Quatro vidas de um cachorro

Quatro vidas de um cachorro W. Bruce Cameron

Resenhas -

@Marlonbsan 01/09/2020

Quatro Vidas de Um Cachorro
Como o próprio título diz (dando um spoiler muito grande, diferentemente do original que é A Dog’s Purpose), acompanhamos quatro vidas de um cachorro, sob sua ótica, observamos o seu desenvolvimento, tudo o que ele aprende e seu relacionamento com as pessoas e outros animais. Mas por que ele acaba voltando? Qual o propósito disso?

O livro é narrado em primeira pessoa e acompanhamos as vidas através dos olhos e percepção do cachorro. A linguagem é simples e, apesar de não haver tantos diálogos, é bem fluida, com um bom dinamismo nos acontecimentos.

O livro é bem divertido em contar trejeitos e formas de pensar de um cachorro, quem teve oportunidade de conviver com eles sabem como eles agem e provavelmente pensam em suas atitudes. Muitas cenas descritas eu conseguia ver em cachorros que tive durante a vida. O que dá um ar de realidade para a trama. Mas nem tudo vai 100% pelo lado da verossimilhança do mundo real.

É bastante interessante a forma como as trajetórias de vida do cachorro influencia nos seus novos passos, ajudando na busca para entender sua existência. Outo ponto interessante, é que nem tudo é mastigado, o livro é muito bem escrito e deixa para a gente ligar os pontos e entender o que está acontecendo, tanto pelo contexto quanto por uma visão mais diferenciada e ingênua do cachorro.

Apesar da leitura ser emocionante, as coisas acontecem da forma que imaginei, tirando o quesito surpresa e, por conta da premissa da história, não deixa aquele ar de perda e foi o primeiro livro sobre cachorros que li e não chorei. E um ponto que pesou na leitura e que realmente me incomodou foi a “personalidade” do cachorro, mostrando um ar de soberba que vai contra o que eu acredito ser o “pensamento” deles, ao mesmo tempo que me apegava com seu olhar ingênuo e boas sacadas, por outro criava antipatia. No geral, creio que seja uma leitura que vale a pena, principalmente para quem gosta de cachorros.

Foto e resenha no meu Ig @marlonbsan
Daay 01/09/2020minha estante
Gostei da resenha, acho que esse livro entrou para minha listinha ;)

@Marlonbsan 03/09/2020minha estante
Que bom que gostou, leia sim, vale a pena ?

Cau 16/04/2011

Divertido e emocionante!
Sei que sou suspeita quando se trata de assuntos relacionados a animais, já que sou uma verdadeira apaixonada por essas adoráveis criaturas. Mas, definitivamente, "4 Vidas de um cachorro" me encantou do início ao fim.

A história é contada por um cãozinho que, de uma forma doce e quase ingênua, relata a trajetória de suas 4 vidas. Em cada uma delas, ele nasce de um jeito, e cada vez ele se questiona sobre o seu propósito nesse mundo.

Primeiro ele é um cão de rua nascido de uma ninhada de 4 filhotes. Aos 3 meses é levado para um abrigo de cães, passa a se chamar Toby, e desde cedo aprende que a vida não é feita só de brincadeiras.

"... tudo que eu queria na vida era uma chance de me aninhar a mamãe, e sentir sua lingua e seu corpo quentinho era mais importante que qualquer outra coisa para mim. Agora, porém, ao vê-la sumir, entendi que ao me deixar para trás mamãe estava simplesmente agindo como todas as cadelas mães devem fazer um dia." (pg.25)

Na segunda vida, ele é Bailey, um Golden Retreiver e o cão de estimação de um garoto chamado Ethan. Vive numa casa grande e se diverte pra valer! Cão e garoto crescem juntos e dão uma verdadeira lição de amizade e companheirismo.

"Ele me deu um abraço comprido e amoroso. Entrefechei os olhos - não havia no mundo nenhuma sensação melhor do que ser abraçado pelo meu menino" (pg. 144)

Depois, ele nasce como uma fêmea de Pastor Alemão, e recebe o nome de Ellie. É uma cadela de resgate da polícia. Ellie acha que finalmente encontrou o seu propósito, já que seu trabalho é encontrar e salvar pessoas. Quando já está velha e sente que é hora de partir, ela pensa em todas as boas ações que praticou e acredita que esta tenha sido sua última vida.

"... deitado sobre um retalho de sol, percebi que havia passado a minha vida sendo um cachorro bonzinho. (...) Tinha que ser por isso que, quando deixei Ethan, renasci como Ellie - tudo que eu havia feito, tudo que eu havia aprendido, tinha como destino me transformar num cachorro bonzinho. (...) Agora, cumprido o meu propósito, eu tinha certeza de estar no fim, de que não haveria mais renascimento, e isso me deixava em paz." (pg.223)

Mas ainda havia mais a ser feito...

Em sua 4ª vida, é um labrador preto que após uma longa jornada e depois de acumular experiências e aprendizados das suas vidas anteriores, finalmente descobre o seu propósito.

É uma história leve, com pitadas de humor e muita doçura, que me fez rir e também me emocionou.

Em suas 4 vidas, esse simpático e inocente cãozinho nos diverte com sua graça e ingenuidade, nos dá grandes lições e consegue mostrar que, independente de descobrir ou não o seu propósito em cada vida, não há dúvidas de que o propósito dos cães é ensinar ao ser humano sobre pureza e amor incondicional.
Ticiane 09/05/2012minha estante
Adorei a sua resenha! Depois de ler fiquei com mta vontade de ler esse livro!

Nanda Medeiros 17/10/2014minha estante
Quase chorei só com a resenha, me imaginem lendo este livro!

Marcio Maciel 26/01/2016minha estante
Perfeita a resenha! É um de meus livros favoritos. O Autor, consegue com maestria colocar o leitor no lugar de um cão! Maravilhoso!!!

Cleverson 02/02/2017minha estante
Chorei muuuuuuuuuuuito com esse livro. Espero que um dia minha filha volte pra mim, assim como o Bailey voltou para o Ethan.

Rique Viola 07/02/2017minha estante
Amei a resenha, agora fiquei com muita vontade de embarcar na história!

Leh 28/04/2020minha estante
qual é a complicação(conflito) e o desenvolvimento do livro?

Godzilla 23/09/2020

Uma história bonita, mas uma escrita muito dramática.
Só conheci esse livro depois de saber do filme, e meu irmão tinha o comprado, então resolvi ler e depois assistir ao filme. Achei ambas as obras bem fraquinhas, possui uma história interessante mas é narrada por um cachorro, coisa que não estou acostumado a ver por aí, então tive uma primeira experiência ruim. Não tive tantos problemas com esse livro, apenas achei dramático demais e só pelo fato de ser pela visão do cachorro eu achei um pouco estranho e demorei muito pra me acostumar com essa narrativa. Recomendo pra quem gosta desse tipo de história, mas quem não gosta de um dramalhão, passe longe.
AngelsRoses 23/09/2020minha estante
Que legal, eu vi o filme sem saber que era de um livro. O filme não tem nada de dramático, assista que vc vai amar =)

Luana.Khatchadourian 15/04/2020

Creio que todo mundo que ama animais vai amar essa leitura e comigo não foi diferente. O livro é narrado pelo ponto de vista de um cachorro, esse que quando morre renasce novamente como outro cachorro. O autor soube escrever muito bem o que seria a visão de um cachorro sobre as coisas e acho que esse é um ponto bem legal desse livro, sinto que não poderia ser diferente. É muito emocionante e eu recomendo bastante
@gabrielmoreirapng 15/04/2020minha estante
Uou

Lelly 24/08/2020

Fofo
Demorei para começar a leitura (na verdade não me chamava muito a atenção), estava na minha estante desde 2017 e somente agora consegui ler, porém ao começar não consegui mais parar, li em apenas 3 dias... Leitura leve e super fofa! Recomendo!

Martinha.Souza 17/08/2020

Sensível
Todos temos um propósito na vida, e para chegar neste desfecho precisamos passar por barreiras, dificuldades, treinamentos, exaustão; aparentemente nada tem sentido, porém é necessário o aprendizado para saber o que fazer no momento certo. Essa é a mensagem deste maravilhoso livro

Ana SPV 25/07/2020

Apaixonante.
O livro fala da vida de um cachorro. Ele nasce e vive 4 vezes. Mas nas 4 vezes são vidas diferentes como, sua imagem, a cor de seu pelo, seu sexo etc.
Em uma das vidas o cachorro vive uma vida maravilhosa do lado de seu dono, ele vive feliz e tem uma vida que todo cachorro de rua gostaria de ter, como comidas, casa e muito amor e carinho, essa parte é muito legal e emocionante.
No decorrer da história o cachorro também cresce e morre. Por isso que ele tem 4 vidas. Mas ele não entendi o verdadeiro motivo de estar na terra. Tanto que ele senti falta de algumas pessoas com quem ele conviveu, antigos donos.
No final do livro é a parte que ele entendi qual é a sua missão aqui na terra e volta.
Não irei falar mais senão irei dar spoiler kkkkk. Mas posso dizer que amei esse livro, gostei muito. E com certeza recomendo
Aline 25/07/2020minha estante
Me diga, dá vontade de chorar em alguma parte. Quero muito ler.

Ana SPV 25/07/2020minha estante
Sim. Chorei em 3 partes. Não deixe de ler por favor! Kkkkk

Keila 15/02/2012

Me encantou do início ao fim
Essa é a inesquecível história de um cão que após renascer várias vezes imagina que haja uma razão para o seu retorno, um propósito para se cumprir, e que, enquanto não o alcançar continuará renascendo.

A história é leve, repleta de toques de humor, inocente e encantadora.

A leitura é fluida e quando menos se percebe já se passaram várias páginas. A história é linda e recomendo para todos aqueles que amam esses pequenos seres de quatro patas que deixam nossas vidas mais felizes.

Simplesmente...amei o livro.
cris cecon 18/06/2015minha estante
Comecei a ler, e não conseguia parar, muito bom, leitura leve, c/ sabor de quero mais....., eu viajei c/ esse cãozinho pelas 288 páginas, não vejo a hora de ver o filme, esse vai p/ minha lista de favoritos...... A M E I ......

Dai 13/06/2020

Encantador e engracado. Me fez chorar em algumas partes, mas em momentos que achei que seriam mais tristes, nao aconteceu. Meio bobinho mas recomendo a leitura. Vale a pena

Kau 05/05/2020

Incrível
Um dos melhores livros que já li, realmente me surpreendeu muito, me sinto completa e com muito mais amor pelos animais por conta da história que apresenta a inocência deles, além de ser muito emocionante.

Psychobooks 03/04/2011

Para quem não sabe, eu sou amante dos animais, em especial os cachorros e essa é uma causa que eu gostaria de poder ajudar mais.

Sou extremamente sensível ao que se refere a maus tratos de animais ou até mesmo histórias tristes e - justamente por isso - meu medo era ler esse livro e acabar chorando e - justamente por isso - fui OBRIGADA a ler o final do livro.
Antes mesmo de começar a leitura fiquei imaginando se teria que abandoná-la por motivos emocionais.
Mas o que importa é que eu cheguei até o final e AMEI!
O cachorro da história a primeiro momento surge como Toby, um cão vira-lata e, depois ele ainda retorna outras vezes em diferentes raças, Bailey um golgen retriever, Ellie uma fêmea pastor alemão e por fim um labrador de nome Amigão.
A narração é feita pelo ponto de vista do cão, que a cada nova vida se pergunta sobre o propósito de ser um cachorro e por que ele sempre volta após uma morte.
Na pele de Bailey, o cão finalmente acha que encontrou seu propósito: cuidar de Ethan. O problema é que cada vez que se torna outro cachorro, mesmo se lembrando de suas outras vidas, não pode retornar para seu dono de coração.
Às vezes a inocência do cachorro chega a ser infantil e divertida e por diversas vezes me recordei de ocasiões em que minha cachorra, Cora, fez algo parecido.
Impossível alguém que tem um cachorro, terminar a leitura sem fazer nenhuma comparação.
Acho que o que mais mexeu comigo nessa história, foi o fato da constante lembrança de que minha cachorra não estará sempre comigo e, nessas horas sou egoísta, imaginando porque eles só vivem em média 15 anos, bem que os cachorros poderiam viver a média de um papagaio: 50 anos.
Uma coisa que sempre me perguntei e que esse livro trouxe de volta à minha mente é que antes da Cora, eu tive uma fox paulistinha chamada Kika e que ficou quase 16 anos conosco e, não só eu, como o resto da minha família costumamos nos perguntar se a Cora é a Kika que voltou.
Uma coisa engraçada que reparei agora que estou escrevendo essa resenha, é que sempre que o cão de alguém destroi coisas, sempre achamos graça, mas quando é o nosso cachorro que apronta
Um livro divertido, pra toda família ler e se apaixonar por esse cachorro, que tem tudo para ser o novo Marley.

Acesse:
Lelinha 27/10/2016minha estante
Eu tenho o mesmo medo que vc...de ter que parar no meio do livro por não conseguir aguentar continuar, choro como louca quando o assunto é cachorros...rsrsr, matem o mocinho, a mocinha, não me importo, mas não façam maldades com o cachorro!!!rsrsr, sou muito sensível quando se trata de cachorros, e minha pergunta é: posso ler sem medo de o cachorro morrer no final????rsrsr, por favor me responda por recado se não quiser soltar spoiler aqui...rsrsr...

Linda resenha!!!!

Vini 25/04/2020

"Bailey, Bailey, Bailey..."
Esse livro é ótimo! Contém uma lição de moral muito boa e ele faz você refletir na sua existência.
Sua história é boa e você vê a lealdade de um cachorro para com seu humano. E aposto que após acabar esse livro você vai querer um cachorro.
Aconselho você ler caso você for uma pessoa que gosta de um livro que faz você refletir sobre sua existência, e que contém muita ação.

itsfunkim 26/06/2020

Vi o filme antes do livro e como de costume, o livro coloca o filme no chão.
Amanda 26/06/2020minha estante
Esse livro é demais ?

Jessica Vassiliades 12/09/2020

Emoção pura e genuína!
"Porque o fracasso não é uma opção quando o sucesso é só uma questão de mais esforço"

Quatro vidas de um cachorro, é uma narrativa muito bem escrita e intensa. Cada capítulo, o leitor mergulha em uma emoção profunda e genuína, como se estivesse vivenciando cada momento das vidas dos personagens.

Ter a perspectiva do cachorro, torna a leitura muito mais intima, transmitindo tudo sobre seus medos e anseios.

É simplório dizer que cada vida é única, mas ao mesmo tempo não é, pois cada momento da vida, é especial. Todo momento é um novo aprendizado e uma nova conquista.

A história fala sobre proposito, lições que só a vida dá, companheirismo e amor, a melhor coisa que só os cachorros conseguem fazer com perfeição.

O livro promete emoção e cumpre com sucesso essa missão, trazendo lágrimas desenfreadas à cada capítulo lido.

É um livro para se classificar como favorito, mas pessoalmente, pelo tanto que eu chorei, dificilmente tenho coragem de lê-lo novamente, sabendo o quanto meu coração irá sofrer com a incrível saga desse cachorro incrível!

Aafantis 02/08/2020

Principalmente quem tem cachorro vai chorar
A cada linha que eu lia desse livro eu sentia como se o autor estivesse traduzindo tudo o que minha cachorrinha pensava! Kkk Muito lindo, é pra chorar. Leve, para toda a família.