Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada J.K. Rowling

Resenhas - 9781338099133

William LGZ 05/08/2022

Simplesmente mediano
Introduzo falando que não foi tão ruim quanto eu acreditava que seria pois achei diversos momentos muito bons e até bem divertidos, e certamente estavam ainda melhores na peça encenada, porém estes não foram o suficiente para que eu pudesse passar pano nos graves problemas que há nesse roteiro.

Os personagens não fazem jus às suas personalidades desenvolvidas nos livros anteriores além do próprio cânone não ser muito bem respeitado, e isso até poderia ser relevado se não fosse uma produção oficial e canônica segundo a própria autora.

Considero que mesmo aqueles que não ligam muito pra coesão do universo não podem ignorar outros problemas que existem nesta obra como seus furos no enredo e péssimas escolhas narrativas que servem apenas para estender as problemáticas e não-intencionalmente me fazer pensar que seus protagonistas são uns jumentos.

Bom, como sua narrativa é constituída apenas de diálogos e descrições simples como demandam esses tipos de textos teatrais a leitura acaba descorrendo muito levinha e nunca realmente chata, o que junto com algumas boas cenas fez com que eu a concluísse como apenas medíocre e não ruim de fato. Apesar de tudo a indico para quem leu a série ou viu seus filmes, pois não será uma experiência "truncada" e algum sentimento lhe vai certamente suscitar.
Luana 05/08/2022minha estante
Isso era uma fanfic?

William LGZ 05/08/2022minha estante
Acredito que não, é um texto original do roteirista da peça que a autora aprovou

Alex 05/08/2022minha estante
Está há anos na estante. Nunca tirei sequer do plástico.

William LGZ 05/08/2022minha estante
O meu tava assim também, nem lembro em qual aniversário me presentearam ele hslshdkd

Lucas 12/12/2016

Beeeeeem insatisfatório
Esse livro ser considerado o oitavo livro da série chega a ser uma ofensa.
É um roteiro de teatro que traz uma história até certo ponto interessante, mas que nada se compara às narrativas anteriores por ser extremamente superficial. Não consegui nem reconhecer os personagens nesse livro, parece um outro Rony, um outro Harry... Tudo bem que a história se passa 19 anos depois e obviamente os personagens mudam com o tempo... Mas ainda assim, não justifica.

Infelizmente está longe de ser um novo livro da sequência.
Roger 14/12/2016minha estante
Gostei do seu comentário. Mas você acha que se a história fosse adaptada para uma narrativa "potteriana", teria a possibilidade de ser considerado, como você diz, um "novo livro da sequência"?

Roger 14/12/2016minha estante
De fato, a questão de ser uma obra para teatro, limita muito a possibilidade de ser algo tão extraordinário como as narrativas.

Lucas 15/12/2016minha estante
Até certo ponto sim! Se fosse uma narrativa com certeza teria mais detalhes, mais descrições... Seria uma experiencia mais profunda (e foi isso que eu mais senti falta).

Se J.K.Rowling fizesse uma narrativa baseada nesse teatro, acredito que seria muito melhor! Talvez a expectativa de se ler um novo livro do Harry Potter tenha influenciado meu julgamento... Esperava uma aventura e um suspense aos níveis dos livros antigos.

Roger 15/12/2016minha estante
Realmente! Uma narrativa baseada nessa história seria incrível. Podemos ser surpreendidos por J.K. Rowling, ela é boa nisso.

Beatriz | @leiacomoumagarota 07/03/2018minha estante
E adicionando, O Rony não faz absolutamente nada no livro, ele é um PALHAÇO

Vitor.Klaic 28/03/2018minha estante
Amiga realmente não foi a JK que escreveu mas ela autorizou a publicação.

Vitor.Klaic 28/03/2018minha estante
Oi Beatriz o livro realmente não foi escrito pela JK. Apesar disso ela autorizou a publicação. E concordo q o livro foi bem ruim. Muito infantilizado e mto fã service. Principalmente a parte de "tentar salvar o Cedrico". Não que eu não goste da ideia..

ruannsr 10/05/2018minha estante
Ninguém escreveu um livro, foi escrito uma peça que teve seu roteiro publicado pra massa.

Rayanna.Santos 19/05/2020

Histórias de Hp
Não sei porque as pessoas não gostam da Criança Amaldiçoada. Eu particularmente gostei muito e voltar ao mundo bruxo e maravilhoso.
Tá certo que algumas coisas não são bem explicadas, falta profundidade em alguns pontos, mas temos que levar em conta que se trata de um roteiro de teatro e não e um livro. Não dá pra discorrer sobre os problemas do Harry com o filho em uma peça que tem sei lá 3 horas de duração e insano.
Gostei da amizade de Alvo com o Escorpion e foi bom descobrir que Draco teve redenção por meio da família. Isso foi comovente! Gostei de tudo no livro.
Débora 20/05/2020minha estante
Também gostei! Acho q o que estragou foi a expectativa do público com a publicação. Não sou muito fã da ideia de Delphine existir, mas achei interessante.

Rayanna.Santos 23/05/2020minha estante
Creio que foi isso mesmo. Muita expectativa em torno do livro mas que no final e bem bom! Delphine só foi mal desenvolvida, mas JK sempre falou que Valdemort teria uma filha.

Débora 23/05/2020minha estante
É, acho q faltou desenvolver melhor. Curiosa em saber como seria uma escrita em prosa dessa história. Acredito q solucionaria muitas críticas.

Rayanna.Santos 24/05/2020minha estante
Verdade

Helô 21/06/2020

Os fãs não estavam preparados ...
"Harry Potter e a Criança Amaldiçoada" é uma peça de teatro de Jack Thorne, baseada em uma história original de J.K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne. A trama se passa 19 anos após os eventos do último livro da série Harry Potter, e acompanha as aventuras de Alvo Severo Potter, filho de Harry Potter, enquanto ele lida com o peso do legado de sua família e com o legado do próprio Harry. A peça aborda temas como amizade, família e o eterno conflito entre o bem e o mal. Alguns fãs da série apreciaram a oportunidade de revisitar o mundo mágico de Harry Potter, mas houve controvérsias em relação à continuidade da história e ao formato teatral da obra. Se você é fã da série Harry Potter, este livro pode oferecer uma perspectiva interessante sobre o futuro dos personagens, apesar de algumas ressalvas em relação à sua fidelidade ao universo original.
Pablo Alves 22/06/2020minha estante
Infelizmente a peça é bem distante do universo original de Harry Potter e tem até algumas brechas que jamais seriam deixadas pela J.K.

Helô 22/06/2020minha estante
Pois é caro colega, infelizmente foi uma decepção, continue a leitura na marra mesmo, enfim, poderiam ter tido a ideia de fazer uma turnê com a peça, talvez assistindo a gente conseguisse entrar no clima da proposta.

Pablo Alves 22/06/2020minha estante
Exatamente. Acho que pelo aspecto visual da tentativa de trazer a magia de volta seria até "ok", mas trazer um roteiro mal escrito e que nem se quer passou por uma correção da autora da saga é meio triste.

Helô 22/06/2020minha estante
Acredito que o mesmo esteja acontecendo em Animais Fantásticos e Onde Habitam ... Decepção total

Jana 07/05/2020

Não tenham a expectativa da saga principal
Bom... Quando comecei a ler a Criança Amaldiçoada eu já tinha ouvido falar que não era para ter uma GRANDE expectativa de uma história rica em detalhes como são os livros da saga principal. De início pra quem ama a saga como eu, dá uma sensação de voltar ao lar e é maravilhoso, emocionante demais. No entanto ao longo da história alguns furos são complicadinhos de engolir, quem leu a história principal sabe que a J.K. conseguiu amarrar a história perfeitamente do início ao fim, e a gente meio que não vê isso nessa história.

Porém, a história tem seus pontos fortes onde algumas partes da história são bem empolgantes, como nos acostumamos na história principal. Por fim, quem está em dúvida se é legal ou não ler eu recomendo a leitura por dois motivos:

1 - A experiência de leitura voltada para o teatro é bem interessante e é algo que eu nunca tinha vivenciado particularmente.
2 - Acho importante ler para formar a própria opinião sobre a história, sobre o que gostou ou não, acho realmente que vale a pena a leitura.
Abelita.Azevedo 07/05/2020minha estante
Eu gostei bastante
fiquei bem melancólica
Mas te confesso que queria mais detalhes

Gostou de Morte Súbita?

Jana 07/05/2020minha estante
Oi, sim, eu acabei de fazer uma resenha sobre ele. Assim, ele não é equiparável a HP (nem comecei a ler achando isso), mas eu gostei bastante. A J.K. conseguiu demonstrar a vida real e a humanidade dos personagens com tanto realismo, confesso que não é o tipo de história que eu costumo ler, mas acho que valeu a leitura :)

Abelita.Azevedo 08/05/2020minha estante
Morte súbita pra mim é um livro incrível, contrariando tudo que eu já tinha lido por resenhas eu adorei.
J.K. sabe mesmo sobre sentimentos
Acho super injusto eles apontarem esse livro como "chato"
O final foi um soco no meu estômago
Fiquei pensando nele por semanas

Jana 08/05/2020minha estante
Sim, foi bem isso... Foi um baita baque aquele final :/

Gabriela921 22/02/2023

Mais que mer**
Horrível, péssimo, desastroso, maligno, lixo, uma atrocidade sem tamanho, me faz mal. Eu não tenho nem como colocar aqui todos os adjetivos ruins que possa descrever essa coisa monstruosa. O QUE DIACHO TINHAM NA CABEÇA PRA FAZER ESSA DESGRAÇA AQUI, o pior livro da saga sem dúvida, na verdade eu nem considero isso aqui parte da saga, tá tudo errado TUDO ERRADO. Aos pottheread como eu plmds se vocês tem amor a sua vida não leiam isso aqui, estragaram nossos personagens, o Harry misericórdia parece que cheirou foi cocaína, o Rony fizeram dele um pateta e POR DEUS EU NUNCA TIVE TANTA VONTADE DE MATAR UMA CRIANÇA COMO EU TIVE COM O FILHO DO HARRY O ALVO, OHHHH MENINO CHATO VÉI PLMDS CRIANÇA AMALDIÇOADA MESMO PORQUE SUPORTAR ESSA CRIATURA É QUE É A VERDADEIRA MALDIÇÃO. Portanto não recomendo é um lixo lixo e lixo.
trissy 22/02/2023minha estante
Não sei como a jk oficializou essa bomba

Gabriela921 22/02/2023minha estante
Se ela realmente achou que ia ser um fenômeno da saga ou que ia lucrar com isso aqui ela errou FEIO errou RUDE. É uma ofensa aos fãs isso aqui

trissy 22/02/2023minha estante
SIMM MN, eu nem li mas vi umas cenas desse livro ??????, eu pior q tão pensando em fazer filme disso eu vi

trissy 22/02/2023minha estante
Se fizerem filme eu não vou mais poder fingir q essa bomba não existe

asisoynara 05/08/2023

De volta a Hogwarts? Sempre que posso!
O livro traz uma proposta interessante ao elencar o que se sucedeu na vida de Harry Potter e seus amigos após a batalha de Hogwarts, mas infelizmente peca na execução. Vemos em Harry Potter e a criança amaldiçoada diálogos e características que não condizem com os personagens em sua essência (onde, por exemplo, veríamos um amistoso Snape admitir que sente orgulho de que alguém carregue seu nome?) O roteiro é bastante simplório, haja em vista que não é escrito por J. K. Rowling e sua maestria que encantou o mundo com cada mínimo detalhe da saga Harry Potter. O plot é inconsistente e quase improvável de acontecer e os personagens novatos são rasos e facilmente esquecíveis.

O que se pode destacar de aproveitável e bom neste livro é a sensação de nostalgia que ele traz ao nos levar de volta aos corredores de Hogwarts e recontar histórias com os personagens que aprendemos a amar ao longo de toda uma jornada com os sete livros originais da saga. Pudemos aqui ver também o lado paterno de Harry e Draco, e finalmente estabelecer uma conexão entre ambos os personagens. Valores positivos da casa Sonserina puderam ser evidenciados através do personagem Escórpio, e o valor de personagens extremamente importantes no contexto da saga foi reafirmado, principalmente a importância que Snape teve e o legado que ele deixou, onde sua maior prova de amor a Lílian e lealdade a Dumbledore seguirão perpetuando-se através dos tempos por meio do filho de Harry, que será eternamente grato a Snape por sua contribuição para a salvação do mundo bruxo. (Confesso que me deliciei imaginando haters do personagem se deparando com o enaltecimento que ele recebeu neste livro).

Destaco ainda a beleza da amizade entre Alvo e Escórpio que funcionou como um pilar dessa história, paralelamente à história do próprio Harry, que daria a vida pelos amigos como tantas vezes intentou fazer. O livro não é de todo ruim e tem suas partes cativantes, desde que não seja lido com muita expectativa e esperando fidelidade máxima ao seu material de origem. O enredo em forma de peça de teatro não me atrai muito, mas recomendo a leitura para quem se familiariza com o gênero e quer matar um pouquinho a saudade de Hogwarts.
Keilizie.Santaroza 05/08/2023minha estante
Que resenha maravilhosa !!!!

asisoynara 06/08/2023minha estante
AAAAAA obrigada, amiga ? amo te ver por aqui...

JoaoVictorOF 15/08/2023minha estante
Você escreve muito bem. Acho que você bem justa e gentil na sua leitura, eu queria poder ter feito o mesmo... mas meu ranço venceu kkkk

asisoynara 15/08/2023minha estante
kkkkkk obrigada pelo seu feedback, João! Entendo perfeitamente o seu sentimento em relação a essa história; convenhamos que poderia ter sido muito, muito melhor, né?

Belly 07/01/2022minha estante
As atitudes de Harry é o que mais me fez passar raiva com esse roteiro

júlia 07/01/2022minha estante
sim mano, simplesmente não bate com o personagem

angelina 14/01/2022minha estante
esse livro parece uma fanfic, uma fanfic ruim

júlia 14/01/2022minha estante
sim cara, que ódio que meu deu

Ecco Mello 08/06/2023

Isso é dívida de jogo?
Gente? Não tenho palavras por esse chorume que é esse livro.
Nada com nada, não respeita os acontecimentos passados.
Mudança radical nós personagens.
Enfim, péssimo.
Rapha 08/06/2023minha estante
Mkkkkkk eu concordo plenamente, nunca consegui acabar de ler ele

Ester479 08/06/2023minha estante
Eu fui de mente aberta, sem expectativas (boas ou ruins), e que livro HORRÍVEL viu. Nada a ver.

Ecco Mello 08/06/2023minha estante
Gente? O que esse povo usou kkkk

Ecco Mello 08/06/2023minha estante
Para publicarem um livro desse

Gui Olí 03/01/2017minha estante
Tive a mesma sensação e marcaria os mesmos pontos que você colocou, com exceção do Amos, pois ali ele estava enfeitiçado pela Delphi e por isso agiu dessa forma. :)

carolina.trigo. 03/01/2017minha estante
É verdade! Tinha esquecido que ele estava enfeitiçado... Mas mesmo assim ficou estranho, rsrs.

Gui Olí 03/01/2017minha estante
Demais! Tentei ver a peça mas os ingressos estavam esgotados. Só vi uns trechos e pelo visto o visual até compensa o texto ruim, maaas a JK podia ter dado ideias melhores hehehe

carolina.trigo. 03/01/2017minha estante
Que pena que os ingressos estavam esgotados. Mesmo com um texto ruim, deve ser interessante assistir. Ainda não entendo como a J.K. permitiu que isso existisse, rsrs.

carlavfl 05/01/2021

potterhead sofredor
Bom, antes de ler esse livro vi muitas críticas negativas mas não achei tão ruim assim.
De fato, parece uma fic mas meu coração sempre quis taaaanto ler uma possível continuação que eu amei. Amei essa relação entre o Scorpius e o Alvo, amei o desenvolvimento das coisas e como eles solucionam os problemas... aaaa gente, não tenho muito o que reclamar. Recomendo para quem realmente é fã de harry potter a anos e que mergulhe de fato nessa história.
Acaui 05/01/2021minha estante
Que bom que não é só eu kkkk

Acaui 05/01/2021minha estante
Concordo com tudo que voce disse.

journalliterario 05/01/2021minha estante
Concordo!

Viana 05/01/2021minha estante
Tenho bastante receio de me decepcionar com esse livro e ficar ressentido ahahah, mas acho q vale à pena tentar

jessica1248 10/06/2021

não entendi o hate ?
li ele bem mais rápido que os livros da série original. achei muito gostoso (e nostálgico) voltar a tudo isso, o livro é bem bom, a única coisa que me incomodou foi esse formato de peça aaaaaaaaaaaaaaa. mas em geral o livro não é ruim da forma que falam!

1- Escórpio vc é um amor
2-Draco se vc quiser casar cmg a proposta ainda está de pé
Kay/índia 10/06/2021minha estante
Draco? Eu tô lendo o primeiro livro e tô com um rancinho dele kkkk

beatrice 10/06/2021minha estante
Sim, eu também não entendo TODO o hate. Quer dizer, não é o melhor livro do mundo, tem seus furos e falhas, mas não é tão ruim assim

beatrice 10/06/2021minha estante
Gente, eu não *consigo* gostar do Draco kkkkk

beatrice 13/06/2021minha estante
Olha, tudo bem você gostar do Draco, eu até entendo os motivos, mas um lar sem amor? Caramba, o Draco era como era justamente porque foi muito mimado pelos pais

Isa 20/11/2016

Errh...pois é...não foi :/
Ari Phanie 20/11/2016minha estante
Ñ curtiu, amiga? Ql o problema?

Isa 20/11/2016minha estante
Todo mundo tá falando mal dele. E na verdade, é bem ruinzinho. O mote da hst é muito fraco, ñ convenceu. Os personagens novos são sem graça, o Alvo, filho do Harry, é chatíssimo, ele faz uma idiotice tããão grande por causa de uma coisa q, ok, é grave mas ñ o suficiente...Ficou parecendo travessura de criança...Eles utilizaram alguns elementos da hst q se vc reparar, ficou contraditório...tipo, o uso do Vira-Tempo daquela forma..Não curti...
Em algumas falas eu meio q senti o dedinho da J.K Rowling e isso foi bem legal, mas acho q no geral, o livro não me agradou muito ñ.

Ari Phanie 20/11/2016minha estante
Ow poxa, que pena! 'Tava esperando q fosse ótimo. Acho q vou ler ele em ebook, então.

Isa 20/11/2016minha estante
Melhor. Acho q não vale muito a pena gastar quase 50 reais no livro físico...

jani // vicca 05/09/2021

Literalmente uma fanfic
Tenho que levar em consideração que este livro é um roteiro de teatro e talvez por isso não tenha tido o enredo todo detalhado assim como o restante da saga.
Mesmo assim, trago comigo que foi muito mal escrito. Cheio de furos... J.K. só pode ter assinado sem ler a história, não é possível, gente. Esse livro joga no lixo todos os 7 livros anteriores.
Alvo beijando sua tia???? mais de uma vez?!?!??
Voldemort tem uma filha com Belatriz??? Ai gente sério kkkkkkkkkkk
Harry estava tão, mas tão diferente, irreconhecível seria a palavra. Agiu de formas que até uma pessoa que leu 1 só livro concordaria que ele nunca agiria como tal.
Rony então... desceu de um personagem igualmente incrível pra tio do churrasco kkkkkkkkk sem condições
Hermione completamente ridicularizada, foi retratada como perversa, sem alegria e tudo o mais porque não tinha um homem em sua vida.
O plot twist foi muito óbvio desde a primeira vez que a personagem apareceu. E o final... Esperava mais, bem mais kkkkkkkk
Claro, o livro não foi inteiramente ódio, houve a retratação da amizade de Alvo e Escórpio, que carinho AAA!!! Falando deles individualmente, achei Alvo muito cabeça ao vento, muito sem noção mesmo. Já o Escórpio tem 100% do meu coração! Amei esse menino nossa!!!
Vou fazer como a maioria das pessoas e ignorar essa continuação. Se você tem curiosidade como todo potterhead que quer consumir todo conteúdo relacionado possível, leia. Agora se espera algo bom, assim como a saga, não o indico.
Biel 05/09/2021minha estante
Vou fingir que esse 8° livro nunca existiu ?

jani // vicca 05/09/2021minha estante
todos nós, amigo! kakakakakakak

Tai Costa 05/09/2021minha estante
Eu estava muito animada pra ler, pq amo HP. Mas desisti por conta de tantos potterheads dizerem que parece fic e que preferiam esquecer que existe... Rsrsrs

jani // vicca 06/09/2021minha estante
kakakakakak tem muita gente que gostou amiga, mas na minha sincera opinião não vale a pena...