A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

Lys 23/02/2020

Minha primeira ficção científica
Não sei se isso é padrão em livros de ficção científica, mas achei a quantidade de descrições cansativas e algumas sem maior relevância pra história como um todo. Tirando isso, amei conhecer essa história e recomendo demais.

Paula.Bulva 20/04/2020

Alô alô, marciano!
Livro q narra nos mínimos detalhes a invasão dos marcianos por uma testemunha ocular. As vezes cansa pelos nome de mil lugares na Inglaterra ... mas depois fui acompanhando a história com um mapa e ficou bem interessante!

Kaio.Kaio 26/04/2020

Acabei de lê
São poucos os livros que eu pego e não paro de lê, e esse por mais que eu já conhecesse e tenha filme, e mais ou menos do meio para o final do livro você esquece que se trata de uma ficção e começa a pensa... "É se isso acontecesse ?"

Fernando.Andrade 11/05/2020

Um clássico da ficção científica que inspirou diversos livros e filmes. HG Wells escreve de uma maneira muito fácil. Excelente livro para entender um pouco sobre a cultura global.

Gabriel 12/05/2020

Esperava bem mais!
Infelizmente não gostei muito de A Guerra dos Mundos. Reconheço a importância do livro para a criação do que se chamaria de ficção científica, porém, o texto envelheceu mal. A forma que o autor escolheu para contar a história fez ficar muito chato. O personagem principal não tem carisma, a história se arrasta e muito, as descrições desnecessárias, enfim, quase dormi durante a maior parte da leitura, foi uma das leituras mais arrastadas que fiz na vida.

Jean Lopes 11/03/2023

Resenha
O livro tem uma história fantástica, é um clássico o que torna mais ainda interessante, a descrição dos fatos, cidades e o contexto dos personagens foram bem escritas, o livro é muito interessante, e tem suas críticas

Ana Ruppenthal 10/12/2020

Muito ruim
É um clássico e uma grande referência na literatura de ficção científica, sim, mas não deixa de ser ruim.

Primeiro, a única coisa que posso elogiar, é que o worldbuilding é muito bem feito; Wells aproveita o cenário britânico de sua época e com muita habilidade constroi toda uma engenharia e biologia marcianas para contrastar.

Mas fora isso o livro é basicamente uma história ridícula sobre como um intelectual aleatório passou dias a fio fugindo de ETs invasores, se arrastando como um rato e sobrevivendo por sorte para daí tudo terminar com um tosco final feliz.

Preciso dizer que a narrativa em primeira pessoa foi totalmente desnecessária, com uma visão aérea e onipresença humanamente impossíveis, sendo ainda mais incoerente a forma com que ele se descrevia apavorado, faminto, sedento e alucinado ao mesmo tempo que descrevia os cenários com uma riqueza absurda de detalhes. Além disso, a narrativa é muito linear; uma pessoa que passa por tantos eventos traumáticos, presa em baixo da toca dos monstros não teria o discernimento de anotar tudo num caderninho enquanto os aliens jantam o seu amigo.

O mais tosco de tudo são os personagens, que, resumindo bem, são o narrador, sua família e pessoas que eles encontram pelo caminho, todos com o mesmo comportamento desesperado e óbvio exceto pelo artilheiro, o único personagem interessante mas que o autor deixou num plano secundário e cuja participação acabou precipitadamente.

Para quem não percebeu, a invasão dos marcianos tinha a intenção de ser uma alegoria e crítica ao colonialismo dos próprios ingleses, mas que ficou tão mal desenvolvida que passou desapercebido mesmo para os críticos da época do lançamento do livro.

Herbert Wells foi um ótimo escritor, mas "A guerra dos mundos" (que não foi nem sobre uma guerra) não foi o melhor.

Emanuel 18/12/2020

Ok, não era o que eu esperava
So li a ilha do dr moreau e a máquina do tempo de h g wells, ambos os livros tem uma narração muito fluinda, ja este livro, talvez seja problema da educação, é mais travado, difícil entrar em flow.

Quanto a história, talvez para o tempo em que vivemos, é rasa se comparado aos outros dois livros que li.

Larissa | @paragrafocult 21/12/2020

"Poucos se dão conta da imensidão do vazio em que a poeira do universo material flutua."
Não vou mentir que só comprei esse livro por conta do filme. Já ouvi falar coisas maravilhosas sobre H. G. Wells mas nunca tinha lido suas obras porém fiquei curiosa quando vi o livro por conta da adaptação conhecida.

A única coisa que posso dizer para resumir o que senti ao ler a obra foi: Por que não li antes?

Sério. Que livro... Esse ano eu acabei por conhecer mais do gênero sci-fi que era algo que nunca tinha me deixado realmente interessada e a cada obra que leio, minha vontade de conhecer mais e mais livros de sci-fi só aumenta.

A obra é dividida em duas partes: na primeira nos é mostrado através do ponto de vista do narrador, como tudo começou. Desde a queda de um estranho cilindro nas redondezas, até o processo de dominação dos humanos pelos marcianos começar a se desenvolver. Quando um enorme e estranho cilindro cai, a atenção de várias pessoas das redondezas é capturada. As pessoas comuns querem saber do que se trata, enquanto os mais "cultos" querem de alguma forma fazer contato com qualquer que seja o tipo de vida dali.

O que as pessoas não estavam esperando era que a criatura saída do cilindro fosse tão grotesca aos seus olhos, afinal, esperava-se que uma criatura minimamente humanoide saísse dali mas o que apareceu foi algo como um polvo, com uma enorme cabeça e estranhos tentáculos que mau conseguia se mover devido as diferenças de ambiente entre a Terra e Marte.

Por conta dessas dificuldades, ninguém viu neles um grande perigo, o que logo foi mudado já que as criaturas rapidamente mostraram-se um grande perigo ao surgirem em enormes máquinas de quase trinta metros de altura, com tentáculos que capturavam e destruíam tudo, além de um raio que queimava tudo ao redor.

A melhor parte do livro, na minha opinião não foi a dominação de Londres pelos marcianos em si e sim a forma como o narrador conta da reação que a tragédia causa nas pessoas, em como a demora para acreditar no real perigo prejudicou na fuga e acabou facilitando a morte de vários, assim como questionamentos religiosos que são levantados quando ao fugir o narrador encontra um padre a beira da loucura, que não parava de se questionar sobre os motivos de Deus para permitir tal atrocidade e o castigo divino.

Algumas pessoas eram rapidamente levadas pela loucura diante da situação, outras pareciam não se importar em passar por cima de quem quer que aparecesse em seu caminho e dificultasse sua fuga. Roubos e saques para se alimentar já que fome e sede era uma dor coletiva, se tornaram comuns, assim como a caça de territórios seguros. A humanidade estava o mais puro caos, ou melhor, o que restara dela.

O narrador (não me lembro do nome dele ter aparecido em nenhum momento do livro mas posso estar enganada porém isso tem uma importância muito pequena, então nem faz falta saber ou não o nome de quem está narrando) se manteve relativamente são durante os acontecimentos. Sem saber de fato como estava a sua esposa, machucado e com medo, ele ainda sim se manteve de pé e por mais que quisesse que tudo acabasse e sentisse medo, não parecia culpar totalmente os marcianos como as outras pessoas faziam. Ele muitas vezes comparava toda a situação entre humanos e marcianos com a forma da qual os próprios seres humanos tratavam e dominavam animais inferiores.

Não sei se por ser menor, a segunda parte do livro é bem mais fluída. Os marcianos estão consolidando seu poder sobre os seres humanos já que nos é dito que a razão para eles terem aterrisado e criado tal estrago na Terra era porque Marte estava se tornando inabitável para eles, que precisavam de um novo lar.

O livro é repleto de detalhes. Você consegue visualizar quase que com perfeição os marcianos e o caos que vêm junto deles. A narrativa, na minha opinião, também foi bem fluída de forma que a leitura é bem rápida e simples de entender, sem enrolações e nem floreios. Eu devorei o livro tão rápido que nem ao menos percebi e quando terminei, fiquei querendo mais. O narrador passou por maus bocados que eu e muitas pessoas acabariam por perecer. Ele era um cara que sabia se virar nos momentos em que estava sob pressão e medo, além de ser um cara inteligente, o que o ajudou bastante em diversos momentos. Porém quando ele encontra um soldado no qual seu instindo para sobreviver era maior do que seu raciocínio, ele pôde ver que ser inteligente não seria o suficiente para sair vivo de tudo aquilo.

A capa do livro é dura, tendo algumas ilustrações em seu interior. Achei a história maravilhosa, talvez por ter começado a leitura sem muitas expectativas. Agora quero ler outras obras de H. G. Wells, como A Máquina do Tempo e O Homem Invisível.

site: https://www.instagram.com/paragrafocult/

Adriel.Macedo 22/12/2020

Guerra do Mundos consolidou na ficção diversos conceitos que temos hoje. Alienígenas feios, inteligentes, telepatas e com raios laser, embora sejam considerados clichês hoje em dia foram conhecidos primeiro aqui.
O livro em si não é tão dinâmico quanto os filmes, mas nos leva a uma reflexão sobre o poder do dominador diante dos mais fracos. Certamente em algum momento nós somos os alienígenas de outros povos.

Morgan 12/01/2021

certeza que o artilleryman votaria no bolsonaro.
zoeira a parte, é um livro muito bom para a época que foi escrito.
o final é meio broxante (porém realista), e
senti falta de saber o que aconteceu com o irmão do narrador e o que a Carrie fez durante a invasão. fora isso, é uma leitura boa pra desopilar depois de 300 textos da faculdade.

iamnoman 04/02/2021

A científica ficção extraterrestre
Me chamou a atenção como, logo de início, o protagonista, que também o autor e narrador da história, faz dos grandes acontecimentos uma reflexão sobre a humanidade. Como ele pontua que o ser humano é bem capaz de dominar, maltratar e ser cruel, enquanto o cenário em que teria ela teria de provar de seu próprio veneno é improvável.

Uma escrita não tanto cativante ao longo do livro, mas não deixa de ser interessante, principalmente aos amantes das regiões londrinas. Há também diversas análises interessantes que o autor faz sobre os marcianos, e o final, para mim, foi um tanto quanto surpreendente.

Emi 20/02/2023

O enredo é muito bom, as ideias de tecnologia avançada foram interessantes e o desfecho escolhido achei plausível e foi tb muito bom. Estava preocupada como ele iria terminar. A escolha de fazer em 1a pessoa como um relato pra posteridade, achei bem legal tb. A leitura prendeu. Achei difícil entender uma ou outra descrição, mas tudo bem. Queria saber tb o que virou do irmão dele e me perguntei pq ele não tentou ir na casa do irmão qd foi pra Londres. Bom, durante a leitura fui pesquisar sobre o autor e pensamento racista...e.. foi decepcionante isso. Ver um livro tão bom ter sido escrito por alguém de mente tão pequena..

Marcos.Santos 10/02/2021

Wells me surpreendeu, um escritor que sabe como desenvolver seu enredo e seus personagens muito bem. Por mais que esse livro não seja um primor de revoluções e acontecimentos, vale a pena ler para ter uma ideia do que aconteceria em uma possível invasão alienígena, o mas incrível de tudo isso, é ver como a ficção científica desse livro consegue ser atual, mesmo tendo sido escrito a muitooo anos.

@autorajessicadias 01/04/2021

Sempre fui apaixonada pelo filme e finalmente tive a oportunidade de conhecer a obra, que não deixou nada a desejar!