A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

duda 29/11/2023

É...
Amo a escrita leve do H. G. Wells, mas esse aqui não me prendeu muito. A história é interessante, mas achei arrastado demais.

KelenDZ 24/11/2023

A história é interessante, no sentido da reflexão que trás sobre a possibilidade de vidas em outros planetas e galáxias, de serem mais inteligentes ou terem maior poder bélico que o homem.
No entanto, achei a leitura cansativa, as partes descritivas em especial.
Gosto mais do filme, apesar de normalmente ser o contrário e preferir sempre o livro.

Rebecca.Lucena 21/11/2023

O narrador deste livro parece um jornalista narrando os acontecimentos de uma invasão alienígena. Eu me prendi bastante na primeira metade da história, mas confesso que o livro me perdeu um pouco da metade para o final. Principalmente na parte em que Wells se demora na explicação sobre a anatomia dos marcianos. Ponto especial para o momento da narrativa em que foca no irmão do protagonista fugindo de Londres (é simplesmente incrível).

Kelvin 13/11/2023

Clássico divertido
Clássico divertido, mas não espetacular! Foi muito legal saber a data do livro! Isso sim foi surpreendente!

Thi 08/11/2023

Legal...
O livro é bom, bem ok, diria em alguns momentos até arrastado demais, nada extraordinário. Na minha opinião o filme é infinitamente melhor.

Jorgiana.Parise 05/11/2023

Classico
Uma das primeiras ficções científicas, escrita no ano de 1897, nos leva a acompanhar um homem durante a invasão da terra, mais especificamente, a inglaterra por alienígenas marcianos com as suas monstruosas máquinas tripods equipadas com o poderoso raio de calor verde, o que hoje em dia seria traduzido em raio lazer muito provavelmente.
Além dele, acompanhamos brevemente a fuga de seu irmão da cidade de Londres para o mar, junto a duas mulheres que este resolveu ajudar no caminho, se tornando um exemplo que não importa que o livro seja do século 19, ele não necessariamente precisa apresentar misoginia.
Vemos pelos olhos do protagonista todo o terror e estranheza que esses seres causam, as mortes e como a paisagem muda conforme os dias passam, mas acredito que o mais me encantou em tudo foi a resolução final, que para alguns pode ser anticlimática, mas para mim fez muito mais sentido do que alguma engenhoca maluca de guerra derrotá-los.

Vinicios0 31/10/2023

Revolucionário
Imaginar uma estória sobre alienígenas invadindo a Terra com máquinas superpoderosas no final do século XIX é algo realmente surpreendente.
O livro as vezes entra numa super explicação de detalhes desnecessários o que faz a estória ficar maçante em alguns momentos.
De um todo é bom e da ótimos momentos de entretenimento.

Raquel S.E. 29/10/2023

A guerra dos mundos
Uma história bem diferente e emocionante, criativa e muito bem escrita, fácil de ler, com vários momentos aguniantes e cheios de suspense. Gostei e recomendo.

Makomon 24/10/2023

O Fim da Humanidade
Um bom livro de ficção científica, ainda mais sabendo da data que foi feito.

Ele possui poucos diálogos, sendo uma obra muito focada na descrição de todo aquele caos observado por um sobrevivente e, do outro lado do país, por seu irmão.

O desfecho embora simples é bem interessante e crível. Mas confesso que deixa um pouco a desejar.

IZAN4GI 21/10/2023

Assim como observamos as estrelas, eles também nos observam.
Mais um clássico que agora entendo sua fama, mas a história é boa, nada muito complexa. Apesar de limitada pela tecnologia disposta da época e da imagem que tinha em mente do filme homônimo de 2005, ao me desassociar desses percalços a história fluiu bem, salvo por algumas partes em que senti que a mesma enrolou de mais em situações não muito interessantes, e por se passar na Inglaterra, há a menção de muitas localidades da região, e como uma pessoa que não tem familiaridade nenhuma com o país, fiquei um pouco perdido no quesito ambientação. No mais, recomendo, uma história boa, apesar de trágica é uma leitura relativamente fácil.

Douglas Colácio 13/10/2023

Meu primeiro livro sobre alienígenas concluído e devo confessar... Eu gostei muito.
Apesar de tudo, é uma leitura enfadonha e cansativa, sobretudo por se tratar não de uma história fluída narrada em terceira pessoa, mas em primeira pessoa.
O livro é o relato de um sobrevivente, que por acaso era professor de filosofia, então ao mesmo tempo que a história se desenrola, o protagonista nos trás inúmeras reflexões existenciais, pensamentos sobre o desenvolvimento científico e uma análise da humanidade. Deve ter sido essa a intenção de H. G. Wells.
Deve-se considerar que Wells era um jornalista do final do século XIX, e que essa é a primeira obra a falar sobre uma invasão extraterrestre e nesse sentido ele foi pioneiro.
A demora na história a se desenrolar e mesmo as ações das pessoas e das forças de segurança a tomarem uma iniciativa, justifica-se porque naquela época as pessoas não tinham um pensamento dinâmico e acelerado como o nosso, que vivemos na era das comunicações.
De qualquer forma é uma boa leitura, eu me aventurei e não me arrependo.

snowkitty 07/10/2023

?Mas era uma daquelas criaturas fracas, sem orgulho, receosas, anêmicas, odiosas, cheias de artimanhas astutas, que não encaram nem Deus, nem os homens, que não encaram nem a si mesmas.?
Ele esculachando o vigárioKKKKKKKK, eu amo tanto esse capítulo.

Mari 04/10/2023

Incrível
Mais uma vez wells criando cada cenário mirabolante e reflexões profundas sobre o eu humano. Um final que não esperaria de jeito nenhum, de uma inteligência a frente do seu tempo.

luisa 03/10/2023

E no fim a verdadeira guerra foi dos marcianos contra as bactérias haha
Brincadeiras a parte, livro muito bom.
Se não curte clássico, não recomendo, pois a primeira metade do livro tem a leitura bem arrastada. Mas vale a pena chegar ao final.

Rafael.Fires 01/10/2023

A Guerra dos Mundos é muito diferente daquilo que vemos nos filmes.
Livro narrado pela ótica de um sobrevivente dos ataques, desde as observações das naves saindo de Marte, até os ataques que dizimaram Londres.
Não é uma leitura fluída, tendo vários trechos com uma narrativa arrastada e muitos detalhes que poderiam passar em branco.
Apesar de não ser um livro grande, H.G. Wells mostrou ao mundo porque esse livro é de grande importância para a literatura de ficção, narrando através de seu personagem principal como somos completamente incapazes de lutar contra uma ameaça extraterrestre, sobreviver meio ao caos e a desordem e como somos falhos e vulneráveis.
Obs: vale mencionar o escândalo de 1938, quando Orson Wells leu um trecho deste livro em seu programa de rádionovela, causando o caos e o pânico na cidade que acreditava estar realmente sendo atacada por alienígenas.