Boa Noite

Boa Noite Pam Gonçalves

Resenhas - Boa Noite

Marii 21/05/2020

Que livro maravilhoso e necessário.
Boa Noite conta a história da Alina, que acabou de mudar de cidade pra cursar Engenharia da Computação, um curso onde a maioria dos alunos ainda são homens.
O livro trás a história da Alina e da faculdade dela, mas poderia ser a minha, a sua, e a de tantas outras mulheres que sofrem preconceito pela profissão que escolhem, machismo, assédios e todas as outras coisas que nós vemos diariamente.
Obrigada Pam, por escrever um livro tão necessário, com algo que AINDA acontece em diversas festas universitárias (E NÃO SÓ!) no país todo. Obrigada por escancarar que a vítima ainda tem dificuldades em denunciar, que se sente julgada e desacreditada até mesmo por outras mulheres, que também poderiam ser as vítimas.
Nós precisamos de mais sororidade.

José Vitor - @zetalendo 22/05/2020

Leitura: 09/12/16
4,5 estrelas!
Como a escrita da Pam é maravilhosa! Se não fosse algumas coisas da escola eu terminaria esse livro mais rápido, por que a escrita dela é muito leve e gostosa.
Como alguns já sabem, eu vou para a faculdade próximo ano, e é claro que eu me identifiquei muito com a Alina, personagem principal. Tudo que ela fala sobre a faculdade é o que eu imagino que vai ser. Se eu fosse morar em uma república, acho que me identificaria mais! Hahaha
Nesse livro a Pam fala sobre vários assuntos polêmicos, como preconceito, racismo, machismo, assédio sexual, estupro, entre outros. Eu acho que ela colocou muito assunto mais não se aprofundou neles, o que seria mais interessante. Como disse o Paulo Ratz do canal Livraria em Casa, a escrita da Pam está muito leve nesse livro, e eu concordo, acho que se a escrita fosse mais obscura ela conseguiria se aprofundar mais um pouco nisso.
O assunto principal do livro é muito discutido nos dias de hoje, e foi um ótimo tema para a história. Adorei o jeito que ela conseguiu concluir esse assunto, e acho que deveria existir aquilo de verdade. (Não sei se eu falar o assunto seria spoiler, então não vou revelar o que é, mas quem já leu sabe do que estou falando).
Adorei os personagens, ainda não tenho um preferido, mas acho que é a Manu, adoro o jeito largado dela e como de baixo de todas essas camadas ela tem um coração, e não é tão louca quanto parece. Shippo muito os casais que se formam no final do livro, sério!!

Jess 22/05/2020

Achei bom mas não me identifiquei.
Queria dizer que gosto muito mesmo da Pam, por isso confesso que fui com altas expectativas para este livro. Porém, logo notei que não faz mas o meu tipo de leitura e que certamente não sou o público para quem a história foi voltada, tenho convicção de que teria gostado muito alguns anos atrás. Não me identifico mais com este tipo de leitura e acabou sim afetando o meu parecer.

"Boa Noite" trata de questões que claramente devem ser discutidas, entre elas o empoderamento feminino, mas senti que acaba se limitando a um contexto adolescente, o que na realidade acho muito bom para que as pessoas de mesma idade se identifiquem.

Senti falta de mais descrições dos personagens e suas respectivas personalidades, fazendo com que assim ficassem rasos. Percebi que a história apenas começou mesmo quando já estava em 70% do livro, quando finalmente os assuntos certos são abordados mas mesmo assim de forma básica e não muito aprofundada. Por muitas vezes estereotipando alguns cursos da universidade, as pessoas que o escolheram e suas atitudes.

Me peguei pensando várias vezes qual era o local que estaria se passando a história e sempre me remetia a uma coisa mais americana e não com um cenário nacional, assim como os personagens me passaram a mesma impressão. Creio que na nossa realidade poucos adolescentes vivem a mesma vida narrada, com carros e festas todo o tempo.

Entendo o que a autora quis passar e sua mensagem porém sem estes outros pilares bem trabalhados a mensagem final acaba ficando de maneira forçada.

Tamara.Locatelli 23/05/2020

Gostei
Achei o livro interessante e me identifiquei com ele por ter passado algumas das situações durante minha faculdade. A despedida da família, a mudança para uma república com desconhecidos, a ingenuidade de quando cheguei, os inúmeros convites para festas, as provas infernais de final de semestre, as aulas intermináveis...
Além disso, acho que o livro serve de alerta para muitas meninas que estejam iniciando uma vira fora de casa, mostrando que existem riscos a todo momento.

Kat 27/05/2020

Estava numa ressaca literária e qualquer livro que eu tentava ler eu não conseguia, mas de uma forma inexplicável consegui terminar "Boa noite" da PamGonçalves em uma madrugada e confesso que fiquei apaixoanda pela escrita da Pam, o livro tem personagens muito bem construídos e situações na qual eu me identifiquei muito. Recomendo muito que todos leiam "Boa noite", pois é um livro necessário que aborda várias questões que precisam ser debatidas.

Fabio591 29/05/2020

Ooootimo!
Quem diria que meus pensamentos seguiria os mesmos destinos que o livro seguiu! Parabéns Pam ??

codinome.villanelle 02/06/2020

gosto muito da pam, e adiei muito a leitura desse livro pois poderia mudar a minha visão sobre ela, mas não foi necessário, pois o livro é muito bem escrito, porém também possui muitos esteriótipos e assuntos mal abordados e desenvolvidos

Thais B 02/06/2020

É fácil identificar no livro a referência de Jennifer Brown. Em Boa Noite, também temos uma história que começa despretensiosamente e, com o desenrolar dos acontecimentos, vai tomando uma profundidade significativa. Os assuntos aqui demoram a ser trabalhados mais explicitamente, mas penso que essa delonga faz parte do processo da própria protagonista/narradora, que não reconhece a seriedade das situações logo de cara.

Embora a leitura seja simples e rápida, demorei um pouco para engatar porque os personagens são meio rasos e um pouco inconsistentes - por exemplo, embora Manu insista que Alina não deve fazer nada que não queira, a própria Manu força a menina a ir à primeira festa (e a algumas outras) totalmente contra sua vontade. Além disso, embora dê para ver um esforço em mostrar alguns personagens fora do padrão, de um modo geral eles não são muito bem explorados.

Ainda assim, parece que tudo se encaixa de uma forma que a leitura consiga transmitir de forma leve a importância de assuntos que são pesados. Creio que seja um livro importante para um público mais jovem.

aaburrsir 03/06/2020

Eu não esperava muita coisa desse livro, porque meu gosto quase nunca bate com o da Pam, já li indicações dela que não curti nem 1% em comparação ao tanto que ela falava. E, principalmente, porque é YA, coisa que eu também não tenho mais saco pra ler. Porém, apesar de tudo isso, eu consegui gostar.
Uma coisa que me incomoda em livro nacional é quando fica parecendo que o livro foi traduzido do inglês, com uma linguagem muito estranha e que você percebe que "mas ninguém fala assim na vida real". Então esse foi um ponto muito positivo pra gostar desse livro, porque não vi problemas desse tipo.
Eu que acho foi um livro muito bem "pensado" pra ter tudo que no geral falta nos romances YA clichês. Porque teve militância, teve crítica social, mas tudo em doses pequenas, ou deixando de forma leve, pra ficar bem aquela coisa de conscientização pra os jovenzinhos.
No fim das contas, é isso, é um bom livro pra o seu propósito, e só de não me fazer querer morrer de ódio do casal protagonista, já contou muitos pontos hahah

Michelle 04/06/2020

O Livro Retrata de forma leve o abuso sexual e estupro.
Um livro de Leitura fácil, onde a autora nos fez gostar dos personagens certos e não gostar dos peonagens certos também!

Paula 07/06/2020

Livro com um tema muito relevante, gostei de como a autora abordou a cultura do estupro e como nós mulheres temos sempre que estar provando algo. E por trás desses tema pesado ela trouxe uma história bem bacana que quando acaba a gente fica querendo mais de Alina e Gustavo, ah e das loucuras da Manu.

Tatyany Mani 07/06/2020

Maravilhoso
Como sempre um assunto muito atual e necessário. Muito bom esse livro.

kckekevieira 08/06/2020

Livro de fácil de ler e muito envolvente. Não tem como não amar esse livro!!
Ele aborda também assuntos importantes, recomendo demais!

Gih 08/06/2020

Um livro simples, leve, gostoso de ler, real, banal o que torna ele ainda mais especial.