Se Eu Ficar

Se Eu Ficar Gayle Forman

Resenhas - Se Eu Ficar

Miticilena 26/12/2023minha estante
Eu amo esse livro, a escrita é tão fluida e gostosa, recomendo também os outros livros da Gayle Forman

julinha 25/12/2023

Tava com muitas expectativas pra ler esse por conta do filme, e com toda certeza posso dizer q foi uma ótima experiência de leitura, esse livro no mesmo ponto q te faz entrar em uma reflexão triste profunda te faz sorrir e querer aproveitar todos os momentos!
Amei mais ainda a Mia e o amor incondicional do Adam!

Jacqueline79 23/12/2023

Pessimo
No começo estava bom mas depois começa ficar lento e cansativo. A leitura tornou se desagradável e o livro é mega chato mais do que o filme.

Kauane164 19/12/2023

Você chora mas dá sorrisinho também
Conheci esse livro pelo filme.
Fiquei tão reflexiva que resolvi pesquisar mais, descobri que o filme era uma adaptação desse livro e resolvi ler.

Acho difícil falar desse livro sem contar nenhum spoiler, mas acredito que posso comentar o fato de que a história vai ser narrada pela protagonista enquanto ela estiver em coma, já que isso é mostrado logo nas primeiras páginas.

Tem um jeito bem interessante de contar a história, dividida entre presente e passado, acompanhamos os acontecimentos da vida da protagonista através de suas memórias e acho que isso foi muito bem executado pela autora.

É triste, mas é fofo, você chora, mas termina feliz, reflexivo, se perguntando o que faria se estivesse naquela situação.
Esse livro me fez pensar sobre o que realmente importa, e me mostrou que muitas vezes só temos a resposta para esta pergunta, quando estamos em situações extremas.
Sim, é um romance, por mais que se aprofunde um pouco na questão familiar da protagonista, o romance é o principal assunto do livro, esteja ciente disso quando ler.

É um livro curto, com uma leitura super rápida e fluida.
Recomendo com certeza o livro e o filme, você não vai se arrepender!
ismymind 19/12/2023minha estante
totalmente aleatório o meu comentário, mas essa capa é a mesma da música Heart Like Yours

Kauane164 19/12/2023minha estante
Kkkkkkkk faz parte da trilha sonora do filme

ismymind 21/12/2023minha estante
KKKKKKKKKK nossa eu não fazia a mínima ideia

Thalita @desabafoliterarioo 19/12/2023

"EU NÃO ESTOU CERTA DE QUE ESTE É O MUNDO EM QUE EU PERTENÇO. EU NÃO TENHO CERTEZA DE QUE EU QUERO ACORDAR"

Se Eu Ficar é uma duologia que nos apresenta em sua história um trágico acidente de carro envolvendo uma jovem talentosa violoncelista, Mia Hall. A trama gira em torno da sua indecisão entre ficar no lugar onde sua família não irá mais voltar ou se deve partir junto com eles para o desconhecido.

Enquanto Mia está numa encruzilhada, somos envolvidos por flashbacks de seu passado, e em outros capítulos na sua atual situação. E é nessas alternâncias que mergulhamos em uma história linda repleta de bons laços familiares, dores, sonhos, angústias e sobre o peso das escolhas.

Para quem procura uma leitura ?lenta? o livro é uma ótima recomendação. A leitura veio no momento certo para mim. Poderia ter mais momentos impressionantes? Poderia. Mas mesmo assim o ritmo da leitura me prendeu.

Temos como centro da história também a música. Tudo é envolve ela. Chega a ser tocante o quanto a música é retratada no livro. Tornando tudo mais poético. Esse é um dos motivos que acabei gostando da história. Começou pela música, e é pela música que irá acabar.

Trazendo personagens humanos e um romance lindo, o livro acaba nos fazendo refletir em vários momentos sobre nossas vidas e escolhas. Questionamentos sobre o que é, realmente, é viver a vida. E o quanto podemos ser felizes sendo quem somos, e que podemos ser felizes ao lado de pessoas com gostos opostos dos nossos.

Para quem ainda não sabe, o livro ganhou um filme. E posso dizer que foi uma boa adaptação. Mudou pequenas coisas, mas algumas grandes falas/frases apareceram no filme. Vi antes de ler. E assim que terminei a leitura, assisti novamente.

Foram anos querendo ler o livro, e só me via adiando cada vez mais a leitura. Acho que esse era mesmo o momento certo para lê-lo.

anacasagrande 18/12/2023

Chorei horrores? 5 estrelas!
"namorada é uma palavra idiota - disse ele - Não suportava chamá-la assim. Então tivemos de casar para que eu pudesse chamá-la de esposa"

"É claro que fizeram as coisas do jeito deles. O casamento foi ferto por uma amiga juiza lésbica enquanto os amigos dele tocavam uma versão heavy metal da Marcha nupicial. A noiva usou um vestido de franjas branco e um coturno com tachinhas. O noivo usou um traje de couro"

"E sabia que o Adam adorava a maneira como eu me envolvia com a música e que ele entendia o meu senso de humor, que era "tão ácido que era quase impossível de se compreender""

"Isso foi antes de ela entrar na fase dos direitos dos animais, dos cristais e outras coisas"

Ivania 14/12/2023

Se eu ficar
? SE EU FICAR - Gayle Forman ?

? Avaliação: 4 ?? ?

? Páginas 224 ?

Comecei esse livro despretensiosamente para me livrar de uma ressaca literária que estava me matando. Já tinha visto o filme anteriormente, então lembrava vagamente da trama e do desenrolar da história, e tantas surpresas.

O livro nos conta a história de Mia, uma adolescente musicista com a família perfeita e o namorado perfeito, mas que de repente perde tudo em um terrível acidente automobilístico. Depois disso, Mia se vê em um estado de transição entre a vida e a morte, tendo que decidir qual caminho seguir... ficar ou não ficar?

Na história, acompanhamos a personagem principal na descoberta do que aconteceu com a sua família e também consigo, e todos os eventos que ajudam na decisão.

O livro nos traz uma reflexão acerca do verdadeiro sentido da família, na medida em que a personagem descobre que para além dos pais e irmão, existe uma rede de apoio e amor com que ela poderia contar caso decida permanecer.

Apesar de gostar do personagem Adam e de curtir o romance adolescente que acontece ali, para mim, a escolha de Mia deveria ser feita para além do amor romântico (e na minha cabeça é assim que foi feito, mesmo que essa não tenha sido a intenção da autora).

Me peguei pensando em vários momentos do livro qual teria sido minha decisão, acredito que, independentemente da decisão, aquilo que se requer é coragem, e a Mia a teve.

_ursulasantos 10/12/2023

Chato
Chaaaaato demais
Sem sal
Tédio
Só li pq não queria abandonar, mas deveria ter feito, só gastei meu tempo

stezinhaaa 07/12/2023

?Seja lá qual for a sua escolha, vai sair ganhando. Assim como também vai sair perdendo. O que eu posso te dizer? O amor é uma merda. ?

Gabriela 01/12/2023

Bem fraquinho
História bem fraca e sem conflitos, me surpreenda que tenha virado filme. A autora deve ter bons contatos pra conseguir ter vendido essa história pra Netflix. Mesmo assim vou ver o filme pra avaliar a adaptação.

Mylenarg 01/12/2023

É gostosinho de ler, mas tenho certeza que se eu tivesse lido na minha adolescência eu teria amado e favoritado também, mas ultimamente não tenho mais tanto interesse por esse tipo de livro ?

BangoBook 01/12/2023

Uma amor por uma história
Eu simplesmente amo a história desse livro, acho tocante a forma como a personagem retrata tudo oque a alma dela vive e revive enquanto seu corpo está desacordado.
É uma história bem triste mas carregada de emoção, para quem acredita, a gente entende que nossa alma sente tudo, ela tem sentimento e não é apenas uma questão fisica e isso é demonstrado bastante no livro.
O filme é muito bem adaptado.

Mavi 30/11/2023

A história é bem reflexiva, triste e no mesmo tempo passa uma sensação de esperança.
Esse não é bem o tipo de livro que sou acostumada a ler, mas foi uma leitura rápida, terminei no mesmo dia.

T.W. 25/11/2023

"Não estou escolhendo. Só estou fugindo da luta."
Definitivamente tem o objetivo de fazer chorar, fazer sentir os personagens na própria pele, e dói.

No início, particularmente, o livro não me prendeu. Mas ao longo da trama, enquanto os personagens vão se desenvolvendo e você conhece a família e as relações da Mia, você se vê encantado e impressionado com o tamanho do sentimento presente em cada relação. É tudo muito especial.

Com isso, todo o enredo presente em torno do "e se ficar e se não ficar" se torna muito mais intenso. O livro faz você compreender quase que perfeitamente a personagem principal, fazendo com que a escolha dela seja impossível não só a ela, mas a você também.

O fato de o livro não ter exatamente o que se entende por 'final' teria me deixado incomodada se quando tivesse começado a ler eu já não soubesse que ele possui continuação, ou seja, imagino eu, que nos próximos livros o conteúdo seja direcionado ao 'pós acidente'. (não me sinto particularmente instigada a ler a continuação, ao menos, não agora.