Boa Noite

Boa Noite Pam Gonçalves

Resenhas - Boa Noite

Bianca Lima 25/05/2018

"Juntas somos muito mais fortes."
Alina acaba de entrar pro curso de Engenharia da Computação numa faculdade longe de casa e a quer ser outra pessoa, mudar, agora que está iniciando uma nova fase da sua vida. Ela entra numa república onde vive Manu, Talita, Bernardo, que fica lá por ser namorado de Talita, e Gustavo. Ela começa a frequentar festas e conhecer pessoas e caras. Mas ela acaba descobrindo que nem tudo na faculdade é maravilhoso, mas sim que pode ter coisas bem sinistras rolando por lá, além de enfrentar o machismo que está por todo campus.

"Ao contrário do que somos educados a pensar, as outras mulheres não são nossas inimigas, mas sim nossas irmãs. Um time. O exército que precisamos proteger. Se não protegermos e cuidarmos umas das outras, não serão os homens que o farão por nós. Juntas somos muito mais fortes."

Vou exaltar esse livro até não poder mais. Eu tô extremamente apaixonada por essa história, personagens e a visão que a Pam deu para um assunto bem pesado. O livro tem romance, mas o foco são as mulheres que estão presentes, como elas se unem pra um bem maior, mostrando a todas nós que "precisamos nos unir", assim como a Pam deixa bem marcado. O livro é repleto de feminismos, comecando com Alina que escolhe Engenharia da Computação para cursar na faculdade, um curso que todos conhecem como sendo apenas para homens. Os personagens são muito bem escritos e eu não conseguia largar o livro porque queria estar ali, com aquelas pessoas, principalmente o Gustavo. Como não se apaixonar pelo Gustavo? Impossível! As meninas tanto da república quanto da sala da Alina são geniais e queria muito elas como minhas amigas também, ir a festas e se divertir bastante.

"Eles dizem que só querem nosso bem, mas fica difícil quando não querem nem mesmo pensar no que nós queremos."

Enfim, espero que você aí que está lendo essa resenha também se apaixone por esse filho da Pam assim como eu me apaixonei. Tô doidinha pra ler o outro livro dela e já tô correndo atrás. Obrigada, Pam 💙

site: instagram.com/leituradiferente

Ler é viver 26/04/2018

Gostei
Primeiro livro lido da Pam, na qual amo o canal. Assisto quase todos os videos. No começo nao me prendeu muito a atenção, mas depois a historia engrenou e amei o final. Assunto polêmico e bem atual. Achei o Gustavo um fofo.

yael 19/04/2018

"BUY GOOD NIGHT ON ITUNES" - RODRIGUES, Bel.
Sinto um turbilhão de emoções quando o assunto é a Pam. Depois que terminei de ler Boa Noite percebi que só conseguiria ser mais fã da Pam se existisse duas de mim.
Li o livro às cegas, por indicação dos amigos da Pamela e também das minhas amigas. Ninguém me disse direito o que acontecia e mesmo estando completamente no escuro, ainda me senti segura por estar lendo uma obra de uma pessoa tão querida por mim.
E sinceramente? Terminei de ler o livro na volta pra casa, dentro do ônibus e minha vontade foi de levantar e chamar a atenção de todo mundo para lerem essa OBRA INCRÍVEL.
A visão da Alina é tão leve e tão direta que você lê um livro numa tarde se estiver naqueles dias que não tem absolutamente nada para fazer. Eu li em uma semana e me surpreendi porque não estava conseguindo evoluir e prosseguir nas minhas leituras. A Pamela mudou isso e eu sou grata DEMAIS.
Você realmente se sente dentro da história e é como se cada personagem da República das Loucuras fosse um melhor amigo seu de infância que você reencontra agora e quer matar todas as saudades de uma vez só.

emyteranishi 18/04/2018

Para ler em um dia
Eu não conhecia o trabalho da Pam até ler esse livro, que peguei emprestado com minha irmã.Comecei a leitura despretensiosamente e terminei ele num dia!

Aborda assuntos polêmicos, mas o modo da Pam escrever torna a leitura fácil. Eu gostei! (tem uma resenha completinha no meu blog. Link abaixo!)

site: https://emyteranishi.blogspot.com.br/2018/03/boa-noite-pam-goncalves.html

Cláudia 14/04/2018

Não rolou
Em seu primeiro livro, Pam Gonçalves nos apresenta Alina, uma menina do interior que se muda pra capital pra fazer faculdade de engenharia da computação. Sempre muito certinha e o orgulho dos pais, Alina passou a maior parte do tempo em que esteve na escola estudando pra ser a melhor da turma e por esse motivo não teve uma vida muito agitada durante a adolescência. Na faculdade, ela decide que vai ser diferente e fazer coisas que provavelmente não faria, é aí que ela decide se mudar sozinha pra Pedra Azul e ir morar numa República com mais três pessoas. No seu primeiro semestre de caloura, Alina percebe que sair de sua zona de conforto tem suas consequências.

Como parte do desafio literário 2018 que estou seguindo, escolhi Boa noite como o "Livro que penso ser ruim". Pois então, eu não estava totalmente errada rs.

Alina é a típica menina certinha, bem inexperiente. Ela se acha tímida, mas o que a gente percebe é que na verdade ela nunca se deu a oportunidade de tentar coisas novas. Quando vai morar na republica, a primeira pessoa que conhece é Manuela, ou Manu como ela mesma pede pra ser chamada depois. Manu estuda Publicidade e é a doidinha da casa, mas é no meio das brincadeiras que acaba falando coisa séria. É uma das primeiras amigas de Alina. Talita é a outra menina que mora na casa, ela namora Bernardo que mora em outro lugar, mas vive tanto na republica que parece até um morador fixo. Ambos estudam Administração. E por último, mas não menos importante, Gustavo é o estudante de Medicina e dono da casa que foi transformada em República. Ele faz parte da Atlética, um grupinho que faz as maiores festas da faculdade, mas apesar disso é um cara mais quietão e na dele, muito bonzinho.

Pude perceber logo de cara que a Pam quis muito trazer a atmosfera dos livros YA estrangeiros, mas infelizmente ficou bem forçado. Não sei se é um bloqueio meu com livros brasileiros, mas não consegui associar essa atmosfera com uma história que se passasse aqui no Brasil. Pam quis pôr muitos assuntos delicados dentro do livro como abuso sexual, feminismo, preconceito e todos esses assuntos que, querendo ou não, ainda são tabus dentro da nossa sociedade. Acho muito louvável da parte dela querer falar sobre esses assuntos e inserir dentro de uma história sua, mas queria que ela não tivesse colocado todos eles juntos de uma vez só, misturou demais e isso fez a coisa toda ficar meio confusa.

Em vários momentos durante a leitura senti que os acontecimentos eram muito corridos, as cenas pulavam do nada sem quê nem pra que e apesar de eu não sentir dificuldades de entender o que estava acontecendo nessas mudanças, ainda me incomodava um pouco. Sobre a escrita, achei que a Pam ainda pode melhorar, sabe? Não tá ruim, não é uma leitura difícil e a escrita é simples e de fácil entendimento, mas ainda falta aquele toque que deixe pessoal, que a gente já reconheça ser dela. Mas entendo que esse é o seu livro de estreia e que esse tipo de coisa vem com o tempo, acredito que em seus outros livros isso tenha melhorado.

As 3 estrelas são pela reta final do livro que mostrou um amadurecimento bem legal de Alina, a transição da menina que recém saiu do ensino médio pra jovem universitária. Ainda há muito pela frente, mas ela seguiu o caminho correto e acho que é isso que importa. O final me pareceu que teria uma continuação, apesar de eu achar que não precise. No geral a ideia é boa, de verdade. Mas talvez se o livro fosse maior acho que ela seria melhor executada.

Paolla Cunha 10/04/2018

Boa noite?
Em resumo, o livro conta a história de Alina, retratada como uma menina de poucos amigos e nenhuma vida social, esteriotipada como a Nerd do ensino médio que entra na faculdade e vai morar em uma república e passa pela experiência de novos amigos, festas, bebidas, sexismos, e assédio/abuso sexual.

A história tem varios personagens clichês e a influência que amigos e a cultura em que a pessoa esta inserida modifica seu comportamento. Muitos jovens passam por isso... Com intuito de de integrar.

Escolhi esse livro pra ler por que acompanho o canal do youtube da autora ha tantos anos que por ja conhecer tanto da forma que ela pensa (desde acompanhar o crescimento da jovem que indicava romances até se tornar uma formadora de opinião sobre assuntos importantes sobre o universo feministico)... Que achei que tinha que ler o que ela se dedicou a escrever...

Li o livro em uma noite de insonia... Em horas... Não por que é maravilhoso ou mudou minha vida... Mas por que é facil de ler. Muitas e muitas vezes eu pude perceber a Pam ali... Nas inúmeras frases defensivas... No modo de mostrar o "machismo" nao de uma uma maneira sútil, mas escancarada.

Quando digo que não mudou minha vida, é por que eu sinto que ja alcancei uma maturidade com meus 28 anos...pra saber o que ia acontecer, ou o que nao faria, ou como devo tomar minhas decisões sendo mulher nos dias atuais e nos contextos que sou inserida...

Porém, consigo perceber que muitas meninas ate as que estão antes dessa fase de vida da personagem precisam ler... Por que nessa fase, tudo é novo... Ainda estamos nos conhecendo, damos importância a tudo!!!

Então jovenzinhas leiam ...e quem já tem um amadurecimento e esclarecimento maior leiam também pra lembrar de como eramos e o que tivemos que passar pra nos tornar quem somos hoje e julgar menos as meninas, jovens e mulheres ao nosso redor.

Ka @umaestudantedeletras 08/04/2018

Feminismo, Sororidade e Pam Gonçalves.
Boa Noite” vai narrar a história de Alina, uma jovem que após o fim do ensino médio deixa a sua cidade natal para estudar Engenharia da Computação em outra cidade. ⠀⠀⠀
Ali, assim como todo jovem anseia pelas mudanças que essa nova fase traz, porém ela não imagina que essa mudança também trará coisas ruins para a sua vida. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 “Pela primeira vez em muito tempo desejo ser a Alina do passado de novo. Tentar ser diferente não está sendo uma boa experiência.”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tudo muda quando no seu primeiro dia de aula o machismo predomina na sua turma, onde possui um grupo pequeno de meninas, que são alvos de piadas até mesmo pelos professores (realidade dos cursos de engenharia), além disso ela passará por situações que a fará cogitar a possibilidade de nunca mais pisar os pés na universidade. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No fim, essas circunstâncias fará com que haja uma união feminina, entre suas colegas de curso. A princípio como um instinto de proteção, mas que depois acaba ganhando um propósito ainda maior. Mal sabiam elas que essa união causaria uma revolução. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 “Ao contrário do que somos educadas a pensar, as outras mulheres não são nossas inimigas, mas sim nossas irmãs. Um time. O exército que precisamos proteger. Se não protegermos e cuidarmos uma das outras, não serão os homens que o farão por nós.” ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pam me surpreendeu muito com o desenrolar da história, iniciei a leitura sem nenhuma expectativa, apenas com a intenção de curar uma leve ressaca literária, e fui pega de jeito conforme a narrativa ia evoluindo. Temas reais são internalizados aqui. Ela usa a história da Alina e de outros personagens para abordar assuntos como racismo, homofobia, machismo, abuso sexual, em um cenário que torna a sua leitura ainda mais necessária: as universidades brasileiras. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A narrativa é muito bem construída, com um romance de fundo, mas que não rouba tanto a cena. Ele possui sua importância, mas não é o foco.

site: Bookstagram: @umaestudantedeletras
Gabriele 26/04/2018minha estante
undefined

Carol Garcia 25/03/2018

'Ao contrario do que somos educadas a pensar, as outras mulheres não são nossas inimigas, mas sim, nossas irmãs!' Alina, P. 228
Boa noite, da Pam Gonçalves me surpreendeu. Vim de uma ultima leitura improdutiva. Que me barrou e me fez ficar parada bons meses. Então tinha medo de parar de novo.

Até que, peguei um fim de domingo para ler a historia. No dia seguinte, seria feriado. Teria o dia livre. E foi ai que li o livro todo, de cabo a rabo em basicamente uma segunda feira. Nada me segurava ou tirava minha atenção. Foi um leitura magica, incrível e envolvente. E por ser brasileiro, ganhou mais um cantinho no meu coração literário.

Alina é aquela jovem para Pai e Mãe nenhum botar defeito. Boas notas e bom comportamento. Até que a filhinha querida decide enfim ir para uma Universidade longe de casa, longe do passado certinho. Alina quer tirar esse rótulo de CDF e viver a vida da forma mais diferente do que levou até o momento.

A turma da república que Alina passa a morar é incrivel. Cada morador com seu jeitinho, que completa os dias de Alina de vários jeitos. Então a vida social dela começa a ganhar forma. Rolês, Festinhas e muita azaração. Porém nem tudo são flores.

Os alunos da universidade que Alina estuda criam uma pagina numa rede social que passam a dar nota e colocar 'observações' sobre as garotas de lá, conforme suas experiencias digamos assim. Alina acha que isso é bobagem e que jamais estaria nesse tipo de lista. Até que depois de uma festa, tudo muda de rota, e Alina começa a ponderar se valeu a pena sair do conforto materno e enfrentar o mundo.

Ela acaba descobrindo que nas festas começa a rolar um certo tipo de droga, com o nome Suspiro, que causa efeitos colaterais semelhantes ao Boa Noite Cinderela.

Alina tem um grupo no seu curso apenas formado por garotas (ela faz Engenharia da Computação, um curso quase 100% masculino, o que faz com que ela e suas amigas passem pelos mais diversos tipos de piadinhas e preconceitos machistas), e esse grupo decide entrar num 'concurso' onde o melhor projeto desenvolvido, que beneficie os alunos, será aprovado e colocado em prática por uma empresa renomada do ramo.

Nossa personagem principal passa por poucas e boas. Se envolve com pessoas erradas, é mal compreendida por quem não esperava e tem que muitas vezes fazer o impossível para ser notada e mostrar aos outros o que está acontecendo.

Você fica sem folego quando lê. Fica agitado. E no final, consegue enfim respirar tranquilo.

Pam sabe prender o leitor do começo ao fim. Com capítulos que se completam e que se amaram um ao outro, fazendo com que você não desgrude um segundo os olhos do livro.

Foi a minha leitura mais rápida: da vida!!!! E valeu cada pagina. E eu já li o outro da autora, que também é Youtuber e vale a pena demais o acesso ao canal dela.

Algumas citações:

'Nem sempre o que parece divertido é o mais inteligente!' Miriam, P 176

Classificação Literária da Blogueira: ♥♥♥♥♥

site: http://jeitodemulhereolhardemenina.blogspot.com.br
Eduardo 26/03/2018minha estante
Curti a resenha e me parece ser um livro bem legal! acho q vou add a minha lista tbm1

Carol Garcia 28/03/2018minha estante
Oi Edu. Poxa que bom. Da uma chance sim. Estou aos poucos colocando as resenhas em ordem...

Adriana Tavares 16/03/2018

Achei a capa do livro linda e tem a ver com a história. Mas fiquei me perguntando o porquê desse título. Não tem relação alguma com o livro!
Helena 25/03/2018minha estante
Adriana, o título tem relação com o Suspiro, que faz uma analogia com o Boa Noite, Cinderela.

Welington Souza 06/04/2018minha estante
Pelo contrário... Tem tudo a ver

Alphabet Boy 16/06/2018minha estante
Acho que faz referência ao Boa noite Cinderela, que os homens também usavam com o mesmo objetivo q os personagens do livro usavam o Suspiro

Carmen 12/03/2018

Ótimo livro, história fluída, bom enredo. Me prendeu do início ao fim. Estava esperando que fosse uma história da menina que sofre algum tipo de abuso na faculdade mas é totalmente diferente disso. Mostra amizades, crescimento pessoal e que nem todo mundo que se mostra bonzinho é isso mesmo

Espacopapeleebook 11/03/2018

O bom livro é aquele que se abre com interesse e se fecha com proveito - Amos Alcott
Alina é uma jovem de 18 anos, que quer deixar trás o que viveu no ensino médio e viver novas mudanças e aventuras na faculdade onde irá cursar Engenharia da computação. Porém, nem tudo é como no ensino médio, e Alina começar a sentir as dificuldades de enfrentar uma nova mudança de vida
....
A estória irá tratar de vários temas como uso de drogas nas faculdades, as várias formas de abusos, e o prenconceito vivido em sala de aula.
...
A autora fez uma escrita bem leve, dinâmica. Os temas abordados no livro, uma leitura consciente de acontecimentos reais do que acontece constantemente nas faculdades.
...
Foi a primeira vez que li o livro de uma youtuber, Recomendo esse livro, ele não focar em romance pelo contrário o romance é só uma sugestão a parte.
A ideia principal do livro é mostrar a realidade do que acontece com mulheres, seja em universidades ou em qualquer local.

Três Leitoras 25/02/2018

Resenha completa no nosso blog. Confira!
O melhor de tudo é que eu não esperava muito da história, mas fui surpreendida de uma forma tão positiva, que virei uma admiradora da Pam. Primeiro, pela sua escrita, que me envolveu completamente e segundo pela coragem em abordar temas polêmicos.

O livro é pequeno e a leitura é super rápida (no meio da minha rotina louca li ele em dois dias), porém não deixa de nos trazer reflexões fundamentais e importantes para a vida.

Alina acabou de completar o ensino médio e irá cursar Engenharia da Computação, além da decisão de qual curso queria, ela tomou uma decisão muito maior, ela quer deixar o seu passado para trás, quer exercer mudanças em sua vida, ela está decidida a ser mais firme, menos apagada, menos da nerd tímida que sempre foi, ela quer ser mais ela, ela quer se descobrir.

Então, ela muda de cidade, vai morar em uma república e assim está pronta para enfrentar a sua nova vida. Ela tem consciência de que as coisas não serão fáceis e simples e de cara o primeiro baque que leva é o fato de estar em um curso predominantemente masculino e perceber que a maioria dos colegas e professores acreditam que mulheres não sabem lidar com números e assim Alina se une as outras garotas da turma para mostrar o quanto eles estão errados.

E aí muita coisa boa acontece para ela, Alina faz grandes amigos, além das meninas da sua turma, a galera da República das Loucuras fará de tudo para integra-la ao grupo e assim ela descobre um sentimento que antes ela só sentia ao lado da sua família, o sentimento de pertencimento.

O livro irá abordar algumas temáticas bem importantes, como: bullying, homofobia, preconceito racial, machismo, diferença social, assédio sexual e violência contra a mulher (psicológica e física) dentro da realidade de um ambiente universitário (estudos, festas e relacionamentos).

Mesmo não tendo aprofundado tanto nas temáticas, acho que a autora deixou o alerta sobre essas situações, mostrou a realidade e tudo isso sem pinceladas de contos de fada. (Já disse muitas vezes o quanto amo histórias que se aproximam da realidade.)

Foi uma leitura que me deixou muito feliz ao conclui-la e com certeza recomendo a leitura dele para vocês.

site: http://www.tresleitoras.com.br/2018/01/resenha-boa-noite.html

Roberta Amorim 04/02/2018

BOA NOITE
Que livro incrível! Sabia que o livro iria tratar de assuntos importantes mas não esperava tudo que aconteceu. Já indiquei para várias amigas, todos deveriam ler essa história. Queria muito uma continuação , mas a autora já avisou que não irá ter. Fico aqui com a lembrança de uma história incrível!

Gabrielle 23/01/2018

Leitura surpreendente
Confesso que iniciei o livro com um certo preconceito, jurando que estava por encarar uma leitura arrastada e uma história frágil e clichê. Por sorte, eu estava errada e não foi isso que aconteceu.
A linguagem usada é bem contemporânea e dá uma dinâmica incrível ao livro. Você decide parar para ler "só um pouquinho" e quando vê já foi metade do livro sem você nem sentir!

Você começa a ler e logo percebe que o clichê da menina que chega na faculdade, se apaixona e vive feliz para sempre não terá vez. Não que não haja romance (porque há! E na medida certa, ao meu ver), mas há muito mais do que isso! A autora aborda temas extremamente relevantes à atualidade, principalmente referentes ao machismo, de uma forma direta, moderna e bem no estilo girl power! Não é criado um cenário de perfeição e plenitude para os universitários, mas sim um cenário bem próximo ao das faculdades reais.
Os personagens são cativantes e, ainda que eu tenha ficado com uma vontadezinha de conhecer melhor cada um dos habitantes da República das Loucuras, também não deixam a desejar.
O livro como um todo é realmente bom e superou todas as minhas expectativas!

Carol 19/12/2017

Boa noite
Aquele momento que tu queria que tua experiência na faculdade fosse tão interessante quanto a da personagem do livro.