A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

Theo.en 18/05/2023

Espetacular
Nessa impressionante obra wells demonstra e muito bem como se encontraria a humanidade em uma guerra contra uma especie alienigena avançada.
No fim salva por seus maiores rivais, as doencas, com isso tambem é indetificavel a importancia por muitas vezes ignorada como doenças, virus e bactérias assim como cuidados pela saude, por muitos ignorados.
Recomendo essa leitura, a qualquer um com duvidas que não as tenham.

Marcos.Santos 10/02/2021

Wells me surpreendeu, um escritor que sabe como desenvolver seu enredo e seus personagens muito bem. Por mais que esse livro não seja um primor de revoluções e acontecimentos, vale a pena ler para ter uma ideia do que aconteceria em uma possível invasão alienígena, o mas incrível de tudo isso, é ver como a ficção científica desse livro consegue ser atual, mesmo tendo sido escrito a muitooo anos.

@autorajessicadias 01/04/2021

Sempre fui apaixonada pelo filme e finalmente tive a oportunidade de conhecer a obra, que não deixou nada a desejar!

SSMaia 19/04/2021

A obra de Wells é um clássico da ficção científica, sendo assim extremamente bem descrita e dando enfase a situação mostrando pontos de vista das pessoas que passam por aquilo.

Charmssss 16/01/2023

Homens = Formigas
Meu primeiro livro deste autor e eu simplesmente adorei! O livro tem uma leitura fácil e que flui muito bem. Aqui vemos o planeta Terra ser atacado por marcianos e todas as consequências disso tanto para os humanos quanto para esses seres de Marte. Eu achei incrível como o livro consegue passar uma sensação de desespero do tipo de te deixar assustado e te fazer pensar como você reagiria estando ali naquele lugar. Ao mesmo tempo adorei a forma como o autor vai comparando os ataques dos marcianos aos ataques que os terráqueos também já realizaram, seja contra os animais ou seja contra eles mesmos. O final não me surpreendeu muito por já ter pesquisado exatamente sobre isso, mas eu acredito que quem não é muito fã de aliens vai se surpreender com certeza.

Rê Lima 21/02/2023

Particularmente, eu tiraria toda a parte do irmão do personagem principal do livro. Podia ter sido resumida em 1 capítulo. De resto, gostei bastante! Um tanto diferente do filme!

Zplug 07/04/2022

O primeiro do gênero
O livro em si é muito bom, não me Surpreendeu tanto, (Afinal esse tipo de história é bem comum atualmente) porém levando em conta que esse livro foi escrito em 1898 é bom D+ apesar de saturada nos tempos de hoje essa tem algumas diferenças (Provavelmente pela forma pensar da época) A primeira parte fala muito mais sobre o irmão do protagonista nesse momento você entende todo o caos da situação porém é rapidamente compreendido fazendo com que fique meio arrastado.

Parte 2: essa parte é MUITO melhor (Não vou entrar em detalhes para não dar spoilers) Essa é a parte final, é bem interessante e os momentos que o protagonista fica com o padre é bem suspensiva até o inesperado acontecer com o padre ;-; (Não vou especificar pois é spoiler) e o final é surpreendente nunca imaginei que os marcianos ia acabar daquela forma.

Lívia | @livteraria 11/04/2022

3 estrelas
Sempre ouvi falar desse livro por ser um clássico. Apesar de ser uma história muito interessante, não me prendeu o suficiente.
Achei o decorrer maçante e fui forçada a ler em algumas partes. Outras já me mantiveram completamente presa ao livro.

O resenheiro 17/04/2022

Uma invasão marciana no século XIX
Mais uma vez H. G. Wells mostra que estava a frente do seu tempo neste seu relato de uma invasão de marcianos no planeta Terra sob o ponto de vista de quem o escreveu no final do século XIX. Além dos detalhes imaginativos de como seriam esses alienígenas e de como conseguiram chegar aqui, mais precisamente, na Inglaterra daquele século, também é relatado o pânico e informação desencontrada, já que existia um atraso entre aquilo que realmente estava acontecendo no local da queda da cápsula com os marcianos e o que estava ocorrendo nos arredores de Londres, onde o que se sabia era que apenas um meteoro havia caído. Os jornais não conseguiam acompanhar em tempo real como seria nos tempos de hoje, sendo que ao mesmo tempo que os alienígenas saiam desta cápsula e começavam a queimar tudo e todos aqueles que curiosamente os observavam com seus Raios de Calor, a alguns quilômetros dali ainda não se tinha o conhecimento da verdadeira fatalidade deste meteoro caído do céu. E assim, aos poucos e com a linguagem deste tempo, o autor conta minuciosamente a destruição da vegetação, das casas e de todos aqueles que ignoravam o que estava por vir.

Um dado que achei curioso foi a forma como esses alienígenas encontraram para se deslocar aqui neste planeta, onde a gravidade é maior do que em Marte e portanto tornaria este avanço difícil e moroso. Os marcianos então ficam dentro de suas cápsulas por algum tempo fazendo alguns sons e ruídos estranhos, soltando fumaças verdes, e logo se descobre que eles constroem armaduras de 30 metros de altura com uma estrutura em forma de uma panela sustentada por longas pernas, como se fosse uma enorme aranha. Desta forma, os alienígenas usavam estas armaduras para correr livremente pela superfície, carregando suas armas a tiracolo e exterminando pessoas como se fossem meras formigas.

Aliás, este fato assim como tantos outros são relatados durante as divagações do narrador, o personagem principal que desde o início começa a nos contar esta história como algo inacreditável mas real que aconteceu, e estando este narrador vivo para contar esta história, isso nos dá uma pista de que a guerra travada entre os marcianos e os terráqueos teve um ganhador que não os invasores. Um outro fato interessante é a forma como o narrador se coloca no lado dos invasores, imaginando como eles poderiam nos ver. Seríamos nós vistos por eles como sem inteligência ou com uma inteligência inferior? Os marcianos provavelmente seriam agora os novos donos do planeta e nós apenas formigas sendo esmagadas. Teríamos que nos adaptar a um novo modelo de vida, nos escondendo nos subterrâneos como ratos, sentindo na pele como era a vida destes animais inferiores a nós.

Até que algo ainda mais assustador é descoberto: esses seres extraterrestres se alimentam de sangue humano! Tudo parece ficar pior e parece impossível que os humanos venham a conseguir derrotá-los. Outras cápsulas aterrissam como meteoros e chegaram a contar dez no total, sendo estimado que cada uma suportaria até cinco marcianos. E uma vasta vegetação vermelha também nasce e cobre rapidamente grande parte dos arredores por onde eles passam após destruírem tudo a sua volta. Mas algo inimaginável acontece para parar todo este extermínio...

Somente a imaginação criativa deste autor poderia escrever uma narrativa tão real sobre uma possível invasão e guerra entre estes mundos, numa época em que ainda se engatinhava nos conhecimentos deste planeta vizinho. Como falei no início, muito a frente de seu tempo! Vale a leitura para aqueles que curtem uma ficção científica com sabor antigo. Aproveitem!

Emanoelly.Samara 16/03/2023

Uffa!!! Finalmente consegui terminar de ler este livro... Entendo que muita gente pode gostar desse tipo de escrita narrativa, porem eu não gostei, achei muito cansativo.

Paiva 11/05/2022

Como pioneiro em ficção científica o livro é genial, o autor teve grande imaginação ao escrever sobre invasão alienígena e encontrou um desfecho q apesar de raso é incontestável.
Contudo, em pleno 2022, estamos tão saturados de filmes de fim do mundo q a história p mim foi superficial e sem comoção.

Gabs.Fitz 19/05/2022

Ok
Começou bem, mas perdeu o ritmo de uma forma tenebrosa. Interessante no ponto de ser o primeiro do gênero, a forma que abordaram o contato extraterrestre (até um ponto) e como até hoje vemos semelhança em diversos filmes. Me tirou boas risadas pelas coisas ???? que tinha no livro. E só.
Amei os desenhos da versão que li e talvez seja por isso que dei três estrelas, porque se fosse unicamente pela história seriam duas.

Adriel 30/05/2022

H.G. Wells é fod...
Incrível como no século XIX, os britânicos dominavam a arte de contar histórias magníficas. Guerra dos Mundos nunca me chamou a atenção, em parte, por ter assistido o filme inspirado e que leva o mesmo nome, increvelmente interpretado pelo Tom Crise. Pensei que não teria muitas surpresas mas me enganei, apesar do filme ser bom, o livro é infinitamente melhor, tanto em enredo quanto em desenvolvimento do personagem principal (que como sempre acontece nas historias de Wells, não sabemos o nome do protagonista).

Leonardo.Rodrigues 31/05/2022

Ágil, assustador e muito bem escrito
É interessante notar que esse livro, em termos de agilidade e de criação de um contexto apocalíptico assustador, cheio de reviravoltas e de suspenses, nada perde para as narrativas mais atuais em que, para prender o leitor, lança mão desses artifícios para criar uma narrativa caótica e animada. Isso seria apenas mais um ponto positivo da narrativa se a gente não soubesse que Guerra dos Mundos foi publicado em 1898, fato que extrapola essa questão: a passa de "ponto positivo" para "uma verdadeira referência" da ficção científica e das narrativas apocalípticas.
Podemos dizer então, que Guerra dos Mundos cria os moldes das narrativas de fim do mundo, e os cria muito bem, já que a narração em primeira pessoa imerge o leitor dentro da história que o faz sentir o medo e o desespero desde as primeiras páginas do livro.
Enfim, é um ótimo livro, que talvez enrole um pouco a partir da metade, mas cuja enrolação não atrapalha tanto na leitura e na fruição que esse livro proporciona.

Alice126 11/06/2022

Orson Welles salvou a história sem querer querendo
Eu me interessei para ler A Guerra dos Mundos por conta da fama da adaptação de Orson Welles para a rádio, mas devo dizer que ele se esforçou muito porque esse livro é muito maçante. O autor, sim, estava bem a frente de seu tempo, inaugurando algumas ideias que só existiriam no futuro e brilhando na ficção científica.
Achei muito enfadonho e confuso... Eu já estava no final mas queria abandonar e isso não é do meu feitio...
Mas sei lá, recomendo.