A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

Vih Vargas 20/07/2022

Genial
Fiquei encantada com esta história.
Já havia assistido o filme, porem o livro é completemente diferente!
Achei impressionante a riqueza de detalhes e a imaginação do autor com relação a vida fora da terra, ainda mais considerando o período em que o livro foi escrito!
Achei sensacional analisar uma história de ficção científica e invasão extraterrestre sem ser nos Estados Unidos, sem uma população com meios de comunicação eficientes e principalmente sem uma sociedade com recursos, conhecimento e armas modernas. Com pessoas sem recursos e fugindo a cavalo de aliens. Me pergunto porque a adaptação do cinema não seguiu assim também.

Achei uma narrativa rápida, reflexiva e bem completa.
Excelente para quem quer iniciar neste mundo de ficção científica.

Pedro Miranda 18/07/2022

Um clássico da ficção
Um livro que demonstra de maneira fantástica as compreensões da ciência à época em que foi escrito.
A maneira com que Wells escreve deixa o leitor ansioso a todo momento, cativado pelos personagens e pela trama, mesmo esta não sendo o maior destaque do livro.
O grande destaque é o cientificismo presente em cada descrição do autor, apresentando os conceitos mais modernos de sua época e, por mais que tenha narrado acontecimentos hoje considerados impossíveis, o mérito de Wells em imaginar e fundamentar sua invasão alienígena é indiscutível.

Pri de La Forge 17/07/2022

Não fica datado
Alguns clássicos nós já lemos esperando sermos transportados para uma época e ambientação que não existem mais e acompanhar uma história que nada tem a ver com nosso mundo atual. Não é o caso desta história. Ela não fica velha, por isso está sempre sendo adaptada, o terror, o abandono e a sensação de impotência dos personagens são muito vividos e os detalhes descritos das mecânicas da invasão e dos marcianos muito verossimil

Ariane.Goncalves 16/07/2022

Um clássico
Um dos precursores do gênero, HG Wells explorou assuntos futurísticos de forma incrível para a sua época. Há cenas ultra descritivas, mas no geral a narrativa é fluida e a história acontece rápido, super recomendo para os amantes de ficção científica!

Victor 15/07/2022

Botei fé
Antes mesmo de começar essa leitura, eu só conhecia gente que criticava e eu não entendia o pq disso. Talvez eu entenda agora, mas primeiro vou explicar sobre o que eu mesmo achei do livro.
H.G Wells é um excelente escritor e conta os acontecimentos da obra de uma maneira incrível, você simplesmente consegue imaginar cada coisa que ele fala. Acho incrível a ideia passada pelo autor no que se refere a aparência dos alienígenas e suas máquinas pq foge completamente do ?padrão? que se é falado sobre uma possível aparência deles.
A história tem picos no decorrer da leitura e acredito que isso não é algo isolado, mas no geral achei bem divertida.
(ALERTA DE SPOILER) Algo que eu não esperava com toda a certeza é com toda a certeza a morte dos marcianos. Brother eu esperava tudoooo, menos eles morrendo pelas bactérias humanas hahahahhah. Não acho isso ruim, só fiquei em choque devido a causa que os matou, pois eu esperava uma guerra cabulosa. Acredito que isso é o motivo de muitos não terem gostado, até porque faz sentido as pessoas idealizarem um desfecho destruidor e não foi isso que foi entregue.
Enfim, achei uma leitura divertida e me deixou até satisfeito.

Deia 13/07/2022

Não foi do meu estilo
O livro é ok, mas não foi uma leitura muito legal para mim. Acredito que o que me atrapalhou foi a escrita do autor, muito rebuscada e filosófica, além de faltar algo que alimentassem a minha curiosidade com o que aconteceria na história. Fiquei me questionando se era o estilo da época ou do autor, por isso essa estranheza e falta de "tempero".

Harry 10/07/2022

Denso... Mas faltou algo
Sim, denso. Quando peguei o livro pra ler e vi apenas 200 páginas pensei que seria daqueles que se termina numa tarde/noite... Não levei em conta que se trata de um clássico!
Mas ser denso normalmente é positivo, pois traz bastante informação pro leitor. Mas não nesse caso.
A narrativa é feita por um cidadão comum tentando de tudo pra se manter vivo e fugir dos "invasores". A luta pela sobrevivência tem um protagonismo que acaba apagando um pouco a proposta do livro, ao menos se levarmos em conta o título.
Talvez se o ponto de vista fosse de alguém da linha de frente o livro traria muito mais detalhes dos marcianos e sua tecnologia em si.
Já do desfecho eu gostei bastante, já que faz total sentido (não teremos spoiler).

O sentimento que ficou é de que faltou explorar mais o lado cientifico, talvez uns capítulos a mais sobre a biologia dos alienígenas, a tecnologia de suas maquinas e afins.

Ricardo 08/07/2022

Eu comecei a ler esse livro por acaso, só sabia que tinha marcianos, não me arrependo é um livro muito bom.

No início a narrativa estava me incomodando um pouco, a leitura estava fluindo muito lentamente, mas depois que me acostumei ficou bem melhor.

Gostei do modo que a história se encerrou, faz sentido ter acontecido dessa maneira.

Matheus 06/07/2022

Começa interessante, mas fraco, e depois você devora
Acabei de ler "A guerra dos mundos", meu segundo contato com o H. G. Wells (o primeiro livro dele que eu li foi "A máquina do tempo"), e devo dizer que essa segunda experiência foi muito melhor e bem mais interessante que a primeira.
A ideia de seres de outro planeta invadirem a Terra e atacarem a humanidade é um tema bastante falado na ficção, e é um dos meus favoritos.
Confesso que eu quase larguei esse livro. Ele é dividido em duas partes (dois livros, como o autor organizou), e começa bem fraco. Tem umas partes bem interessantes, com certeza, a temática toda é interessante, na verdade. Mas o ritmo foi o que me deixou cansado.
Porém, no segundo livro a coisa começa a se desenrolar. Eu li muito mais rápido essa segunda parte do que a primeira.
As motivações dos aliens, a fisiologia deles, das suas máquinas, e toda a ação e fuga do protagonista são muito bem escritas nessa segunda parte.
E o final dá um alívio de esperança pro protagonista.
Enfim, gostei muito.

Michele.Ventura 01/07/2022

? no começo fiquei um pouco decepcionada com a leitura porque conheci o título através do filme.

não cheguei a assistir o filme, mas vi trailers e cenas avulsas.

ao pegar o livro, vi que a história é bem diferente, que o filme é apenas inspirado nele e foi por isso que, num primeiro momento, o rejeitei.

porém, a medida que a história foi se desenvolvendo foi impossível não se apaixonar pela trama, cheia de momentos tensos.

foi como se estivesse vivendo tudo aquilo junto com o personagem narrador!!

sem dúvidas um dos melhores livros de ficção científica que ja li e só pra não esquecer de mencionar: o final é incrível, não esperava de jeito nenhum!

Henggo 23/06/2022

Clássico cansativo
O melhor de tudo é a pura questão da ficção científica, o conceito em si. Contudo, ao meu ver, até isso foi soterrado pelo excesso de descrições e de divagações. Compreendo que a narrativa fica mais num olhar intimista sobre os eventos. Mesmo assim, é intimista DEMAIS, descritivo DEMAIS, moroso DEMAIS. O que poderia ser mais dinâmico, virou para mim um diário especulativo, meio lírico, sobre o fim do mundo. Fantástico como obra clássica da literatura, porém, maçante para quem esperava algo diferente - ainda mais tendo crescido com os filmes e outras mídias baseadas nesta obra.

Muryllo N. 18/06/2022

Guerra Dos Mundos - H.G Wells
Primeiro livro de invasão alienígena escrito na história, escrito em 1896.

Esse foi o primeiro livro de ficção científica que li, foi o livro que me mostrou o gênero que me identifiquei, então ele é muito especial. O livro é extremamente bom, desde a escrita, o contexto, e você sempre quer saber como são os Tripódes e os Marcianos!

As ilustrações, feitas por um brasileiro, são medonhas, e deixam o livro com um ar de suspense muito reflexivo no momento da leitura. O desenvolvimento dos personagens é muito notável.

O livro possui alguns momentos um pouco tediosos, mas não tanto quanto parece.

Uma obra histórica para o gênero da ficção científica.

Muryllo Neto T. Cavalcanti

Dawison 15/06/2022

"O homem não vive nem morre em vão."
Primeiramente, H. G. Wells, em seu livro, trás, com uma imaginação sem igual, uma invasão alienígena à Terra, na qual os marcianos, mais inteligentes e evoluídos que os seres humanos, trazem destruição e morte aos Londrinos (sim, os alienígenas de Wells os odeiam) com suas máquinas típicamente alienígenas.

De leitura fácil, é uma história um tanto envolvente e com bastante detalhes do ocorrido e dos seres de Marte. Além disso, é capaz de trazer discussões filosóficas (envolvendo também o papel da religião) interessantes. Enfim, um bom livro para amantes do Sci-Fi.

Trechos interessantes fora de contexto:
?Reconheço que oscilo entre um otimismo cauteloso e limitado e minha convicção de que o desastre é inevitável e avança rapidamente."

"A pressão imediata da necessidade aguçou o intelecto, alargou os poderes e endureceu o coração dessas criaturas."

"O intelecto humano já admite que a vida é uma incessante luta pela existência"

"Mas, antes de os julgarmos com muita severidade, lembremos a destruição cruel e completa que nossa própria espécie impôs não só a animais, como os extintos bisões e dodôs, mas a suas próprias raças menores. Os tasmanianos, apesar da aparência humana, foram inteiramente dizimados numa guerra de extermínio promovida por imigrantes europeus no espaço de cinquenta anos. Será que somos realmente apóstolos da tolerância para nos queixarmos, quando os marcianos nos combateram com a mesma mentalidade?"

"Talvez eu seja um homem de temperamento raro. Não sei até que ponto minha experiência é comum. Às vezes sinto-me estranhamente desligado de mim e do mundo ao meu redor; parece que assisto a tudo de fora, de um lugar incrivelmente remoto, fora do tempo, fora do espaço, fora da tensão e da tragédia que nos cercam. Essa sensação me veio com muita força naquela noite. Era o outro lado do meu sonho."

"Da mesma forma, algum respeitável dodô nas Ilhas Maurício deve ter se gabado em seu ninho, discutindo a chegada de um navio cheio de marinheiros implacáveis em busca de alimento animal. 'Amanhã vamos bicá-los até a morte, querida.'"

"? Seja homem! ? disse eu. ? Está enlouquecendo de medo! De que adianta a religião se ela desmorona diante da calamidade?"

"Mas sempre que há uma situação em que muita gente acha que deveria fazer alguma coisa, os fracos, ou os que enfraquecem quando precisam pensar, sempre inventam uma religião comodista, muito virtuosa e superior, submetendo-se à perseguição e à vontade de Deus."

"Pelo preço de um bilhão de vidas, o homem comprara seu lugar de direito na Terra, que lhe pertence em detrimento de todos os invasores e que continuaria a pertencer-lhe ainda que os marcianos fossem dez vezes mais fortes do que eram. Pois o homem não vive nem morre em vão."