Suzy e as águas-vivas

Ali Benjamin

Resenhas - Suzy e as águas-vivas

isah015 27/10/2022

INCRÍVEL
Comecei esse livro sem saber sobre o que se tratava. Li esse livro ano passado e estou pensando até em ler de novo, foi meu trabalho de português. Me surpreendi demais e esse livro me prendeu na história. A Suzy eh uma personagem forte demais e que merece o mundo. Mesmo com Franny se tornando alguém diferente, Suzy nunca desistiu dela e, depois de sua morte, ainda tentou provar a todos a verdadeira razão da morte de Franny. Suzy e as Águas Vivas nos da um verdadeiro "acorda pra vida" e posso dizer isso porque quase aconteceu comigo. E eu não era a Suzy. Me fez mudar totalmente e ter uma visão diferente. Enfim, esse livro eh maravilhoso em todos os sentidos e me fez chorar. Merece muito mais reconhecimento e carinho! ?

Graziele.Rodrigues 17/09/2022

Só quero dizer que é bom
Eu tinha feito o texto, e sem querem eu sair e apagou, não existe mais ??. Só quero dizer que o livro é bom, recomendo, e eu pensava que a menina tinha suicidando, só isso.
Jécyka 17/09/2022minha estante
Spoiler?

Mkl. 17/09/2022

Simplesmente acontece...
Ele diz sobre o luto sem exatamente dizer.

Começa por causa de uma frase e termina nessa mesma frase.

Arrisco dizer que era um começo com fim certo. Não no sentido de ser previsível, mas algo como destino. Como o óbvio que não foi percebido até finalmente, bem no fim, fazer sentido.

São os olhos de uma menina de 12 anos dizendo o que é perder alguém sem dizer. Dizendo o que é sofrer não-falando.

Foi agoniante, foi tocante, foi aconchegante, foi oximoro.

Simplesmente aconteceu.

Marcia 12/09/2022

Luto aos 12 anos! Um livro que me identifiquei com algumas dificuldades enfrentadas pela protagonista pois eu também conheci o luto ao 12 anos. Livro "Susy e as águas- vivas" escrito por Ali Benjamin.
Para protagonista, Susy, foi a melhor amiga que faleceu,comigo foi minha mãe.
Livro difícil, narra o momentoque a protagonista passou quando sua melhor amiga faleceu devido um afogamento. Durante a leitura vemos a dificuldade dela em compreender e enfrentar toda situação. Ela teve apoio dos pais e eu da minha família mas entender, compreender e aceitar esse momento e bem complicado. Luto é um período difícil para a maioria das pessoas e passar por ele aos 12 anos, época da adolescência, onde tudo é mais complicado, agrava a situação.
Susy ouve a explicação sobre a morte da amiga que "não há como ter certeza do motivo , que algumas coisas simplesmente acontecem." Só que Susy não consegue aceitar essa explicação, ainda mais porque a melhor amiga ja não era melhor amiga, estava sendo ex-amiga e Susy estava sofrendo com isso. Ela busca explicações científicas... Livro difícil de ler devido o tema mas acho importante. Ele desperta a empatia e nos faz refletir vários comportamentos. Essa leitura é LC e gostei muito pois não o teria escolhido.Rumo a novas leituras.
Sinopse:...não há como ter certeza do motivo , que algumas coisas simplesmente acontecem. Mas Suzy sabe que deve haver uma explicação ? uma explicação científica ? para que Franny tenha se afogado. Assombrada pela perda de sua ex-melhor amiga ? e pelo momento final e terrível entre elas ?, Suzy se refugia no mundo silencioso de sua imaginação. Convencida de que a morte de Franny foi causada pela ferroada de uma água-viva, ela cria um plano para provar a verdade, mesmo que isso signifique viajar ao outro lado do mundo... sozinha. Enquanto se prepara, Suzy descobre coisas surpreendentes sobre o universo ? e encontra amor e esperança bem mais perto do que ela imaginava. Este romance dolorosamente sensível explora o momento crucial na vida de cada um de nós, quando percebemos pela primeira vez que nem todas as histórias têm final feliz... mas que novas aventuras estão esperando para florescer, às vezes bem à nossa frente.

Fabby 07/09/2022

Sensível e tocante
Leitura do mês de setembro no grupo de LC do qual faço parte, me surpreendeu por se tratar de uma leitura cheia de emoção e sensibilidade ao ser narrado por uma menina de 12 anos que se vê diante de perdas (físicas e emocionais) nesta fase tão cheia de nuances a que toda criança é exposta.
Uma narrativa envolvente e imersiva, não consegui parar de ler (costumo alternar leituras mas desta vez minha dedicação foi total a ele).

kittylover 06/09/2022

Superação..
Essa história conta a superação de uma criança do luto, lendo, várias vezes me deu vontade de chorar é bem triste e real, eu cheguei a sentir o quê ela sentiu..

nandabuh 05/09/2022

Tem que insistir
É um livro que trata de como uma pré adolescente encara a morte da melhor amiga depois de uma situação que para ela ficou mal resolvida. Morte é sempre um assunto sensível e achei que o livro foi bom ao que se propôs. Eu dei o título da resenha de "tem que insistir" porque a história gira toda em torno da personagem principal Suzy, que é uma pré adolescente que está vivenciando sofrimento pela perda da amiga e não sabe lidar com isso, portanto se porta um tanto "chata". Nesse sentido o livro pode parecer um pouco "chatinho" já que nesse momento de dor, Suzy não é carismática e não aceita receber ajuda. Porém, para apesar das atitudes de Susy serem ser um pouco incômodas esse acaba sendo é um ponto interessante do livro: adolescência já é uma fase complicada, Suzy já não era uma garota padrão, então a construção de uma personagem não muito carismática, faz sentido.
No mais recomendo, Suzy e as águas vivas é livro de fácil e rápida leitura, com uma visão diferente de um tema sensível, a morte.

zanknaro 21/08/2022

nunca aprendi tanto sobre águas vivas KKKKKKK
aaaaaa eu comecei a leitura achando que não iria gostar muito, mas esse livro me impressionou bastante
o livro traz várias curiosidades que é gostoso de ler e tem uma mensagem bem bonita com a suzy superando o luto da forma dela ?
foi bom também ver ela e o Peter Pan dela no fim kkkkkk ele é muito fofo e ajudou de alguma forma a suzy a superar a morte da amiga

Julia5048 14/08/2022

Incansável busca pela verdade.
Não é fácil lidar com o luto, principalmente se você for uma criança de 12 anos.
Suzy é uma garota curiosa , que ama estudar coisas que , para crianças da sua idade , são um pouco inusitadas.
Quando estava prestes a começar o sétimo ano, recebe a lentavel notícia de que sua melhor amiga havia falecido vítima de afogamento .
Nesse livro vemos como é o luto na visão de uma criança e como alguns trumas podem ser desenvolvidos.
A autora soube muito bem construir uma um ótimo enredo. Adicionar aos favoritos com muito prazer.

Pah 14/08/2022

Livro fofinho e com uma história bonitinha. A forma como o livro não te fala muita coisa mas deixa tudo no ar é bem interessante pq deixa tudo muito claro.