficção científica, ele tem uma abordagem diferente que deixa a obra incrível.

ramslaymer 19/09/2020

De grande relevância, mas não tão cativante.
Dá sim para identificar em cada linha escrita por H.G. Wells o porquê da sua relevância e pioneirismo na ficção científica.
O livro trás conceitos interessantes sobre o tema, sobre esse futuro distópico com uma extrapolação do desenvolvimento social humano influenciando na sua evolução como espécie.
Interessante?! Sim! Cativante?! Pra mim não foi muito.
A narrativa não me convenceu muito, a forma como a história é contada e até mesmo o desenvolvimento dessa sociedade já não parece fazer mais sentido em 2020, mesmo com projeção em um futuro tão distante! Pois bem, mas com certeza é uma leitura rápida e obrigatória pra quem gosta do tema!

Lu 20/01/2023

Quando tudo aqui ainda era mato
Nos dias de hoje estamos tão acostumados as histórias de ficção científica e fantasia que nenhum enredo parece surpreendente, no entanto, o que impressiona nesse livro é a visão criativa que H.G. Wells teve ao escrevê-lo há cem anos. Vale a pena ler para conhecer os primórdios da ficção científica.

gabidonatello 08/12/2021

Rápido e sem enrolação
Li esse livro tão rápido que fiquei me perguntando se ele realmente tinha que ser tão curto ?

Em alguns momentos gostaria que a história contasse mais sobre a viagem no tempo em si, mas de qualquer forma gostei do que li.

Vale a pena apra quem gosta do tema e de ficar filosofando depois que a leitura acaba.
du sp 02/01/2022minha estante
E com final excelente.