A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

marcosvinni11 02/06/2023

O quase fim da Terra
Um ótimo clássico da ficção científica, que na verdade tá mais pra um survivor. A gente vê nosso protagonista (que não tem nome, o que acho muito engraçado) tentar sobreviver e nos dar um pouco mais de informações sobre os marcianos. Um dos motivos que o livro me passou uma tensão, é por se passe em 1901. É um passado muito distante onde ainda as forças armamentistas da terra recém começaram a caminhar. E ler que um humano está fugindo de um alien usando carroça, é um pouco engraçado haha.

Jhonny 01/06/2023

?A Guerra dos Mundos" de H. G. Wells é uma obra-prima atemporal que mergulha profundamente na imaginação e nos temores do leitor. Este romance nos transporta para uma era de descobertas científicas e uma crescente inquietude global. Com sua narrativa detalhista e uma intensidade emocional que perdura até os dias de hoje, o autor nos oferece uma visão aterrorizante de uma invasão alienígena implacável e os efeitos devastadores que ela tem sobre a humanidade.
Wells habilmente constrói a atmosfera sombria e opressiva do livro, transportando-nos para uma Inglaterra vitoriana vibrante, porém assolada pelo desconhecido. A narrativa em primeira pessoa nos coloca na pele do protagonista, um narrador sem nome, que testemunha os eventos cataclísmicos desencadeados pela chegada dos invasores marcianos. O autor descreve cada detalhe meticulosamente, desde a primeira observação dos cilindros marcianos aterrissando na Terra até a disseminação do terror à medida que os monstros mecanizados emergem para exterminar a humanidade.
O livro não se limita apenas aos aspectos técnicos da invasão. Wells usa sua habilidade como escritor para explorar a natureza humana em face de uma ameaça existencial. As reações das pessoas são variadas, indo desde o pânico e desespero até a resistência feroz e a busca pela sobrevivência. A medida que a narrativa se desenrola, o narrador encontra personagens fascinantes, como o padre desesperado, os soldados corajosos e os civis comuns, cada um lutando para encontrar sentido em um mundo que desmorona.
O que torna "A Guerra dos Mundos" tão marcante é a perspicácia de Wells ao explorar temas profundos e universais. A obra examina as consequências da exploração colonialista e da superioridade tecnológica, ao mesmo tempo em que questiona a posição da humanidade no universo. Wells faz uso magistral da metáfora da invasão marciana para refletir sobre a fragilidade da civilização e a capacidade humana de destruição. Ele nos confronta com a nossa própria mortalidade e o que significa ser humano diante de uma ameaça extraterrestre.
O estilo de escrita de Wells é eloquente e evocativo, evocando imagens vívidas em nossa mente e nos imergindo no terror e no caos da invasão. Sua narrativa detalhista e seu olhar penetrante para as emoções humanas nos envolvem completamente, nos mantendo à beira de nossas cadeiras enquanto testemunhamos o inevitável confronto entre a humanidade e os invasores implacáveis.
Em suma, "A Guerra dos Mundos" é uma obra-prima literária que continua a cativar leitores até os dias de hoje. Com sua combinação de suspense, imaginação e reflexão profunda, o livro nos convida a considerar nossa própria existência e a enfrentar nossos medos mais profundos. Esta história fascinante de invasão alienígena permanece uma das obras mais influentes e impactantes da ficção científica, uma obra-prima que nos lembra da nossa humanidade em tempos de adversidade e incerteza.

ArthurmalariA 01/06/2023

A Guerra dos Mundos, escrito por H.G. Wells em 1898, conta a história de uma Londres invadida por alienígenas numa época em que pouco se falava ou sabia a respeito de alienígenas. Diferentemente dos dias atuais, nos quais histórias envolvendo naves espaciais e acontecimentos muitas vezes giram em torno dos Estados Unidos, "A Guerra dos Mundos" se passa na Inglaterra. Essa mudança de cenário proporciona uma perspectiva fresca e nos leva a um ambiente diferente do habitual.
Os pontos fortes do livro residem em várias áreas. Primeiramente, as descrições detalhadas realizadas por Wells são notáveis. Ele consegue retratar a invasão alienígena de forma vívida e imersiva, sem nunca se tornar tedioso. O autor nos transporta para o meio do caos e da destruição, mantendo-nos envolvidos com a trama. Outro destaque é a jornada do protagonista. Acompanhamos sua luta pela sobrevivência e testemunhamos seu crescimento e desenvolvimento ao enfrentar os invasores. Essa evolução do personagem nos envolve emocionalmente e nos faz torcer por ele. Outro ponto que merece ser mencionado é o desfecho criativo apresentado no livro, sem entrar em detalhes para evitar spoilers (mas se você já viu o filme, sabe do que se trata). Wells surpreende os leitores com uma reviravolta engenhosa e inesperada em relação ao destino dos extraterrestres. Essa abordagem traz uma dimensão adicional à narrativa e demonstra a habilidade do autor em criar um desfecho memorável.
Em relação à adaptação cinematográfica de 2005, dirigida por Steven Spielberg, é importante ressaltar que, embora tenha havido algumas alterações e ajustes em relação à história original, a essência do livro foi preservada. O filme oferece uma experiência visualmente impressionante, com efeitos especiais bem executados e uma atuação destacada de Tom Cruise. É uma adaptação que complementa a leitura do livro, permitindo comparações entre as duas mídias.
Além disso, vale destacar a qualidade da edição física do livro "A Guerra dos Mundos" pela editora Suma de Letras. A capa dura confere uma sensação de durabilidade e elegância, proporcionando uma experiência tátil agradável durante a leitura. A editora Suma de Letras demonstra um cuidado especial com os detalhes, desde a escolha do papel até a diagramação. As páginas são de alta qualidade, com uma textura suave que facilita a virada e a leitura fluída. Além disso, a fonte e o espaçamento são bem escolhidos, garantindo uma leitura confortável aos olhos. A edição também apresenta extras valiosos, como introdução e as ilustrações que acompanham a história, que enriquecem ainda mais a experiência de imersão na obra. Esses elementos adicionais proporcionam um contexto e uma compreensão mais profunda da narrativa, complementando a história original. 8/10

hellwins 29/05/2023

A guerra dos mundos
Finalmente terminei!! nunca demorei tanto pra ler um livro (culpa da universidade). no geral eu gostei, achei um livro bem descritivo. confesso que esperava algo mt parecido com o filme, e até encontrei mas em muitas coisas sao diferentes. enfim, nota 9/10

Luiz819 18/05/2023

Uma ótima estória mas com falta de desenvolvimento
Sendo o "pai" das estórias de invasão alien ao planeta Terrra, tenho que reconhecer a importância desse livro para o mundo da ficção científica. De fato, sua estória marcante e inusitada despertou e desperta o interesse de muitos, inclusive para adaptações maravilhosas desse tema recorrente.
No entanto, ao ler esse livro senti falta de mais profundidade no desenvolvimento dramático do protagonista principal. Seu comportamento parece alheio ao ambiente caótico em que o livro de desenvolve.
A crítica ao imperialismo britânico da época fica evidente e, de fato, nos faz refletir sobre como sociedades podem ser dizimadas devido a controle de outra com armas mais poderosas. Assim, usa uma abordagem fantasiosa muito interessante para expor esse tema. Fato que inclusive, poderia ser até mais explorado.
No entanto, apesar de carecer de detalhes e desenvolvimento, a estória é envolvente e dá para entender o porquê de alvo de grandes adaptações em diferentes mídias.

site: https://youtu.be/yzW90E9U1GQ

Theo.en 18/05/2023

Espetacular
Nessa impressionante obra wells demonstra e muito bem como se encontraria a humanidade em uma guerra contra uma especie alienigena avançada.
No fim salva por seus maiores rivais, as doencas, com isso tambem é indetificavel a importancia por muitas vezes ignorada como doenças, virus e bactérias assim como cuidados pela saude, por muitos ignorados.
Recomendo essa leitura, a qualquer um com duvidas que não as tenham.

Alan kleber 18/05/2023

Uma Odisseia Extraterrestre
Desde os primórdios da literatura, a humanidade tem sido fascinada por contos de invasões alienígenas, em que seres de outros mundos desafiam nossa compreensão e nossa noção de superioridade. H.G. Wells, com sua icônica obra "Guerra dos Mundos", imortalizou-se como um mestre na criação desse subgênero, deixando um legado literário marcante que transcende gerações. Nesta resplandecente obra, Wells desvenda as camadas mais profundas do nosso ser ao confrontar-nos com a possibilidade avassaladora da destruição eminente e a vulnerabilidade de nossa existência perante uma força alienígena imparável.

Publicado em 1898, "Guerra dos Mundos" nos transporta para um futuro incerto, onde marcianos astutos e superiores tecnologicamente invadem a Terra com suas máquinas de guerra invencíveis. Wells demonstra sua habilidade em criar uma atmosfera de suspense e pavor, pintando um cenário desolador, onde cidades são devastadas, a população é aniquilada e a civilização humana é reduzida a uma mera sombra de seu esplendor anterior. Com uma prosa hábil e eloquente, o autor nos mergulha em um turbilhão de emoções e reflexões profundas sobre nosso lugar no cosmos.
A beleza da escrita de Wells reside na sua capacidade de transmitir, com maestria, a angústia existencial da humanidade frente ao desconhecido. O autor explora temas universais como a fragilidade da vida, a insignificância de nossas conquistas e a inevitabilidade do confronto com o infinito. Através de uma narrativa meticulosamente detalhada, ele nos obriga a questionar nossa própria arrogância e a ilusão de controle que tão frequentemente nos engana.
Ao longo da obra, testemunhamos a desintegração gradual dos alicerces da sociedade humana e a emergência de uma nova ordem mundial, na qual a sobrevivência individual assume um valor incalculável. Em meio ao caos, acompanhamos o protagonista, cuja identidade nunca é revelada, enquanto ele luta para se manter vivo e testemunha de perto o terrível poder dos marcianos. Essa perspectiva pessoal, quase íntima, nos permite experimentar a amargura do desespero e a resiliência da natureza humana diante da adversidade.
Embora "Guerra dos Mundos" seja amplamente conhecido por seu enredo cativante e pelo impacto visual que influenciou gerações posteriores de filmes e literatura, é importante ressaltar que a obra transcende o simples entretenimento. Ela nos desafia a repensar nossas concepções sobre a existência, a sobrevivência e a nossa posição como seres sencientes em um vasto e desconhecido cosmos.
No coração deste romance, encontramos uma metáfora poderosa que ecoa em cada página: nossa resiliência como espécie e nossa incessante busca por significado em um universo aparentemente indiferente.

Roberta 11/05/2023

Leitura um pouco arrastada, mais a forma q foi escrita como relato é diferente. Personagens não são descritos com detalhes o que faz vc prestar atenção mais nos fatos que as pessoas.
Mesmo lendo após ver o filme a detalhes que chamam a atenção e se diferenciam do filme.
L

Lyuluy 10/05/2023

Que grata surpresa foi esse livro, viu? Um cenário perfeito de devastação e guerra, tal como eu imagino que deva ser/e foi, tanto hoje como ontem. Agora entendo porque dizem que esse livro é uma leitura ?obrigatória? na lista dos clássicos.

Raiana.Aragao 08/05/2023

"Ninguém teria acreditado, nos últimos anos do século XIX, que este mundo era atenta e minuciosamente observado por inteligências superiores à do homem e, no entanto, igualmente mortais; que, enquanto os homens se ocupavam de seus vários interesses, eram examinados e estudados, talvez com o mesmo zelo que alguém munido de um microscópio examina as efêmeras criaturas que fervilham e se multiplicam numa gota d'água."

Com essa frase, H.G. Wells inicia A Guerra dos Mundos, um clássico da ficção científica.
Com um estilo fluído e capítulos curtos que conferem velocidade à leitura, Wells descreve, por meio de seu personagem, a invasão marciana à Terra, em solo inglês.

O narrador, personagem principal da obra, conta os acontecimentos conforme os vivencia, oferecendo um panorama da chegada dos visitantes inesperados, os primeiros contatos, suas aterrorizantes armas e o caos que se instala a partir daí.

Wells aproveita o enredo para criticar a arrogância humana, e mostrar nosso egoísmo, já que a partir do momento em que o caos se instala, quase não se vêem exemplos de empatia. É o bom e velho "cada um por si".

Nesses tempos de Óvnis, A Guerra dos Mundos é uma leitura indispensável. E a edição de 2016 da Suma é impecável, além de ter ilustrações do brasileiro erradicado na Bélgica, Henrique Alvim Corrêa.

Fábio Morcego 08/05/2023

Um clássico é sempre um clássico.
Um ótimo livro bem ao estilo do autor, a única coisa ruim, e nem vou me alongar muito nisso, é que um clássico é inevitável que você já siba alguns spoilers.
Apesar de um filme moderno baseado no livro ter feito um certo sucesso e muita gente conhecer, aqui é a mesma história só que no final do século XIX. Infelizmente eu meio que já sabia o final e ainda assim a leitura foi divertida.

Franklin Moreno 30/04/2023

A Guerra dos Mundos
Comecei a ler esse livro muito tempo atrás, quando ainda estava na escola. Na primeira tentativa, desisti antes de chegar na metade.
Na segunda tentativa, e penando muito para continuar a ler sem jogá-lo pela janela (até porque estragaria meu Kindle '-'), consegui terminar.
O grande problema deste livro é a chatice com que ele se desenrola. São muitos monólogos, chega a ser irritante de chato.
O autor enche de monólogos, descrições longas e horrivelmente entediantes, muitas vezes não acrescentam em nada. Ainda que haja vários monólogos, os personagens são rasos e descartáveis. Não há conexão entre eles. Todos são "se morrer, tanto faz". Não há profundidade alguma em qualquer um no livro (o personagem só lembra que existe esposa quando o livro termina, quanto amor).
E é isso. Acredito que mesmo com uma premissa excelente, não há como salvar um livro que seja extremamente chato. Não há história que aguente.
isisfy 01/05/2023minha estante
Esse livro está na minha lista. Depois dessa resenha acho que irá ficar no final da lista. Kkkkk

Franklin Moreno 02/05/2023minha estante
Kkkk eu espero que você leia, muitas pessoas falam bem demais.
Sei que é um clássico, que é do final do século XIX, que é um dos primeiros a abordar esse tema de modo científico, e também que é bem ambientado na Inglaterra, citando e passando por várias cidades. Mas eu particularmente achei muito entediante, não consigo ler livro assim ??

fran_b07 23/04/2023

Meu Deus que livro chato.

A leitura não flui, é descrições por cima de descrições, e na maioria das vezes, nem necessária é, o livro é um grande monólogo, tem no máximo uns três diálogos, é cansativo do começo ao fim.

A premissa do livro é muito boa, em um dia qualquer marcianos pousam no nosso planeta, e aparentemente vieram com o objetivo de destruir tudo.

Mas nada parece ser desenvolvido, não sabemos nada da pessoa que narra a história, o que faz com que não nos interessamos pela história contada, muito menos pelos seres que invadiram a Terra.

É tudo simplesmente muito chato.

Nadini.Maria 16/04/2023

Desde o início a escrita desse livro é fluída e simples, rapidamente veio a mim que esse é o tipo de livro que eu leria para sair de uma ressaca literária.

O livro todo é uma descrição de acontecimentos, o próprio narrador não tem nome. Estamos apenas escutando ou nesse caso lendo seu relato dos eventos.

Foi interessante para mim observar minha evolução com esse livro? no início era um livro monótono, de acontecimentos enfadonhos e repetitivos, logo depois era um livro que não considerei nem bom e nem ruim.

Então imagina minha supresa quando cheguei a segunda parte do livro e comecei a finalmente compreender que estava gostando dele. O autor gostar muito de fazer comparativos entre a invasão marciana e a colonização dos seres humanos no planeta terra.

Até comecei a observar semelhanças entre as dificuldades do narrador com a história de Ulisses e as dificuldades vividas por ele para ser reencontrar com sua esposa Penélope, já que ao longo de todo o livro o narrador passa por situações que no final o levaram para sua esposa.

Nesse livro o desenvolvimento de personagens acabou meio deixado de lado, isso porque acredito que o objetivo do autor é apresentar uma narrativa em que a humanidade é colocada aos pés de uma civilização superior e como eles reagem a essa descoberta.

Vini 16/04/2023

É muito compreensível o motivo pela qual a obra é um clássico.
'A Guerra dos Mundos' é emocionante em suas descrições da destruição indiscriminada da civilização e da sensação de que a humanidade não era mais a espécie mestre. Eu não achei a obra perfeita, ela é bastante enfeitada com técnicas e vocabulários. Há o uso persistente do autor de descrição exagerada. A escrita é firme, a trama tem um ritmo bom, porém fica lenta em alguns momentos. É muito compreensível o motivo pela qual 'A Guerra dos Mundos' ser um clássico assustador e divertido. H.G. Wells descreve um quase fim do mundo em palavras que poderiam ser aplicadas a qualquer civilização que tenha sido esmagada, bombardeada ou genocida.

Leia mais clicando aqui.

Siga-me: Insta, Face, Pinterest, Tumblr, Filmow, Spotify, Skoob, TikTok e Twitter: @estantedovini

site: https://www.estantedovini.com.br/post/resenha-a-guerra-dos-mundos