Boa Noite

Boa Noite Pam Gonçalves

Resenhas - Boa Noite

Stephanie214 08/03/2023

Aprendizados na vida universitária
Livro de estreia da autora Pam Gonçalves que tem como protagonista Alina uma jovem que é boa aluna, boa filha, boa menina e que está indo para a universidade e quer deixar tudo para trás e quem sabe se tornar popular. Ela terá que lidar com vários desafios como viver em uma república, fazer novos amigos, enfrentar o preconceito em sala de aula pois irá cursar engenharia da computação que é um curso dominado por garotos que acham que as meninas não sabem nem fazer contas, ficar longe de casa e de sua família.
Nessa fase da vida ela quer mudar e deixar de ser uma nerd e ser uma garota descolada que vai as festas, bebe, se diverte e flerta com os garotos, e isso acaba se tornando frequente em sua vida. Até que ela percebe que tem algo de errado acontecendo na faculdade quando notícias de uso de drogas e abuso sexual estão vindo a tona.
Então ela percebe que tem como ajudar essas meninas que estão em perigo e fazer alguma diferença.
Ao longo da história Alina vai amadurecer tendo que lidar com os obstáculos e desafios da vida adulta, descobrindo sua força e se cercando com pessoas que a querem bem e que sua casa é onde está seu coração.

Gabriel1083 20/02/2023

Abordou assuntos que me surpreendeu, tratou com cuidado e segurança, história bem construída, mas não me envolveu tanto.

Lethycia Dias 17/02/2023

Edição física deixa a desejar
"Boa noite" é uma história interessante, envolvente e bastante atual sobre o combate ao assédio sexual e à violência sexual contra mulheres em ambientes universitários, que até hoje são subnotificados, acobertados pelas instituições e tratados como "casos isolados" ou individuais, como se não afetassem a própria permanência de mulheres no ensino superior; além de abordados pela polícia, mídia, insituições de ensino e pela própria sociedade de forma insensível com a culpabilização e revitimização daquelas que denunciam esses crimes. Também aborda os etereótipos de gênero relacionados à escolha de determinadas áreas de estudo e a importância da união entre mulheres como forma de autoproteção.
Como um livro jovem adulto, é divertido nos momentos em que precisa ser, com personagens cativantes e uma protagonista com quem é fácil se identificar, e é bastante responsável quando adentra nos seus temas principais, apesar de demorar para chegar lá.
Embora a história seja boa, o que deixa a desejar é a edição em formato físico, que (pelo menos na tiragem da qual veio o meu exemplar) tem o texto formatado em um tamanho de fonte muito pequeno que dificulta bastante a leitura, além de tornar cansativa. No dia em que comecei a ler, precisei resistir à vontade de abandonar a leitura, e sei que o tempo que levei para terminar foi devido ao cansaço que sentia sempre que tentava ler.
Para quem estiver atrás desse livro, aconselho MUITO a escolha do formato digital, que permite alterar tamanho de fonte para tornar a leitura mais confortável.

site: https://amzn.to/3S61hFi

Sarah.Nogueira 03/12/2022

NECESSÁRIO
Des da primeira vez que vi esse livro tenho posto muita expectativa nele, não sei pq , mas ele só confirmou e supriu minhas expectativas. Cara q livro bom , adorei que des do começo o tema a ser abordado não foi desviado , e sim faz q gente pensar mais sobre e não só >aquilo< sabe?e sim sobre entender a importância e apoiar aqueles q precisam, o jeito q me fez me apegar aos poucos com os personagens, entender um pouco cada um e curtir aquele momento e simplesmente maravilhoso , e a Alina???adorei o mini ?conflito? que ela passa no comecinho do livro sobre querer ser outra pessoa e ser ela mesma , mas ao mesmo tempo sentindo falta do seu aconchego , q e sua família , sua cidade e tudo ao que era apegada.
Ótimo livro , com certeza entre os meus favoritos e recomendo DEMAIS pra quem quer algo sobre temas mais sérios e um pouco de tudo.

Vanessa 20/10/2022

É um bom livro, uma boa escrita, mas não me prendeu, como eu disse, talvez tenha lido no momento errado.

Mariana.Oliveira 15/10/2022

Devorei esse livro
Perfeito, eu já li esse livro três vezes e nas três eu li em menos de dois dias, ele flui muito bem, a escrita é bem tranquila e levinha, não peca nas descrições arrastadas demais, os personagens são cativantes, apesar da protagonista ser muito parecida com a de muitos livros a história ainda é bem interessante, não é aquele livro que vai te marcar pra vida mas é um leitura muito fluida e fácil.

Mari 31/07/2022

"Mas eu sou capaz de aprender muito. E se tiver como objetivo calar a boca das pessoas que me desmereceram e provar que elas estão erradas, a coisa fica muito mais divertida."

Juliane.Cristina 14/04/2022

Boa noite - um livro gostoso de ler
Alina vai morar em uma república de estudantes em outra cidade para estudar ciências da computação na universidade. Nesse processo ela passa por várias experiências diferentes que vão mostrando o quanto é necessário amadurecer.
Novas amizades, machismo principalmente na sala de aula composta em sua maioria por homens, festas, bebida e muito mais, situações totalmente diferentes da realidade que ela vivia.
Mas o livro trata de questões também muito mais complexas como abuso sexual, uso de drogas ilícitas (daí o nome ser ?Boa noite? fazendo alusão à droga boa noite Cinderela), relacionamentos tóxicos e muito mais.
Os pontos que gostei no livro foram as amizades verdadeiras entre as pessoas da república, o acolhimento dado a Alina por todos eles, a maneira que ela foi amadurecendo, o romance fofo dela com o rapaz que não vou mencionar o nome pra não dar spoiler e a forma bem responsável com que a autora tratou todos esses temas tão complexos, inclusive trazendo uma solução bem criativa pra lidar com tudo isso. Gostei muito do relacionamento saudável dela com sua família e a maneira como eles respeitam o amadurecimento dela.
Sem dúvidas é uma leitura fluida, tranquila, que gera identificação principalmente para quem já precisou morar em outro lugar e viver novas experiências como eu, em alguns momentos foi fácil entender Alina por conta disso.
O que não me fez dar mais estrelas ao livro foi o fato de algumas situações terem sido apresentadas de forma muito corrida no final, gostaria que alguns personagens também tivessem sido mais explorados, a maioria foi mostrado de forma meio vaga.
Mas de modo geral é uma leitura boa, acho que todo adolescente precisa ler pra lidar com tantas mudanças dessa fase, ainda mais quando se inicia uma graduação que é um divisor de águas na vida de qualquer pessoa.
Gostei!

Cida Zientarski 27/03/2022

Boa Noite, de Pam Gonçalves
Ele é um livro de leitura rápida, pois a história aborda um tema extremamente importante e atual. Mesmo tendo shippado o casal principal desde o início e desejado mais cenas deles juntos, fiquei feliz que a autora tem direcionado a história para tratar de temas importantes.

Pam desenvolveu uma história fluida, gostosa e que fala sobre várias formas de preconceito, machismo, abuso e empoderamento feminino de forma leve e divertida, mas ao mesmo tempo reflexiva, trazendo referências a Harry Potter, ao movimento Vamos Juntas? e muito mais, o que só enriqueceu mais ainda a obra. Definitivamente um livro que vale a pena ser conferido por todos.

“Este livro é para todas as meninas, garotas e mulheres. Não deixem que digam que não são capazes, vocês podem ser o que e quem quiserem”.

site: https://www.livrosefuxicos.com/2016/10/resenha-boa-noite-pam-goncalves.html

Joana 08/02/2022

Somos melhores juntas!???
Um livro para ler em uma tarde, fluido e gostosinho de ler. Não terá grandes acontecimentos ou plots incríveis, mas será o suficiente para sair de uma recassa. Pontos positivos:

> Por mais que os personagens não sejam tão aprofundados, os personagens são cativantes e divertidos. Manu vc tem meu coração akksksks
> Esse livro mostra um pouco do preconceito que a maioria das mulheres passam diariamente somente por escolherem alguma matéria em exatas, só por ser considerada uma área "masculina".
> Esse livro contém vários tópicos sobre homofobia, assédio, estrupo, racismo, e alguns outros.
> Livro nacional!! Vamos exaltar livros nacionais sim.
>Já falado antes, mas por ser fluido torna o livro muito mais gostoso e atrativo para ler.

O livro é um drama adolescente e é clichê, mas quem não gosta de um pouco de clichê para melhor o dia e sair da recassa??
Leiam, eu acho que esse livro tem uma mensagem muito bonita.

Boa leitura

Quero ler agr???

Joana 09/02/2022minha estante
VC PRECISA BRUNA!!?

@dviana7 04/02/2022

é um livrinho consideravelmente curto e mto bom pra passar o tempo. tem uma lição com um desenvolvimento meio que afobado mas no geral um bom livro

Amanda Mohring 02/02/2022

De volta aos meus tempos de caloura
Depois de anos com o livro na estante, eu fui levada de volta aos meus tempos de caloura de engenharia da computação. A Pam com certeza fez uma boa pesquisa antes de escrever o livro, pois em muitos momentos me identifiquei com as situações e ambientes em que a personagem se mete. Adorei s leitura leve e gostosa que tive com esse livro.

Paula 30/01/2022

Um bom início
Estava há algum tempo enrolando pra ler esse livro, porquê não é um dos meus gêneros favoritos, porém a curiosidade finalmente venceu. Boa Noite é um young adult escrito pela Pam Gonçalves, por quem eu tenho algum carinho, já que acompanhava há anos no youtube. Conta a história da Alina, uma jovem que acabou de ingressar na faculdade e está em seu ano de descobertas, amadurecimento, época de fazer amizades, descobrir amores e novos interesses. Tem uma premissa bem simples e bem gostosinha, aquele típica história de tirar da ressaca.

Vou começar pelos pontos positivos, então. A escrita da Pam é deliciosa, simples, fluida, os diálogos poderiam ter sido menos clichês porém gostei muito que ela não usou vícios de linguagem. Como comentei anteriormente, a história é bem prazerosa e não enrola demais, vai direto ao ponto quando necessário.

Agora, aprofundando um pouco mais, eu sinto que a autora se preocupou tanto em ser politicamente correta, transformar tudo em uma ferramenta de educação que esqueceu do desenvolvimento da historia. Parecia que eu estava lendo uma cartilha em alguns momentos, visto que eu não conseguia sentir empolgação com o desenrolar dos acontecimentos, nem expectativas em ler o próximo capítulo, não consegui me conectar com os personagens, em resumo o livro além de não ter recursos era previsivel por ser tudo tão redondo. Deixando claro que acho historias como essas importantes para formentar novas gerações, porém definitivamente nesse caso não funciona bem para leitores mais experientes.

Eu sinto que atualmente autores iniciantes, sejam nacionais ou não, possuem muita dificuldade para se colocar no ponto certo da régua entre uma leitura totalmente toxica e o oposto extremo que é uma leitura que precisa marcar todos os pontos como uma cartilha de educação sexual/orientação/diversidade. Se por um lado é maravilhoso que estamos mais conscientes e mais atentos a protestar contra exemplos ruins no conteúdo que a gente consome, por outro esse engessamento exagerado tira um pouco a magia que envolve a gente em uma leitura e nos faz sentir prazer em tentar adivinhar onde aquilo está nos levando. Nos deparar com situações inesperadas, personagens surpreendentes, um enredo fora da caixinha, são coisas necessárias mesmo em histórias que querem ser em essência um clichê.

No mais, recomendaria sim a leitura, principalmente para primas mais novas ingressando nesse universo, ainda tenho inclusive curiosidade pra ler as próximas obras da Pam e torço muito pra que ela tenha desenvolvido sua escrita, a qual já vejo muito potencial.