Boa Noite

Boa Noite Pam Gonçalves

Resenhas - Boa Noite

Wenderson 27/12/2019

Um livro necessário.
Ótima mensagem. Apesar de ter previsto MUITOS acontecimentos futuro isso não foi negativo. Só me fez pensar que a autora soube construir muito bem o que iria acontecer em cada capitulo para que quando grandes coisas acontecessem não fosse algo brusco e inacreditável. Só não dou cinco estrelas pois o diálogo me deixou um pouco sem saber se queria continuar a história no inicio. Mas depois que já estava em 54% resolvi pegar e ler tudo de uma vez. O diálogo vai melhorando, na minha opnião. Mas tem algumas partes que a narração não fica tão clara também. Enfim, gostei bastante de não se focar no romance, e msm o que romance (que eu já esperava desde os primeiros capitulos) tenha começado só pro final do livro achei bem coerente com a relação entre os dois.

meuslivros.meumundo 18/12/2019

Muito Bom!!!
Resenha completa no meu Instagram @meuslivros.meumundo
Segue link abaixo
Assim que possível, transfiro pra cá.

site: https://www.instagram.com/p/BMjRmIkFKya/?utm_source=ig_web_copy_link

Diane Ramos 16/12/2019

BOA NOITE

Não sei se já cheguei a comentar por aqui, mas, acompanho há muito tempo o canal da Pam Gonçalves e sempre pego muitas dicas de leitura e escrita por lá. Desta forma, desde que ela começou a publicar seus próprios livros fiquei muito feliz por ela e, é claro, suas obras sempre estão na minha lista de desejados. Por algum motivo, eu acabei quebrando a ordem de suas publicações e li primeiro Uma História de Verão (leia a resenha clicando aqui), do qual gostei muito e, desde então venho enrolando para realizar a leitura de Boa Noite, o que foi uma pena, pois Pam Gonçalves conseguiu suprir todas as minhas expectativas e ainda me deixou apaixonada por todos aqueles personagens!
O livro traz a história de Alina, uma jovem tímida e nerd, que quer se reinventar e dar uma reviravolta em sua vida. Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer.
Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.

Boa Noite é narrado em primeira pessoa pela protagonista Alina, desta forma acompanhamos bem de perto toda a sua transição da adolescente tímida e insegura para a adulta disposta a lutar por seus objetivos. A escrita de Pam Gonçalves é simplesmente deliciosa, cativante e trata de assuntos sérios sem deixar o livro pesado. Infelizmente, sempre vejo muitas críticas sobre livros de booktuber, por isso, me sinto na obrigação de dizer que a Pam é muito talentosa, ela pegou a bagagem de leitora e construiu uma história incrível, envolvente, crítica, leve e empoderadora. Terminei a leitura em dois dias apenas, me vi completamente envolvida na vida na personagem, imersa em seus problemas e torcendo muito por sua felicidade... Sem dúvida, é um nacional de primeira qualidade!
Os personagens são extremamente cativantes, carismáticos e esbanjam personalidade! Achei muito bonita a união que se forma na república e me bateu até aquela vontade de entrar no livro e socializar com os amigos de nossa protagonista. Alina, é uma personagem que chega tímida, e aos poucos vai crescendo e conquistando o seu próprio espaço. Manu e Talita são super engraçadas, dão um ar leve à obra, e é interessante ver como elas se tornam grandes amigas, mesmo tendo personalidades bem diferentes de Alina. Já o Gustavo, é aquele rapaz encantador, educado, inteligente... e que acabou se tornando o meu novo crush literário!
Boa Noite é um livro que fala sobre preconceito, crescimento pessoal, autoconhecimento, amadurecimento e mudança. Mas, mais importante, Boa Noite é um livro que fala de forma aberta sobre violência sexual em universidades, sobre machismo, sobre o papel que a mulher é designada a
ocupar e sobre o já famigerado hábito que a sociedade tem de sempre colocar a culpa na mulher. Pam Gonçalves nos mostra que nós mulheres podemos ser do jeito que bem entendermos, que devemos acreditar em nosso potencial, em nossos sonhos e que nada nem ninguém tem o direito de ditar o modo que devemos levar nossa vida.
Enfim, Boa Noite é um livro que além de bem escrito e envolvente, é muito pertinente para as discussões atuais e atemporais do universo feminino. Recomendo de olhos fechados para TODOS vocês!!!

site: http://coisasdediane.blogspot.com/2019/12/resenha-174-boa-noite.html

Fernanda1415 15/12/2019

Jovem Adulto| 240 Páginas| Editora Galera Record| Classificação: 5/5| #resenhadafer_
Alina é um jovem de 18 anos que sai de Laguna para em estudar Engenharia da Computação em Pedra Azul, cidade universitária próxima de Florianópolis. Lá ela busca perder a fama, adquirida durante sua estadia na antiga cidade, de ?garota nerd?. Cheia de expectativas para iniciar o curso de Engenharia, Alina e mais 3 garotas, as únicas mulheres do turma, tem que enfrentar o preconceito e machismo dos colegas de turma e professores de que Engenharia não é para mulher. Com ajuda de seus amigos e de mais 3 garotas do curso de Engenharia entrarão de cabeça num projeto a fim de prova sua capacidade e inteligência objetivando, assim, melhorar o convívio dentro da faculdade amenizando alguns ocorridos que vinham persistindo na Universidade?
??
A fluidez na escrita, característica da escritora, não me surpreendeu, mas tornou mais leve o tema ?Abuso Sexual? que é tratado de forma muito bem colocada e desenvolvida. Vale ressaltar, que a Pam soube falar de um tema considerado, ainda no século XXI, tabu, no entanto de necessário debate. Além de discutir o tema Abuso Sexual, o livro falar também de machismo e do fato de ainda vivermos numa sociedade patriarcal - em que a mulher é vista apenas como uma pessoa que tem por obrigação cuida da casa e dos filhos, sem ter a obrigação de estudar ? que também é abordado de forma cuidadosa e bem colocada e desenvolvida.
??
Os personagens e as situações criadas são bem desenvolvidos e possuem uma riqueza de detalhes importantíssimos na construção da coerência da história, entranto não torna a leitura cansativa.?
??
O romance presente não predomina na história e ela acaba sendo voltada para o debate e reflexão do tema anteriormente citado.?

Sam 08/12/2019

Pam, Bel e a importância da representatividade
Eu entrei em contato com a escrita da Pam Gonçalves e da Bel Rodrigues em "O Amor nos Tempos de Likes" e, posteriormente, li os livros delas, "Boa Noite" e "13 Segundos". Achei que os dois se comunicam muito bem, pois ambos abordam temas que andam de mãos dadas, e a experiência que eu tive com cada um desses livros foi maravilhosa.

O sentimento de representatividade que eu senti lendo ambos é inexplicável, raríssimo e sinceramente admirável. A Pam e Bel souberam muito bem representar os adolescentes dos dias atuais, e em muitas cenas de ambos os livros eu enxerguei meu grupo de amigos nas conversas dos personagens (principalmente nas conversas em grupo online de "Boa Noite").
São livros que eu definitivamente recomendo para todas as mulheres, e para todos os adolescentes que ainda não se sentiram devidamente representados.

Dou destaque para o fato de tanto a Bel quanto a Pam terem criado personagens LGBTQs e negros, dado uma história para eles e abordado questões como preconceito, sendo que elas não eram obrigadas a fazer isso, mas fizeram e isso fez toda a diferença.

(Outro detalhe que eu gostei muito no livro da Pam foi o título. Achei inteligente e fiquei bem chocado quando eu me dei conta. Amei.)

Um único acréscimo negativo que eu preciso colocar a respeito de "Boa Noite" foi o fato de, apesar de ser uma história com bastante representatividade, muitos dos assuntos polêmicos (e importantes) abordados no livro foram mal desenvolvidos. Eu entendi que a Pam quis citar esses problemas sutilmente apenas para mostrar que eles estão ali (como (sem spoilers e citações de nomes), a "garota gorda" que sofre repressão da própria mãe em casa, e essa informação é apenas jogada, mas não é trabalhada durante o desenrolar da história).

Não vejo tanto problema nesses casos, justamente por serem feitos propositalmente dessa forma. Tipo "olhe só, a história não é sobre isso, mas esses problemas existem". Mas confesso que, se o livro tivesse mais páginas e focasse um pouco em trabalhar pelo menos um pouco mais profundamente cada um desses assuntos, teria me agradado muito mais.

Nesse quesito, eu fiquei bem satisfeito com "13 Segundos". A Bel não abordou tantos assuntos polêmicos quanto a Pam, mas soube trabalhar muito bem nos temas colocados na história, até mesmo nesses que não são o foco (como o racismo, que foi praticamente trabalhado em uma única cena de um diálogo entre a protagonista e a irmã dela, mas ainda assim foi apresentado muito bem).

Bi Faria 23/11/2019

Capa linda! E foi uma leitura leve, rápida e com temas extremamente importantes. É favorito de 2019!
Aline, a garota nerd e quieta, vê seu mundo mudar, ao sair de casa e de cidade para ingressar na universidade.
Arruma uma república para morar, cursará Engenharia da Computação, e ao se deparar com uma sala lotada de garotos e pouquíssimas mulheres, as piadinhas começam.
O pessoal da república é super receptivo, mas ela não é das festas, de beber. E se vê entrando nesse mundo, conhecendo gente nova. E em pouco tempo já se sente diferente.
Começa a sair com um aluno de medicina, Artur, que parece ser um cara legal. Gustavo, que estuda com ele, mora e é dono do apartamento da república não gosta nada do que está vendo.
As meninas da república dão a maior força, mas com o passar do tempo tanto Alina quanto Manu, percebem que não é bem assim. Ele é amigo do Cauê, um garoto que não inspira confiança. Ela fica mal, mas as atitudes dele não deixam com que continuem o relacionamento.
E no meio de muitos trabalhos, provas e essa nova rotina, as festas começam a deixar rastros infelizes. Uma possível droga e garotas sendo abusadas. E nada acontece para que isso acabe.
Na turma da Alina eles recebem uma proposta para desenvolverem um projeto que ajude a comunidade. É aí que as garotas têm a ideia de um aplicativo que possa ajudar todas as mulheres em caso de abuso, agressão e situações de risco.
Mas entre tantos projetos da turma, somente um será aprovado. Elas torcem para conseguir, pois as notícias das festas só pioram.
Alina e Gustavo se aproximam, e todos da república reparam que eles foram feitos um para o outro .

A autora nos mostra o universo universitário, as mudanças que acontecem nas nossas vidas, o amadurecimento. E que as mulheres jamais são vítimas.Denuncie! .

Quem está envolvido com as drogas nas festas? E os abusadores? E o projeto do aplicativo, ganhou? Alina e Gustavo ficarão juntos? "Muita gente fala que a faculdade é a oportunidade ideal para escolher quem você quer ser. E não é que já estou vendo alguma verdade nessa afirmação? Minhas aulas nem começaram, mas me sinto diferente." @apamgoncalves @galerarecord

leitoratrasado 25/10/2019

Pesado
A história se passa em um ambiente acadêmico onde vários jovens buscam se encontrar profissionalmente e também começar a nova vida longe dos cuidados familiares. Alina traz na bagagem sonhos e conquistas que se perdem em meio a realidade que é jogada pra ela nos primeiros dias longe de casa. Morar com Manu, Talita, Gustavo e Bernardo torna as coisas mais fáceis. Conhecer e conviver com pessoas de costumes tão diferentes dá uma nova visão de como a vida pode ser levada de uma forma mais leve, sem esquecer das responsabilidades. Pessoas cruzam a vida de Alina e começam a bagunçar os pensamentos, até que, um dia, um desafio é o start para que ela possa fazer a diferença entre muitos que tentam colocá-la pra baixo. Medos, incertezas e superação fazem desse livro ser tão pesado ao ponto de causar angústia no leitor.

Bia 25/10/2019

um bom livro para se divertir
Um bom passatempo, leitura leve e fluída. Amo a Pam.

Kim 11/10/2019

Fraco
Amo demais a Pam, mas esse livro é muito ruinzinho. Cheio de clichês e obviedades, com vários temas abordados de forma rasa, parece que estão lá só pra dizer que estão. Não é mal escrito mas está longe de ser um bom livro. Entendo que a autora ainda está no começo e talvez agrade um público bem mais jovem ou que esteja iniciando no mundo da leitura.

vitoria 01/10/2019

Puts é aquilo né
Pam: incrível
Livros: maravilhosos
Boa:noite

Não gostei não

Jenner Azevedo 20/09/2019

Bem bobinho
História bobinha, serve como passatempo tipo um vídeo do porta dos fundos que você assite na hora de fazer cocô. Não desenvolve muito nenhum personagem e cheio de estereótipos... Fora que 2/3 dos estudantes de medicina são estupradores e todos são playboys. Vale por dar uma chance a uma autora nacional, temos que prestigiar o que é nosso...Mas va sabendo que parece uma redação de colegio que pode ser lida em 3,5h
maria gabriella 07/10/2019minha estante
Obrigada! Haha

Jenner Azevedo 02/12/2019minha estante
Haha por quê?

maria gabriella 03/12/2019minha estante
eu tava querendo bastante ler e algumas resenhas me deixaram com expectativas altas, daí a sua resenha já me preparou pro tombo KKKK

Jenner Azevedo 13/04/2020minha estante
Kkkk e aí, ?perdeu tempo? lendo?

bruna gama 14/09/2019

Perfeito!
Comecei sem muito interesse pela história, ainda estou no colégio e não me identifiquei com o momento pelo qual a Alina estava passando, baixei o ebook sem ter ideia dos temas que seriam abordados e não li nenhuma resenha, acabei insistindo na leitura por gostar muito da Pam como YouTuber (ainda não tinha lido nenhum livro dela) e valeu muito a pena. Me apaixonei pela leveza que a Pam usa para falar de assuntos tão sérios como o assédio e agora a admiro ainda mais!

Maria.Gabrielly 13/09/2019

Saí da minha zona de conforto
Confesso que ler esse livro foi sair um pouco da minha zona de conforto, uma vez que nunca tinha lido algo com esses temas.
A Pam trata de temas pesados com uma escrita tão leve e nos envolve por completo na história. A Alina é uma personagem cativante e muita inteligente, não tem como não gostar dela!
Confesso que queria algo mais no final, mas não aconteceu. Mas isso não empobrece a história de maneira alguma, os personagens são ótimos e dá vontade de saber mais sobre a vida de cada um.
No mais foi uma leitura acolhedora que me fez repensar várias coisas a minha volta e várias situações que acontecem com nós mulheres nesse mundo.

Heleeeena 31/08/2019

É
Os temas tratados nesse livro são muito importantes, e por isso não dei uma nota menor, mas se eu falasse que amei estaria mentindo.
Eu amo muito a Pam, acho ela uma mulher incrível, e esse foi o livro que eu estava precisando depois de duas leituras bem pesadas. Boa Noite tem seu potencial e acho que vale sim a experiência, só não foi o melhor de todos pra mim.

Jennifer 17/07/2019

Uau
Sabe o tipo de livro que dá pra gente ler em um dia, na mais perfeita tranquilidade? esse é um deles, com toda certeza!

NO COMEÇO do livro, NA MINHA OPINIÃO, encontrei dois pontos negativos. 1 o uso de apelidos (ex. Manu, Guto), não sei explicar, mas detesto essa inserção de apelidos na história. Não sei se é só um complexo estranho, mas eu detesto, então não tinha gostado disso. 2. Foi a maneira que a autora tratou quando se referiu a universidade e aos cursos. Ex : Sabe o Artur? Aquele que faz MEDICINA, QUE É MEDICO na empresa medicina.
Mas você fez engenharia da computação? menina, jura? ah não acredito.kkkk
Atlética de medicina, bla bla bla
Eu achei isso bem engraçado, porque me lembrou o pessoal de High School Musical, ou aqueles filmes americanos que os adolescentes são lideres de torcida

Esses foram os pontos negativos que eu achei ter encontrado no começo, mas eu nem liguei mais pra isso, e amecerteza história, eu juro, eu amei esse livro. E até esqueci essas partes depois. Recomendo muito. Sério.
Ele trata de temas muito importantes, e de uma forma leve, até.